ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como passear elo braço da guitarra?

+4
kicos
Schmeichel
Kaz
Caroll
8 participantes

Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Caroll Sex Jul 16 2010, 02:11

Oi pessoal, sou eu de novo hehehe com mais uma dúvida Como passear elo braço da guitarra?  Icon_redface eu tenho um problema enquanto solo, percebo que fico muito limitada em apenas um lugar do braço da guitarra, gostaria de fazer solos por todo o braço durante uma música. Por exemplo estou tocando na pentatônica de (A menor)... quero saber como faço para estica-lá, para onde seguir.
O que devo saber? escalas naturais? escalas relativas? se não fosse pedir demais Como passear elo braço da guitarra?  Icon_rolleyes , alguém poderia fazer um video para explicar melhor esse asunto.
Obrigada Como passear elo braço da guitarra?  334683
Caroll
Caroll
Aprendiz de guitarra

Post Count : 38
Idade : 31
Localização : Brasil/São Paulo
Guitarra : strato caster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Kaz Sex Jul 16 2010, 04:41

ve se este serve. tentar usar "caixas" para saltar de uma forma da pentatonica para outra. boa sorte

Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Schmeichel Sex Jul 16 2010, 05:04

Olá, Caroll!

Acho que ainda não te apresentaste. Convinha que o fizesses.

http://www.guitarradas.com/apresentacoes-f8
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Caroll Sáb Jul 17 2010, 08:29

Obrigada, isso ajuda muito, mas posso utilizar essa técnica seja qual for a tonalidade da música né? por exemplo estou tocando no tom de (mi menor) comesso o solo na pentatônica de (mi menor) mas ao decorrer do solo eu posso fazer umas frazes na escala pentatônica de (fá,lá menor)... ou as frases ou caixas só podem ser feitas na escala pentatônica de (mi menor)?
Caroll
Caroll
Aprendiz de guitarra

Post Count : 38
Idade : 31
Localização : Brasil/São Paulo
Guitarra : strato caster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por kicos Sáb Jul 17 2010, 18:29

Ainda não tinha visto esse video kaz, muito útil! +1
kicos
kicos
Moderador

Post Count : 4276
Idade : 32
Localização : Porto
Guitarra : now playing: squier classic vibe 50's telecaster / yamaha c-40
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 01/07/2009

https://www.youtube.com/user/eukicos

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por fabitO Dom Jul 18 2010, 16:02

Caroll

Eu acho que se a música estiver em mi menor, tu utilizas a pentatonica de mi menor(APENAS), mas podes utilizar os diferentes desenhos da dessa mesma pentatonica, que obrigatoriamente vai passar pelo braço todo...
fabitO
fabitO
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 232
Idade : 29
Localização : Viseu
Guitarra : Tokai ALS 48 Premium/Cort X2-VN / Walden G630 CE-RV/ Taylor 214ce
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Kaz Seg Jul 19 2010, 03:16

ya, o que o fabitO disse. se a musica for em lá, usas as formas da escala de lá menor, e as caixas estarão nao nos mesmos trastes, mas nos mesmos sitios das formas. a caixa de 3 cordas em 3 trastes da primeira forma de 1, está na primeira forma de lá. é so transpor.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Caroll Seg Jul 19 2010, 07:39

Ok obrigada!
Mas, suponhamos... que eu esteja tocando uma música em (lá menor ou maior) aí no solo eu uso a escala pentatônica de (lá menor ou maior), eu poderia ir para uma escala diferente que não fosse a pentatônica, mas que estivesse na mesma tonalidade da música?
Caroll
Caroll
Aprendiz de guitarra

Post Count : 38
Idade : 31
Localização : Brasil/São Paulo
Guitarra : strato caster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 28/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Convidad Qua Out 19 2011, 14:31

Olá sei que venho responder este post um tanto tarde, mas acredito que outras pessoas tenham o mesmo tipo de dúvida como a Carol, eu também tenho estuda a pentatônica e sei o quanto é complicado entender como caminhar pelo braço da guitarra.

Encontrei este vídeo que traz uma pequena idéia do que procuramos, mas veja bem ele ainda não explica por exemplo qual a ordem de saltos por casa devemos saltar e isso por incrível que pareça ninguém explica em vídeo algum, assim que eu descobrir eu voltarei...

Espero ter ajudado

https://www.youtube.com/watch?v=NlF19N6pTcY
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Anthony Qua Out 19 2011, 15:23

Se precebi bem, tu quando tocas numa musica em Mi menor ou Sol maior (Mi menor sendo a relativa de Sol maior) tu so tocas no 1 grau ( aquele padrao basico 1-4 1-3 1-3 1-3 1-4 1-4) e querias tocar atraves do braço todo ou seja noutros graus !

A maneira mais facil para alcançares isso é decorares os 5 graus da pentatonica ( 5 padroes ) e partir disso consegues por ti propria traçar linhas que vao ligar esses 5 graus ( as tais caixas por exemplo ) e dai ja consegues solar num tom qualquer dum backing track qualquer em todo o braço.

Espero me ter explicado bem :s
Anthony
Anthony

Post Count : 18
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia
Guitarra : Les paul
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Convidad Qui Out 20 2011, 10:21

Na verdade os 5 padrões eu já decorei, já os executos até bem, não tenho é velocidade...Mas a minha dúvida é como movimentar por exemplo do primeiro traste da guitarra em direção ao décimo segundo traste...Quantas casas pular a direita? alguma regra a respeitar? o vídeo que anexei mostra o exemplo de uma garota a executar o que desejo!!!!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Convidad Qui Out 20 2011, 11:46

Achei mais um vídeo sobre como executar as escalas na diagonal:

https://www.youtube.com/watch?v=AlbLjD_Lo4Q&feature=related
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Anthony Sex Out 21 2011, 07:16

Uma escala pentatonica é composta por 5 notas, "Do Re Mi Sol La" por exemplo na escala pentatonica de Do maior ou La menor. Podes pular ou saltar como quiseres Very Happy a partir do momento em que passas de uma de essas 5 notas para outra.
Uma pessoa que toca a escala pentatonica de La menor em todo o braço nao faz nada menos que tocar "Do re mi sol la" repetitivamente em varias oitavas diferentes.

O teu trabalho em quanto guitarista é decorar a posiçao dessas 5 notas no braço todo para poderes criar uma melodia ou um solo de uma maneira fluida.
Anthony
Anthony

Post Count : 18
Idade : 35
Localização : Vila Nova de Gaia
Guitarra : Les paul
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por antonioctd Sex Out 21 2011, 14:00

Vou deixar aqui uma ideia:

A melhor forma de "navegar" pelo braço da guitarra é conhece-lo bem!

Na minha opinião é preferível esquecer os truques e realmente aprender as notas. A única verdadeira forma de improvisar livremente e com expressividade é:
1 - Conhecer todas as notas no braço da guitarra (Sim! Pelo nome!)
2 - Saber todas as notas que compõem a escala
3 - Saber que notas compõem cada acorde especifico da harmonia que está a ser tocada como acompanhamento
4 - Ter noção do acorde sobre o qual estamos a tocar a todo o momento e tocar notas escolhidas especificamente só para esse acorde (Aquela cena de "faz-se a mesma escala para toda a musica" só faz com que sejamos mais um guitarrista a fazer solos "non sence")
5 - Ter noção de como as varias notas da escala soam sobre esse acorde.

Muito para a prender? Parece... Mas se formos aprender Português de novo também seria muito para aprender... A musica é só mais uma linguagem. E para se falar bem, temos de aprender tão bem as regras da gramática que elas se tornam parte de nós e depois é só pensar no que queremos transmitir que a linguagem funciona sozinha!

Eu tenho métodos brutais para ensinar isto. Mas acho que não consigo pôr por escrito.
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Convidad Ter Out 25 2011, 03:57

Antonioctd,

Eu tenho procurado estudar ao máximo tudo o que acabas de citar, todo o material que tenho é o que está disponível pela boa vontade do pessoal que partilha conhecimento aquí na net...Infelizmente não tenho condições agora de pagar um professor.

Não haveria possibilidade de abrir um canal no youtube e repassar seus métodos visto que por escrito não seria interessante?
O que acha de fazer uns vídeos a explicar?
Obrigado !
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por deepshadows Ter Out 25 2011, 07:42

Bem visto noguche, era muito bem vindo uns videos com esses métodos, o pessoal do forum agradecia Fixe
deepshadows
deepshadows
Guitarrista viciado

Post Count : 913
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez SA420X ; EPIPHONE LP STD; Ibanez TALMAN (Acustica); Ibanez GIO GRX720 (7 cordas)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por antonioctd Ter Out 25 2011, 10:01

E pá... É um processo longo que tem de ser dado com uma certa ordem...

Continuando com a analogia das línguas, o que me estão a pedir é que eu faça uns vídeos que ensinem a falar e escrever chinês fluentemente! Seriam centenas de vídeos e muito trabalho da vossa parte para estudar aquilo tudo! O que sem um bom prof. para ir definindo metas e projectos de curto prazo bem estruturados para chegar a um resultado final, se torna difícil!

Bem...

Para quem já mexe razoavelmente os dedos na guitarra vamos começar por aqui:

Se pegarmos, por exemplo na escala de DóM e harmonizarmos (fizermos os acordes possíveis de fazer com as notas de DóM) em triads (acordes de 3 notas) temos:

Dó Mi Sol = DóM
Ré Fá Lá = Rém
Mi Sol Si = Mim
Fá Lá Dó = FáM
Sol Si Ré = SolM
Lá Do Mi = Lám
Si Ré Fá = Sidim

Agora gravem um só destes acordes a repetir um loop ritmico (o gravador de audio do windows com o micro do MSN servem!)

Experimentem fazer um solo usando só as 3 notas correspondentes ao acorde por todo o braço da guitarra.

Por exemplo: Fazemos um ritmo só com o acorde de DóM e depois fazemos um solo só com as notas Dó, Mi e Sol (as notas que compõem o acorde).

Fazer isto para todos os acordes em todas as escalas (12 escalas Maiores) até que se torne intuitivo e fluido. E, mais importante, que se saiba como soam as notas sobre os acordes.

Claro que falta aqui muita informação! Por exemplo como se obtem e harminiza as 12 escalas maiores, como se sabe se o acorde é maior, menor ou diminuto, como se formam os acordes, como se procuram as notas no braço da guitarra?

É isto é só a primeira classe da guitarra!! É fantástico não é? Matéria para estudar a vida toda! Twisted Evil
antonioctd
antonioctd
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 195
Idade : 41
Localização : pinhal novo
Guitarra : A guitarra: Strat! Mas existe mais alguma??
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/04/2011

http://rockgp.net

Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Convidad Ter Out 25 2011, 13:22

Eu estou disposto a estudar e tenho procurado praticar todos os dias, e já vejo uma certa evolução...pequena mas para mim um grande progresso, a questão dos vídeos para iniciantes como eu é essêncial, pois ajuda muito na hora de executar na prática...
Tenho estudado agora as notas no braço da guitarra, identificá-los...
e tenho procurado tentar fazer pequenas frase com a pentatonica....

Antonioctd lembrando que qualquer vídeo por mais simples que seja será de muito valor para todos nós!!!
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como passear elo braço da guitarra?  Empty Re: Como passear elo braço da guitarra?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos