ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravar o Baixo

2 participantes

Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Gravar o Baixo

Mensagem por Convidad Ter Jun 08 2010, 07:25

Boa tarde,
tenho estado ali de roda de uma musica da minha banda para lhe gravar o baixo e estou a ter um problema com o som que se calhar alguém com experiência em gravações me possa resolver.

Eu comecei pela gravação da guitarra e depois dobrei-a com outro pickup. Até aqui tudo bem com o som.

De seguida passei para a gravação do baixo e aqui é que começou a festa. Ou não consigo ouvir o baixo, ou então ele fica a ressoar de tal maneira que nalgumas partes da musica se ouve aquele som de "fritar ovos". Não consigo um meio termo. Qual é a melhor maneira para resolver isto? Simplesmente baixar um pouco o som das guitarras ou existe uma formula magica?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por boavida Ter Jun 08 2010, 08:41

Se estás a ter esse problema, presumindo que fizeram o tracking do baixo com alguma qualidade, aconselho-te a usares compressão e equalização para tentar enquadrar o baixo na mistura.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Ze Manel Ter Jun 08 2010, 08:45

ligas o baixo passando pelo amplificador certo ?
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Convidad Ter Jun 08 2010, 09:35

Estou a gravar o baixo utilizando o UX2 da line6. Agora experimentei dobrar o baixo, já consegui uma melhoria no som mas ainda não está bom

@Boavida: A compressão aplica-se na track toda ou só nalguns pormenores em que o som esteja mais desajustado?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Ze Manel Ter Jun 08 2010, 10:35

gravação toda para o som ficar homogéneo
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Convidad Ter Jun 08 2010, 11:03

Regravei o baixo dobrado com umas alterações no compressor, o som já ficou mais agradável vou fazer uns testes com a voz agora =)
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por boavida Ter Jun 08 2010, 11:15

Não dobres o baixo, não vale a pena... Eu agora gravo a faixa limpa com um bocado de compressão nos instrumentos... Depois como plug in adiciono o podfarm2 e meto mais ou menos com o som a meu gosto. Quando ponho tudo a tocar, vou colocando compressão e usando equalização, tipo equalizo as zonas com boosts entre os 50 hz e 250 hz, mais au menos por volta dos 60 hz é um dos que faço para dar corpo, entre os 250 hz e os 800 hz que é normalmente a zona do mud, onde o som fica "empapado", faço alguns cortes e para dar alguma presença trabalho na zona dos 6000Hz (ou 6 Khz).
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Convidad Qua Jun 09 2010, 07:09

Vamos lá ver o que sai daqui =P quando conseguir chegar ao resultado desejado depois posto cheers
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Convidad Seg Jun 28 2010, 09:41

Bom, eu recomendo você gravar sempre no volume mais baixo possível, deixar tudo em torno de -8Db, pois assim não terá clips de nenhuma frequencia, poderá passar o "normalize", que nivela as frequências para depois sim masterizar, usando efeitos de amplificação. Não tem como a qualidade ficar ruim, compressor eu creio que seria em ultimo caso. Se quiseres fazer o teste, vale a pena. Abraços
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gravar o Baixo Empty Re: Gravar o Baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos