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Efeito dos Caps na guitarra

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Mensagem por domingos Seg maio 07 2012, 15:04

Hoje deparei-me com mais um aspeto das guitarras eléctricas, os condensadores ou caps, pesquisei um bocado e surgiram-me duas questões que passo a colocar:
Qual a diferença entre os stock, os Orange Drop e os PIO?
Qual o verdadeiro efeito de uma alteração de caps?
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Mensagem por Cyborkie Seg maio 07 2012, 17:17

Uma simples pesquisa no google faz maravilhas:

http://www.fratermusic.com/condensadores-para-guitarras-o-que-devemos-saber/

Também não sabia, mas como vi que eram baratinhos (nem a 1€ chegam) fui indagar ^^
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Mensagem por domingos Seg maio 07 2012, 17:25

eu googlei, mas pelos vistos és melhor googler q eu. Obrigado Palheta +1
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Mensagem por domingos Seg maio 07 2012, 19:13

Depois de ler no post q me indicaste, e de ouvir uns vídeos sobre o tema no youtub uma das minhas dúvida mantém-se, qual a diferença entre os paper in oil e os orange? Eu pelo menos n ouço grande diferença
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Mensagem por Cyborkie Seg maio 07 2012, 19:57

Para além do preço, também não noto grande diferença, mas pelo que percebi é qualquer coisa no tom =X
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Mensagem por domingos Seg maio 07 2012, 20:14

Sim, também foi o q consegui perceber. mas não pode ser só isso se a nível internacional é um tópico tão frequente de discussão. Alguém que perceba mais um pouco que nós pode iluminar sobre o assunto?
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Mensagem por .:Rodrigo:. Sáb Set 08 2012, 16:20

e sai um up!
também estou com curiosidade quanto a este assunto
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Mensagem por Z3D Sáb Set 08 2012, 23:44

Esta é daquelas discussões....
Bom, teoricamente o que interessa é o valor da capacidade do condensador. Na prática tudo interessa - desde os pickups, aos pots, aos cabos usados and so on and on and on....
Agora há quem diga que se ouve diferença, há quem diga que não... há quem diga que só se ouve a diferença se procurarmos por ela (o poder da sugestão é tramado).
Vamos lá esmifrar a coisa: hoje em dia produzem-se condensadores com métodos muito mais fiáveis no que toca às tolerancias. Reparem, há 50 anos atrás não se conseguia controlar as tolerancias do condensadores como hoje se consegue. E essa é talvez o maior factor que caracteriza a tonalidade das guitarras mais Vintage que se encontram. Por isso é que quem tem guitarras vintage quer o condensador que mais se assemelha aos produzidos nessa altura, e pagam FORTE E FEIO pelas reproduções feitas hoje de tais condensadores.
Chamem-lhe MOJO, chamem o que quiserem. Um condensador de 22nF continua a se-lo seja em POI,ceramico ou orange drop. O que mais interessa é mesmo o valor da capacidade, e que esta se ajuste ao resto do sistema (guitarra, pus, cabos, pots...).
Baixam o pot de tom, produz o efeito esperado? Se sim, está tudo bem.
O resto é balelas.

Há que também não esquecer que o condensadores sujeitos às pequenas voltagens produzidas numa guitarra, são completamente negligenciáveis as diferenças. Agora metam-nos num amp, sujeitos a 300/400V, aí sim já começam a aparecer as "subtilezas".
É por aqui, pela utilização de condensadores nos amps, que também se criaram os "mitos" de "qual é o melhor?". Pois, mas utilizados nas guitarras... a coisa é praticamente imperceptível.

That's just my 2 cents.

edit: entretanto poderá haver quem discorde, estamos sempre abertos ao debate e troca de experiencias e ideias construtivas, é salutar!
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Mensagem por lore Dom Set 09 2012, 01:16

Entre diversos paper in oil podem ser diferenças nulas ,mas entre ceramicos e p-i-o notam-se ...
Pelo menos nas que alterei Gibson ( ceramicos para Bumblebee), Epiphone (ceramico para Mojo) e Ibanez ( ceramico para orange ) a coisa sente-se
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Mensagem por Z3D Dom Set 09 2012, 01:36

E quando os trocaste, confirmaste que as tolerâncias eram exactamente as mesmas?
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Mensagem por lore Dom Set 09 2012, 02:06

nao deviam ser Wink.
Nao é facil relatar em palavras o que se ouve ... A sensaçao é que a vivacidade do som aumenta com os p-i-o , com os ceramicos fica mais turvo ... perdem definiçao...
P-i-o independentemente da marca , parecem-me sempre melhores que os ceramicos , se calhar por terem uma maior precisao de valores
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Mensagem por Z3D Dom Set 09 2012, 02:14

...ou o contrário, por ter uma tolerancia maior ou menor, tudo o resto altera-se. Eu acredito que a diferença que te parece existir provem das tolerancias. É evidente que um condensador pode ter uma resposta à frequencia de corte mais abrupto ou menos linear, digamos uma curva com "inclinação" diferente.

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Mensagem por lore Dom Set 09 2012, 02:19

Sao filtros e a maneira como filtram acaba por condicionar o som , mas todos os ceramicos pareceram-me mais "apagados "


(edit : o neck gibson passou de 0.22 para 0.15 )
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Mensagem por domingos Dom Set 09 2012, 11:20

e q tal o efeito do .15? como é o som?
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Mensagem por lore Dom Set 09 2012, 11:29

como o pu da braço tem uma tendencia natural para soar a madeira , redondo e doce com o cap 0.15 permite passar mais treble dando possibilidade de ir buscar uns agudos que antes nao passavam

https://www.youtube.com/watch?v=Vad6NRoIcPQ&feature=related

https://www.youtube.com/watch?v=p4vxOoSS5RY&feature=related
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Mensagem por Vaginnvs Dom Set 09 2012, 13:27

Obviamente que há diferenças ( notorias ) em diverso tipos de condensadores, mesmo que com o mesmo valor, agora nao esperem ouvir diferenças com o pot do tone aberto Laughing
Normalmente esses de .015uF ( e nao de 0.15 como referiram) sao usados
para criar o chamado woman tone
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Mensagem por Z3D Dom Set 09 2012, 16:18

Lá está a eterna discussão....
Eu sou da opinião que condensadores de capacidades iguais, tolerancias iguais (isto é muito imporante referir), não verás grandes diferenças, senão de todo. Já disse atrás, o "poder da sugestão" é tramado.
Pode haver sim senhor alguma subtileza na resposta quando o sinal se encontra perto da frequencia de corte definido, mas isso será mais um fenómeno "subtil" como o nome indica. Porque no fundo, a impedancia de um condensador segue uma fórmula bem definida - inversamente proporcional à sua capacidade e à frequencia do sinal - e não há nada que contrarie isto, seja ceramico, POI whatever. É assim mesmo e ponto final.
Mas pronto, pessoas diferentes, experiencias diferentes.
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Mensagem por Vaginnvs Seg Set 10 2012, 03:24

Isto

Efeito dos Caps na guitarra 2491856201_46b91d976f

e isto
(com os mesmos valores)

Efeito dos Caps na guitarra $%28KGrHqRHJBME63Uw3JL%28BO6Ioot9!g~~60_12

com o pot do tone no 0 nao soa igual... A resposta harmonica é diferente

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Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 04:13

O que é resposta harmonica?
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Mensagem por Vaginnvs Seg Set 10 2012, 05:03

Sabes bem o que é...
Acho que já nao vale continuar a discutir isto, como disseste
pessoas diferentes, experiencias diferentes Very Happy
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Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 12:29

Vaginnus, desculpa discordar.
Vale sempre a pena discutir desde que as pessoas não sejam fechadas nos seus dogmas e verdades absolutas e queiram perceber porque as coisas são como são.
Eu quando perguntei o que era uma resposta harmónica, perguntei porque queria saber mesmo o que entendias por isso, pois para mim um harmónico é um múltiplo inteiro de uma frequência, e não é nessa gama de frequências das tonalidades da guitarra que o condensador vai actuar mas sim em frequências maiores. portanto a pergunta não era para me armar em esperto, como poderás ter julgado. Era sim para que haja esclarecimento dos termos aqui usados, pois não somos só os dois que estamos a postar e há mais malta que lê este tópico, que portanto convém seja o mais esclarecedor possível.

Posto isto, gostava de esclarecer que quando referi "pessoas diferentes, experiências diferentes", quis sublinhar o que anteriormente já tinha afirmado: o poder da sugestão.
A propósito deste tema procurei obter informação mais concreta e encontrar opiniões de outros guitarristas e técnicos de som. E na realidade uns dizem que notam diferença, mas a maior parte diz não notar nada. Chega ao ponto de fazerem comparação A/B entre diferentes tipo de condensadores, e aquilo que antes diziam notar, posteriormente já não notavam.
E estamos a falar de testes feitos em condições laboratoriais pela Seymour Duncan, supostamente - digo supostamente porque não estava lá para ver...

Capacitor construction and composition makes some sonic difference in high-voltage circuits, like your amplifier. They make absolutely zero (0) tonal difference between caps of the same value in a guitar's passive tone bleed circuit except for placebo effect. If you think of what the cap is actually doing in the application, it becomes more obvious why.

Tonal "improvement" is 100% imaginary.

This is very basic EE stuff, but was proven conclusively to some very stubborn people in recorded bench testing by techs on the Seymour Duncan forum about a year ago when some character was selling $11 snake oil "vintage" tone control caps and making a lot of bogus tone claims for them.

Save your money and time for something that matters.

Ok, eu não vou tão longe. Julgo que poderá haver algum "shaping" na curva devido às características intrínsecas no fabrico do condensador.
Mas tenho sim quase 100% certeza que o que pode resultar em diferença tonal significativa é a diferença nas tolerâncias de cada condensador.

Resumindo: um cap de 0.47 seja de mica ou POI, instalado nas mesmas condições, no mesmo circuito, com as mesmas tolerancias irão soar praticamente ao mesmo - ainda por cima instalados em circuitos passivos como a guitarra...

Bom...a não ser que a tua guitarra consiga contrariar a ciência e as leis da física universal.... mas neste forum ja acredito em tudo.

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Mensagem por Slider56 Seg Set 10 2012, 14:57

As eventuais variações que sentimos com este ou aquele condensador,óbviamente que não parte exclusivamente do condensador,mas também do tipo de potenciómetro,das inúmeras características dos pickups usados,e sobretudo das combinações entre pickups e outra parafernália instalada nas guitarras.

Do mesmo modo aplica-se a mesma teoria aos famosos treble-bleed;já instalei carradas deles,nem sempre com os mesmos valores,e numas guitarras com determinado tipo de pickups resulta na boa,mas com outros é puro placebo...

Bem sabemos que é extraordináriamente difícil e trabalhoso estar a experimentar carradas de valores diferentes e combinações diferentes,mas quem quiser acertar no "tal som" que todos procuramos,bem podem passar dias,semanas,meses e até anos até chegarmos ao que realmente queremos,porque isto tudo é muito subjectivo e controverso.Se todos usássemos o mesmo tipo de guitarra,com os mesmos tipos de pickups,etc,etc,estava o assunto resolvido em menos de 3 ou 4 tentativas,com todos os prós e contras inerentes,mas com tanta variação na construção de pickups,pots,condensadores,resistências e até switches... pale nem percam o sono por causa disso;um dia de cada vez e siga!!!Algum dia há-de dar certo! Smile

Ah...e não falei dos efeitos,amps,altifalantes,etc... affraid Razz
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Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 16:01

As eventuais variações que sentimos com este ou aquele condensador,óbviamente que não parte exclusivamente do condensador,mas também do tipo de potenciómetro,das inúmeras características dos pickups usados,e sobretudo das combinações entre pickups e outra parafernália instalada nas guitarras.
Exactamente!
Estavamos no entanto a falar de troca de condensadores no mesmo circuito, ou seja, trocar o condensador na mesma guitarra, no mesmo circuito, usando o mesmo amp, pickups, cabo (importante o cabo) etc...
Se essa troca seria ou não perceptível, caso os condensadores tenham a mesma capacidade e tolerância, mas de fabrico diferentes.

Eu julgo que pode haver alguma diferença, mas talvez não seja perceptível ao ouvido da maior parte das pessoas.
Julgo que a diferença, quando inequivocamente audível, deve-se mais à diferença de tolerâncias entre condensadores, e não por ser POI ou cerâmicos. Não para um circuito tão básico e passivo como o de uma guitarra eléctrica.

Agora claro que duvido que alguem aqui tenha comparado com método A/B fiável como por ex. usando um switch rotativo com condensadores de iguais tolerâncias, capacidades iguais, mas de diferentes tipos - ligar uma guitarra assim ao amplificador e pedir a alguém que note as diferenças de tom enquanto se troca de condensador...
Duvido muito mesmo....
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Mensagem por Waltheer Seg Set 10 2012, 16:41

Dá-me uma semana e isso faz-se Very Happy
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Mensagem por Z3D Seg Set 10 2012, 17:06

Ate te mando alguns q tenho praki. Smile
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