ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para inspecionar uma fender!

+2
Slider56
Bugs
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sex Mar 04 2011, 13:26

Pessoal, ando com "ganas" autenticas de adquirir uma fender strat(pah, quero imitar o mark knopfler eheh ) e surgiu me um negocio mirabolante.Uma vez que reparei que as vintage se pagam caro, aliás como voçes aqui no forum me avisaram, virei-me para as mais novas,e neste momento tenho marcado de ir ver uma fender americana stratocaster standar(creme,que é a cor que mais gosto ainda por cima) a um preço muito bom mesmo.O que queria perguntar-vos, é a que devo olhar quando for ver a guitarra.Coisas básicas como pintura, braço/empeno, pickups, ponte de tremolo e tal, sei verificar se estão em condições, mas haverá mais alguma coisa que deva ter em atenção? respondam-me por favor, para que consiga avaliar a guitarra correctamente,a ver se faço o negocio. Smile obrigado

Agora outra questão.Acham que me posso arrepender de comprar uma fender strat(não vou negar que os 3 single e os 21trastes me fazem alguma confusão) uma vez que gosto com alguma frequencia de tocar metal e rock puxado? muito sinteticamente, será que vou sair muito prejudicado quando for sacar aquelo solo do randy rhoads ou dos metallica? tão a perceber a ideia right? Cool é porque por outro lado toda a gente me diz que as fender são muito versáteis e se toca de tudo com elas...e ia me dar um raio de uma pica tocar um blues à maneira naquela brincadeira claro(gosto muito de tocar rock, tipo eric clapton, diretraits, pinkfloyd).Por outro lado acho que as fender desvalorizam pouco, por isso se me arrependesse provavelmente não iria perder muito dinheiro se a vendesse certo?
peço desculpa por este longo post, mas sao questões que gostava de esclarecer, se alguma alma caridosa me responder, ficaria extremamente grato.
rock on people Rock
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Convidad Sex Mar 04 2011, 13:38

se tiveres fotos da bicha que vais ver o pessoal já pode dar um jeito.. quanto À versatilidade das mesmas, opah, há guitarristas metal a usarem strats... para riffs e acordes à metaleiro não digo que sejam a melhor cena, mas para solar, chega bem... e os 21 trastos são mais que suficientes... aliás nenhuma guitarra havia de ter mais de 15 trastos ! Laughing
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sex Mar 04 2011, 14:19

mais de 15 lol? isso também é exagero xD
e outra questão, billy(se souberes responder) sabes me dizer qual dos tipos de neck são mais rapidos? C ou V? e se a fretboard é melhor em maple ou em rosewood?
vou tentar por fotos
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Convidad Sex Mar 04 2011, 14:29

Isso depende do teu gosto Bugs.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sex Mar 04 2011, 14:32

so toquei em guitarrsa com fretboard em rosewood.nao faço ideia se vou gostar do maple.é assim muito diferente? quanto ao formato do neck não há um que é mais rapido que o outro?(tinha essa ideia)
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Convidad Sex Mar 04 2011, 14:34

De rosewood para maple não sentes muita diferença, eu tenho uma em RW e experimentei uma Tokai Strat em maple e não senti muita diferença.
Eu por acaso em strats e teles gosto mais de maple mas de resto, RW !
Em relação aos necks, por exemplo os da Ibanez são dos mais rápidos de todos...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Convidad Sex Mar 04 2011, 15:25

e pa, isso de maple ou pau rosa é do gosto de cada um. eu adoro braços em maple, já pensei em trocar o meu por um em maple. o maple é uma madeira mais suave ao toque, mas normalemente os braços em maple sao envernizados, o que faz com que perca sustain natural, mas nada que um compressor nao resolva.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Slider56 Sex Mar 04 2011, 16:10

Vamos lá por partes e sem preconceitos:

Uma Fender genuína,mesmo sendo uma mexicana,NUNCA desvaloriza se fôr uma guitarra decente,com boa construção,um setup bem cuidado e naturalmente,se o dono tratar dela como se fosse a melhor guitarra deste mundo,do outro e arredores.
Relativamente aos diversos formatos do braço,e para o que tu queres,aconselho-te o formato D,que não é nada mais do que um formato C mais achatado.Contudo,e como não tens muito por onde escolher,devo dizer-te que as Fender devem ser das guitarras mais confortáveis de tocar que alguma vez foram construídas,O facto da escala ser de 25 polegadas em vez das típicas 24 e 3/4 usadas nas Gibson's e similares,não provoca estranheza,e é tudo uma questão de hábito.
Se estás a pensar em usar a Fender para metal e afins,tudo bem mas tem em atenção que os singlecoils não têm nem o mesmo som nem a personalidade dos humbuckers que tens na tua Schecter;são guitarras diferentes e com personalidades diferentes.As escalas em maple,conferem às guitarras um som mais aberto,arejado (airy) muito típico dos finais dos anos '50 e até aos nossos dias.As de rosewood ou ébano,têm um som mais fechado,mais denso,que é a maioria das que vês à venda nas lojas.è tudo uma questão de gosto pessoal.
Mark Knopfler..?Também gosto,e muito!Um bom mestre a seguir...

Acho que já te disseram o que deves observar:escala,alinhamento,qualidade dos materiais,sonoridade a seco e ligada,consistência da montagem,e os pequenos defeitos que por vezes aparecem e passam despercebidos.Experimenta bem os potenciómetros e o selector de pickups a ver se tudo funciona correctamente,tira o número de série,e se puderes tira fotos do headstock (frente e trás),escala,pickguard,neck-plate,corpo (frente e trás) e mais alguma coisa que achares relevante.

depois conta como foi! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sex Mar 04 2011, 16:23

Slider56 escreveu:Vamos lá por partes e sem preconceitos:

Uma Fender genuína,mesmo sendo uma mexicana,NUNCA desvaloriza se fôr uma guitarra decente,com boa construção,um setup bem cuidado e naturalmente,se o dono tratar dela como se fosse a melhor guitarra deste mundo,do outro e arredores.
Relativamente aos diversos formatos do braço,e para o que tu queres,aconselho-te o formato D,que não é nada mais do que um formato C mais achatado.Contudo,e como não tens muito por onde escolher,devo dizer-te que as Fender devem ser das guitarras mais confortáveis de tocar que alguma vez foram construídas,O facto da escala ser de 25 polegadas em vez das típicas 24 e 3/4 usadas nas Gibson's e similares,não provoca estranheza,e é tudo uma questão de hábito.
Se estás a pensar em usar a Fender para metal e afins,tudo bem mas tem em atenção que os singlecoils não têm nem o mesmo som nem a personalidade dos humbuckers que tens na tua Schecter;são guitarras diferentes e com personalidades diferentes.As escalas em maple,conferem às guitarras um som mais aberto,arejado (airy) muito típico dos finais dos anos '50 e até aos nossos dias.As de rosewood ou ébano,têm um som mais fechado,mais denso,que é a maioria das que vês à venda nas lojas.è tudo uma questão de gosto pessoal.
Mark Knopfler..?Também gosto,e muito!Um bom mestre a seguir...

Acho que já te disseram o que deves observar:escala,alinhamento,qualidade dos materiais,sonoridade a seco e ligada,consistência da montagem,e os pequenos defeitos que por vezes aparecem e passam despercebidos.Experimenta bem os potenciómetros e o selector de pickups a ver se tudo funciona correctamente,tira o número de série,e se puderes tira fotos do headstock (frente e trás),escala,pickguard,neck-plate,corpo (frente e trás) e mais alguma coisa que achares relevante.

depois conta como foi! Very Happy
slider! obrigado pela informação e os meus parabens por teres um national style Shocked nem sabia que havia disso à venda.Realmente(e embora já tenha visto pessoal a malhar forte) sei que não vou ter o mesmo peso no metal que com hambuckers, mas sinceramente, desde que de para rasgar a solar não há problema(até porque sou guitarrista solo) pergunta parva:não da posteriormente para instalar hambucker na standard pois nao?Tambem gosto muito de tocar britrock(o meu idolo é mesmo o markknopfler) e blues e por aí fora, creio que não haverá melhor que fender para isso.depois, acho que essa situação do não desvalorizar é muito importante, pois permite-me vende-la em qualquer altura(acho que depois de a ter nunca mais na vida a largo, nem que fique parada presa a parede do quarto lol! )e não perder dinheiro, pelo que me dá ainda mais vontade de arriscar na compra.
quanto ao neck, porque me aconselhas o D?
nao sei o tipo de neck,so quando for ver a guitarra, mas acho que me vou sugeitar, mesmo se nao for o ideal para mim(habituo-me).
PS - o que é o alinhamento?(perdão na ignorancia).ja agora, como posso verificar a consistencia da construção?
obrigado
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sex Mar 04 2011, 17:14

Ajuda para inspecionar uma fender! Neck+Shape
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Slider56 Sáb Mar 05 2011, 15:05

De uma maneira geral,as Fender dos anos 70 e seguintes seguem a tendência de usarem perfis dos braços à volta do formato C e do D.
Mais tarde algumas reedições voltaram a usar o perfil Medium V e alguns modelos de produção limitada chegaram a usar o perfil em U,já que obedecia a determinadas características relativamente aos instrumentos originais,ou em último caso aos pedidos específicos dos guitarristas;isto só é possível encontrar na Custom Shop,e são consideravelmente mais caras.

A questão do alinhamento é simples de observar:verificar se o braço está direito,se não apresenta deformações,se o hardware apresenta uma montagem limpa e adequada,etc.A qualidade de construção é bem visível:é o que destingue as genuínas Fender das irmãs menores,tais como Squier's e outras variedades cujas proveniências podem ser mais ou menos duvidosas.

Olhos bem abertos e ouvidos atentos!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Sáb Mar 05 2011, 18:04

Vou estar atento concerteza! mal possa coloco aqui fotos da princezinha para voçes opinarem Smile
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lourenco Sáb Mar 05 2011, 18:18

atenção que por exemplo uma squier std com algumas peças fender originais substituidas enganam bem. logotipos, selas, carrilhoes, entre outras, se o acesso á trussrod for no headstock ainda mais probabilidades pode ter.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Dom Mar 06 2011, 04:07

vou pedir o numero de serie, e acho que ficam logo todas as duvidas resolvidas.o acesso a trussrod deve ser por onde numa fender original?
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lourenco Dom Mar 06 2011, 05:08

ou no headstock, ou no fundo do braço metido ligeiramente dentro do pickguard. digo isto porque as replica sao quase todas no headstock.
nao peças, vê! nº serie, modelo, ano. no site da fender devem ter essas informaçoes para que possas confirmar. se chegares a comprar tenta pedir um periodo de experiencia/ devolução ou pagar em duas vezes....ai se puderes levar a alguem que analize o interior, electronica, data q vem no fundo do braço, se a trussrod está a trabalhar bem...
ou metia logo a questão frontalmente, quem nao deve nao teme!
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Slider56 Dom Mar 06 2011, 09:17

Outra coisa muito importante ,e que muita malta não vê ou não sabe:os pickups da Fender,especialmente os mais antigos trazem um número de fábrica que indica entre muitas coisas,o ano em que foi fabricado.
Pode acontecer,que uma guitarra por exemplo do ano de 1978 possa eventualmente trazer pickups do ano anterior,por razões de haver ou não pickups em stock.
Os carrilhões também são um bom indicativo da época a que respeitam,e o mesmo se aplica à neck plate.
As Fender's genuínas americanas,costumam trazer na base do braço a data em que foram fabricadas;apresenta-se na forma de um carimbo de borracha e algo como isto : August,1966 por exemplo.
Os logotipos também são muito importantes,já que houveram pelo menos umas 6 ou 7 variações desde o início!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lore Dom Mar 06 2011, 09:44

pergunta se o vendedor tem algum problema em levar a guitarra a um luthier para ver se esta tudo ok . se recusar ou tremer ja sabes que tem algo a esconder .
no porto contacta a " afinas ou nao afinas "
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lourenco Dom Mar 06 2011, 09:52

o afinas ou não afinas não deve ser barato
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lore Dom Mar 06 2011, 09:55

segundo o que percebi o homem vai ver uma fender a serio , pela segurança , vale pagar um set up de inspeçao para ter a certeza que nao leva a banhada .
apesentando o "afinas " se for tanga o vendedor sai a correr !
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lourenco Dom Mar 06 2011, 10:19

claro! nem chegas a pagar o setup
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lore Dom Mar 06 2011, 10:24

isso mesmo !!!!!!!
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Dom Mar 06 2011, 10:30

ya, acho que vou usar essa tactica.pergunto a possibilidade de leva-la ao afinas e vejo a reacção Smile se for uma reacção tranquila, a par com o resto da informação que vou checar, então nem há necessidade de tar a gastar dinheiro
obrigado por tudo!
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lore Dom Mar 06 2011, 10:38

vais sempre precisar de acertar a guitarra , por isso ...
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Bugs Dom Mar 06 2011, 10:44

acertar?
Bugs
Bugs
Guitarrista de garagem

Post Count : 387
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Fender American Standard Stratocaster - Schecter Metal Beast - Alhambra 2C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 23/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por lore Dom Mar 06 2011, 11:57

sim , acertar altura de cordas , pick ups , curvatura do braço , intonaçao , etc ,etc
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para inspecionar uma fender! Empty Re: Ajuda para inspecionar uma fender!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos