Duvida pickup?
+4
Waltheer
Slider56
Chipstarter
alexcoupe
8 participantes
Página 1 de 2
Página 1 de 2 • 1, 2
Duvida pickup?
Boas pessoal, tenho andado a rever toda a parte eléctrica da guitarra, e como ainda ando a navegar um pouco nisto tenho uma duvida nos pickups.
A minha configuração é 2 single coils e um humbucker na ponte. a duvida é a seguinte, o coil do braço tem mais potencia que o do meio? quando faço o teste da chave de fendas a tocar nos magnetos, o coil do meio mal se ouve, enquanto o humbucker e o do braço ouvem-se muito bem. será normal?
A minha configuração é 2 single coils e um humbucker na ponte. a duvida é a seguinte, o coil do braço tem mais potencia que o do meio? quando faço o teste da chave de fendas a tocar nos magnetos, o coil do meio mal se ouve, enquanto o humbucker e o do braço ouvem-se muito bem. será normal?
alexcoupe- Guitar Hero
- Post Count : 1353
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Re: Duvida pickup?
Não entendo muito de electrónica mas fazes o teste com o switch na posição do meio e mesmo assim mal se ouve?
Chipstarter- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 160
Guitarra : Pacífica
Guitarrista : Indefinido
Sim mesmo com o switch na posição do meio... a meu ver deveria ouvir-se tanto como os outros.
alexcoupe- Guitar Hero
Isso de tocar com uma chave nos pickups não é sinónimo de mais ganho/potência,mas sim de maior fluxo magnético.Como sabes há pickups com ímans de diferentes tipos,desde os cerâmicos até aos AlNiCo (compostos de alumínio,níquel e cobalto),e nem todos têm as mesmas características quer magnéticas quer em termos de captação ou reacção às vibrações das cordas.
Em algumas guitarras com essa configuração,normalmente o chamado "parente pobre" costuma ser o pickup do meio,que em 90% dos casos,só lá está para fazer matching com o do neck ou o da bridge nas posições 2 e 4;por vezes a solo soam fracos,anémicos.
Por outro lado e tendo em conta a amplitude da vibração das cordas em determinados pontos,os pickups reagem de maneiras diferentes,logo produzem sons diferentes.Pode-se tentar equilibrar o som geral entre os pickups de várias maneiras,tais como substituir um ou mais pickups por outros com mais pica,acertar cuidadosamente a altura dos pickups em relação às cordas,etc,etc...
De um modo geral,como te soam os pickups,mas com um encordoamento?Há assim uma diferença abismal entre eles a solo ou agrupados? Explica lá isso melhor para eu tentar ajudar melhor também... ...e já agora estamos a falar de que guitarra e modelo?
Em algumas guitarras com essa configuração,normalmente o chamado "parente pobre" costuma ser o pickup do meio,que em 90% dos casos,só lá está para fazer matching com o do neck ou o da bridge nas posições 2 e 4;por vezes a solo soam fracos,anémicos.
Por outro lado e tendo em conta a amplitude da vibração das cordas em determinados pontos,os pickups reagem de maneiras diferentes,logo produzem sons diferentes.Pode-se tentar equilibrar o som geral entre os pickups de várias maneiras,tais como substituir um ou mais pickups por outros com mais pica,acertar cuidadosamente a altura dos pickups em relação às cordas,etc,etc...
De um modo geral,como te soam os pickups,mas com um encordoamento?Há assim uma diferença abismal entre eles a solo ou agrupados? Explica lá isso melhor para eu tentar ajudar melhor também... ...e já agora estamos a falar de que guitarra e modelo?
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
A guitarra é uma Aria mac series. estive a ver no site da Seymour Duncan, onde tem os diagramas e configurações dos pick ups e acho que a minha vem mal configurada, pois o wiring não condiz com o deles. inclusive tenho tambem um switch on/of que pelos vistos não está lá a fazer nada, pois acho que não funciona. precisava de alguem que me visse isto, algum voluntário na margem Sul Alhos Vedros Barreiro ou arredores que me possa ajudar?
alexcoupe- Guitar Hero
Perto de Corroios:
www.oficinadaguitarra.com
liga primeiro antes de lá ires.
Slider56- ADMINISTRADOR
o switch é o split coil do humbucker
Waltheer- Moderador
- Post Count : 2480
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Boas Waltheer, o que deveria acontecer quando mexemos nesse switch? não era suposto desligar o humbucker e ficarem só activos os coils?
alexcoupe- Guitar Hero
Nao, o split coil (dividir bobine) desliga uma das bobines do humbucker tornando-o single coil
Carecaz- Guitar Hero
- Post Count : 1001
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Boas pessoal, neste esquema onde é que eu ligo o mini switch do split-coil do humbucker?
alexcoupe- Guitar Hero
não ligas.
O split coil é feito antes dos condutores do humbucker irem para o selector de 5 posições
O split coil é feito antes dos condutores do humbucker irem para o selector de 5 posições
Waltheer- Moderador
Podes ligar o interruptor onde tens uma junção dos fios vermelho e branco que sai do humbucker e do outro lado do interruptor ligas à terra.
Carecaz- Guitar Hero
Então ligo o fio branco numa posição do switch e o vermelho noutra certo?
este esquema explica melhor será assim então?
https://2img.net/r/ihimg/a/img40/6615/wirindiagramfortiredgui.jpg
este esquema explica melhor será assim então?
https://2img.net/r/ihimg/a/img40/6615/wirindiagramfortiredgui.jpg
alexcoupe- Guitar Hero
Ligas o mini-switch (interruptor) entre esses fios que estão soldados e a massa/negativo, por exemplo a parte metálica de um pot.
Mas deixa o mestre slider confirmar
Mas deixa o mestre slider confirmar
Carecaz- Guitar Hero
esquece esse esquema.
vamos partir do princípio que tu desligaste tudo e agora não sabes o que ligar onde, certo?
não sei de cor qual é o esquema d cor usado pela Aria, pelo que vais socorrer-te de um multímetro para descobrires quais os fios que deves ligar onde. ignora completamente o esquema do image shack
vamos partir do princípio que tu desligaste tudo e agora não sabes o que ligar onde, certo?
não sei de cor qual é o esquema d cor usado pela Aria, pelo que vais socorrer-te de um multímetro para descobrires quais os fios que deves ligar onde. ignora completamente o esquema do image shack
Waltheer- Moderador
Também acho que é melhor;duvido muito que a Aria tenha o mesmo código de cores da Seymour Duncan...
Slider56- ADMINISTRADOR
Embora o codigo de cores não seja o mesmo, ao fazer o seguimento das conexões elas são iguais ao esquema, só com exepção do humbucker.
O meu tem 3 fios um é masa e está ligado ao pot do volume onde está a massa. depois tem um fio vermelho que liga numa das posições do switch de 5, tem ainda um fio preto que liga a esse tal mini switch.
Depois desse mini switch sai um fio preto de massa. se assim for está de acordo com o esquema que o Carecaz fez o favor de colocar acima.
Ps; obrigado pela ajuda que me tem dado, tenho aprendido muito com o forum
O meu tem 3 fios um é masa e está ligado ao pot do volume onde está a massa. depois tem um fio vermelho que liga numa das posições do switch de 5, tem ainda um fio preto que liga a esse tal mini switch.
Depois desse mini switch sai um fio preto de massa. se assim for está de acordo com o esquema que o Carecaz fez o favor de colocar acima.
Ps; obrigado pela ajuda que me tem dado, tenho aprendido muito com o forum
alexcoupe- Guitar Hero
assim sendo, problema resolvido. já agora, se quiseres alterar qual a coil que desliga, invés de ligares o fio preto que sai do pequeno switch à massa, liga-lo ao hot
Waltheer- Moderador
Como fazer Auto-split
Boas pessoal em vez do split-coil que tenho feito na minha guitarra, tenho andado a pensar em fazer um Auto-split, a minha duvida é só a seguinte, segundo este diagrama da Seymour onde ligo o mini switch on/on que lá esta?
alexcoupe- Guitar Hero
@alex, desculpa lá, mas acho que tens que perder algum tempo a perceber o que queres e depois, como as coisas funcionam.
Explica-me o que é para ti "auto-split"? podes ir ao google...
Explica-me o que é para ti "auto-split"? podes ir ao google...
Waltheer- Moderador
Na minha guitarra quando faço o coil split, so funciona uma das coils do humbucker, o que queria fazer é que quando fizesse o coil split funcionassem também em simultâneo ou pelo menos um dos single coils.
Queria por a guitarra mais com um som de strat. tenho a guitarra á pouco tempo e ainda não é o som que tenho de momento que quero, por isso pedi a vossa ajuda.
Queria por a guitarra mais com um som de strat. tenho a guitarra á pouco tempo e ainda não é o som que tenho de momento que quero, por isso pedi a vossa ajuda.
alexcoupe- Guitar Hero
Queres os dois coils em paralelo?
kouros- Guitar GOD
- Post Count : 3056
Guitarra : Sim
Mas se já tinhas um tópico para falar das alterações que estás a fazer na guitarra, porque é que foste criar outro?
Assim obrigas a quem te está a ajudar a dispersar-se em dois tópicos, sem necessidade nenhuma.
Assim obrigas a quem te está a ajudar a dispersar-se em dois tópicos, sem necessidade nenhuma.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Queria um dos single coils pelo menos o do meio a funcionar com um dos coils do humbucker. queria um som mais Strat...
alexcoupe- Guitar Hero
Desculpem se conseguirem podem juntar este topico ao outro.
alexcoupe- Guitar Hero
Página 1 de 2 • 1, 2
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|