ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Setup...?

+8
jota jota
kicos
Knuxus
fabitO
slasheduff
SergioPt
Kaz
Naré Cardoso
12 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Setup...? Empty Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Seg Fev 09 2009, 12:21

OK pessoal, notei que, por exemplo, o Mi de baixo, afinado pelo afinador, no 12o fret, nao esta afinado... Acontece o mesmo com as outras cordas! Como resolvo isso? Como afino o braco? Alguem sabe fazer? Nao me esta a apetecer pagar para me fazerem o setup a guitarra, ate porque eu gosto de fazer eu mesmo e aprender o mais possivel!

Abraco...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Kaz Seg Fev 09 2009, 14:02

provavelmente isso é o braço empenado.

tenta olhar pelo braço abaixo,desde as cravelhas, para ver se ele tá empenado. se estiver basta mecher um bocado na truss rod

ve la isto:




também pode ser das cordas. podes estar a precisar de cordas novas!

ou da intonação.

Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Ter Fev 10 2009, 05:58

Desafinação no 12º trasto é de certeza intonação, aliás, é a definição de um problema de intonação. É na les paul ou na strat?
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Ter Fev 10 2009, 06:26

Huum. Tenho que ver isso tudo muito bem... Ja recomecei a bulir, agora e mais dificil, mas...

E na Les Paul mas o Baixo tambem esta assim... Ainda nao vi na Strato, mas desconfio que esteja igual...
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Ter Fev 10 2009, 06:34

Para corrigir a intonação tens k mexer nas selas, sitio onde as cordas passam na ponte
para isso tens k ajustar os parafusos que estão na ponte, na les paul do lado do pick-up na strat no outro lado.
É só tocar a corda solta e travar no 12º se a nota for a mesma está bom, caso contrário mexe no parafuso até acertar, atenção que um quarto de volta às vezes é o suficiente é muito sensivel.
Abrc
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Qua Fev 11 2009, 14:18

Ok, ya, o Baixo ta perfeito agora... Dei tb um jeitinho ao braco para dar mais um pouco de arco, ta optimo... Mas a Les Paul, nao consigo! Nao lhe mexi no braco porque pensei que nao precisava, sera melhor mexer? O braco ta quase direito, com menos de meio milimetro no 12o fret, se calhar e melhor dar-lhe mais bocadinho de arco, nao? Nao tive muito tempo, mas estava curioso e comecei pelo Baixo (se se estragasse... Era APENAS o Baixo, nao a minha Les Paul Laughing ) As notas, no 12o fret, ficam todas um pouco acima do desejado... Deve ser falta de arco, de certeza... Razz A Strato, ainda nao lhe mexi!
Nao e nada dificil... Qualquer um com um afinador faz isto!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Kaz Qua Fev 11 2009, 16:49

pá começa por trocar as cordas
depois vê a intonação, e se mais nada resultar o braço.

SE MESMO ASSIM nao der
ve lá se nao tens os primeiros trastos muito gastos já. é que se sim vais ter que mandar colocar trastos novos.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Qua Fev 11 2009, 18:52

Pois. So pode ser entao o braco... As cordas sao novas, troqueias quando lhe meti os pickups novos e pouco tenho tocado... Os trastes parecem-me porreiros. Vou tentar entao dar mais arco ao braco!

Thanks
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Qua Fev 11 2009, 20:45

Atenção que o arco do braço em nada vai ajudar na intonação! Só se mexe no braço para aumentar ou diminuir a distancia das cordas ao braço e para manter o arco "saudavel"
A intonação afina-se andando com as selas para trás e para a frente e se mesmo assim não resolver é problema dos trastos que podem estar mal metidos ou gastos, nunca do braço!
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Qui Fev 12 2009, 05:14

Pode ate ser, mas com o Baixo ajudou... E se pensares um bocadinho, em termos de logica matematica, vais ver que ate PODE ter um pouco a ver com o arco tb.
Os trastos estao Fixe
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Convidad Qui Fev 12 2009, 07:45

a minha classica tambem faz isso, mas akelas cordas têm anos, por isso kase de certeza que é das cordas
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Convidad Seg Jun 29 2009, 12:43

Olha que o SergiopT tem razão, cuidado com essa curvatura do braço. O problema de intonação é feito nas selas da ponte depois de cada ajuste verificas a afinação e intonação de cada nota no 12 taste.

Normalmente ou melhor por lógica o braço da guitarra deve estar direito e não com curvatura, seja ela para dentro ou para fora, de foram a não provocar nenhum empeno do braço, bem como para uma forma mais eficaz de tocar. A altura das cordas ao braço da guitarra é feita também nas selas da guitarra, para tirar o trastejar das cordas. Por exemplo para veres a curvatura do braço podes olhar de cima da guitarra pelos carrilhões e verificar a curvatura, ou então primindo a primeira corda MI no 1.º traste e a mesma corda no ultimo e com o dedo indicador pressionas no 12 traste e vez a altura da corda aos traste assim tens uma ideia da cuvatura do braço.


Um resumo brevio de como efectuar um setup rapido. Sem floyd-Rose, o pedro já colocou no outro topico.

este é para ponte simples ou para tipo les Paul.


1.º retirar as cordas velhas. Em seguida limpar toda a guitarra e escala, verificar os potenciometros, volume e agudos bem como o switch dos pick up's,.

2.º colocação de novas cordas, depois de todas colocas, afinar.

3.ª afinar ponte/molas tremolo-- ( para guitarras tipo les paul , saltar este passo) Depois de afinada a guitarra, verificamos a ponte para ver se está
afinada, ou se é necessário ajutes, a ponte deve estar encostada ao
corpo da guitarra, e não levantada com a força que as cordas possam
fazer, se estiver encostada ao corpo da guitarra verificamos se o tremolo está muito rijo, se temos de fazer muita força, caso isso se verifique então na parte de trás da guitarra a onde ficam as molas do tremolo temos dois parafusos que soltamos um pouco, mas de forma a que a ponte não fique levantada, caso depois de afinar as cordas a ponte ficar levantada temos de apertar esses mesmo parafusos (nota: aliviar um pouco as cordas para apertar os parafusos, não deve ser feito sob tensão).

4.º Verificar a curvatura do braço-- Em seguida verificamos a curvatura que o braço tem, visto de cima dos carrilhoes olhando ao longo do braço podemos ver a curvatura do braço, se tiver para dentro então temos de apertar os truss rod, ATENÇÃO para não apertar demais no maximo o parafuso, no maximo 1/4 de volta por dia, e deixar estar no dia seguinte verificar se necessita de mais um pouco. Caso a curvatura seja ao contrario a barriga seja para fora é desapertar o Parafusso truss rod.

5.º altura das cordas ao braço da guitarra---- Atenção que a altura das cordas deve ser vista aos trastes e não ao braço da guitarra, isto é do traste á corda deve ter no minimo 3 mm de altura e no maximo 7mm, isto é mais ou menos, mas aqui vai pelo gosto pessoal de cada um, eu por exemplo ando pelo 4/5 mm de altura. A altura das cordas é feita nas selas da ponte onde tem dois parafusos muito pequenos vamos levantado pouco a pouco. Para guitarras tipo Les paul, na ponte onde ficam as selas existe um parafuso em cada extremidade que faz subir toda a ponte, é efectuar o mesmo. Depois de as cordas estarem todas á mesma altura, é verificar a novamente a afinação das cordas. Verificar se as cordas estão a bater nos trastes caso esteja então levantar mais um pouco, não esquecer a altura maxima para se tocar com maior facilidade, para mim acho que no maximo de 6mm é o limite.

6.º Afinação dos Harmonios---- Depois da guitarra afinada e da afinaçaõ da altura das cordas, passamos á afinação dos harmonios aqui pode ser um pouco mais demorado no inicio. quando tocamos a primeira corda pela afinaçao standart é E/MI, o que no afinador monocromatico quando tocada no 12 traste também tem de ser MI. Se por acaso não foi e vamos suporte que é mais baixo que a nota, então apertamos o parafuso que segura a sela á ponte, no caso das fender fica mesmo na base da ponte, nas les paul fica virado para o pick up da ponte. Depois de um ligeiro aperto voltamos a afinar a corda e verificamos a intonação, com isto estamos a deslocar o harmanio natural, fazemos isto até estar afinado, o mesmo processo para quando está mais alta que a nota respectiva desapertamos o parafuso.



Bem espero ter ajudado.

Boas guitarradas
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por slasheduff Seg Jun 29 2009, 16:44

Kaz escreveu:mandar colocar trastos novos.

kuanto e k kusta fazer isso?
slasheduff
slasheduff
Guitar Hero

Post Count : 1103
Idade : 29
Localização : Queluz/Monte Abrãao
Guitarra : Vintage V100 + Sherwood Acústica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2009

https://www.youtube.com/user/1MrSlash1/videos

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Kaz Seg Jun 29 2009, 16:45

acho que pode ir de 40 a 60 euros. mas nao tenho a certeza.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Convidad Dom Jul 19 2009, 19:41

pessoal tava a pensar fazer um setup a minha guitarra que nao uso...digam me uma coisa o tempo que a guitarra aguenta afinada so tem a ver com os carrilhoes?tipo se eu meter uns bons esse problema desaparece?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Seg Jul 20 2009, 08:22

Não! Se estás a falar de electrica, pode ter a ver tb c a ponte e tremolo, caso n seja ponte fixa, logicamente c as cordas, com a pestana, se estiver larga vai fazer com que as cordes se mexam no espaço e desafinem. Mas os principais culpados são normalmente os carrilhões ou o trémolo
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por fabitO Sáb Ago 29 2009, 07:15

Quanto custa mais ou menos um setup geral a guitarra?
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Knuxus Sex Dez 18 2009, 06:28

Vou levantar este topico e perguntar, onde fazem setups e por quais preços.

So fiz ate agora na guitar music store de malveira, e com floyd era 47 euros, sem floyd fica mais barato

E por ai nas vossas zonas?
Knuxus
Knuxus
Guitarrista dedicado

Post Count : 654
Idade : 104
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Jeff Loomis NT + PGM301
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/11/2009

http://www.guitarvsgodzilla.com

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 18 2009, 06:33

Eu nunca mandei fazer nenhum, mas pelo que vejo aqui no forum, parece-me que nao esta mau preco...

Rock
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Sex Dez 18 2009, 07:05

O técnico que me faz os setups mais complicados (cenas mais simples faço eu) leva 40€ à hora mais materiais
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Sex Dez 18 2009, 19:05

Ui............. Á hora? DASSSSSS Ganha mais que eu................. Shocked
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por SergioPt Sex Dez 18 2009, 20:27

Pois e olha que trabalho não lhe falta, tive que esperar 3 semanas para ele ter tempo para tratar da minha strat e foi por especial favor (passou-me à frente de outras 2 Smile)
Mas também não ponho guitarras na mão de mais ninguém...
SergioPt
SergioPt
Guitar Legend

Post Count : 2030
Idade : 36
Localização : Gondomar
Guitarra : Fender Stratocaster+Hagstrom Viking+Squier CVC+Ovation cdx44
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por kicos Sáb Dez 19 2009, 07:12

eu, setup setup, nunca fiz à minha... Se calhar era disso que ela precisava...
Mas como vou ter uma novaa Razz
kicos
kicos
Moderador

Post Count : 4276
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 01/07/2009

https://www.youtube.com/user/eukicos

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Knuxus Sáb Dez 19 2009, 09:07

kicos escreveu:eu, setup setup, nunca fiz à minha... Se calhar era disso que ela precisava...
Mas como vou ter uma novaa Razz

ai ai, quando tiveres uma guitarra partida em 2 vais ver se ainda e possivel fazer um setup..
Knuxus
Knuxus
Guitarrista dedicado

Post Count : 654
Idade : 104
Localização : Lisboa
Guitarra : Schecter Jeff Loomis NT + PGM301
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/11/2009

http://www.guitarvsgodzilla.com

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Naré Cardoso Sáb Dez 19 2009, 11:20

Guitarra partida em 2 por nao fazer um setup??? Humhum... Razz
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Setup...? Empty Re: Setup...?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos