ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

duvida em escala

Ir para baixo

duvida em escala Empty duvida em escala

Mensagem por Convidad Sex Jun 24 2011, 14:26

boas pessoal, tenho andado a começar a estudar teoria (sou novo nisto xDD) e ja sei a escala cromatica e os intervalos, estas cenas mais basicas. so que o meu problema e a minha duvida é mesmo, quando é q eu mudo para a corda de baixo? ao fim de quantos semi tons? isto é q nao consigo perceber :s

ajudem ai guitarristas x)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvida em escala Empty Re: duvida em escala

Mensagem por Convidad Sex Jun 24 2011, 17:27

normalmente, faz se um padrão de 3 notas por corda.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

duvida em escala Empty Re: duvida em escala

Mensagem por pedrocanel Sex Jul 15 2011, 10:51

Olá Rafael,

não há padrões de qualquer tipo em instrumento algum. Apenas por uma questão de mais fácil mecanização de movimento se repetem esses padrões e se arranjam dedilhações mais fáceis para uma escala que, como sabes, podem ser repetidas enarmonicamente (com a mesma altura de som) numa série de pontos diferentes da guitarra.

Os intervalos, como sabes, têm muitas denominações,as 2as, 3as, 6as e 7as são maiores e menores, as quartas e as quintas são perfeitas, aumentadas ou diminutas e depois dentro disto ainda há um chorrilho de denominações que são usados de forma diferente em diferentes tipos de musica. Deves de os conhecer para perceber do que estão a falar.

Quanto às escalas,a construção é simples, por exemplo para a escala maior...arranjas uma nota qualquer e sobes 1 tom,1 tom, 1/2 tom, 1 tom, 1 tom, 1 tom, 1/2 tom e chegas à oitavava. EM Dó :

Do Re Mi Fa SOl La Si (DO)

Para outras escalas vais pelo ciclo ou ordem dos sustenidos (de 5ª em 5ª FA DO SOL RE LA MI SI) ou dos bemois de quarta em quarta(SI MI LA RE SOL DO FA (inverso dos sustenidos). Por exemplo, a tonalidade vizinha de Dó Maior é Sol Maior que tem um Sustenido... Fá#

Assim fica

Sol La SI Do Re Mi Fa# (Sol)

O mesmo serve para os bemois. A escala menor provém do sexto grau da escala maior (também conhecido por modo Aeolio hoje em dia) sendo que a Harmónica menor tem a mesma contrução do menor com o 7º grau subido meio tom e o Melódico menor é o menor com o 6º e 7º grau subidos na forma ascendente e igual ao menor na forma descendente. É uma escala biforme.

Espero ter sido de ajuda.

Abraço,

Canela
pedrocanel
pedrocanel
Aprendiz de guitarra

Post Count : 71
Idade : 48
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez JEM 77 BFP, Gibson Les Paul Supreme Desert Burst, Gibson Les Paul Supreme (made in China) C/Gibson PU's, Yamaha RT, Ibanez RG550T c/ Fernandez SUstainer, Alhambra 11C, Admira Juanita, Maison Electro-acustica, Maison Elétrica, Vintage V1oo Lemon Drop, Vintage V100 Cherry Sunburts
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2011

http://www.josecanela.com

Ir para o topo Ir para baixo

duvida em escala Empty Re: duvida em escala

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos