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Yamaha THR-5 e THR-10

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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 07:30

Nao sei se ja viram, mas cá fica:



Desculpem lá agravar o GAS. Cool
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Mensagem por kicos Ter Set 18 2012, 08:04

epá, o gas subiu. Parecem mesmo valvulas! Até no youtube parece...
Mas só acredito quando o experimentar Wink
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Mensagem por lowprofile Ter Set 18 2012, 09:24

Epah, vocês não sei, mas eu só consigo realmente notar a "característica das válvulas" quando toco com o amplificador... Isto porque o picking é completamente diferente.
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Mensagem por Sandwoman Ter Set 18 2012, 10:51

Podem explicar as diferenças entre um amp a válvulas e um SS? Dá para ser explicado por texto ou tenho de ouvir um e outro para sentir as diferenças? Sou curiosa, gosto de aprender e apesar de ter lido aqui no fórum algumas contribuições vossas sobre o assunto ainda não percebi muito bem.

Obrigada!
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Mensagem por ribatexano Ter Set 18 2012, 11:00

tens mesmo que ouvir e tocar principalmente porque é uma coisa que sente-te na dinâmica da palhetada...
eu noto bastante que o amp é a valvulas quando o volume está no maximo e começa-se a sentir o crunch o que nos ss nao acontece.

mas tambem existe amps ss que dá-me um G.A.S Very Happy roland jc120 Twisted Evil

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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 11:32

Não pondo em questão a qualidade do thr-10, valvulas são valvulas e emulação é uma coisa muito diferente.
Toquei mais de 2 anos com um jazz chorus 120 e também já tive aqui em casa um Tech-21 trademark 60, posso dizer que dos solid state com que toquei até hoje estes 2 são sem duvida os melhores e é uma coisa que qualquer guitarrista que goste de amps a valvulas diz logo, jc-120 e trademark são ss fenomenais, claro que o jazz chorus é o meu preferido e se eu não fosse tão fanatico de amps a valvulas seria o meu amp certamente.

Sem duvida que esta série thr está muito bem conseguida e tem emulações que já conseguem dar feeling ao guitarrista, já não soam tão digitais, digo isto porque tive oportunidadde de experimentar o thr-10 de um amigo e fiquei bastante surpreendido no geral, é um amp excelente para gravar, praticar e acima de tudo soa bem.

Mas valvulas são outro campeonato, o som é quente, não soa a plástico, cada palhetada pode levar um feeling diferente e o amp ecoa esse feeling como quem abre as goelas e faz um falsete de fazer corar a Annie Lennox, é dificil explicar, o melhor que podem fazer é tocar com varios amps e sentirem se preferem valvulas pelo som quente e puro ou por outro lado se preferem hibridos ou solid state pela versatilidade.

Estes videos valem o que valem.... se estiverem habituados a ouvir um baixo ou se tocarem baixo regularmente, também vão notar que o som do baixo que ele gravou soa a valvulas Wink
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Mensagem por ellminster Ter Set 18 2012, 12:35

Eu fui buscar um thr10 hoje à hora de almoço, e estou espantado com o som deste bicho, para o tamanho que tem toca brutalmente, ainda estou a explorar os efeitos, mas até agora tenho tirado sons bem interessantes
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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 13:38

Este amp é um practice amp. Não é um amp para gigs, nem para ensaiar com banda (principalmente se o baterista for enérgico). É para praticar em casa, produzir som em casa. Neste sentido, consegue-se uma qualidade de som a baixos volumes que é complicado obter num amp a válvulas para o mesmo gain/overdrive - mesmo um amp a 5W a válvulas. A não ser que comprem um atenuador, mas isso já são outros tostões.
Concordam?
Se concordam, há que dar mérito a quem conseguiu fazer um solid-state deste tamanho, com estas caracteristicas e com esta qualidade de som. Volto a frisar, foi o melhor solid-state que já meti as mãos (dentro do seu propósito!). Distancia-se e muito de qualquer vypyr, vt+, roland, line6.
Enfim, só experimentando. É essa a conclusão que chego. E não é experimentar 10 minutos, é te-lo em casa um bom par d'horas a explorar o animal.
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Mensagem por .:Rodrigo:. Ter Set 18 2012, 14:02

(e quando é que fazes uma demo do amp com a yamaha?? Smile )
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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 14:03

quando tiver unhas pra ela Razz
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 15:00

"Neste sentido, consegue-se uma qualidade de som a baixos volumes que é complicado obter num amp a válvulas para o mesmo gain/overdrive - mesmo um amp a 5W a válvulas. A não ser que comprem um atenuador, mas isso já são outros tostões.
Concordam?"

Não posso concordar....
Neste momento tens varias opções no mercado de amps a valvulas que saturam quase 100% a volumes de quarto sem recurso a atenuadores ou outros malabarismos, já para não falar dos que permitem triode e pentode ou dos que trazem o selector de potencia que permite tocar a 15w, 5w ou 1w, casos do Egmater Rebel, H&K Tbemeister, Engl Gigmaster, etc.

Outra coisa muito importante aquando da escolha de um combo a valvulas é ter perfeita noção do uso que vamos dar ao amp, ou seja, se eu preciso de um amp para praticar ou gravar praticamente sempre a volumes baixos ou muito baixos e sabendo que quero usar a distorção do amp, devo comprar um amp de 2 canais, isto porque se comprar um amp de 1 canal, só vou obter saturação das valvulas e algum gain quando o amp estiver já a 1/3 do volume ou mais.
Posso dar-te um exemplo de um amp perfeito para ter em casa - Blackstar HT-5... com um combo destes consegues ter um gain razoavel logo de inicio e full gain a menos de meio gas, mas como nem tudo é perfeito se pretenderes usar um combo destes para ensaio ou numa brincadeira com amigos, vais ter falta de headroom no canal limpo a partir de meio gás.
Por ex. com um Egnater Rebel acabas por ter um maximo de 15w com bastante mais headroom e possibilidade de tocar a 1w com mais saturação das valvulas a baixos volumes.

Não quero com isto tirar o mérito aos homens da Yamaha que conseguiram um amp relativamente barato, que soa bem e é muito, mesmo muito versatil...mas para mim ainda não soa a valvulas, pode ter um ou dois patches mais quentes e encorpados mas não mais que isso.
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Mensagem por Slider56 Ter Set 18 2012, 15:15

Pronto...tinhas de me tirar o sono para os próximos dias...Egnater...(ai o G.A.S.!!!!) pale (adoro o Rebel 30!!!)

Nem vale a pena tentar comparar;está tudo dito!Os THR são realmente amplificadores de bancada/estúdio e pensar em levá-los para um bar,só se for um local muito discreto onde não se faça muito barulho.Contudo se lhes tirassem uns 100 euritos ainda seria capaz de considerar a hipótese... Smile
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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 15:25

Então used4music, diz-me sincermante, em que amplificador válvulado de 1W (ou com essa opção) é que eu conseguiria obter a sonoridade, o tom e resposta hi-gain dum jcm800 ou dum mesa num amp a valvulas de 1W, sem recorrer a pedais?
Não estou a fazer uma pergunta retorica, estou mesmo a perguntar para saber porque até tenho vontade de comprar um valvulado (para alem do THR10), mas preciso de tocar baixinho mesmo, mas quero essa sonoridade pelo menos semelhante ou parecida ao jcm cranckado.

edit: estou a ver a cabeça Egnater rebel 20, epa isto é outra liga completamente diferente (o preço ui.....) e ainda falta a cab.... mas bolas, isto deve soar nas hora do carvalho..... babo-me!
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 15:47

Money Slider, por menos de 200€ também era bem capaz de trazer um thr-10 cá para casa, mas os gajos custam 290/300€ Fogo!

Não deixa de ser um bom amp, mas para mim como fã de valvulas é pedir muito por tão pouco se é que me entendes Very Happy .

@Z3D
Compreendo a tua questão e a resposta é não consegues! E isso é um dos factores que eu adoro num amp a valvulas, não podes pedir-lhe para soar a jcm800 agora e a Mesa xxx 5 minutos depois... um bom amp a valvulas tem caracteristicas próprias, timbre próprio e quase que me atrevo a dizer alma própria, é aquilo e aquilo mesmo, puro e duro, doce e amargo, mas sempre mais quente e encorpado que um amp que simula outros. Já alguma vez te perguntaste porque é que 99% das emulações de um amp solid state são de amps a valvulas ou pedais valvulados?

Também te digo, se a maior parte do tempo que tocas é a volume baixos, na minha opinião compraste um dos melhores amps que podias ter comprado...porque mesmo com atenuadores, ou com switches de potencia um amp a valvulas é para gritar, é para soltar a fera e ai é que ele vive e faz viver.

Dentro de amps que permitem tocar a 1w recomendo vivamente o Egnater rebel 20 e o H&k Tubemeister, mas qualquer um deles tem o seu cantar e o seu timbre próprio. o tubemeister é excelente para gravações por ter a red-box integrada, o rebel é daqueles amps que nos faz voltar atras no tempo, soa mesmo a 70´s e dá uma pica dos diabos com uma Tele...isto claro opinião pessoal!

Sei que não era uma pergunta retorica e que levas a minha opinião em conta, assim como eu levo a tua...por isso te disse que fizeste uma excelente compra, uma vez que não vais conseguir um registo semelhante ao de um jcm800 cranckado com nenhum outro amp, muito menos com um de 1w a valvulas... alias, como sabes eu tenho cá o JMD501 que emula o jcm800 e como também tenho o meu menino no estudio posso dizer-te que nem a Marshall conseguiu emular o seu próprio amp a 50% lol!

Grande Abraço.
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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 15:53

Pois, parece-me assim que fiz realmente a melhor compra possível.
Mas digo-te cá do fundo, gostava mesmo de ter um valvulado que rosnasse baixinho...
Eu tenho um class5 em casa, só 5W, mas nem me atrevo a puxar por ele. Como sabes ele so tem o knob de volume, e só começa a breakar quando ja vai a mais de meio. Mas a esse volume até eu já me borro todo, quanto mais...

Estou a ver q isto só lá vai quando eu mudar de casa (se isso vier a acontecer algum dia que isto nao ta facil pra ninguem...)


edit: vou confessar, pronto. eu gosto de tocar baixinho porque não toco um corno e tenho vergonha... pig
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Mensagem por .:Rodrigo:. Ter Set 18 2012, 15:56

Agora por isso, ontem recebi a minha primeira queixa por parte dos vizinhos, para a minha banda não tocar tão alto. (pus-me a abrir a goela ao BC30, e é no que dá...) Laughing
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 16:19

O class 5 é um pau de 2 bicos... por uma lado tem um timbre espectacular, por outro lado só se chega a esse timbre com o bicho a half-power par cima, por isso é que disse no outro post, a malta que quer um combo a valvulas mas que toca regularmente a volumes de quarto, deve optar por um amp de 2 canais para conseguir ter algum drive a baixo volume.

@Rodrigo
Com 17 anos vivia numa pequena aldeia aqui perto de Lisboa onde todos se conheciam e tinha uma banda em que também tivemos esse problema com vizinhança...resolvemos o problema da seguinte forma:
- Começamos a tocar ligeiramente mais alto...
- Escrevemos uma letra (daquela bonitas lol! ) em homenagem aos vizinhos...
- Mudamos o nome da banda para Terror Das Velhas lol!

Eles continuaram a queixar-se.... MAS COM + MAIS RESPEITO lol!

Seguindo um provérbio que acho piada, no Redondo é onde se come mais barato...por isso vão com calma, mas manda-os comer no redondo lol!
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Mensagem por .:Rodrigo:. Ter Set 18 2012, 16:24

vou seguir o conselho xD

E eu não como no redondo, eu como EM Redondo xD (como deves supor, nós por aqui fartamo-nos de ouvir piadas assim heheh)
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Mensagem por Z3D Ter Set 18 2012, 16:26

Mesmo assim, aquele egnater rebel parece-me que ia ser um terror cá em casa.... no bom sentido.
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 16:27

Deixa lá que cá em Lisboa também temos a malta que come no Rego lol!
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 16:35

@Z3D
Podes ter a certeza que é um amp espectacular, se algum dia te decidires por comprar um amp a valvulas não deixes de experimentar o Rebel 20 e acredita que o gajo a 1w soa muy bien mesmo.
Também gosto bastante do Blackstar HT-5, principalmente do canal de drive com aquele isf, aquilo funka mesmo bem e soa excelente.
Falta-me apanhar cá por casa um tubemeister 18, já experimentei o tubemeister 5 mas por muito pouco tempo e sinceramente gostei do amp, achei que tinha pouco headroom de clean, por isso gostava de apanhar o 18 para ver se não sofre do mesmo mal, o que seria bom e possivelmente mais uma factura para pagar Fogo!
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Mensagem por Slider56 Ter Set 18 2012, 17:10

Sinceramente e ao fim destes anos todos,os 3 únicos amps que ainda me daríam muita pica comprar se houvesse guito disponível seriam sem sombra de dúvidas o famoso Sovtek Mig100 ou 50,o Matchless Avalon30 e o Egnater Rebel 30.O primeiro só em 2ª mão mas duvido muito que alguém que os tenha os venda.O Avalon para mim deve ser simplesmente o melhor combo que alguma vez ouvi cantar,mas custa a nota MUITO NEGRA... pale .Quanto ao Rebel 30,ficaria a matar em cima de uma coluna com dois FAne ou Celestion BlueAlnico,e estava o caso arrumado...!

Pois com os preços como estão e a crise cada vez "melhor",vou ficar quieto a aguardemos melhores dias ou oportunidades... No


Rodrigo...já te tinha dito que esse gajo rosna grosso e não é muito fácil de aturar sem açaimo... pale
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Mensagem por used4music Ter Set 18 2012, 17:34

Do sovtek e do Matchless só conheço o que ouvi em videos e tenho lido o que vais escrevendo a espaços aqui e ali, pelo que percebo são amps completamente diferentes um do outro, mas do melhor que já se fez.

O Rebel 30 sentado numa 212 com qualquer um dos speakers que referiste deve ser mesmo a cereja no topo do bolo.... Já toquei bastante com um rebel 20 ligado a uma Orange ppc212 e foi precisamente o que senti, faltava uns AlnicoBlue ou uns Rola 30.

Houvesse €€€ porque da poda percebes Tu lol! Fixe
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Mensagem por Slider56 Qua Set 19 2012, 07:19

Toquei há alguns anos num Matchless Chieftáin (combo de 40 watts),e fiquei com os pelos das costas eriçados...(quem me mandou perguntar o preço,porra...?!) pale agora o Avalon 30 é o Santo Graal,sem dúvida alguma...!

Os Mig era feitos na antiga União Soviética e eram mesmo F&F,feios e fortes;não traziam mariquices nem manhosices escamoteadas:era ligar a uma coluna 2X12" ou 4X12" com caparro,dar-lhes gás e lá vai alho...!Venderam-se muitos nos anos '90 e estive quase a comprar um Mig 50,mas como estava bem aviado de amplificação na altura,deixei fugir o negócio... No

De notar que a Yamaha,(isto para voltar ao teor do tópico) também já teve uma palavra a dizer no que toca a combos e stacks para guitarra,baixo e até teclados.Não tinham as características de modelação avançadas que encontramos nos THR,mas eram muito limpos e eficientes,o que dava muito jeito quer em palco ou nas salas de ensaios. Twisted Evil
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Mensagem por joaoMvaz Qui Set 20 2012, 13:53

Alguém que tenha um destes amps, e utilize o THR Editor, me sabe dizer se existe alguma local onde se possa fazer o download de presets criados por outros usuários?
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