ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira Guitarra Clássica

5 participantes

Ir para baixo

Primeira Guitarra Clássica Empty Primeira Guitarra Clássica

Mensagem por JoaoPaulo Sáb Jun 30 2012, 08:48

Boas...
Sou novo por estas bandas e aceito todas as opiniões para a compra da minha 1ª Guitarra Clássica.

Primeiro queria saber o que devo ver na guitarra antes da comprar.

Já ouvi dizer para passar a mão no tampo para ver se estava nivelado, para ver a madeira da guitarra (qual a madeira preferencial?); Ver o trasserodo, nem sei se é assim que se escreve (ferro no interior da guitarra para o braço não empenar) e ver se a distância das cordas até ao braço não está muito alta... era deste tipo de dicas que preciso.

O meu orçamento é de 150€ (já vi APC, Yamaha, Fender e Pablo romero) ... estou mais inclinado para Pablo Romero devido ao apoio que me prestaram, a qualidade que mostraram que a guitarra tinha, por ter os acessórios incluídos e pelo suporte que me iriam dar. APC eram lindas as que vi mas fiquei algo apreensivo (uma delas não era envernizada, não sei se era bom para começar).

Obrigado pela ajuda Wink
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Post Count : 7
Guitarra : N
Guitarrista : Indefinido

Ir para o topo Ir para baixo

Primeira Guitarra Clássica Empty Re: Primeira Guitarra Clássica

Mensagem por obbama Sáb Jun 30 2012, 10:18

Primeiro, apresenta-te aqui Wink

Segundo, guitarras clássicas por norma não têm trussrod, porque a tensão das cordas de nylon não costuma ser muito elevada.
E quando vais escolher uma guitarra, convém levares alguém que saiba minimamente alguma coisa de guitarras, ou informares-te como vieste fazer, caso não vá o vendedor ser maldoso Evil or Very Mad
Quando pegas numa guitarra, deves ver se ela é confortável, se gostas do som, se quando metes as mãos na escala te parece confortável, e acho que gostar do visual da guitarra também é importante Smile
Eu não sei o que os users aqui no fórum vão recomendar, mas a minha opinião era para ires para uma APC. Além de serem portuguesas, são guitarras com uma altíssima qualidade. Há vários utilizadores no fórum que possuem guitarras desta marca.
Provavelmente o que tu viste não foi uma guitarra que não era envernizada (penso que praticamente todas são o.o), mas sim uma guitarra com o acabamento matte. Ou seja, envernizada, mas sem brilho. Eu pessoalmente prefiro assim.
A qualidade das madeiras das APC é muito boa para o preço das guitarras, e têm um som esplêndido.
Já toquei em várias, e teria adorado que a minha primeira guitarra tivesse sido uma destas.
Yamaha também são boas, mas suponho que como a marca é mais conceituada, terás de pagar mais por uma guitarra de igual qualidade. Pablo Romero não conheço, espera por outros users para te darem opinião.

Mas sinceramente, vai há loja e experimenta as APC. Esta por exemplo: http://www.lismusica.pt/?product=7242
E ainda te sobra dinheiro para afinador, transpositor, mala e suporte! : D

Última edição por obbama em Sáb Jun 30 2012, 10:33, editado 1 vez(es)
obbama
obbama
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 122
Guitarra : Takamine EG340SC
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Jun 30 2012, 10:24

trasserodo=truss rod

as classicas nem costumam ter
.:Rodrigo:.
.:Rodrigo:.
ADMINISTRADOR

Post Count : 4122
Guitarra : Schecter Demon 6 (eléctrica) + Yamaha C40 (clássica)

Mensagem por JoaoPaulo Sáb Jun 30 2012, 14:55

obbama e Rodrigo muito obrigado pelas vossas respostas.
Sim, já levei uma vez um colega para ver comigo APC agora espero levar alguém para ver a Pablo Romero.

A diferença da Pablo Romero para a APC foi sem dúvida no atendimento e serviço pós-venda que espero que prestem se comprar. Sem dúvida que gostei mais do visual da APC (e ficaria 25€ mais barata) mas a madeira da Pablo Romero pareceu me mais maciça ... vou esperar para alguém me dizer o que acha de Pablo Romero. Obrigado
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por obbama Sáb Jun 30 2012, 20:23

Serviço pós-venda? Oh rapaz, só te vais ter de preocupar com cordas partidas se estimares muito bem a guitarra. Até a minha clássica mais ranhosa ainda se aguenta, só é preciso trocar de cordas de vez em quando Razz
Qualquer loja 'em condições' te faz isso, não te preocupes com isso, na minha opinião. Garanto-te que duvido que a Pablo romero tenha melhor madeira que a APC. Ainda por cima, a APC que mostrei tem tampo em solid spruce, uma das melhores madeiras e das mais usadas em guitarras de gama média, que não é fácil encontrar em guitarras a um preço tão baixo ...
Mas não vás pelo visual, nem pelo parecer. Vai há loja, pega nas guitarras e mete-lhe as mãos. Pega nas cordas, mete uns dedos, faz o que conseguires. Depois de experimentares várias e tiveres a sensação de que é naquela, aquela mesmo, que queres aprender, compra.
As guitarras são alvo de muita subjectividade. O que é bom para mim pode ser mau para ti, ou vice versa. Já toquei em algumas guitarras de gama alta, e muitas não gostei, continuei a preferir a minha. Também já andei a pesquisar e as Pablo Romero parecem-me boas guitarras também.
Mas para mim, as APC são topo, e são feitas em Portugal. Se comprares uma, felicito-te e invejo-te, porque vais ter uma guitarra para a vida.
obbama
obbama

Mensagem por carlosxana Dom Jul 01 2012, 07:36

já tive 2 apc e vou agora para minha 3ª e posso te dizer que são 5*****. preço qualidade não vejo melhor nessa gama....

carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Post Count : 491
Guitarra : cort kx custom/Prs tremonti/Schecter Hellraiser Extreme C-1 FR,

Mensagem por JoaoPaulo Dom Jul 01 2012, 18:09

mais uma vez obrigado pelas respostas de ambos Smile
pois, comprar o que é nacional também é preciso... vou voltar a experimentar ambas e já agora artimúsica alguém já ouviu falar? também fiquei curioso
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por carlosxana Ter Jul 03 2012, 08:42

quem tem uma guitarra handmade artimúsica é o DJGame daqui do fórum ( ou pelo menos tinha na descrição dele)...eu só conheço a marca pelos baixos e sacos....que são excelentes
carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Mensagem por Convidado Ter Jul 03 2012, 09:03

Faz a apresentação first! Razz
Anonymous
Convidado
Convidado

Mensagem por carlosxana Ter Jul 03 2012, 09:06

@pdias10
http://www.guitarradas.com/t11634-ola-pessoal#270366 bounce
carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Mensagem por JoaoPaulo Qua Jul 04 2012, 10:17

Boas de novo...
após alguma pesquisa e conselhos decidi reduzir a fasquia para 125€ máximo com (saco, afinador e transpositor).

Portanto, a Pablo Romero está excluida e estou mesmo inclinado para APC.

A minha dúvida é se me aconselham então ter ou não acabamento mate.

Disseram-me que a qualidade de som era muito melhor nas que tinham o acabamento mate mas pergunto me se para começar não será melhor algo mais "resistente".

Modelos em vista a apc 1mm, apc gc 10 ou 100(encontro muito pouca informação - site sonigate) , apc 1sm e apc 1c.
Obrigado a todos , abraço
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por obbama Qua Jul 04 2012, 10:34

O matte é tão resistente como o normal. É como duas cores diferentes da mesma tinta.
obbama
obbama

Mensagem por carlosxana Qua Jul 04 2012, 10:40

so para te tirar uma pequena confusao que tens aí penso eu....o acabamento ser mat ou brilhante nao tem nada a ver com a rsistencia mas sim so com o toque (apalpar a bixa Embarassed ) ou a estética.
a resistência tem sim a haver com outros fatores....tipo de aplicação, qualidade,marca e muito mais....

Ja tive uma 1mm apc mate...(nunca vi uma guitarra tao leve) e é muito boa relação preço qualidade mesmo
carlosxana
carlosxana
Guitarrista de garagem

Mensagem por JoaoPaulo Qua Jul 04 2012, 13:06

Obrigado Carlosxana Smile pois, já estive com essa na mão e realmente estranhei ser tão leve mas é realmente fantástica... depois direi aquilo por que optei. obrigado
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por monhept Qua Jul 04 2012, 15:06

Eu pessoalmente também gosto muito de acabamentos mate numa guitarra. Se for só uma camada mto fina permite alterações de humidade da madeira e não vai estalar como o acabamento envernizado. Acho que fazes uma boa opção em comprar a APC. Nunca tive nenhuma mas toquei em bandolins e guitarras clássicas de amigos e são de ótima qualidade. As que menciono foram feitas ao gosto do freguês e são obviamente mais caras, mas o mesmo serviço noutras marcas custaria 7 ou 8 x mais.
monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC

Mensagem por JoaoPaulo Qui Jul 05 2012, 07:14

Obrigado monhept Smile acho que vou mesmo para a APC 1mm Wink
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por monhept Sex Jul 06 2012, 10:27

Fazes bem. Mas experimenta a guitarra antes. isso é importante. E compara com outras do mesmo preço.
Fixe
monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC

Mensagem por JoaoPaulo Sex Jul 06 2012, 12:02

foi logo a 1a que experimentei lol achei fantástica. os meus receios eram o trussrod e o tampo não ser solid spruce mas já percebi que trussrod a maioria das clássicas não tem Wink
JoaoPaulo
JoaoPaulo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo