Tenho uma dúvida em relação as cordas
5 participantes
Página 1 de 1
Tenho uma dúvida em relação as cordas
Boas pessoal mais uma vez lá estou eu com perguntas estúpidas e chatas
Tenho uma guitarra com Floyd Rose, e ao lhe fazer uma limpeza geral fiz a fantástica obra de lhe tirar as cordas...
Quando lhe fui meter as novas o tremolo esticava de mais, e com isso não consegui fazer uma boa afinação.
A minha questão é há cordas especiais para guitarras de Floyd Rose?
Se sim quais?
Obrigado pelo vosso tempo
Peace
Tenho uma guitarra com Floyd Rose, e ao lhe fazer uma limpeza geral fiz a fantástica obra de lhe tirar as cordas...
Quando lhe fui meter as novas o tremolo esticava de mais, e com isso não consegui fazer uma boa afinação.
A minha questão é há cordas especiais para guitarras de Floyd Rose?
Se sim quais?
Obrigado pelo vosso tempo
Peace
Makal- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 86
Guitarra : Jack & Danny L310H Black, Fender CD140SCE, Custom ELEANOR
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Re: Tenho uma dúvida em relação as cordas
Tem de se ter mt cuidado com as guitarras com Floyd Rose, par depois não aparecerem problemas com elas.
Tiraste as cordas todas de uma vez não foi?
Tiraste as cordas todas de uma vez não foi?
DohDown- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 163
Guitarra : Epiphone Slash Signature, Washburn wg587 e Semi-acústica Stagg
Guitarrista : Lead
Claro que não há cordas especiais para floyd rose, há é procedimentos próprios para mudar as cordas sem lixar o setup.
nanjos- ADMINISTRADOR
- Post Count : 4323
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Devias ter tirado uma corda de cada vez, para as molas não esticarem ao ponto de empenarem a guitarra!
À partida se mudaste as cordas para o mesmo set,deveria estar tudo igual,mas assim dá a entender que alteraste o calibre...
Se tiveres por exemplo, .09 e mudares para .010 terás de dar a devida compensação,porque as .010 têm uma maior tensão que as outras;compensa-se nos devidos lugares ( aperta-se mais um pouco a garra das molas,refaz-se um ligeiro setup com um pequeno aperto no trussrod,etc),porque ao fim ao cabo,o setup não é mais do que um equilíbrio estável das diferentes partes que compõem a guitarra.
As bridges articuladas do tipo do Floyd Rose,Khaler e até mesmo as mais simples dos modelos tradicionais,requerem muita atenção para que a guitarra fique estável em todos os aspectos.
Se tiveres por exemplo, .09 e mudares para .010 terás de dar a devida compensação,porque as .010 têm uma maior tensão que as outras;compensa-se nos devidos lugares ( aperta-se mais um pouco a garra das molas,refaz-se um ligeiro setup com um pequeno aperto no trussrod,etc),porque ao fim ao cabo,o setup não é mais do que um equilíbrio estável das diferentes partes que compõem a guitarra.
As bridges articuladas do tipo do Floyd Rose,Khaler e até mesmo as mais simples dos modelos tradicionais,requerem muita atenção para que a guitarra fique estável em todos os aspectos.
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Eu quando as mudei meti-lhe .010 no fornecedor não dão essa informação.
O meu Stress é que não consigo esticar as cordas com o tremolo apenas as encolher (espero estar a explicar-me bem)
Espero não ter feito asneira
O meu Stress é que não consigo esticar as cordas com o tremolo apenas as encolher (espero estar a explicar-me bem)
Espero não ter feito asneira
Então o tremolo está tipo afundado é isso? E so o consegues puxar para cima "encolhendo"/reduzindo tensão nas cordas, é isso?
A não ser que tenhas escolhido umas cordas todas xpto com medidas estranhas acho que tens so que ir apertando as cordas ate o tremolo ir ao lugar
Aperta uma corda de cada vez, das prai umas 3 voltas numa corda, a mais grossa por exemplo e depois na mais fina, depois as do meio e voltas ao inicio e vais repetindo até o tremolo ficar mais ou menos nivelado.
Depois ai já podes ir tentando afinar.
A não ser que tenhas escolhido umas cordas todas xpto com medidas estranhas acho que tens so que ir apertando as cordas ate o tremolo ir ao lugar
Aperta uma corda de cada vez, das prai umas 3 voltas numa corda, a mais grossa por exemplo e depois na mais fina, depois as do meio e voltas ao inicio e vais repetindo até o tremolo ficar mais ou menos nivelado.
Depois ai já podes ir tentando afinar.
Codeman- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 146
Guitarra : ESP Grassroots Forest-GT STW / ESP Grassroots Artist Series Sho-Ryu-Ken / ESP LTD F10 / Reindeer (replica) / Bass ESP LTD F105OW / Bass Yamaha RBX 375
Guitarrista : Ritmo
É isso mesmo Codeman....
Já fiz isso mas quando tento afinar é o descalabro total
Já fiz isso mas quando tento afinar é o descalabro total
Sim, com Floyd Rose é sempre o descalabro total xD
Tens mesmo que ter paciencia, depois de o tremolo ficar nivelado vais ter que perder no minimo dos minimos uns 30min a afinar mais ou menos a coisa.
Ora vai afinando a corda e as molas do trem vao ajustando, conforme ajustam desafinam novamente, entretanto as cordas por serem novas também vão dando de si e desafinam mais um pouco.
Já é um processo chato mesmo quando é feito corda a corda, no teu caso é extremamente chato
Vai afinando que tanto as molas como as cordas vão dando de si e eventualmente chegas lá
Tens mesmo que ter paciencia, depois de o tremolo ficar nivelado vais ter que perder no minimo dos minimos uns 30min a afinar mais ou menos a coisa.
Ora vai afinando a corda e as molas do trem vao ajustando, conforme ajustam desafinam novamente, entretanto as cordas por serem novas também vão dando de si e desafinam mais um pouco.
Já é um processo chato mesmo quando é feito corda a corda, no teu caso é extremamente chato
Vai afinando que tanto as molas como as cordas vão dando de si e eventualmente chegas lá
Codeman- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 146
Guitarra : ESP Grassroots Forest-GT STW / ESP Grassroots Artist Series Sho-Ryu-Ken / ESP LTD F10 / Reindeer (replica) / Bass ESP LTD F105OW / Bass Yamaha RBX 375
Guitarrista : Ritmo
Foi como já disseram em cima, deves ter alterado a calibre das cordas ao meteres cordas 0.10, mt provavelmente a guitarra vinha com 0.09, k axo k é o comum nesse tipo de guitarras..
Mas para futuramente não teres esses problemas de afinação, aconselho a tirares e colocares as cordas uma de cada vez, e ires logo afinando à medida k as colocas
Como disse lá atrás,é tudo uma questão de equilíbrio entre a tensão das cordas e a tensão das molas na parte de trás da guitarra.Ter muito cuidado em não levar a afinação directamente ao ponto;faz-se progressivamente,e vai-se ajustando com calma,e não esquecer de aliviar as travas lá em cima no headstock (aqueles 3 parafusos sextavados só se apertam no fim,e reajusta-se a micro afinação na bridge).
Nada de mudanças bruscas,para não desnivelares/desafinares tudo,nem partires alguma corda...
Nada de mudanças bruscas,para não desnivelares/desafinares tudo,nem partires alguma corda...
Slider56- ADMINISTRADOR
- Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!