ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acústica (dicas)

2 participantes

Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sex Jan 02 2009, 10:57

Boas
A Acústica é o ramo da física que estuda fenómenos relacionados com o som. Este ramo é-nos bastante útil pois bem aplicado pode melhorar o desempenho do resultado da toca de um instrumento.
Vou falar um pouco mais da acústica de interiores, pois vou partir do princípio que quase todo os guitarristas do fórum tocam no quarto ou numa sala específica. Antes de começar, alguns conceitos e bases:

O som é resultado das vibrações das partículas de um meio, por isso mesmo se tratam de ondas mecânicas, pois só se propagam num meio (sólido, líquido e gasoso). Parecendo que não, o som propaga-se melhor em meios mais densos (partículas mais "juntas", maior nr. de partículas por unidade de volume), daí ele se propagar melhor em meios líquidos e melhor ainda em meios sólidos do que própriamente em meios gasosos (se repararem, ouve-se melhor as pessoas a caírem numa piscina lá dentro do que cá fora).
Um dos fenómenos no qual anda à volta este tópico é a reverberação, no qual o som, ao atingir um meio de maior densidade, tem uma certa tendência a bater nesse meio (uma parte é absorvida e outra não) e inverter o sentido. Numa sala, por exemplo, as ondas andam sempre a inverter sentidos, até serem absorvidas por completo.
Outro dos fenómenos estudados é a absorção das ondas, causada por materiais específicos.

Como citei antes, o som numa sala tem tendência a reverberar várias vezes até ser absorvido por completo, isto, seguindo de sons diferentes, acaba por causar uma confusão, é como se um ouvido tivesse junto à fonte emissora e o outro afastado. Só se considera reverberação quando esta diferença de captação de som é superior a 0,1 segundo, inferior a esta unidade de tempo, não é possível detectar-se sem sem auxílio tecnológico.

Bem, isto deve-se ter conta quando se escolhe um local para tocar guitarra. As salas mais regulares (com paredes não inclinadas, estando elas a fazer ângulos de 90º entre elas, com o chão e o tecto), de preferência com um chão de madeira. Nestas salas, convém ter o amplificador virado para uma parede (a direcção do som deve fazer aproximadamente 90º com a parede), de preferência junto a outra parede(nota que a parede deve estar o máximo vazia, sem móveis em frente, por exemplo). Se o amplificador estiver no chão, a captação sonora será mais difícil, por isso convém que o amplificador esteja mais ou menos à altura da cintura, facilitando também a ausência de reverberações inclinadas (com estes passos feitos, haverá sempre ondas inclinadas em relação à parede de incidência das ondas, embora notávelmente reduzidos). Tocar com uma janela aberta também ajuda a eliminar reverberações.

Bem estes são os métodos para reduzir a reverberação, agora vão os métodos para aumentar a absorção. Os métodos mais tradicionais incluem uma carpete no chão ou se preferirem pendurar uma na parede onde as ondas incidem pela primeira vez (tentem encontrar métodos em que não lixem as paredes com pregos e furos, por exemplo, eu uma vez toquei na garagem e pendurei tapetes num fio usado para pendurar roupa para secar). Num quarto, a cama também ajuda bastante a absorver as ondas, de preferência com lençóis (todo o tipo de tecidos são bons absorventes). Numa sala, os sofás devem estar posicionados estratégicamente.
Se quiseres (e puderes, claro) podes sempre comprar materiais absorventes para forrar os cantos, principalmente (convém que estes sejam curvos, pois não há materiais 100% absorventes), ou para forrar a parede de incidência inicial, ou as outras. Outro método que também ajuda é forrar o tecto com placas absorventes feitas de cortiça (que normalmente têm casca de côco do outro lado), embora estas placas sejam colocadas em casas em construcção, são bastante eficientes, baratas e amigas do ambiente.

Estes são os métodos mais eficazes. Basta usar os métodos mais tradicionais, mas se quiserem investir mais neste assunto, convém seguir esta ordem de prioridades:
1º-parede de incidência das ondas (contrária ao amplificador)
2º-chão e tecto
3º-cantos das paredes
4º-restantes paredes

Espero ter sido útil, acho que não me esqueci de nada. No entanto, se quiserem partilhar mais dicas e conselhos, deixem aqui.
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Kaz Sex Jan 02 2009, 13:38

Quando comecei a tocar na banda à qual pertenço agora, fomos para uma casa desabitada da familia do baterista. as paredes eram em cimento areado (eu agora sei estes termos todos pk tou a construir casa) e pintadas a branco. o nosso baterista ja la tinha dormido umas vezes quando o quarto dele estava em obras, e ele acabou por fazer uns desenhos na parede e escrever "nirvana" se bem me lembro.

o chao era também cimento só. a primeira coisa que fizemos for procurar uma alcatifa para o chao. nem tanto pela acustica, mas mais pelo conforto. mas ao colocarmos a alcatifa no chão notamos logo que houve uma perda de reverbs, ou como a gente dizia na altura : eco.

mais tarde, e como arranjamos os instrumentos todos e ja toda a gente estava a fazer um barulho considerável, decidimos que as paredes nao podiam ficar assim. como o quarto é pequeno nao conseguimos posicionar todos os amps como queremos, mas antes como conseguimos. como o espaço deixa. assim sendo, tinhamos mesmo que isolar a coisa.
resultado: arranjamos uns panos que penduramos do tecto. nao isola acusticamente, mas pelo menos dentro do quarto reduzia o tal efeito de eco.

depois, falamos com o dono de uma pastelaria para nos guardar as caixas que vinham com os ovos. usamos essas caixas para forrar as paredes. como são de papel e têm aquela forma ondulada, o som ao bater rapidamente se espalha em multiplas direcções, acabando por o enfraquecer.

neste momento o aspecto é este
Acústica (dicas) 41578793.img

a foto é antiga, mas o efeito continua o mesmo.

o problema é que na pratica, só quem está dentro do quarto é que sente que realmente está bem "abafado". lá fora ouve-se na mesma e no inverno é um frio mais ou menos, por isso estamos a pensar em perder o amor a 100 euros e forrar as paredes com poliestireno (aquelas placas de espuma azuis claras também conhecidas como roof mate) e isolar acustica e termicamente o local. depois, mesmo com cola quente, podemos na mesma colocar as caixas de ovos para fazerem a eliminação de reverbs.

se quizesse-mos mesmo até colocavamos destas:

Acústica (dicas) Cd42_1_sbol

são de espuma por isso acho que ainda absorvem parte do som até.

bom, nao me estico mais.

Kaz
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Sex Jan 02 2009, 13:57

Mas tipo custa 100 euros a cada placa?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sex Jan 02 2009, 20:22

gudarkshark escreveu:Mas tipo custa 100 euros a cada placa?
Se for banhada a ouro... Razz Opa, estas placas são vendidas ao metro quadrado e o preço depende da expessura. Não te posso dar intervalos de preços para cada expessura, mas tou agora a olhar para o catálogo da music store e os preços vão entre 4.90 (20 mm expessura) e os 19.90 (100 mm expessura) o m2. Estes preços referem-se a cada placa de 1 m2!
O que o Kaz dizia era que tava a pensar em gastar 100 euros para forrar a sala toda, digo eu!


Última edição por Machado em Sex Jan 02 2009, 21:03, editado 1 vez(es)
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sex Jan 02 2009, 20:37

Kazuya escreveu:como são de papel e têm aquela forma ondulada, o som ao bater rapidamente se espalha em multiplas direcções, acabando por o enfraquecer.
Não só mas também! Repara, se fizesse só com que o som se espalhasse para várias direcções (já agora, chama-se a este fenómeno refracção) a reverberação continuava! As caixas de ovos absorvem bastante o som, embora não a 100%! Combinando o material com a sua forma ondulada, permite reverberar e absorver de forma eficaz. Aqui tens um esquema feito por mim no paint:
Acústica (dicas) F_reverbm_40c428a
Como vês, as refracções existem, mas em cada uma delas o som é absorvido. Com esta forma, há um maior numero de refraccções, mas direccionadas várias vezes para o material. Quando a onda é refractada para fora do material, perdeu de tal maneira a sua intensidade que à beira de outras da mesma intensidade não se ouve!

Basta-me agora apontar uma conclusão que me esqueci! Os melhores materiais absorventes das ondas sonoras tratam-se, em regra geral, de sólidos com uma notavel densidade gasosa! Os tecidos, por exemplo, contêm fibras que são esquemas de linhas quadradas e entre elas temos ar, a espuma poliestireno é um exemplo de tecido, mas maior unidade de volume de ar por unidade de volume de material sólido (80% é ar, penso eu), e maior grossura. É como se fosse uma casa, mas só a sua estrutura em aço, de resto é só ar! Outro exemplo, ridículo eu sei, mas real, é o pão. Temos inicialmente a massa onde se junta fermento, ou melhor, bactérias. Estas com o calor do forno morrem e ao decompor-se criam ar entre a massa.
O que acontece é o seguinte: imaginem aí umas 5 pessoas juntas. se empurrarem uma delas é provável que caiam todas. Se tiverem entre elas um espaço de 1 metro, ao empurrarem a primeira ela cai e com sorte cai também a segunda.
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Sex Jan 02 2009, 21:15

Ao ler o comentário do Kazuya, só consegui pensar.. "já passei pelo mesmo!".. quando tinha banda, também tivemos acesso a uma casa desabitada (no meu caso, era do guitarrista) e demos por nós à procura de caixas (lembro-me de usarmos um ex-suporte de um quadro de por-mos uma caixa de um amplificador) para as condições sonoras serem mais propicias ao que nó queriamos.

Não sei em que se transformou a sala (porque vim para a faculdade e deixei de ter tempo para bandas), mas sei que com o tempo foram "enchendo" a sala onde ainda hoje ensaiam.. qualquer dia vou lá. lol!

Rock
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Sáb Jan 03 2009, 05:05

Kazuya escreveu:
o problema é que na pratica, só quem está dentro do quarto é que sente que realmente está bem "abafado". lá fora ouve-se na mesma e no inverno é um frio mais ou menos, por isso estamos a pensar em perder o amor a 100 euros e forrar as paredes com poliestireno (aquelas placas de espuma azuis claras também conhecidas como roof mate) e isolar acustica e termicamente o local. depois, mesmo com cola quente, podemos na mesma colocar as caixas de ovos para fazerem a eliminação de reverbs.


são de espuma por isso acho que ainda absorvem parte do som até.

bom, nao me estico mais.

Kaz

Em relação ao roofmate são placas deste estilo:
Acústica (dicas) Rr_roofmate
Existe tambem wallmate:
Acústica (dicas) 1296_img5
Este é mais apropriado para paredes (custama ser metido até no meio das duas paredes de tijolo), o outro é mais apropriado para telhados, porque a telha encaixa nos frisos...

Ambas servem apenas para esolamentos termicos e não sonoros... E axo que não são feitas de politeraneo (mas posso tar enganado)...

Já em relação a preços não sei, mas 100€ por placa é muito mas tambem (apesar de não saber a area) é pouco para forrar as paredes todas...

Hoje em dia se querem isolamento sonoro para o exterior podem usar isto:
Acústica (dicas) ALPHACOOL_KIT_ISOLAMENTO_ACUSTICO
As placas mais lisas já estão tambem a ser aplicadas no interior das paredes para isolar o som para o exterior... Normalmente e ao contrario de o wallmate ou roofmate que encaixa estas não encaixam e as juntas custumam ser isoladas, ou com silicone proprio ou mesmo politeraneo...


Além de que para terem boa qualidade no interior da sala podem usar as placas que o kazz referiu com as piramides... que servem para dispersar o som e enfraquecer, além de absorver algum...

Uff axo que está tudo Very Happy

P.S.: Sei isto tudo, não por estar a fazer uma casa como o Kaz lol! mas sim porque o meu pai faz muitas... e ando sempre a ver materiais deste tipo, ás vezes até na garagem lol! ...
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Sáb Jan 03 2009, 06:42

Boas novamente...

Perguntei acerca do assunto que tinha falado em cima, ao meu pai... Ele disse que com o wallmate se consegue esolação sonora, mas tem de ser wallmate 60mm e em relação ao preço na ultima factura que foram + de 200m2 e a esta quantidade o preço foi de cerca de 5€ o m2, mas para quantidades menores o preço tb é mais alto...

Cumps
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Kaz Sáb Jan 03 2009, 13:14

100 euros era o preço para revestir o espaço todo. estamos a falar de 20 placas, sendo que cada placa, por aqui, custa 4,91.
cada placa de Poliestireno (não poliuretano). nao a placa de espuma.
o wallmate também faz isolamento acustico. pode nao ser uma barreira como a lã de rocha ou cortiça, mas corta sempre um bom bocado. o wallmate é tipo... 80 % ar. é muito poroso. tamos a falar de um material que mesmo parecendo denso é bastante poroso, e o som tem muito por onde se perder lá dentro.

essa placa de espuma é como diz o Machado. 4 e tal por metro quadrado as mais finas.
as de poliestireno são 2,60x60 cm. cerca de metro e meio quadrados.

belo esquema das caixas de ovos Very Happy
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sáb Jan 03 2009, 18:32

Kazuya escreveu:100 euros era o preço para revestir o espaço todo. estamos a falar de 20 placas, sendo que cada placa, por aqui, custa 4,91.
cada placa de Poliestireno (não poliuretano). nao a placa de espuma.
o wallmate também faz isolamento acustico. pode nao ser uma barreira como a lã de rocha ou cortiça, mas corta sempre um bom bocado. o wallmate é tipo... 80 % ar. é muito poroso. tamos a falar de um material que mesmo parecendo denso é bastante poroso, e o som tem muito por onde se perder lá dentro.

essa placa de espuma é como diz o Machado. 4 e tal por metro quadrado as mais finas.
as de poliestireno são 2,60x60 cm. cerca de metro e meio quadrados.

belo esquema das caixas de ovos Very Happy
Obrigado Very Happy Opa, senti-me na obrigação de deixar as coisas bem claras!
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Qua Jan 07 2009, 15:48

Já que estamos numa questão de acustica...
O nosso baterista arranjou uma pequena sala para ensaiar-mos... é assim tipo uma arrumação da quinta dele... akilo é em pedra e n tem placa é directamente telha...

O problema da sala é que causa alguns problemas de sonoridade... e feedback...

Soluções aceitam-se Very Happy Very Happy ...

cumps
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Kaz Qui Jan 08 2009, 04:09

pois erm... acustica acho que nao tem muito a ver com feedback.
de qualquer modo, o ideal seria arranjares algo para revestir as paredes e criar uma espécie de tecto falso.

ve aí acima aquilo que te parece menos caro e mais facil de aplicar.
pá, para nos as caixas de ovos resultaram lindamente. tenta falar com uma pastelaria aí na zona. pode ser que eles te guardem as caixas.
e eu continuo a insistir no wallmate, mas eu sou suspeito. de qq modo, com paredes em pedra e ainda por cima em viseu, voces vão passar suplícios no verão e no inverno. e o wallmate sempre ajudava nisso.
Kaz
Kaz
ADMINISTRADOR

Post Count : 1971
Idade : 45
Localização : Barcelos - Portugal
Guitarra : Epiphone SG Special
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sex Jan 09 2009, 09:08

Kazuya escreveu:pois erm... acustica acho que nao tem muito a ver com feedback.
Por acaso até tem, e bastante! Olha haverem ecos (mesmo que não consigas captá-los) e acabarem nos pickups! Cria feedbacks!
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Machado Sex Jan 09 2009, 09:12

David escreveu:Já que estamos numa questão de acustica...
O nosso baterista arranjou uma pequena sala para ensaiar-mos... é assim tipo uma arrumação da quinta dele... akilo é em pedra e n tem placa é directamente telha...

O problema da sala é que causa alguns problemas de sonoridade... e feedback...

Soluções aceitam-se Very Happy Very Happy ...

cumps
Depende do que consigas fazer no espaço (deriva de espaço e outras condições). Tal como a Kaz disse, caixas de ovos são uma solução barata. Tenta seguir algumas sugestões que indiquei, como abrir uma janela, sofás, uma alcatifa... Se tiveres alguma dúvida, ou se estas sugestões não te servirem para o espaço, mete uma foto da sala... pode ser que me surja algo e eu te ajude!
Machado
Machado
Guitarrista de garagem

Post Count : 488
Idade : 32
Localização : Aveiro; Braga
Guitarra : Squier Bullet Strat; Jackson DXMG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Convidad Qua Mar 04 2009, 17:03

Eu e a minha banda estamos a pensar mudar de local de ensaio, num futuro próximo. Eu tive a ler na net várias coisas, mas pensei vir aqui esclarecer as minhas dúvidas aqui.

Em 1º lugar, quais são as medidas que o local deve ter. (li que a medida maior da sala (o comprimento, normalmente) deve ser 4x maior que a medida mais pequena, para não se formarem ondas estacionárias[acho que é assim o nome)) É verdade?

Quais os materiais que deva usar? O poliestireno, como dito? E em que locais da sala?

Devo outros materiais para outras zonas da sala (cantos, por exemplo), ou outros materias para absorção de das várias ondas (graves, agudas)?

Será melhor usar a solução em cima, ou por exemplo paredes de gesso, com lã de rocha/vidro no interior?

As janelas e portas não são um "problema" no caso de absorção acústica? Que influência tem as janelas/portas na gravação de um som?

Por último, tive a ler algo sobre o volume da sala e RT60, e que ao se determinar este índice (RT60), será uma mais valia de como se irá comportar o som. Alguém sabe algo sobre isto? Sei que tem como variaveis as medidas do local e o material com que este é contruido, logo, devo escolher uma opção que tenha o tal índice mais baixo, certo?

Vi aqui um site com kits acústicos, se alguém quiser ver e dar opinião sobre o que eles oferecem, será uma grande ajuda para mim.

http://www.someacustica.com/someacustica/index.php?page=kits-acusticos

E aqui uma folha em Excel para calcular a acústica, que eu não percebo como mexer, e se alguém souber, agradecia que explicasse (tem que se renomear o ficheiro para cálculo.xls, adicionando o .xls).

http://www.musitec.com.br/downloads/getFile.asp?codArea=1&codFile=5

Obrigado desde já.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Acústica (dicas) Empty Re: Acústica (dicas)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos