ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Guitarra clássica/acústica para iniciante

2 participantes

Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Seg Dez 19 2011, 15:55

Boa noite,

Desculpem-me estar a abrir mais um tópico sobre um tema tão recorrente mas a verdade é que quanto mais leio mais indeciso fico.

Sou iniciante no instrumento (guitarra) e na componente teórica da música. O meu orçamento é cerca de 200€ que poderei esticar mais um pouco caso se justifique.

Depois de andar a pesquisar na net, fiquei com as seguintes marcas(modelo) em mente: Alhambra (C1), Cort (Earth 70 ns), Tekamine(?), APC (3) e Fender (?)

Pretendo algo que seja recomendado para iniciantes mas que tenha alguma qualidade em termos que sonoridade (ainda não sou sensível a detectar/perceber este aspecto) e durabilidade dos materiais.

Espero ter apresentado correctamente as minhas dúvidas.

Obrigado.



Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por felizol44 Seg Dez 19 2011, 17:07

Boas,
Já ouvi falar muito bem das APC (não sei o modelo) Julgo que é dos mais baratos (150-180€) e pelo que tenho ouvido tem uma sonoridade muito bonita e bons acabamentos. O único contra que apontaram (eu não toquei) foi a grossura do braço que segundo essa pessoa é um pouco maior e dificulta por exemplo para fazer travessões. Espero ter ajudado! Cumps!
felizol44
felizol44
Guitarrista de garagem

Post Count : 388
Idade : 32
Localização : Covilhã
Guitarra : Fender Jaguar Custom Made; APC 8C; Baixo Flea Street Bass
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por nanjos Seg Dez 19 2011, 17:39

@Plage, acho que o fundamental nesta fase inicial é decidires se queres uma acústica ou uma clássica, ainda antes de veres marcas e modelos.

Muita gente te vai dizer que começar com clássica é o mais indicado, e outros (como eu) vão-te dizer para começares com o tipo de guitarra com que mais te identificas.

Por isso antes de mais é importante saber se sabes identificar as diferenças entre uma clássica e uma acústica, porque há muita gente que não sabe e depois compra aquilo que lhes dizem para comprar e arrependem-se.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Ter Dez 20 2011, 00:01

Muito obrigado pelas vossas intervenções.

Estou numa daquelas situações em que vêm ter comigo e dizem que querem comprar um computador jeitoso, que faça tudo e seja barato. Very Happy Claro está que as coisas são sempre mais complicadas do que aparentam ao principio.

Caro Nanjos, a minha escolha recai para uma acústica. Além do som, que me agrada mais, estou em crer que tenho um leque de opções mais alargado no que respeita a estilos musicais.
Esta ideia confirmou-se aquando a visualização dos vídeos do JUSTIN. Smile

Obrigado

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por nanjos Ter Dez 20 2011, 03:06

Fazes bem em ver os vídeos do Justin, são uma grande ajuda Very Happy
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Ter Dez 20 2011, 10:53

Tanto li que já andava a ponderar guitarras de 500€. Entretanto desci à terra Smile e optei pela LAG T66D. Pelo que tenho lido, será uma boa aposta e o preço estará mais de acordo com as minhas necessidades.

Obrigado.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por nanjos Ter Dez 20 2011, 11:10

Já experimentei uma LAG, não me lembro agora do modelo, até podia ser esse, mas achei a guitarra muito interessante e era dessa gama dos 200 e poucos euros.

Também já vi muito boas reviews a essas guitarras. Experimenta a guitarra e se te sentires bem a tocar e estiver dentro do teu orçamento, força nisso.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Ter Dez 20 2011, 11:17

Nanjos, obrigado pelo feedback.

Já agora, posso pedir ajuda para o restante material?

Do que me lembro (dos videos do Justin):

Jogo de cordas: alguma marca/modelo em especial?

Saco: Acho que aqui qualquer coisa servirá, desde q proteja a guitarra, certo? Eventualmente em segunda mão

Tuner: Vou optar pelo Boss TU-80

Correias: Não vejo parafusos nas imagens da guitarra....

Mais alguma coisa?

Obrigado
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por nanjos Ter Dez 20 2011, 11:45

Cordas não te sei dizer, não tenho acústica, só clássica e eléctrica. Mas experimenta começar pelas marcas mais conhecidas (D'Addario, Ernie Ball, Elixir, etc.) e vai experimentando várias para veres quais gostas mais.

Numa fase inicial não te aconselhava uma espessura muito elevada, porque os dedos vão sofrer com isso. Podes começar numa espessura mais baixa, tipo 10-47 ou 10-50 e depois ao longo do tempo podes optar por cordas mais grossas.

O saco, depende do tipo de protecção que queres dar à guitarra. Por exemplo a minha eléctrica está sempre em casa mas optei por uma hardcase porque tenho miúdos pequenos e assim é menos provável que estraguem alguma coisa.

O tuner, tenho um boss tu-80 e é porreiro, acho-o preciso, só o acho um pouco lento no modo cromático.

Quanto às correias, as acústicas costumam trazer pelo menos um strap-pin no fundo, e há algumas com os dois.

Se essa só tiver um, das duas uma, ou instalas outro na guitarra ou usas o cordel tipo atacador ou mini-correia que normalmente vem com as correias e que serve para atar ao headstock, tipo isto:
Guitarra clássica/acústica para iniciante AllPics_011_small

Se não tiver nenhum strap-pin, ou os instalas na guitarra ou podes usar uma correia que se prende na boca da guitarra, tipo isto:
Guitarra clássica/acústica para iniciante 369


Última edição por nanjos em Ter Dez 20 2011, 18:42, editado 1 vez(es)
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Ter Dez 20 2011, 17:02

Muito obrigado. Fixe
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por nanjos Ter Dez 20 2011, 18:44

Ora essa, estamos cá para isso Very Happy

Curiosamente também me meti neste mundo com 35 anos, e sei bem a confusão que é quando se começa a ver a quantidade enorme de marcas e de tipos de material que existem.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Convidad Qua Dez 21 2011, 02:02

Há um mês atrás não pensava que ia meter-me nisto... Não sou completamente estranho ao tema, visto ter tido umas aulas de guitarra(viola) por volta dos meus 15 anos (numa casa na João XXI em LX) mas confesso que é um mundo estranho para mim. Vamos lá ver como decorrem as coisas.

Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Guitarra clássica/acústica para iniciante Empty Re: Guitarra clássica/acústica para iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos