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criação de solos

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Mensagem por slasheduff Qui Abr 23 2009, 18:19

axo k tds nos leads temos de saber compor solos, bem mas sinceramente axo k sou uma treta xD

keria saber se me podiam dar alguns conselhos para compor solos tipo slash
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Mensagem por zeps68 Sex Abr 24 2009, 02:31

olha eu procuro seguir o que a musica pede, a letra a melodia a bridge, se for preciso nem leva um solo leva um riff e ponho um delay a repetir o riff acho que o importante é seguir o que a musica pede!
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Mensagem por Kaz Sex Abr 24 2009, 05:36

subscrevo.

fechar os olhinhos e pensar muito bem na direcção que a musica te leva. e é esse trajecto que tens que seguir. nem que tenhas que cantarolar para ti uma melodia. e depois a tentes sacar na guitarra.
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Mensagem por Convidad Sex Abr 24 2009, 12:37

Alem do que disseram a cima...

Aprender escalas e teoria (talvez ja saibas algumas) tambem e importante
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Mensagem por jota jota Sex Abr 24 2009, 13:37

basicamente, na minha criaçao de solos para as musicas da minha banda, o improviso é quem reina, mas sempre dentro da escala e das notas da musica. se a coisa sair bem, entao "guardo" o solo e faço-o sempre naquela musica!
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Mensagem por Machado Sáb Abr 25 2009, 04:12

zeps68 escreveu:olha eu procuro seguir o que a musica pede, a letra a melodia a bridge, se for preciso nem leva um solo leva um riff e ponho um delay a repetir o riff acho que o importante é seguir o que a musica pede!
Apoiado! Nem toda a música é grande só por causa de um solo!
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Mensagem por Convidad Sáb maio 23 2009, 11:44

eu sigo a musica! deixo a emoção me levar! de acordo com a melodia e o ritmo da musica, eu vou traçando meu solo!
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Mensagem por Painkiller Sáb maio 23 2009, 11:57

O que também te pode ajudar nos solos é saberes técnicas (escalas) de improvisacão como disse o Paivinha, tipo escalas pentatónicas e assim, que te vão ajudar bastante em improviso e também na composicão de solos. Também é importante estares no tempo, que é um dos erros que cometia nas primeiras aulas, nos primeiros improvisos com o meu stor de música, ele tocava uns acordes de blues ou assim, e eu ia mais para o estilo de Rock, tudo muito rápido e assim. Mas agora já estou melhor nesse aspecto, o que melhora bastante o solo. Laughing


Última edição por Percheiro em Sáb maio 23 2009, 12:48, editado 2 vez(es)
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Mensagem por Rod Sáb maio 23 2009, 12:14

no que toca a criaçao de solos eu nao acho dificl pq nao sei explicar mas quando tenho que fazer algum ele aparece do nada na minha cabeça,o problema e que eu nao tenho habilidade suficiente pra por em pratica o q esta na minha cabeça nem nunca os chego a apontar xD


pra solos tipo slash tens q aprender a pentatonica menor senao me engano...pelo sim pelo nao aprende as duas (maior e menor),usa muitos hammer ons e pull ofs e legatos com fartura,acima de tudo procura fazer frases melódicas e usa tambem o vibrato,(com o dedo nao com a whammy bar).acho que é tudo.

espero ter ajudado Wink
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Mensagem por Convidad Sáb maio 23 2009, 13:59

o melhor que tens a fazer é (como muitos ja disseram) seguir o teu instinto e deixares-te levar pela musica... se ja tiveres algum andamento e pratica com escalas, ja vai sair alguma coisa... o ideal também é gravares o solo, mesmo que seja com um telemovel ou cena do genero, so mesmo para ficares com ele registado... para depois mais tarde o recordares e voltares a fazer... com a pratica esse solo fica-te nos dedos e facilmente o passas para papel...

para solos de slash é basicamente o que ja disseram... escala pentatonica (maior e menor) e também a escala natural (mais a maior, a menos nao tanto) e pentatonica menor de blues também da muito jeito....
depois é muito vibrato (q.b.) ligatos e muito treino.... em partes mais rapidas um pedal de wah também da jeito.... mas nao em excesso (tipo kirk hamment)..... uma cena leve

Abraço e boas guitarradas
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Mensagem por Convidad Ter Jun 16 2009, 09:16

uma coisa muito util também é saberes onde se encontram as notas da escxala que estas a utilizar se encontram no braço... para puderes fazer a escala em varios sitios do braço e assim teres um solo com uma maior amplitude de sons...
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Mensagem por Convidad Qui Set 17 2009, 10:38

Tem que aprender Escala e encaixar na melhor maneira possivel dentro da musica. No meu caso penso 1º no que eu poderia colocar e faço o ritmo com a boca depois transfiro para a guitarra, e dá certo.
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Mensagem por Convidad Sáb Set 19 2009, 16:39

Para serem solos tipo Slash ou Jimmy Page basta improvisares com a escala pentatónica que é das mais fáceis. Foi a primeira coisa que eu aprendi a tocar na guitarra criação de solos 373466
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Mensagem por slasheduff Sáb Set 19 2009, 17:14

olhem eu hoje tava a improvisar com a pentatonica e tava a sair muito fixe,como improv, mas kuando tentei compor um solo e epa, nao consegui,

EDIT: se calhar e porke nao ouvi a musica para me indicar a direcçao? (Expressao)
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Mensagem por kicos Sáb Set 19 2009, 17:21

isso tambem me acontece slashduff, tar a improvisar e depois querer compor um solo para guardar e sair mal..
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Mensagem por Duarte_Costa Sáb Set 19 2009, 17:34

se lerem o livro do slash vao ver que quase todas as musicas sairam com improviso....
por exemplo a "paradise city", o slash mandou um improviso e o axl disse "take me down to the paradise city" e o slash completou "where the grass is green and the girls are pretty" e a partir disso nasceu esta grande musica
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Mensagem por slasheduff Sáb Set 19 2009, 17:47

Duarte_Costa escreveu:se lerem o livro do slash vao ver que quase todas as musicas sairam com improviso....
por exemplo a "paradise city", o slash mandou um improviso e o axl disse "take me down to the paradise city" e o slash completou "where the grass is green and the girls are pretty" e a partir disso nasceu esta grande musica

por acaso o slash disse "where the girls are fat and have very big titties" ...xD
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Mensagem por Duarte_Costa Sáb Set 19 2009, 17:47

yah depois composeram lol
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Mensagem por Kaz Dom Set 20 2009, 16:44

pá um solo nao pode ser so andar pela escala. voces têm que ter uma ideia, uma linha condutora.

quando mais nao seja tentar contar uma historia. começar devagar, começar suave, entrar a partir tudo, o que for
mas isso é a musica que vos trasmite de algum modo.

dizia o slash que quando foi para gravar o solo da sweet child of mine, que ele ja o tinha na cabeça há semanas. andava a pensar nele, e quando chegou à altura saiu naturalmente, pk achava que era o ideal para a musica.
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Mensagem por Convidad Dom Set 20 2009, 17:19

nem mais kaz... e quanto a ao saolo do sweet child é muito dificil construir um solo para substituir o original... nao da para fujir daquilo, tens aquela linha na musica que te leva para detrminada sonoridade no solo e ou obtens essa sonoridade que a musica pede ou entao equece...

quanto ao problema de vos sair um improv fixe e depois tentarem compor um solo a volta disso, o idela é gravar tudo o que fazem na guitarra.... depois se vos sair alguma coisa, solo ou algum riff fixe, vejam a gravaçao e ponham o vosso ouvido a trabalhar.... ouçam vezes sem conta até terem o que improvisaram... se possivel gravem novamente so esse riff e passem para papel para uma futura musica... é o melhor que se tem a fazer

abraço
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Mensagem por Convidad Sáb Dez 19 2009, 07:21

O que a grande maioria faz para compor um solo, é colocar a secção ritmica em loop (se estiver gravado), ou pedir que toquem, enquanto o solista improvisa.
No improviso, saber escalas, modos, pentatonicas, whatever, não vos vai fazer solar melhor ou pior, são apenas ferramentas que vos mostram o que podem "pisar". A composição depende exclusivamente do vosso ouvido interior e da vossa capacidade criativa.
Contudo, uma boa ideia é enquanto o riff está a rodar, cantarolarem o solo que está na vossa cabeça e transporem-no para a guitarra.

Tenho aqui um bom exemplo a partir dos 2 minutos se não quiserem ver o vídeo todo.


O solo parece complicado, mas é até bastante simples. Basicamente comecei uma linha melódica em lídio no 7 traste, arrasto a mesma linha para 1 oitava acima, faço um pequeno ritmo mantendo-me no mesmo modo, volto para a oitava inicial no 7 traste. Faço um lick, que vos faz lembrar um pouco a digitação da pentatonica que todos conhecem, mas é semelhante à estrutura do modo em questão e para finalizar o tapping também no mesmo modo.
O que há principalmente a reter de todo o solo é a linha melódica inicial e na oitava, que fica no ouvido. O resto são adereços para florear um pouco o solo.
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Mensagem por Convidad Sáb Jan 09 2010, 07:44

devemos sempre seguir uma escala ou podemos simplesmente improvisar e se soar bem, fica dessa forma? Eu quando trabalho em alguns sons, para os solos não sigo escala nenhuma, improviso e vejo se soa bem. Não sei se é a melhor forma de compor :s
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Mensagem por Convidad Sáb Jan 16 2010, 07:53

tipo, saberes uma escala ajuda para saber que notas podes tocar enquanto estás a improvisar ou a criar o solo, é claro que podes compor sem saber nenhuma escala, mas se o solo soar bem vais estar a seguir uma, mesmo sem querer
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Mensagem por Convidad Sáb Jan 16 2010, 07:54

Joao Silva escreveu:tipo, saberes uma escala ajuda para saber que notas podes tocar enquanto estás a improvisar ou a criar o solo, é claro que podes compor sem saber nenhuma escala, mas se o solo soar bem vais estar a seguir uma, mesmo sem querer
tens razão.
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Mensagem por Joker Sáb Jan 16 2010, 08:41

eu penso que o primeiro solo, para sair alguma cena de jeito nao e muito facil, mas eu pelo menos aconselho (atenção tambem nao sou um pro dos solos) a saberes umas escalas, e criares o solo depois da musica ja estar encaminhada, e secalhar ate a musicas em que nao precisas de solo... mas essencialmente aprende escalas consoante o estilo que tocas e cria o solo depois do resto da musica...

espero que ajude
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