Ajuda com ferrugem e verdete
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Ajuda com ferrugem e verdete
Amigos, estou a tentar restaurar um instrumento musical muito antigo. Um banjo trompete com alguns 90 anos. Era do meu pai.
O corpo é em metal, como se fosse uma ressonator. Acontece que há partes que estão cheias de ferrugem e verdete. Compre um desoxidante, mas fez-lhe apenas cócegas. O que hei-de colocar?
Não se trata de nenhuma guitarra, mas penso que me vão ajudar!
O corpo é em metal, como se fosse uma ressonator. Acontece que há partes que estão cheias de ferrugem e verdete. Compre um desoxidante, mas fez-lhe apenas cócegas. O que hei-de colocar?
Não se trata de nenhuma guitarra, mas penso que me vão ajudar!
Re: Ajuda com ferrugem e verdete
Duralite
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
nop, nos pratos de bateria até a marca tira...
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
é isso. Há um limpa-metais "coração" que tb dá.
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
que me lembro, havia para 'prata', 'cobre'... isso é importante respeitar? acho que aquele metal é latão (será?)...
Re: Ajuda com ferrugem e verdete
creio que há mesmo para latão. mas qualquer um que limpe cobre dá.
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
Mete fotos que isso tem interesse!!!!
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
ok, quando tiver tudo feito, colocarei!
mais uma questão: poderei passar duraglit nos carrilhões?
uma ideia que peço: o tampo traseiro é em madeira, e está muito riscado e estragado. Que farei para por aquilo impec? lixa e verniz transparente? tenho medo de estragar uma coisa tão antiga...
mais uma questão: poderei passar duraglit nos carrilhões?
uma ideia que peço: o tampo traseiro é em madeira, e está muito riscado e estragado. Que farei para por aquilo impec? lixa e verniz transparente? tenho medo de estragar uma coisa tão antiga...
Re: Ajuda com ferrugem e verdete
Para reparares o tampo traseiro,começas por lixar muito bem e sempre no sentido dos veios da madeira (paralelo ao braço),até nivelares os riscos/estragos ao máximo.(lixa 150 a 220)
Se não tiver buracos,tanto melhor;se for de acabamento pintado,terás de dar alguma côr nos locais afectados e igualizar ao máximo o aspecto.Se for com acabamento em madeira à vista,terás de ter muito cuidado no restauro...!Depois de muito bem seco e limpo,passas levemente com uma lixa mais fina (400 a 600) e segue-se a primeira camada de verniz,que irás deixar secar até ficar dura ao contacto com a unha.
Daqui em diante,irás alternar entre a lixa 800 e mais outra camada de verniz e secagem adequada.Quando chegares a um ponto em que não existam imperfeições à vista e ao tacto,então fazes o polimento final com polish médio e de seguida polish fino.
Isto é um processo que pode demorar dias e requer muita paciência e observação. Se puderes mete aqui fotos do aspecto da guitarra;depois falamos melhor...
Se não tiver buracos,tanto melhor;se for de acabamento pintado,terás de dar alguma côr nos locais afectados e igualizar ao máximo o aspecto.Se for com acabamento em madeira à vista,terás de ter muito cuidado no restauro...!Depois de muito bem seco e limpo,passas levemente com uma lixa mais fina (400 a 600) e segue-se a primeira camada de verniz,que irás deixar secar até ficar dura ao contacto com a unha.
Daqui em diante,irás alternar entre a lixa 800 e mais outra camada de verniz e secagem adequada.Quando chegares a um ponto em que não existam imperfeições à vista e ao tacto,então fazes o polimento final com polish médio e de seguida polish fino.
Isto é um processo que pode demorar dias e requer muita paciência e observação. Se puderes mete aqui fotos do aspecto da guitarra;depois falamos melhor...
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Re: Ajuda com ferrugem e verdete
Amigos, mostro então o 'antes' e o 'depois' do instrumento em questão. O instrumento estava parado há pelo menos uns 30 anos, embora tenha muitos mais. No primeiro comentário deste post disse que teria uns 90 anos, mas acho que não tem tantos, embora uns 80 seguramente que tem. Era do meu pai, quando era boémio e frequentava a 'Casa do Alentejo', na Baixa lisboeta, quando tocava com grandes nomes da música portuguesa. É um instrumento com muita história!... É o meu instrumento mais valioso, embora valor comercial provavelmente será baixo. Mas isso não me interessa nada!
Bem, como podem ver, o instrumento estava muito baço e sujo, com verdete e picos de ferrugem.
O instrumento todo desmontado:
Comecei por limpar o fretboard e os frets com lã de aço. Não sei como se designa, mas é o mais fino que encontrei numa drogaria em Alvalade. Até cheguei a passar um iman para retirar aquelas limalhas. Também passei na parte de trás do fretboard e no headstock. Ficou limpinho! De seguida passei uma toalhita (dos bébés) para retirar mais qualquer coisita (li algures no forum). Passei um pano limpo e seco para secar tudo. De seguida coloquei uma boa camada de óleo de limão (Dunlop 65, passo a publicidade), ficando a actuar um bom bocado (o fretboard estava sequíssimo...). esperei uns 10 minutos, passando um pano para retirar o excedente.
Depois ataquei o corpo. Com Duraglit insisti no metal que estava todo picado. O verdete saiu todo, mas aqueles piquinhos típicos do metal envelhecido não sairam todos. Contudo, ficou bem melhor do que estava! Aqui vê-se bem como estava e como foi ficando:
Esses parafusos em metal são os que seguram a pele central. Fiquei com medo e não os retirei todos ao mesmo tempo, limitando-me a retirar 2 a 2, limpar e recolocá-los. Ah, é verdade: não consegui desmontar o instrumento todo. Aquela parte central é uma pele que está muito esticada, permitindo vibrar à medida que o instrumento é tocado, dando-lhe um som típico deste instrumento. A parte traseira, que não tenho fotos, é de madeira, também sendo complicado retirar. Portanto este trabalho com Duraglit foi muito minucioso, tentando não ir, nem para a madeira e nem para a pele. Mas consegui!
Em relação à pele, o melhor seria trocá-la. Provavelmente esta é a original. Está suja e gasta. Mas como é um restauro caseiro, decidi mantê-la. Passei-lhe lixa muito fina (2000) para retirar alguma sujidade, acabando por licar ligeiramente brilhante.
Também passei Duraglit nos carrilhões, mas não era muito fácil de 'esfregar' com o produto. retirei algumas impurezxas, mas não ficou como quis. Já agora, os carrilhões são da Kluson. Há um que não é original. Há 30 anos o meu pai mandou colocar um outro porque o original estava torto, e a pessoa que fez o trabalho, serrou aquele carrilhão (são 4 em linha) e colocou de um outro instrumento...
Bom, o instrumento ficou assim:
Slider56, obrigado pela dica do restauro da madeira (tampa traseira), mas como disse, não consegui retirar a dita. Ficou como estava. Mas se souber retirá-la, claro que vou fazer o que me disseste! Ah, e não reparem nas cordas: é que são as mesmas!! Um instrumento destes é um crime ter cordas ferrugentas...
Obrigado a todos!
Bem, como podem ver, o instrumento estava muito baço e sujo, com verdete e picos de ferrugem.
O instrumento todo desmontado:
Comecei por limpar o fretboard e os frets com lã de aço. Não sei como se designa, mas é o mais fino que encontrei numa drogaria em Alvalade. Até cheguei a passar um iman para retirar aquelas limalhas. Também passei na parte de trás do fretboard e no headstock. Ficou limpinho! De seguida passei uma toalhita (dos bébés) para retirar mais qualquer coisita (li algures no forum). Passei um pano limpo e seco para secar tudo. De seguida coloquei uma boa camada de óleo de limão (Dunlop 65, passo a publicidade), ficando a actuar um bom bocado (o fretboard estava sequíssimo...). esperei uns 10 minutos, passando um pano para retirar o excedente.
Depois ataquei o corpo. Com Duraglit insisti no metal que estava todo picado. O verdete saiu todo, mas aqueles piquinhos típicos do metal envelhecido não sairam todos. Contudo, ficou bem melhor do que estava! Aqui vê-se bem como estava e como foi ficando:
Esses parafusos em metal são os que seguram a pele central. Fiquei com medo e não os retirei todos ao mesmo tempo, limitando-me a retirar 2 a 2, limpar e recolocá-los. Ah, é verdade: não consegui desmontar o instrumento todo. Aquela parte central é uma pele que está muito esticada, permitindo vibrar à medida que o instrumento é tocado, dando-lhe um som típico deste instrumento. A parte traseira, que não tenho fotos, é de madeira, também sendo complicado retirar. Portanto este trabalho com Duraglit foi muito minucioso, tentando não ir, nem para a madeira e nem para a pele. Mas consegui!
Em relação à pele, o melhor seria trocá-la. Provavelmente esta é a original. Está suja e gasta. Mas como é um restauro caseiro, decidi mantê-la. Passei-lhe lixa muito fina (2000) para retirar alguma sujidade, acabando por licar ligeiramente brilhante.
Também passei Duraglit nos carrilhões, mas não era muito fácil de 'esfregar' com o produto. retirei algumas impurezxas, mas não ficou como quis. Já agora, os carrilhões são da Kluson. Há um que não é original. Há 30 anos o meu pai mandou colocar um outro porque o original estava torto, e a pessoa que fez o trabalho, serrou aquele carrilhão (são 4 em linha) e colocou de um outro instrumento...
Bom, o instrumento ficou assim:
Slider56, obrigado pela dica do restauro da madeira (tampa traseira), mas como disse, não consegui retirar a dita. Ficou como estava. Mas se souber retirá-la, claro que vou fazer o que me disseste! Ah, e não reparem nas cordas: é que são as mesmas!! Um instrumento destes é um crime ter cordas ferrugentas...
Obrigado a todos!
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