ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

PROBLEMA na capa do pickup do neck

4 participantes

Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 11:11

Boas, como já vos tinha falado, há uns meses atrás ouvia um buzz em algumas cordas e pensei que fosse da bridge, uma vez que de vez em quando fazia esse buzz e outras vezes não. (está aqui esse tópico https://guitarradas.forumeiros.com/t5544-ruido-buzz-nas-cordas-da-les-paul?highlight=buzz)

Hoje fui tocar, e notei que o barulho já não estava na corda Sol, mas sim na corda Lá e mais intenso. O barulho até parecia um wha-wha ou uma coisa do género.
ATENÇÃO: fui mostrar o barulho ao meu pai com a guitarra na horizontal (deitada) e não fez qualquer barulho! Quando virei a guitarra ( na posição normal quando se toca sentado) já fazia.

Como em Dezembro (altura em que comprei a guitarra), eu tinha retirado aquele plástico da capa dos pickups (que na altura só tirei na parte de cima, apesar de ter ficado algum plástico na parte de lado e lá mais para o fundo), hoje, pensei que esse barulho não fosse nem fret buzz, nem da bridge.

Como ao vibrar as cordas praticamente toda a guitarra vibra, pensei que esse plástico que tivesse a envolver a capa dos pickups (lá para o fundo) vibrasse e fizesse esse barulho.

Então, burro como eu sou, tirei estes parafusinhos (do pickup do neck) na tentativa de tirar a tal capa e remover o plástico envolvente!
PROBLEMA na capa do pickup do neck Pickup1

Saiu uma cera branca quando tirava os parafusos.

Quando os removi a todos, eu e o meu pai tentámos retira a capa, mas não saía! Tirei um pedacinho de plástico de lado que ainda estava lá, mas não consegui ir mais fundo.

Então ele disse-me que se calhar eu tinha feito porcaria e aqueles parafusos não eram para tirar!

Voltámos a colocar os parafusos, e quarta-feira vou à LiveMusic (loja de instrumentos musicais) para tentar mudar as cordas e perguntar o que é que se passa!

Até lá queria a vosso opinião, realçando que depois de ter colocado os parafusos, notei que a capa do pickup do neck está muito para baixo e mexe-se para o lado (já se mexia quando comprei a guitarra) quando lhe toco.

É normal? Preciso de fazer algum setup? O barulho pode mesmo ser do tal plástico?

Deixo aqui algumas fotos.

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230021v

Neste não lhe mexi, mas é só para verem a altura do pickup em relação ao outro. Desculpem lá a focagem, mas tirei a foto muito à pressa e não reparei.
PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230022g

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230024

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230026t

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230023

Aqui têm uma foto que encontrei na net, só para fazerem a comparação entre a altura do pickup.

PROBLEMA na capa do pickup do neck 002

Obrigado Wink

Cumpz.
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por Slider56 Sáb Abr 23 2011, 11:50

Algumas guitarras desse tipo até costumam ter dois parafusos do lado de cima para manterem os pickups direitos em relação ao alinhamento das cordas,o que não é o caso.Experimenta pisar as cordas no último traste e vê se as cordas ao vibrarem tocam na armadura do pickup.se isso acontecer,a armadura terá de ser ligeiramente desbastada por baixo,mas com muito cuidado!!!

A altura do pickup da escala está muito baixa e desnivelada;arranja um bocado de esponja e mete por debaixo a ver se consegues nivelar isso.


depois conta como foi,ok? Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 12:06

As cordas não tocam na capa do pickup, se a altura do pickup está tão baixa, claro que não toca. Nem no pickup da ponte.

Mas para meter uma esponja, como é que faço isso? tenho de desaparafusar isto tudo, e ainda posso fazer algo de errado...

Mas a altura estar baixa e o pickup desnivelado interfere em alguma coisa com o som ou a qualidade?
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 12:18

Está aqui uma foto da guitarra (foto tirada ontem) antes de eu lhe mexer! Ou seja a guitarra já veio assim de origem.

PROBLEMA na capa do pickup do neck Dsc00287dc
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por flipex Sáb Abr 23 2011, 12:48

Mas a altura estar baixa e o pickup desnivelado interfere em alguma coisa com o som ou a qualidade?

Interfere, pois. Com o pickup mais baixo tens menos ataque e mais sustain, com o pickup mais para cima tens mais ataque e menos sustain.

Um coisa que me faz confusão é a "qualidade de som"... Se alguém conseguir distinguir qualidade de som entre duas guitarras sem ser subjectivo (porque a qualidade de som não é subjectiva), digam-me como se faz.
avatar
flipex
Guitarrista viciado

Post Count : 787
Idade : 34
Localização : .
Guitarra : .
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por boavida Sáb Abr 23 2011, 12:51

Os parafusos nitidamente não são para tirar, porque não são esses parafusos que seguram a capa aos pickups, mas sim uma solda que está na base do pickup. Acho que só quando tiveres o pu bem colocado é que vais perceber se "desregulaste" alguma coisa ou não com essa aventura de tirar os parafusos. Em todo o caso esse neck pickup está demasiado baixo. Tens que apertar esses dois parafusos que se encontram a meio do plástico para o subir um bocado, isto é, se eles estiverem a segurar o pickup caso contrário, vais ter que tirar o plástico que suporta o pu para conseguires aparafusar o pu ao plástico e consequentemente poder ajustar a altura do mesmo e parece-me que poderá ser este o caso e daí ele mexer-se e possivelmente fazer ruído por causa disso.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por Convidad Sáb Abr 23 2011, 16:19

LFO666,

Se a guitarra veio assim nesse estado devias ter devolvido. Compras-te numa loja ou encomendas-te na Web?

Bom, isso pode reparar-se se estivesses em Lisboa eu fazia-te isso.

Pelas fotos acho que o pickup está solto ou então foi mal instalado e tens alguma peça partida ou dobrada por isso tens ruidos parasitas provocados por peças que vibram com o som da guitarra.

Não faz mal ter tirado os parafusos mas era de evitar, o que pode acontecer no futuro é ficares com mais ruidos pois a cera que saiu serve precisamente para selar o pickup e evitar vibrações.

Aqui tens o esquema de um pickup:
PROBLEMA na capa do pickup do neck Humbucker11

Aconselho-te a it à loja reclamar mas se quiseres vê este vídeo que ensina a trocar pickups, aqui o Seymour Duncan explica bem como deves montar os pictups numa Les Paul.



Boa sorte.

Relativamente à "qualidade do som" e ao comentário do Flipex para mim o som tem qualidade quando temos à saida do instrumento o som esperado sem ruido e isso é mensuravel. Agora se o som nos agrada ou não isso é outra coisa.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 16:28

Muito Obrigado @boavida

Ajudas-te imenso!!

Fiz isso que tu disses-te, apertei os parafusos e já regulei o pickup.

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230027

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230028

PROBLEMA na capa do pickup do neck P4230030s

Mas ainda ouço aquele barulho, dou um toquexinho no pickup e deixo de ouvir, deve ser mesmo lá de baixo do pickup alguma coisa está a vibrar. E o pickup ainda mexe quando lhe toco (sempre se mexeu). Não é normal, ou é?

Quando voltei a apertar aqueles parafusos da capa do pickup, houve um ou dois parafusos que parece que não ficaram muito apertados, mas já estão bem "enterrados". Há a possibilidade de esses parafusos não estarem devidamente encaixados no plástico que suporto os pu?

Obrigado mais uma vez, pela paciência!
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 16:33

@livekaos

Obrigado desde já pela resposta. Comprei a guitarra na Mr. Jack guitars. Epá na altura, eu não percebia ( e ainda não percebo muito) de humbuckers, setups, acção das cordas, etc...E experimentei a guitarra na loja (já andava de olho nela), gostei e comprei.

O Luís da Mr Jack guitars, também não me disse nada em relação à guitarra.

Ainda fiz um investimento grande com a Tokai (motivo para não ter comprado uma Gibson) pois muitas pessoas me disseram muito bem delas!

Achas que devo ir lá e explicar o problema? Se houver algum problema de origem eles trocam a guitarra ou arranjam? Vale a pena ir a esta loja aqui no algarve, ou esperar e ir a Lisboa resolver o problema (visto que foi lá que adquiri o instrumento)?

Obrigado!
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por Convidad Sáb Abr 23 2011, 16:39

É estranho isso ter acontecido nessa guitarra e no Mr Jacks pois tenho boa impressão deles.
Agora que já andaste a mexer o melhor mesmo é esperares até vires a Lisboa, quanto menos mexeres nisso melhor.
Tens a guitarra à quanto tempo?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Sáb Abr 23 2011, 16:47

Desde Dezembro de 2011.
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por Convidad Sáb Abr 23 2011, 17:10

Então vai à loja Mr Jack por causa da garantia.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por LFO666 Dom Abr 24 2011, 05:01

Enviei um mail para o Luís, a explicar o sucedido.

Ele já me respondeu:

Ui..granda confusão.

Esses para parafusos não sao para mexer, são os polos dos pickups que captam a vibração das cordas. Não tem nada a ver com a capa do pickup.
Essa está soldada e so se tira com um ferro de soldar.

A esta altura do campeonato tens que que voltar a ajustar os polos do pickups...nesse caso parece-me que tens que os desaparafusar porque, parece-me, que estão muito dentro da capa.

Os 2 parafusos de lado servem para ajustar a altura do pickup as cordas...e têm uma mola de cada lado para fazer pressão.

Bem...à distancia é dificil de fazer um diagnostico preciso dos “danos”, mas parece-me que um setup resolve a coisa, desde que expliques a quem o fizer o que se passou.

Abraço,

Luis Tiago

Bem, é isso que vou fazer. Se alguma peça esteja danificada de origem, ou algo mal aparafusado ou colocado, irei à Mr Jack Guitars (quando puder).

Obrigado Wink
LFO666
LFO666
Guitarrista dedicado

Post Count : 566
Idade : 29
Localização : Faro
Guitarra : Tokai Love Rock LS160 VF
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/08/2010

https://www.youtube.com/user/LFO666

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por boavida Dom Abr 24 2011, 05:30

Os parafusos estão bem encaixados, porque senão não terias conseguido subir o pickup. Ele ainda dá para subir mais, agora tens que ver se a nível de volume os dois pu's estão nivelados e regulas os mesmos segundo aquilo que queres. Quanto aos ruídos não te consigo ajudar, acho que ainda não percebi bem que tipo de ruído é que poderá ser e também quanto ao facto dos pickups mexerem-se só vendo se mexem muito ou pouco, porque de certa forma da forma como estão presos pelos parafusos, é normal que se lhes tocares eles se possam mexer ligeiramente.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

PROBLEMA na capa do pickup do neck Empty Re: PROBLEMA na capa do pickup do neck

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos