ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amplificador a valvulas

+18
guitargold
Fonte
Executioner
MaDj
Valveaddicted
kicos
MarlonMorais
Squinta
LuisFilipe
Slider56
SYNAPSYS666
TiagoDuarte
Painkiller
GoldMonkey
SergioPt
Naré Cardoso
Kaz
Klazz
22 participantes

Página 3 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Amplificador a valvulas - Página 3 Empty Re: Amplificador a valvulas

Mensagem por Squinta Ter Jan 17 2017, 11:58

Volto a frisar esta verdade universal:
Se tentarem ensaiar em casa (ou até mesmo numa garagem qualquer) com potências elevadas e, ainda por cima, apoiadas com colunas 4x12, para ter o tal som coisa e tal, arriscam-se a ser interpelados pela polícia.
Nunca ouviram falar em amps para gravação? Peguntem ao Brian May, por exemplo, que amps usou para gravar as músicas que todos adoram...
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Guitarra : Fender American Deluxe Stratocaster HSS;Gibson Les Paul Traditional 2013; Ibañez JEM70V SFG; Ibañez AS 50.
Guitarrista : Indefinido

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por MaDj Qui Jan 19 2017, 13:11

UAU!! Quatro anos depois? Laughing
MaDj
MaDj
Guitarrista dedicado

Post Count : 667
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage

Mensagem por Squinta Qui Jan 19 2017, 13:43

Qual é o problema de ser 4 anos depois?
Nem todos temos tempo de sobra para andar a passear pelos foruns.
Realmente, esta malta dos foruns tem a psicose dos posts antigos.
Um forum serve para isto: discutir coisas, seja lá qual for o tempo decorrido entre mensagens.
E agora reparo... se nunca teve qualquer intervenção neste tópico, veio agora escandalizar-se com os 4 anos, foi?
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Guitarra : Fender American Deluxe Stratocaster HSS;Gibson Les Paul Traditional 2013; Ibañez JEM70V SFG; Ibañez AS 50.

Mensagem por Executioner Sáb Jan 21 2017, 14:44

Já agora aproveito o tópico pra fazer uma pergunta a respeito de um Marshall Valvestate 8080 com 80w, qual a vossa opinião?
Sei que é um hibrido apenas com uma valvula no pre-amp e pelo que andei a ler é um dos melhores combos feitos pela Marshall é verdade?
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Post Count : 65
Guitarra : ESP

Mensagem por Slider56 Sáb Jan 21 2017, 16:29

Nem por isso...

A série Valvestate foi concebida numa estratégia de marketing de maneira a promover as vendas de equipamentos low-cost destinados a um público alvo que nem sempre tinha acesso financeiro aos modelos prime tradicionalmente fabricados pela Marshall.
De certo modo fazem um serviço muito honesto em tudo semelhante aos Fender frontman e outros similares.

Se nos mantivermos no canal limpo e quisermos "sujar" o som pelo lado de fora (pedais,pois claro!) as coisas vão andando sem grandes pretensões,e até se consegue um som aceitável,mas se abrimos mão do canal drive equipado com a tal válvula (costuma ser uma 12AX7/ECC83),o resultado obtido fica a milhas do que gostaríamos. Evil or Very Mad

A saber que, sendo equipamentos low-cost não podemos exigir que tenham um desempenho deslumbrante,mas ainda assim não são de deitar fora;conheço muita malta que toca com bons amplificadores,mas alguns têm combos do tipo dos valvestate para ensaios,ou para desenrascar nos momentos de aflição.Por outras palavras...quem não tem cão...caça com gato... Rolling Eyes
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo

Mensagem por Executioner Sáb Jan 21 2017, 19:08

Não percebi. O canal limpo não é o pre amp? O que tem a valvula?

Procuro um amp valvulado pra tocar rock, hardrock ou metal, com alguma potencia, algo que não me deixe ficar abafado por uma bateria num ensaio ou num concerto. O que devo procurar?
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Squinta Dom Jan 22 2017, 02:20

30w valvulados com uma 2x12 chegam e sobram
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 02:35

Ok. E que marcas devo procurar?
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Fonte Dom Jan 22 2017, 02:42

Apenas com a válvula no pre-amp a diferença de timbre entre o Marshall 8080 e outros solid-states vai ser mínima... As dinâmicas do som valvulado estão na amplificação, não propriamente no pre...

Qual o orçamento? Combo ou cabeça? Se é valvulado para esse som tens os Orange, mas custam o que custam. Com a combinação certa e com ajuda de pedais consegues ir para uma coisa mais em conta (Laney, Bugera, Blackstar) e tirar um som bem respeitável. E 15W valvulados chegam, principalmente se não usares muito o clean.
Fonte
Fonte
Guitarrista de garagem

Post Count : 303
Guitarra : Epiphone Sheraton II, Fender Lite Ash Telecaster, Takamine EG333c-LTD
Guitarrista : Vocal/Lead

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 04:20

No maximo até uns 400€, combo, pra usar com pedais (ou pedaleira).
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 07:40

Andei a ver os Laney não encontrei nada, Bugera tem uns de 22w parecem ser porreiros e os Blackstar tem uns de 10w penso não ser suficiente (os Orange só vi os preços Shocked ), claro que vi tudo dentro dos preços que posso pagar. Os Peavey, Vox e Engl não seram tambem adequados ao estilo? Em segunda mão não deve ser muito aconselhavel pois não?
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Fonte Dom Jan 22 2017, 08:26

Tens este Orange Tiny Terror 15W usado perto de ti: https://www.olx.pt/anuncio/orange-tiny-terror-15-amp-a-vlvulas-impecvel-IDA5dAL.html#8bf98cc9e3 Acho que vale a pena.

O Laney era este: https://www.thomann.de/pt/laney_vc15110.htm mas sinceramente não sei se com o speaker de 10" vai ter headroom suficiente. Peavey não conheço muito bem para te recomendar e Blackstar vai ficar fora do orçamento...
Fonte
Fonte
Guitarrista de garagem

Guitarra : Epiphone Sheraton II, Fender Lite Ash Telecaster, Takamine EG333c-LTD

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 11:31

Eu tinha visto esse Laney, mas acho que o deixei passar. Mas sim é uma hipotese. O orange tambem me parece porreiro e aparenta estar em bom estado.

Andei aqui a ler os cuidados a ter com os amps a valvulas e havia uma coisita que eu não sabia em relação aos cuidados a ter com eles, que foi dito pelo Slider. Não será sempre um risco comprar um amp a valvulas em segunda mão?

Sei de uma loja no Dolce Vita Tejo nos arredores de Lisboa que tem uns Vox que gostava de experimentar.

De qualquer forma quero agradecer a vossa atenção no esclarecimento das minhas duvidas. Não sabia que amps mesmo com 15w seriam suficientes pra o uso em ensaios ou mesmo ao vivo. Pensei que seria necessário mais que isso.

Obrigado. Cumprimentos Fixe

Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Squinta Dom Jan 22 2017, 11:38

A malta nao percebe que os watts das válvulas nao têm nada a ver com os watts dos solid state. A relação é de 1 pra 10 mais ou menos.
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 11:57

Pois, eu sabia que a diferença entre valvulas e solid state era consideravel mas não dessa maneira Smile Daí tambem se notar tanto a diferença nos preços.
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Fonte Dom Jan 22 2017, 12:16

Eu nunca passo do 1/3 no master com o AC15, aquilo tem o equivalente a 150W RMS.

O cuidado com amps a válvulas é aquecer (normalmente faço 30mins para 15W) e depois de tocar deixar arrefecer também. Para um amp parado em casa e com temperaturas constantes as válvulas vão durar bem.
Diria para experimentares o Vox, eles tinham a série Nighttrain que encaixava no som que procuras, mas penso que já foram descontinuados. Depois compara com esse Orange se tiveres oportunidade, decide pelo que gostares mais.
Fonte
Fonte
Guitarrista de garagem

Mensagem por Squinta Dom Jan 22 2017, 12:33

Nada disso. Os preços são mais altos porque a construção de um válvulas fica mais cara. Tem mais componentes e mais caros. Só as válvulas custam uma nota.
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 12:33

Sim, de 15w a valvulas para 150w reais é obra, é como o Squinta diz, a diferença é de 1 para 10.
Sabia que não podia desligar um amp a valvulas sem baixar os volumes, que o tinha de deixar aquecer antes de o começar a usar mas não sabia que era preciso deixá-lo arrefecer antes de desligá-lo da tomada (mesmo já com ele desligado, certo?)

Aqui perto da minha casa há uma loja com uns Orange, vou lá ver se tem aquele modelo, se tiver peço pra experimentar.
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Squinta Dom Jan 22 2017, 12:50

Watts são watts. Em qualquer parte do mundo. Os fabricantes de amps SS é que regam um bocado pois usam um critério diferente para expressar a potência dos seus aparelhos. Muitas vezes referem-se à potência de pico, e esta é normalmente muito mais elevada que a nominal ou a rms. Do tipo, este amp debita 100W (pico). E esquecem-se de referir que a potência constante anda mais perto dos 25W...!
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 13:11

Pois, faz todo o sentido. Tambem não sabia que os picos podessem ser assim tão altos. Pensei que ouvesse outra explicação mais tecnica pra diferença de watts dos amps a valvulas para watts de solid state. Sempre a aprender Smile Obrigado
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Squinta Dom Jan 22 2017, 13:28

Pois. Se ouvir um amp hifi de marca audiófila tipo Rega, Cambridge, Krell, Arcam, Counterpoint, etc... vai ficar surpreendido com a potência que é anunciada. Nestas marcas nao há bullshit. E pode ficar certo disto: com 30Whonestos a bombar não se consegue estar na sala a ouvir. É muuuiitaa alto...!!!
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Fonte Dom Jan 22 2017, 13:32

É o que o Squinta disse, pretty much. Depois a cabinet, speaker e até as próprias válvulas têm a sua influência na intensidade do som, o que torna possível amps com a mesma potência (W) soarem mais alto ou mais baixo. De notar também que um amp de 30W não tem o dobro da intensidade de um de 15W

Fonte
Fonte
Guitarrista de garagem

Mensagem por Slider56 Dom Jan 22 2017, 13:46

Executioner...dá um salto à Teamusica (em frente ao pavilhão gimnodesportivo) na Rua dos Castanheiros e vê o que há por lá... Wink

http://www.teamusica-store.com/

Esquece lá o Marshall Valvestate que encontras bem melhor no mercado dentro do teu orçamento... Wink

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atenção pessoal que o som não é assim tão linear como parece;para se obter o dobro de uma determinada potência,multiplicar o valor em watts por dois é um erro crasso!O que conta são os decibeis (dB),unidades de pressão sonora! Se tiverem um amplificador que debite 100 watts reais,para obterem o dobro vão precisar não de 200 mais sim 1000 watts!

Um qualquer amplificador solid state à volta dos 80 a 100 watts chega e sobra para quase tudo;no caso dos amps a válvulas,um bom combo de 40 watts faz o mesmo e até muito melhor,embora com outra dinâmica!Tenho um "piriquito" de 5 watts a válvulas (Laney Cub 8 ),que se chega à frente como gente grande,e para ter em casa ou num ensaio é mais do que suficiente!

...quando decidirem comprar amplificação,tenham em conta que tudo influencia o som final,desde a guitarra,efeitos,cabos a amplificação própriamente dita e também o tipo de altifalantes e respectiva configuração!Não vale a pena comprar nem em excesso nem a poupar indevidamente;tudo sempre com peso,conta e medida! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Executioner Dom Jan 22 2017, 16:37

Sim, eu sei onde é Slider já lá comprei algumas coisas. É lá que eu tou a pensar ir pra ver dos Orange. Eles têm lá muita coisa.

Nunca tive noção do tipo de potencia de som porque nunca tive uma banda e só me comecei a dedicar á musica um pouco mais a sério á uns 2 anos quando comecei a ter aulas. Toquei com pessoal quando era mais novo, mas já lá vai algum tempo e estive bastante tempo afastado da musica.
Eu toco em casa com um Roland Cube 30x, mas quero tentar arranjar uma banda e sei que pra isso o Roland não vai chegar. Daí estar aqui a pedir a vossa opinião. E agradeço pois já aprendi bastante com a vossa ajuda Fixe
Agora tenho uma ideia bastante mais clara daquilo que devo procurar.
Executioner
Executioner
Aprendiz de guitarra

Mensagem por Slider56 Dom Jan 22 2017, 17:17

Olha que esse Roland é dos melhores que a marca já produziu (acho que o Paulo tem lá um...!) . Se for da primeira série,no preset "Brit Combo" canta como gente grande! Fixe

O maior problema das bandas é que nem sempre têm um sistema de som capaz de amplificar tudo como deve ser;sabemos muito bem que um P.A. relativamente capaz de fazer o serviço tanto dentro de portas como ao ar livre para uma eventual plateia de cerca de 200 a 500 pessoas custa a nota preta...!

Depois conta como foi...!

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado