ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

+2
boavida
nanjos
6 participantes

Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Convidad Qui Jul 22 2010, 04:07

Pois bem, sou novo aqui no forum mas já frequento regularmente foruns há coisa de 6 anos e com o tempo fui adquirindo alguns hábitos e aprendido algumas "normas de conduta" que na minha óptima melhoram e muito a utilização de um forum.

Este fórum tem bastante informação util, no entanto, muitas vezes está demasiado dispersa, ora por questões de redundância nos assuntos abordados em vários tópicos, ora por tópicos abertos por questões no minimo discutiveis.

Queria, portanto, dar o meu contributo para a optimização do funcionamento deste forum com algumas sugestões/conselhos, nada de institucionalizado, antes sim matéria de reflexão para o pessoal que utiliza o forum, quer esporadicamente quer regularmente.

Já reparei que este espaço tem muita juventude, nomeadamente muitos menores de idade, que com a sua irreverência e entusiasmo têm tendencia para cair mais facilmente em determinado tipo de comportamentos. Não sendo uma critica à "Velho do Restelo", estas sugestões, penso, deveriam ser especialmente lidas por estes users mais novos.

Assim, tal como já vi referi algures, a qualidade da ortografia em muitos textos deixa muito a desejar. E, sinceramente, a desculpa de que são jovens não cola, bem pelo contrário, porque é nessas idades que há a obrigação de ter o máximo cuidado na expressão escrita, quanto mais não seja por estar mais fresca na memória. Se a confusão entre o "tocaste" (que significa que foste tocar a algum lado no passado) e o "tocas-te" (que significa que te tocas em algum lado Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Icon_twisted ) ainda se compreende, confundir "tocarão" (não me lembro do tempo verbal mas exprime uma acção que se irá passar no futuro) com "tocaram" (que exprime uma acção que já passou) já me parece demasiado - neste exemplo em especifico, não foi nem uma nem duas vezes, é mesmo recorrente e não estou a exagerar.

Continuando na ortografia, a supressão do "h" no inicio de certas palavras que indiscutivelmente o levam como no verbo "haver" (há) ou em palavras como "hipopotamo", "hipotese", etc, também me parece ser assunto para um tratamento mais cuidado.

Não querendo prolongar a questão da ortografia, basicamente, neste assunto eu sugeria aos users que tivessem mais cuidado na forma como escrevem. Se é grave escrever "smsês", é igualmente grave errar recorrentemente na correcta utilização da lingua portuguesa.

Outra questão que me tem feito confusão é a abertura de tópicos por "dá cá aquela palha". Parece-me que, ou o motor de pesquisa do forum é fraco, ou simplesmente os users não o utilizam. Na minha óptica este tema é fundamental: a utilização da pesquisa poupa concerteza uma boa dezena de tópicos redundantes, e como tal presumo que poupe também espaço no servidor, para além de poupar aos users a confusão e salganhada de ter dezenas e dezenas de tópicos dispersos. Gostaria por isso de pedir alguma atenção aos users nesses aspecto.

Uma questão, esta sim que poderá ser mais discutivel e até um pouco picuinhas, mas quando vejo um tópico com votação a perguntar a cor das guitarras, parece-me sempre um tópico para encher chouriços, apenas e só pelo prazer de abrir um tópico e uma votação. É óbvio que a utilidade do mesmo é discutivel, e mesmo o conceito de utilidade seja muito abrangente, porque um forum não é algo rigido. No entanto faz-me comichão ver um tópico destes (e é apenas um exemplo entre outros) porque quando existe outro que nos desafia a mostrar as nossas guitarras, já fica subjacente a cor das mesmas, bem como outras caracteristicas. Este tipo de redundância também me parece que não acrescenta grande coisa ao forum e acaba por ser mais palha metida no meio das secções.

Em suma, eram estas sugestões/conselhos que queria expor e lançar a discussão (acho que não me esqueci de nada, se me lembrar de mais alguma coisa acrescento aqui).

Fica aqui o meu pequeno contributo para melhorar o forum.

Abraço
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por nanjos Qui Jul 22 2010, 05:53

Subscrevo a 100%

Palheta +1
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por boavida Qui Jul 22 2010, 06:47

Também concordo em quase tudo o que o harper lewis escreveu, inclusivamente, quase sempre por pm chamei atenção a vários users novos para alguns desses comportamentos. Tenho mais de 2500, muitos deles também a encher chouriço, mas devo ter aberto para aí dois tópicos, porque não senti necessidade de o fazer, pois tudo o que tinha para falar em algum lado encontrei espaço para o fazer e penso que a maior parte dos users também o teria encontrado e se não encontra, normalmente será por uma questão de não se darem ao trabalho de procurar convenientemente.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por pedrosilva Qui Jul 22 2010, 07:08

nanjos escreveu:Subscrevo a 100%

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias 738877

X2....

Idem, Idem... Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Icon_arrow Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Icon_arrow
pedrosilva
pedrosilva
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 141
Idade : 48
Localização : Leiria
Guitarra : GibsonLesPaul|LarryCarlton H7|Godin Multiac|Washburn N.2|Epiphone PR6| Yamaha CG122MC| Fender CD100
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 05/07/2010

https://www.facebook.com/pedrommsilva

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Kaz Qui Jul 22 2010, 07:31

pois, a ortografia, nao temos como controlar. pk cada um escreve como quer, e eu nem pensar que vou andar a editar os tópicos dos outros para lhe corrigir os erros. além do mais isso devia ser uma batalha pessoal de cada um e nao uma imposição de um forum que tem mais a ver com a sua capacidade musical do que capacidade de escrita. num forum de literatura tinha todo o sentido.

quanto ao motor de busca, é realmente fraco, infelizmente nao sei como mudar, nem sei se dá sequer para mudar. é o que vem de base do sistema do forum.

quanto aos tópicos a falar 1000 vezes do mesmo, ora bem...
que material tens, que cor tem a tua guitarra, quais os melhores guitarristas, etc, com o numero de utilizadores que temos, rapidamente esses tópicos chegam às dezenas de paginas, depois das quais se torna muito chato e até frustante andar a ver o que o resto do pessoal disse.

daí o pessoal ter a tendencia de começar de novo.

se querm a minha opinião, pior são os topicos de apresentação.
fiz noutro forum que administro um tópico só para o pessoal se apresentar. cada pessoa que chega responde a esse topico. ninguem diz olá, nem nada, mas de cada vez que alguém chega so temos que ler a informação dele, e nao os 30 olás de resposta que só servem para o pessoal ganhar post count.

aqui não. de cada vez que cá chego tenho 30 mensagens novas só na secção de apresentações, e depois os outros moderadores (eu nem tanto) puxam pelo pessoal para se apresentarem, o que eu acho muito bem. nao sei é se um tópico por user é a melhor solução.

este forum tinha que estar assente noutra tecnologia e noutro alojamento. o forumeiros é excelente pk é gratuito, mas provavelmente era melhor termos um bom sistema phpbb3 super editavel e facil de incluir as diferentes funcionalidade.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Convidad Qui Jul 22 2010, 07:56

Concordo com o motor de busca é um pouco fraco, mas não se pode fazer nada para que os USERs o usem.
Mas relativamente à escrita eu sou um dos que manda calinadas até mais não.
Quanto as apresentações eu sou um dos que tenta responder a todos os que se apresentam pois vejo isso como uma norma de boa educação (o que não quer dizer que quem não o faça não seja bem educado).
Eu sou um dos "menores" e quase o user mais novo que por aqui anda mas cada vez que vejo um tópico em que sei que posso ajudar pelo menos tento :/

Mas se são "contra" 'olá' e 'bem vindo(a)' por mim é na boa
Prometo que vou tentar falar melhor. e desculpem todo o OFFTOPIC que até hoje já fiz

Abraço
a


Última edição por Ze. em Qui Jul 22 2010, 07:59, editado 1 vez(es)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por kicos Qui Jul 22 2010, 07:58

eu é tanta apresentação que já não dou as boas vindas... toda a gente já sabe que quando entra, tem as minhas boas vindas se vierem com o intuito de ajudar o fórum. Defendo um unico tópico para apresentações
kicos
kicos
Moderador

Post Count : 4276
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 01/07/2009

https://www.youtube.com/user/eukicos

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por nanjos Qui Jul 22 2010, 08:41

Isso das apresentações é bem verdade, no início achava piada dar as boas vindas aos novos users e ainda o faço, mas torna-se chato quando se volta ao fórum ter 30 ou 40 tópicos não lidos e a maioria ser apresentações.

Eu também até hoje só abri 2 ou 3 tópicos. Mesmo quando andava à procura de informação sobre a V100, usei um tópico de outro user que já falava do mesmo.

Eu mesmo sem ser moderador, estou farto de chamar a atenção a users, normalmente mais novos, quando se metem a abrir tópicos à maluca sem ver se já existe alguma coisa sobre o tema.

Se me levam a mal ou não, não sei nem estou preocupado, tenho idade mais que suficiente para não ter que aturar birras dos filhos dos outros. Faço-o apenas para ajudar a manter o fórum minimamente organizado.

Quanto a offtopics, praticamente todos os users o fazem numa ou noutra situação. Eu também já fiz e farei sempre que achar necessário, dentro do limite do razoável.

Em relação à pesquisa, a pesquisa básica é bastante limitada, mas a pesquisa avançada usa o motor do google e acho que não funciona nada mal. O problema é que o pessoal não está para se chatear e para ter trabalho a procurar.

Por último, em relação à ortografia, eu por hábito tenho cuidado, mas infelizmente muita gente não se dá a esse trabalho. E o pior nem é faltar um acento ou um h. O pior é quando as frases estão tão mal construídas que nem se percebe o que raio estão a perguntar!
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por boavida Qui Jul 22 2010, 09:03

às vezes é um autêntico jogo de cifras... Eu por acaso gosto das apresentações porque serve para integrar os novos users de forma mais fácil. É verdade que é chato às vezes ter tanto tópico com mensagens novas e ser quase tudo apresentações, talvez se se criasse um tópico único a coisa ficasse mais "ligeira".
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Rod Qui Jul 22 2010, 09:10

mais uma vez defendo a minha teoria que deveria haver um topico fixo para apresentaçoes,duvidas de gear e assim,e tudo o resto seria apagado ou movido para aquele post

nao daria menos trabalho assim?
Rod
Rod
Guitar Legend

Post Count : 2167
Idade : 32
Localização : Vila Viçosa
Guitarra : ryan les paul black,PRS SE custom 24 Whale blue
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 19/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Convidad Qui Jul 22 2010, 09:19

Kaz, atenção que eu não fiz estas sugestões à moderação. Eu fiz sugestões em jeito de conselho aos foristas que recorrentemente agem de determinada forma. Não acho que deva haver por parte da moderação uma intervenção sobre estes comportamentos, pelo menos até certo ponto.

Obviamente que isto tem de partir de quem tem este ou aquele tipo de postura dentro do forum e não terá de ser propriamente imposta.

Relativamente às apresentações, depois de abrir este tópico, pensei precisamente nisso. Também acho que um tópico de apresentação seria mais do que suficiente. Os dois foruns onde mais participo, um tem apenas um tópico e outro tem o mesmo sistema do Guitarradas. Pessoalmente penso que é mais prático e menos confuso ter apenas um tópico.

Quantoa o offtopic é como tudo, desde que não caia no exagero não acho que tenha de haver grande moderação a respeito disso.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Convidad Qui Jul 22 2010, 16:21

eu em relação a ortografia nao tenho grandes problemas. ha sempres aqueles pequenos erros de escrever depressa tipo "masi" (mais) ou "mesom" (mesmo) mas nada de grave. o meu unico mal era a linguagem, mas ao fim de uns avisos lá me corrigi.

u pior e akls usrs k exkrvm axim i 1 gj n pxeb nd duk elx xtao a dxr e também as frases mal estroturadas sem pontos nem virgulas e um gajo fica tipo o que é isto que esta ele a perguntar mesmo ou é um codigo novo do exercito

os topicos abertos a parva, pa, pronto. mas ha uma coisa pior, é alguma falta de respeito por parte dos user's que pensam que so devem respeito aos mods e adm. por exemplo, abrem um topico para mostrar as guitarras (ja existem aquele em que mostramos todo o nosso equipamento, logo este nao faz sentido), chego la eu e dou aquele toque. "pessoal, ja existem um topico semelhante, lá podem falar sobre as vossas guitarras e todo o equipamento que tenham" e até deixo o link.
o que acontece depois disto? sou completamente ignorado, os posts continuam a ser feitos e ninguem liga pivia ao aviso. é preciso chegar lá um mod, avisar e fechar o topico para que seja deixado de usar. enfim, isto é triste.
a dias ja tinha comentado isto com o nanjos num destes topicos "repetidos" depois de um destes avisos por parte de um user "normal".

o offtopic, o pa, as vezes é dificil nao o fazer, pois surgem por vezes temas no meio de topicos e da mais jeito discutilos ali para o meio. acho que todos neste forum ja o fizemos. uma coisa que sjiro em relaçao a isto é APAGAR tudo o que seja offtopic nos topicos. é detectado offtopic e um mod ou adm apaga a mensagem. assim ficavam os topicos mais limpos e arrumados.

as apresentaçoes, é pa, no inicio é giro, mas depois uma pessao nao tem paciencia para estar a responder a 20 topicos, "bem vindo" "ola". desisti de dar as boas vindas. falaram nesta situaçao so servir para post cout, nao para ter uma opçao que tudo o que seja postado nessa secçao nao conte nos posts? ja tive num forum onde havia essa opçao.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por nanjos Qui Jul 22 2010, 17:00

Pois, isso de alguns users não respeitarem os avisos de outros users, digamos "seniores" é chato.

O fórum já tem 5 ou 6 mods e 2 admins, o que é mais que suficiente. Mas isso não quer dizer que outros users normais não gostem de contribuir para o bom funcionamento do fórum.

Mas essas situações normalmente acontecem com users novos (novos no fórum e novos de idade) e passado algum tempo acabam por atinar.

@Pedro, isso do offtopic acho que é o problema menor. Se os próprios mods fazem offtopic de vez em quando como qualquer user, não faz sentido depois terem um trabalho enorme a apagar posts.

Até porque muitas vezes os posts em offtopic estão misturados com conversa própria do tópico. Só é chato se se começa um offtopic e se prolonga por mais que uma página, porque perde-se completamente a continuidade do tópico.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Convidad Qui Jul 22 2010, 17:11

sim, normalmente o pessoal novo é que faz mais isso mas depois com o tempo e também depois de o mod la ir percebem.

sim, eu sei que é complicado estar a apagar tudo o que seja offtopic. principalmente o que esta para traz. mas daqui para a frente podia se fazer isso. deixo aqui a sujestao
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias Empty Re: Sugestão: abertura de tópicos, pesquisa e redundâncias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos