Glossário
+13
Afonso
JIPI
Knuxus
SergioPt
jota jota
kicos
Joker
Kaz
slasheduff
Naré Cardoso
DsK_art
Painkiller
Jeanxito
17 participantes
Página 5 de 6
Página 5 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Glossário
pessoal, já agora, para que é que serve um pickguard? como o nome indica, será para proteger o corpo da guitarra dos embates da palheta?
Re: Glossário
Basicamente é isso! Mas também para fixar os pickups e servir de tampa protectora dos circuitos electrónicos da guitarra!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
Ruben escreveu:E como é que eu sei quando é que entro a tocar?
Se for uma musica conhecida, sabes bem a parte onde começas a tocar, basta ouvires a musica original. Agora se for uma musica, por exemplo em Am tens que improvisar na escala de Am e inventares tu a musica e o solo da musica. Ai podes dar asas à tua imaginação!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
jota jota escreveu:Ruben escreveu:E como é que eu sei quando é que entro a tocar?
Se for uma musica conhecida, sabes bem a parte onde começas a tocar, basta ouvires a musica original. Agora se for uma musica, por exemplo em Am tens que improvisar na escala de Am e inventares tu a musica e o solo da musica. Ai podes dar asas à tua imaginação!
O que eu estava a tocar era Come As You Are dos Nirvana, ou seja, começo a tocar no mesmo momento em que na música original começam a cantar?
Convidad- Convidado
Re: Glossário
Podes começar logo desde o inicio!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
jota jota escreveu:Podes começar logo desde o inicio!
Ya, eu falei começar a tocar desde que eles começam a cantar porque eu normalmente não toca a introdução (excepto o Borrow dos Silence 4).
Convidad- Convidado
Re: Glossário
é como se tu fosses o guitarrista da banda. Entras quando tens de entrar e não tocas quando não tens de tocar.
no meu canal do youtube, que tá na minha assinatura, a cover da stairway to heaven é feita com uma backingtrack.
no meu canal do youtube, que tá na minha assinatura, a cover da stairway to heaven é feita com uma backingtrack.
Re: Glossário
kicos escreveu:é como se tu fosses o guitarrista da banda. Entras quando tens de entrar e não tocas quando não tens de tocar.
no meu canal do youtube, que tá na minha assinatura, a cover da stairway to heaven é feita com uma backingtrack.
Pois já tinha visto e bem me parecia que não era mesmo a música
Convidad- Convidado
Re: Glossário
Acho que tem a ver com a medida e altura... penso que te dão mais sustain! (não tenho a certeza)
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
São trastos mais altos k os outros, não afectam grande coisa o som, só afectam o conforto do braço.
SergioPt- Guitar Legend
- Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008
Re: Glossário
os jumbo sao muito largos entre espaçamento, fazem de solos a partir do 12 traste mais faceis de acertar em grandes velocidades
Re: Glossário
Por: PauloA
Boas Pessoal.
Gostaria de sugerir a criação de um Dicionário de termos Musicais, isto porque muitas vezes lemos palavras nos textos e ficamos sem saber o seu significado.
Tipo o significado de:
Inglês "Arpeggios" = Português "Harpejo"
Um
harpejo (português europeu) (do italiano «arpeggio», isto é, «à maneira
de harpa») é a execução sucessiva das notas de um acorde. Enquanto que
num acorde as notas são tocadas simultaneamente, no arpejo essas mesmas
notas são tocadas uma a uma.
Notação de um acorde em harpejo
O Harpejo pode ser simples ou composto:
Simples: Tocam-se apenas as três últimas notas do acorde
Composto: Tocam-se todas as notas do acorde!
Nota: esta tradução de significado não é minha pois não tenho conhecimentos para isso foi tirada da: Wikipédia.
Mas basicamente é isto, seria interessante ter um dicionário para estes termos.
Gostaria de saber a opinião de todos e de contar com a ajuda dos mais sabios para a sua criação.
Cumprimentos a Todos
Decidi apagar o Tópico original e mover a informação para aqui porque nao fazia sentido haver um topico aberto com um Glossário proprio para esta tematica!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
concordo
Kaz- ADMINISTRADOR
- Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008
Re: Glossário
JotaJota
JIPI- Guitar Hero
- Post Count : 1128
Idade : 27
Localização : Estarreja
Guitarra : Stagg G300
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/05/2009
Re: Glossário
Tanks pessoal!!
jota jota- Moderador
- Post Count : 2192
Idade : 34
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009
Re: Glossário
Isto está escrito muito em "conversa de povo" assim sloppy, mas também dá para quem inicia aprender com poucos termos técnicos. Não sei se está tudo certo, mas dá para ter uma ideia. Foi feito com base nos efeitos que tenho no Peavey Vypyr 30.
Também tem uns conceitos para quem não souber.
Se houver algo de errado avisem, sff
Fui eu e o FreD que fizemos e o cisco deu uma ajuda.
Stompbox Effects – Emulações de pedais incorporados no amp.
Tube Scrm – Distorção típica com um pouco de mid boost. Fica melhor com pouca distorção no canal do amp e média distorção no efeito/pedal. Som mais grave. Imitação do pedal Tube Screamer da Ibanez.
Analog Phaser – Faz o efeito de uma coluna a andar à volta e a rodar sobre si própria.
MOG – Imita um pedal de oitavas acima e abaixo. Procura as oitavas acima e abaixo da nota.
Analog Flanger – Usado muito por Paul Gilbert, é um efeito de modelação. Faz o som como o de um avião ou de uma montanha russa, para cima e para baixo.
Auto Wha-Wha – Após programar o tipo de onda e o tempo, mistura o som sob a forma de ondas wha
Ring Modulator – Efeito mais usado para diversão. Ondas de som que se combinam e tocam em diferentes frequências.
Squeeze – Compressor permite controlar o output level (som estilo “hummm” que sai do amp). Dá sustain.
BC Chorus – Simula várias guitarras a tocar ao mesmo tempo.
Fuzz – Som popular nos anos 60 e 70, muito utilizado por Hendrix. Som vazio e oco, muito metálico/agudo, muito distorcido.
X Boost – Clean boost para dar um tone mais quente, como Santana.
XR Wild – Pedal super hot overdrive, bom para crunch tones (tones muito mastigados) semelhante ao Tube Scrm
Bypass – Num sistema de guitarra -> pedal -> amp, se se desligar o pedal e este tiver bypass elimina o ruído, não influencia na ligação, como se só fosse guitarra -> amp, poderá não ser é true bypass e o som influenciar.
Amp Effects – Emulaçõesde outros amps (disponíveis em clean e em distortion)
DZL – Distortion:High gain único. Bom para metal pesado. Em clean, é um clean mais pesado, com tendência a ficar mais sujo.
K-Stein – Distorção mais fluida com tendência para metal
Rec – Igual a K-Stein, mas com menos gain.
6505 – Melhor distorção, mais pesada.
JSX – Criado pela Peavey e Satriani. Explora equalizadores e tipos de gain.
XXX – Explora high, mid e lows. Parecido com crunch.
Classic – Muito usado em blues e country, é um som mais clean.
B-Kat – Em clean dá um som rock distortion moderno com um tone único. Em distortion fica um som mais quente e redondo.
Brit – British Rock Tone. Clean rasgado e pesado [a imitar Vox AC30]
Plxi – Em clean é classic rock, em distortion tem um tone mais modelador e mais gain. [a imitar Marshall Plexi]
Dlx – Som mais vintage, antigo. Em clean tem mid. Em distortion tem mais stack, é mais hot rodded (quente e redondo). [a imitar Fender Deluxe]
Twn – É clean, muito suave e limpo. Standard de clean. Em distortion fica um hot rod da Fender com mais gain e reverb. [a imitar Fender Twin Reverb]
Efeitos – Efeitos característicos do amp.
Tremolo – Vai parando e reiniciando o som, alterando as ondas emitidas.
Chorus – Igual ao RC Chorus mas com mais tempo de Delay
Env Filter – Parecido com Wah-Wah.
Slap Back – Repetição rápida da nota, como se batesse e voltasse.
Flanger – Igual ao analog flanger mas com som menos analógico.
Looper – Gravar 30 seg de uma parte e em seguida gravar outra parte por cima. Apenas está disponível com o Sanpera II
Pitch Shifter – Mudança de nota, de uma para a outra.
Reverse – Quando se toca algo, o amp toca ao contrário
Phaser – Igual ao analog phaser, mas com som menos analógico.
Octaver – Procura as oitavas abaixo da nota.
Bypass –
Rotary Spkr – Coluna que gira em torno de si mesma.
Também tem uns conceitos para quem não souber.
Se houver algo de errado avisem, sff
Fui eu e o FreD que fizemos e o cisco deu uma ajuda.
Stompbox Effects – Emulações de pedais incorporados no amp.
Tube Scrm – Distorção típica com um pouco de mid boost. Fica melhor com pouca distorção no canal do amp e média distorção no efeito/pedal. Som mais grave. Imitação do pedal Tube Screamer da Ibanez.
Analog Phaser – Faz o efeito de uma coluna a andar à volta e a rodar sobre si própria.
MOG – Imita um pedal de oitavas acima e abaixo. Procura as oitavas acima e abaixo da nota.
Analog Flanger – Usado muito por Paul Gilbert, é um efeito de modelação. Faz o som como o de um avião ou de uma montanha russa, para cima e para baixo.
Auto Wha-Wha – Após programar o tipo de onda e o tempo, mistura o som sob a forma de ondas wha
Ring Modulator – Efeito mais usado para diversão. Ondas de som que se combinam e tocam em diferentes frequências.
Squeeze – Compressor permite controlar o output level (som estilo “hummm” que sai do amp). Dá sustain.
BC Chorus – Simula várias guitarras a tocar ao mesmo tempo.
Fuzz – Som popular nos anos 60 e 70, muito utilizado por Hendrix. Som vazio e oco, muito metálico/agudo, muito distorcido.
X Boost – Clean boost para dar um tone mais quente, como Santana.
XR Wild – Pedal super hot overdrive, bom para crunch tones (tones muito mastigados) semelhante ao Tube Scrm
Bypass – Num sistema de guitarra -> pedal -> amp, se se desligar o pedal e este tiver bypass elimina o ruído, não influencia na ligação, como se só fosse guitarra -> amp, poderá não ser é true bypass e o som influenciar.
Amp Effects – Emulaçõesde outros amps (disponíveis em clean e em distortion)
DZL – Distortion:High gain único. Bom para metal pesado. Em clean, é um clean mais pesado, com tendência a ficar mais sujo.
K-Stein – Distorção mais fluida com tendência para metal
Rec – Igual a K-Stein, mas com menos gain.
6505 – Melhor distorção, mais pesada.
JSX – Criado pela Peavey e Satriani. Explora equalizadores e tipos de gain.
XXX – Explora high, mid e lows. Parecido com crunch.
Classic – Muito usado em blues e country, é um som mais clean.
B-Kat – Em clean dá um som rock distortion moderno com um tone único. Em distortion fica um som mais quente e redondo.
Brit – British Rock Tone. Clean rasgado e pesado [a imitar Vox AC30]
Plxi – Em clean é classic rock, em distortion tem um tone mais modelador e mais gain. [a imitar Marshall Plexi]
Dlx – Som mais vintage, antigo. Em clean tem mid. Em distortion tem mais stack, é mais hot rodded (quente e redondo). [a imitar Fender Deluxe]
Twn – É clean, muito suave e limpo. Standard de clean. Em distortion fica um hot rod da Fender com mais gain e reverb. [a imitar Fender Twin Reverb]
Efeitos – Efeitos característicos do amp.
Tremolo – Vai parando e reiniciando o som, alterando as ondas emitidas.
Chorus – Igual ao RC Chorus mas com mais tempo de Delay
Env Filter – Parecido com Wah-Wah.
Slap Back – Repetição rápida da nota, como se batesse e voltasse.
Flanger – Igual ao analog flanger mas com som menos analógico.
Looper – Gravar 30 seg de uma parte e em seguida gravar outra parte por cima. Apenas está disponível com o Sanpera II
Pitch Shifter – Mudança de nota, de uma para a outra.
Reverse – Quando se toca algo, o amp toca ao contrário
Phaser – Igual ao analog phaser, mas com som menos analógico.
Octaver – Procura as oitavas abaixo da nota.
Bypass –
Rotary Spkr – Coluna que gira em torno de si mesma.
Última edição por Ribeiro em Qui Abr 15 2010, 05:14, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Glossário
pessoal loop e looper é a mesma coisa?
Afonso- Aprendiz de guitarra
- Post Count : 85
Idade : 30
Localização : Porto, Paredes
Guitarra : classica hand-made/cort x-6
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/12/2009
Re: Glossário
Depende muito do contexto, mas segundo o que me estas a apresentar (e friso, depende do contexto), o Loop é o som em si que é repetido, uma sample se assim lhe quiseres chamar, um looper, é um musico (ou outra coisa qualquer) que utiliza os ditos Loops.
Pedreda- Guitarrista de fim-de-semana
- Post Count : 106
Idade : 27
Localização : Porto
Guitarra : Stagg Surfstar Cherry / Dean Vendetta XMT
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 09/06/2010
Re: Glossário
Alguem pode dar uma explicaçao sobre escalas?
É obrigatorio saber para improvisar e iso?
É obrigatorio saber para improvisar e iso?
Convidad- Convidado
Página 5 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Página 5 de 6
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|