ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ibanez em recuperação

+7
ali3ncorp
Naré Cardoso
lourenco
allgood
Slider56
kicos
CordaSolta
11 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Ter Fev 15 2011, 15:15

Olá a todos.
Tal como referi na minha apresentação encontro-me actualmente a desmanchar a minha Ibanez que não toca há já muito tempo.
Venho aqui colocar algumas fotos para que, se for possivel, alguém mais entendido me oriente nas escolhas que terei que fazer, na recuperação que quero fazer na guitarra.

Assim e sem mais demoras:
A guitarra é de uma serie bastante antiga “Exseries”
Ibanez em recuperação Guitarra%20001

Já a tenho desmanchada, sem a maioria dos parafusos e outros.
Ibanez em recuperação Guitarra%20002

O problema maior é a ferrugem que se encontra na maioria do material electrico, tal como podem ver nas fotos seguintes.
Ibanez em recuperação Guitarra%20003

Ibanez em recuperação Guitarra%20004

Ibanez em recuperação Guitarra%20005

Ibanez em recuperação Guitarra%20006

Ibanez em recuperação Guitarra%20007

No entanto a ferrugem só chegou à superfície, pois por dentro não existem sinais de ferrugem.
Ibanez em recuperação Guitarra%20008
O sistema eléctrico é o que me está a assustar verdadeiramente, pois eu de electricidade só apenas o carregar no botão e pela imagem do que vejo não auguro nada de bom, vejam:
Ibanez em recuperação Guitarra%20009

Ibanez em recuperação Guitarra%20010
Reparei ainda que, quando desmanchei o selector, tenho um fio vermelho quase quase a sair da solda, e dois fios brancos que se soltaram do mesmo, mas penso que com um pouco de solda consigo resolver, isto se acertar onde os mesmos estiveram ligados.
Ibanez em recuperação Guitarra%20011

Ibanez em recuperação Guitarra%20012
Quanto à entrada do cabo, não está assim tão mau:
Ibanez em recuperação Guitarra%20013

Desmanchei o selector e o mesmo está assim:
Ibanez em recuperação Guitarra%20014
Sem ferrugem, mas quero ver como é que vou meter aquela esfera dentro de uma mola que não se vê nesta foto.

Quanto ao restante material que desmanchei encontra-se quase tudo, principalmente os parafusos, cheios de ferrugem, tal como podem ver.
Ibanez em recuperação Guitarra%20015
Ibanez em recuperação Guitarra%20016
Ibanez em recuperação Guitarra%20017
Ibanez em recuperação Guitarra%20018

O braço da guitarra apesar de não estar empenado, está bastante desgastado e a madeira está visivelmente muito descuidada.
Ibanez em recuperação Guitarra%20020
Ibanez em recuperação Guitarra%20021

Posto isto tudo vêm agora as perguntas, das quais agradeço todas as respostas, dicas e sugestões:

1 - Esta guitarra, ainda pode vir a tocar com aqueles pickups? O que aconselham de forma a obter um material de confiança e duradouro sem gastar uma pequena fortuna? Ou estou a pedir o impossível e mais vale recuperar este equipamento?
2 - O sistema eléctrico, apesar de me parecer que está em boas condições, tenho algum receio de mexer naquilo e de soltar alguma coisa, mas se tiver que adquirir novos pickups, existirá algum diagrama onde possa ligar aquilo tudo novamente, ou é melhor entregar a guitarra em mãos experientes?
3 - O que está em maior estado de degradação ao nível eléctrico será talvez o selector, tanto até que tem fios eléctricos que se soltaram de lá (fios brancos) e outros estão na iminência de se soltarem (vermelho), recupero este ou compro um?
4 - Outro grande problema que tenho é a quantidade enorme de ferrugem que existe em vários parafusos, sairá porventura mais barato tentar encontrar parafusos semelhantes em lojas de bricolage ou então apostar em material novo? O que vocês resolvem quando existe ferrugem nas vossas guitarras?
5 - A madeiro do braço está gretada e com verdete. Existe algum material especifico para recuperar esta madeira ou o simples spray de limpeza de madeira resulta?

Mais uma vez agradeço a vossa paciência para lerem este tópico enorme, mas quero aqui fazer uma espécie de diário de bordo desta recuperação, servindo talvez de referência a futuras recuperações de guitarras.

Estou aberto a sugestões que façam a minha guitarra ouvir-se novamente.

Fiquem bem e boas guitarradas.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Ter Fev 15 2011, 15:27

Ora bem, eu vou-te responder sobre o que sei.

1- não sei quando consideras "uma pequena fortuna", mas na minha opinião era refazeres a electrónica. Pelo que vi necessitas de um switch de 5 vias, dois potenciómetros, um jack, um condensador e três pu's. Também te aconselho a fazer um sheilding a folha de cobre.
2- Existe diagramas na Seymour Duncan , no site, mas se quiseres ajuda nesse campo eu posso-te dar uns diagramas. Se não quiseres gastar dinheiro num luthier, aqui a malta ajuda.
3- Compra um, vais ver que vale a pena Wink
4- Olha eu tenho uma tele de 53. Ela tem alguns pontos de ferrugem, mas no teu caso se queres uma guitarra nova, compra parafusos novos.
ve no site da fratermusic, eles lá tem parafusos
5- existem varios materiais. Para mim o melhor é o lemon oil da jim dunlop.

Aconselho-te também a trocares de trastos, mas isso o melhor e mesmo um profissional. O user Slider56 conhece um luthier ai na zona de Lisboa, que já ouvi falar muito bem dele
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por kicos Ter Fev 15 2011, 15:46

kicos
kicos
Moderador

Post Count : 4276
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 01/07/2009

https://www.youtube.com/user/eukicos

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Ter Fev 15 2011, 15:51

primeiro com uma escova de dentes e lemon oil ( nao precisas de por muito, so mesmo para facilitar a limpeza) removes esse verdete e po acumulado... depois passas com Lã de Aço na madeira SEMPRE no sentidodo grão da madeira e depois nos trastes...

se perceberes ingles presta atenção à pagina 3 e 4 deste "tuturial"

http://www.ibanezrules.com/tech/grunge/grunge_1.htm

espero ter ajudado.

PS: Lã de AÇO. Lã!! e nao malha de aço. nao confundas... é um material que pareçe algodao mas é aço lol
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Ter Fev 15 2011, 17:08

Essa guitarra está a precisar de uma limpeza das antigas...

Tudo o que foi dito atrás faz sentido,mas realmente esse selector de pickups não me convence...são de um modelo típicamente oriental e muito frágeis.Dás um pulo à Lismúsica,e compras um selector de 5 posições,e os potenciómetros com a mesma referência dos que tens aí.
As partes mecânicas de hardware,carrilhões,bridge e afins,convinha levarem uma limpeza com algum producto anti-ferrugem,e se estiverem em condições,siga!

Se os pickups estiverem bons,não vejo razão para serem substituídos,a menos que queiras outros diferentes.Para além da Seymour Duncan e da DiMarzio,recomendo uns pickups fora de série e muito em conta:

www.irongear.co.uk
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Ter Fev 15 2011, 18:12

slider, faz me um favor, manda me uma PM a falar do que conheces desses pick ups, estao com um preço muito apelativo
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Qua Fev 16 2011, 02:18

Não vejo porque não possas usar esses pickups.A menos que a ferrugem tenha atingido o interior o que não me parece.
O selector de pickups não parece estar em tão mau estado que não possa ser usado também.Isso da mola é uma questão de paciencia.Faz um desenho das ligações, especialmente do switch (porque não são todos iguais).
De resto, não é pela parte electrica que isso não vai funcionar, podes estar descansado.... Wink
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Qua Fev 16 2011, 06:09

Olá a todos.

Muito obrigado a todos pelas vossas respostas e sugestões.

@J_Ferreira
Não quero guitarra nova, longe disso pois ficará com certeza caro, quero sim uma guitarra recuperada, aproveitando o máximo das peças que a mesma tem e se for possível recuperar os pickups e humbucker, melhor.
Quanto mais em conta me sair melhor, pois a minha intenção se a minha habilidade em tocar guitarra desenferrujar é comprar uma ART120 ou 320 da Ibanez a longo prazo.
Já andei a ver o site que referis-te e existe realmente muito material, especialmente vocacionado para as Fenders e outras. Material especifico para Ibanez é muito difícil de encontrar, certamente porque outro material “encaixa” perfeitamente na minha guitarra. Tenho de pesquisar mais.

@kicos
Já tinha lido esse tópico, obrigado pela dica, provavelmente experimentarei, em conjunto com o anti-ferrugem tal como o Slider56 refere

@Jem3r
Em principio este Sábado irei comprar o produto de limpeza. Obrigado pelo link, vou ler atentamente.

@Slider56
A guitarra precisa mesmo de uma limpeza à moda antiga e de facto o selector será o que está em pior estado, tanto mais que até já se soltaram fios de lá.
A minha questão é mesmo se saberei ligar tudo novamente…

@allgood
Creio que os pickups e o humbucker se conseguir remover a ferrugem superficial (mesmo correndo o risco de que me irá aparecer novamente) penso que estarão a funcionar. Só poderei ver isso quando ligar ao amplificador que também desconheço se funciona (mais à frente colocarei um post sobre o mesmo, pois se calhar irei desfazer-me dele).

Mais algumas actualizações:
Andei a pesquisar e a ler mais qualquer coisa e de facto existe muito material à venda, no entanto e antes de começar a comprar o que eventualmente tenha que comprar, quero informar-me ainda mais e limpar, limpar, limpar.

Vou dando notícias.

Boas guitarradas.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Qui Fev 17 2011, 15:45

Comecei ontem a limpar.
Depois de ver os preços de algum material deu-me mais vontade de recuperar.
Alguns bons resultados como podem ver:

Notam as diferenças?
Ibanez em recuperação Guitarra%20022
Ibanez em recuperação Guitarra%20023

Como fiz?
WD-40 + copo de iogurte
Ibanez em recuperação Guitarra%20024

O que não cabia no copo, foi limpo à mão.
Ibanez em recuperação Guitarra%20025
Ibanez em recuperação Guitarra%20027

Ibanez em recuperação Guitarra%20026
Ibanez em recuperação Guitarra%20028

Depois vieram estes:
Ibanez em recuperação Guitarra%20029
Ibanez em recuperação Guitarra%20030

Depois de limpos:
Ibanez em recuperação Guitarra%20031
Ibanez em recuperação Guitarra%20032

Comparando:
Ibanez em recuperação Guitarra%20033

No final da limpeza:
Ibanez em recuperação Guitarra%20035

E sabem uma coisa?
Estou a adorar. É com muito gosto que estou a fazer isto. Pareço um puto às voltas com o carro que desmanchou...só que desta vez a mãe não ralha. LoL.
Amanhã conto terminar a limpeza neste material pequeno, e talvez no fim-de-semana passe para o braço e tentar recuperar a madeira.
Existem parafusos que tenho mesmo que substituir. Vamos ver.

Boas guitarradas.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Slider56 Qui Fev 17 2011, 16:02

Já está a ficar melhor... Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Qui Fev 17 2011, 16:32

DESCULPA ME PELO CAPS LOCK, TOU A ESCREVER DO TLM.

É ISSO MESMO, TAS A IR BEM. SE FOR NECESSARIO VOLTA A POR AS PEÇAS DE MOLHO DURANTE UM DIA. MISTURA O WD COM NAFTA A 50/50. ESCOVAS BEM E DPS DE SECO VAI UMA POLIDELA COM LÃ DE AÇO EXCEPTO NOS P.U.'S PORQUE VAI ATRAIR A LIMALHA. LIMPA O FRETBOARD E TUDO MAIS COM NAFTA ANTES DE POLIR. ANDA EM ALGURES NESTA SECCAO DE DIY O TUTORIAL DE MANUTENCAO MADE BY MYSELF.
BOA SORTE.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Naré Cardoso Qui Fev 17 2011, 18:05

O meu TLM também escreve em letra pequena Rolling Eyes scratch Laughing
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Qui Fev 17 2011, 18:35

NaréCardoso escreveu:O meu TLM também escreve em letra pequena Rolling Eyes scratch Laughing

LOL!
(Off-topic)
O meu também mas é touch-on-screen e tenho de escrever com a caneta, o que é uma granda seca, ainda para mais tenho de premir num botão próprio para mudar de maiusculas para minusculas, ou para acentos e números. É o maior defeito dele.
É o ZOHO G2 (smartphone chinês) tem uma caixa muito idêntica ao HTC Magic
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Sex Fev 18 2011, 02:03

@Slider56
Está a ficar muito boa. Pelo menos ainda não fui para a parte electrica para limpar os pickups.

@lourenco
Não levo nada a mal o CAPS
Obrigado pelas dicas.
Em princípio é nos parafusos e nos pickups onde terei mais dificuldade em limpar, principalmente eu que nunca fiz isto, no entanto ao nivel dos parafusos se não der para limpar substituo. Quanto aos pickups vou tentar desmanchar os parafusos que têm ferrugem, conforme as fotos que coloquei no inicio do tópico.
Se funcionarem bem, melhor.
Se não...tenho de avaliar melhor.

Vá boas guitarradas e obrigado pelas dicas.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Sex Fev 18 2011, 05:51

Não tires os parafusos (pole-pieces ajustáveis) do humbucker.
Para alem de terem uma resina no interior a selar, ao tira-los completamente podem-se mover as barras magnéticas no interior da bobine ou mesmo entrar sujidade. O melhor é desenrosca-los até que a cabeça do parafuso fique pouco acima da superficie e isolar o pickup inteiro com fita de pintor ou fita isolador, assim podes esfregar, passar lixa fina, polir, etc.
Uma boa maneira de verificar se os pickups funcionam, é testa-los com um multimetro. Se tiveres algum posso te explicar aqui como fazê-lo.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por ali3ncorp Sáb Fev 19 2011, 01:50

Bem..
Para ja parabens pela aventura Wink
e vou so falar do que sei..

Ia falar do WD-40 mas parece que ja vou atrasado...eu tb ando numa de recuperaçoes e utilizei o WD-40 e o hardware fico bastante porreiro mesmo.
Quanto ah electronica, se mexesse era mesmo so soldar os fios que estao soltos ou em eminente "soltura" e se calhar o selector, de resto nao me parece que mereça ser alvo de alguma atençao.
parafusos, epa nem vale a pena andar a limpar..pegas num exemplar de cada e vais ah busca no AKI, LEROY MERLIN, etc... ate dizia para ires a lojas de instrumentos mas do meu projecto a experincia que tenho eh esta:
11 parafusos fender para pickguard ah volta de 11euros.
20 parafusos (praticamente iguais) de uma das lojas acima ah volta de 1euro e pouco Twisted Evil

boas sorte com isso e venham de la fotos
ali3ncorp
ali3ncorp
Moderador

Post Count : 2311
Idade : 41
Localização : Lisboa / Alenquer
Guitarra : Clássica de Guerra.:.Stagg R500 Blue PRS Style.:.Harmony LP Tom delonge Gibson Look.:.electro-acustica XP.:.P-Bass marina - Mark Hoppus Replica.:.Tom Delonge Strat Replica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por CordaSolta Sáb Fev 19 2011, 03:59

Sim os parafusos conto ir a uma dessas lojas e estou bastante contente porque não tenho que comprar algumas das outras peças (carrilhões, por exemplo), pois pelos preços que vi a serem praticados seria muito difícil, pelo menos para mim, recuperar esta guitarra.

A soldagem do material e a montagem do selector é que me parece mais difícil tanto que como já disse electrónica e soldagem, esqueçam lá isso.

Quanto aos pickups, conto limpar hoje qualquer coisa e depois coloco fotos.

Vou hoje a uma de música e comprar um produto para limpar o braço da guitarra assim como passar pelo aqui para comprar a lã de aço.

Vá fiquem bem e boas guitarradas.
CordaSolta
CordaSolta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 62
Idade : 51
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Sáb Fev 19 2011, 19:23

lourenco escreveu:Não tires os parafusos (pole-pieces ajustáveis) do humbucker.
Para alem de terem uma resina no interior a selar, ao tira-los completamente podem-se mover as barras magnéticas no interior da bobine ou mesmo entrar sujidade. O melhor é desenrosca-los até que a cabeça do parafuso fique pouco acima da superficie e isolar o pickup inteiro com fita de pintor ou fita isolador, assim podes esfregar, passar lixa fina, polir, etc.
Uma boa maneira de verificar se os pickups funcionam, é testa-los com um multimetro. Se tiveres algum posso te explicar aqui como fazê-lo.

por acaso eu agradecia imenso se me pudesses explicar isso.

há dias vi uns multimetros no chinez (eu não pesco nada) e achei baratos (se funcionarem era fixe) poupava dinheiro e tinha ali uma ferramenta útil.
às vezes quero comparar pickups (potencia) mas não sei usar o multimetro não sei como ler os valores sequer... nem como chegar a eles... nem onde ligar lol Mad

podes dar uma ajuda? Razz

PS - desculpem lá a 'invasão' do tópico com este offtópic mas talvez haja mais users interessados em saber isto tal como eu ao ver lembrei-me que dava jeito saber...

CordaSolta está-se a notar o efeito das limpezas sim.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Sáb Fev 19 2011, 20:55

Acho que posso responder a isso.Os multimetros "do chinês" funcionam normalmente bem.Não serão da melhor qualidade mas funcionam.Podes usar para verificar a continuidade da bobine dos pickups e portanto saber se está boa colocando o selector na area "ohm" normalmente na posição (escala) dos 10 kohm ou acima disso (embora tenhas menor precisão).Podes também medir entre cada um dos fios do pickup e os "polepiece" e/ou blindagem na posição mais alta de que disponhas.Neste caso não pode haver continuidade.Cuidado para não tocar com os dedos nas pontas metalicas enquanto medes ou vais medir a resistencia do teu corpo e claro tornar a medição errada.
Isto vai dar-te a resistencia do pickup e o estado da bobine mas não a "potencia" ou nivel de saida porque isso depende também de outros factores que não podes medir com um simples multimetro.
No entanto acho que a aquisição do multimetro se justifica não só para isto mas para muitas outras coisas como p/ex a verificação de cabos, fontes de alimentação de pedais....é questão de leres o livro de instruções (se não vier só em chinês Smile ) e de ires perguntando.Cuidado com medições de tensão de rede e especialmente de correntes (escalas em amperes) que podem por erro de utilização destruir facilmente o multimetro.
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Convidad Dom Fev 20 2011, 15:28

realmente com cabos e pedais alimentações etc...
muito obrigado allgood informação muito útil ignorância minha desprezar o multimetro... tenho que aproveitar o seu uso.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por lourenco Dom Fev 20 2011, 20:08

da parte do "allgood" está uma boa explicação.
no caso possuo dois multimetros. tenho um profissional de 80 euros que utilizo no meu emprego (electromecanica) e outro do chinÊs que nem 5 euros custou. este é o que habitualmente uso quando trabalho com guitarras. tanto um como o outro têm a mesma precisão na leitura, tanto em tensões, resistencia, carga, diodos, etc....a qualidade e durabilidade é que fica bem atrás.
no caso de leitura da resistencia das bobines liga-se directo ao fios do pickup e meto o selector para a escala de 20 KOhms, sim porque até ja tive pickups a marcar mais de 20K, casos dos "motherbuckers" e uns "kent armstrong ultra distortion" que tenho numa strat.
no caso dos humbucker pode-se fazer a leitura apenas de uma bobine ou das duas ligadas em serie. duas resistencias ligadas em série o resultado é a soma das duas.
valores de referÊncia: um tipico single coil = 6.5K; um humbucker ligado em série = 13 k.
Em leituras inferiores a estes valores ou q o resultado no display do multimetro seja "1" ou "OL" (overload) considero como um pickup avariado, em mau estado, ou um pickup da pior espécie que nem merece o nome de pickup mas sim de bobine indutora de ruído
(caso dos pickups originais das squier by fender com 3.5K)
podemos também ler a tensão produzida pelo p.u. com a escala de mV, mas medir a resistencia será o suficiente.
Verificar cabos: um metodo simples sem usar multimetro será com uma pilha de 9volts desde que tenha carga, encostar a massa e linha do jack ao terminais da pilha, e o jack da outra ponta do cabo encostar na língua Riso se apanhares um choque, o cabo está bom.
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Seg Fev 21 2011, 03:47

CarlosC escreveu:realmente com cabos e pedais alimentações etc...
muito obrigado allgood informação muito útil ignorância minha desprezar o multimetro... tenho que aproveitar o seu uso.

Não é ignorancia nenhuma se tivermos em conta os preços "pré-chinês", e a utilidade para quem não usa diariamente.Com os preços praticados agora, é uma ferramenta que qualquer um pode ter.Claro que obriga a aprender a usar, há funções que provavelmente nem vais utilizar, e a qualidade nestes preços não é muita (há situações em que alguns desses mais baratos até induzem em erro).Mas para "pequenos" trabalhos servem perfeitamente....e por 5€....vale a pena.
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Naré Cardoso Seg Fev 21 2011, 04:26

@Lourenço: Desconhecia essas PUs com 20 Kohms... Isso é bom ou mau? Vejo por exemplo alguns PUs utilizados em LPs com 7/8/9 Kohms... Qual a vantagem de ter 20 Kohms?
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por allgood Seg Fev 21 2011, 06:04

Os humbuckers comuns têm resistencias entre os 8 e 9,qquercoisa kohm.
Os single coil comuns andam nos 5 a 7,qquercoisa k.
Nos ultimos anos têm vindo a ser fabricados quer single coil quer humbuckers com maior nivel de saida aumentando o numero de espiras das bobines (entre outras coisas) o que resulta numa resistencia (e não só) maior.
Medir a saida de um pickup com um multimetro, só numa escala baixa de vac, multimetro de alta impedancia e olhos muito rapidos ou função "peak hold".De qualquer forma é uma medição pouco relevante.
Já agora, qual é a indutancia desses "motherbuckers" e "kent armstrong ultra distortion" ?
allgood
allgood
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 60
Guitarra : Vintage,Epi,Fender,Maya,J&D,Washburn,Echo,Hofner
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Naré Cardoso Seg Fev 21 2011, 06:09

Huum, a minha dúvida é: +resistência = -output ? Ou não tem nada a ver?
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ibanez em recuperação Empty Re: Ibanez em recuperação

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos