ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Parafuso encravado e moído num tuner

+4
deepshadows
Fype_7
lourenco
fast.ryder
8 participantes

Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por fast.ryder Qui Dez 15 2011, 05:42

Boas, malta.

Tenho um parafuso encravado num tuner que já está meio moído, e não sei como o retirar para colocar um novo.

No google há algumas ideias interessantes mas até agora nada de especial parece ter resultado... Ainda tenho que tentar martelar uma chave "torx" dentro da parte moída a ver se aquilo lá se move Sad

Sugestões/ideias...?

Abraço,

Ivo
fast.ryder
fast.ryder
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 42
Localização : Porto
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por lourenco Qui Dez 15 2011, 05:52

qual é o parafuso em concreto?
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Fype_7 Qui Dez 15 2011, 07:05

mas o parafuso é para essa chave? ve-la..
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por fast.ryder Qui Dez 15 2011, 07:08

O parafuso em questão é um estrela pequeno, que foi moendo com o tempo até que agora simplesmente não sai.

Eu tive a ideia do torx porque já em desespero (não queria comprar outro tuner head e não sei sequer se arranjo igual) acho que poderia resultar, e na net a malta tem sempre outros truques se calhar até mais simples...

fast.ryder
fast.ryder
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 42
Localização : Porto
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por deepshadows Qui Dez 15 2011, 07:15

Epá essa do parafuso encravado é a primeira vez que tou a ouvir ou melhor neste caso a ler, normalmente o pessoal costuma ter é unhas encravadas e bicos de papagaio LOL

Tou a brincar amigo fast.ryder, isso é uma bela de uma chatice que tens ai, já agora será que podes meter umas fotos para o pessoal ter uma ideia mais clara da situação.

É que com fotos sempre podemos dar ideias mais concretas, agora assim torna-se um pouco como dar mais vago, e ás vezes estamos a dar sugestões que não tem nada a ver

deepshadows
deepshadows
Guitarrista viciado

Post Count : 913
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD; Ibanez TALMAN (Acustica); Ibanez GIO GRX720 (7 cordas)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Fype_7 Qui Dez 15 2011, 07:23

pelo que estas a dizer, sinceramente estou a ver o caso complicado para retirar o parafuso.. e nao creio que seja simples
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por fast.ryder Qui Dez 15 2011, 07:32

Boas.

Lol, realmente coisas destas a encravar é raro.... mas lá me aconteceu Sad E ainda por cima é um tuner head que fica mesmo virado para mim quando toco (1 dos 3 do lado esquerdo da cabeça; a minha guitarra tem 3 de cada lado)...

Agora não consigo colocar uma foto, mas logo à noite posto aí uma pic, ok? No trabalho é complicado Smile

Abraço,

Ivo
fast.ryder
fast.ryder
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 42
Localização : Porto
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por GuitarParts Qui Dez 15 2011, 08:18

põe um pouco de bala ou wd40.
deixa atuar e depois tenta novamente.
como o encaixe da chave esta moido às vezes é mais facil com uma chave de fenda do que estrela.
GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por ali3ncorp Qui Dez 15 2011, 08:42

ou se o parafuso tiver cabeça para isso..podes sempre agarrar a cabeça com um alicate de pontas e rodar no sentido de desapertar
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Slider56 Qui Dez 15 2011, 09:56

Se o parafuso estiver bem apertado,não vai lá com alicate de pontas;terá de ser um alicate universal.Existem uns jogos de chaves para extrair parafusos moídos,e têm a forma inversa de uma chave Philips:em vez de terem a ponta em + apresentam o inverso e conseguem fazer rodar parafusos danificados.Procura em lojas de ferragens e ferramentas.

Não consegui encontrar uma imagem para teres ideia do que falo...sorry! No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por GuitarParts Qui Dez 15 2011, 09:58

acho que ele está a falar do parafuso da cabeça do afinador, pelo menos foi o que percebi, sendo assim acho que não há alicate que ali entre, penso eu.
esperemos pelas fotos e ficará mais facil.
GuitarParts
GuitarParts
Guitarrista viciado

Post Count : 984
Idade : 50
Localização : Margem Sul
Guitarra : Classica, E-acustica e electrica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 26/08/2010

http://www.lojadorock.com

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Waltheer Qui Dez 15 2011, 10:49

Se for o da cabeça do tuner: Broca (ligeiramente mais pequena que a cabeça do parafuso!!), e paciência. Quando a cabeça do parafuso já não existir, a cabeça do tuner sai e tens +/- 1cm onde agarrares com um alicate universal.

edit: com o preço que custam os zingarelhos de tirar parafusos, compras uns grover para a guitarra...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por fast.ryder Qui Dez 15 2011, 11:07

Boas, malta.

Obrigada pelas sugestões, hoje à noite vou tentar tirar as tais fotos e mostrar-vos como aquilo está.

Não sei como será a tal chave de extracção de parafusos.. mas parece interessante. Vou "googlar" isso logo à noite a ver se desencanto uma pic e ponho aqui.

Waltheer, quanto à broca é mesmo em último caso... nessa situação já tenho que ter o tuner novo ao lado :S Mas thanks anyway pela ideia.

Até já,

Ivo
fast.ryder
fast.ryder
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 42
Localização : Porto
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Fype_7 Qui Dez 15 2011, 11:31

o tuner trabalha bem?

se sim, caga no parafuso, pois neste momento só te vai fazer perder tempo e dinheiro..
Fype_7
Fype_7
Guitarrista viciado

Post Count : 813
Idade : 30
Localização : Vagos
Guitarra : Ibanez RG270DX, Ibanez RG3570z , Ibanez PF10, Pablo Romero (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 04/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Waltheer Qui Dez 15 2011, 12:15

@fast.ryder, na questão da broca: não tens que ter o tuner novo, mas sim um parafuso de substituição...

as ferramentas de tirar os parafusos:
http://www.ebay.co.uk/itm/BROKEN-STUD-SCREW-BOLT-EXTRACTOR-SET-EASY-OUTS-REMOVAL-/400263200220?pt=UK_Hand_Tools_Equipment&hash=item5d318bbddc

mas boa sorte em encontrares uma de 1,5 mm (porque esse parafuso deve ser de 2mm)

a ideia da broca é eliminar a cabeça do parafuso, sem danificar o tuner.

(estou a partir do princípio que te referes a este parafuso : Parafuso encravado e moído num tuner MeatlHeadsAll)

volto a repetir. depois de tirares a "cabeça" do tuner, deves ter um bocado de parafuso suficiente para agarras com um alicate e tirares

Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 47
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por fast.ryder Seg Dez 19 2011, 09:37

Boas, malta.

Anexo a foto do tal tuner que tem o parafuso moído. O meu tlm tem uma qualidade péssima e ultimamente parece que anda pior, nem se vê grande coisa mas foi o que consegui tirar (estou a meio de um restauro completo que comecei no fim de semana e só tive tempo de tirar isto):

https://2img.net/r/ihimg/photo/my-images/585/17122011630.jpg/

Boa cena, essa cabeça para tirar os moídos... Se calhar ainda me meto nisso : )

Uma outra ideia que estou a considerar é mesmo furar o raio do parafuso, encravar lá um parafuso qualquer para impedir que ele rode, e rodar com outra mão o tuner em si no sentido contrário para soltar o parafuso...

Waltheer, é mesmo isso, é esse parafuso que moeu, thanks Smile

Vamos lá a ver o que sai disto Smile Vou postando cenas...

Abraço,

Ivo
fast.ryder
fast.ryder
Aprendiz de guitarra

Post Count : 40
Idade : 42
Localização : Porto
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Slider56 Seg Dez 19 2011, 11:33

Fura esse gajo com uma broca de 2 milímetros e com cuidado.Assim que a cabeça do parafuso for à vida já dá para tirares a pega do carrilhão e depois é trabalho de alicate universal,Faz isso com calma...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Convidad Seg Dez 19 2011, 11:45

Concordo com o Slider56.
Tem mesmo muita calma com isso e cuidado para não moeres a rosca (não forces nada) ou vai-te o tuner à vida.
Eu aproveitava já agora e substituía os parafusos todos não vá outro partir. Os parafusos das squiers as vezes não são de aço. Os que seguram a bridge até costumam ser de latão. Substituia esses também. São os três que seguram a plate.

Boa sorte
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Parafuso encravado e moído num tuner Empty Re: Parafuso encravado e moído num tuner

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos