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Hendrix

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Mensagem por Riddl3 Qua Fev 17 2010, 07:50

Ora bem,

90% do pessoal que toca guitarra que eu conheço metem o Hendrix num pedestal e proclamam que ele é que foi o "Deus da Guitarra".
Pessoalmente, não aprecio. Dou-lhe o mérito pela revolução que ele começou... E sei que foi graças a ele que mais à frente tivemos o surgir do rock, hard-rock, metal and so on... mas fico-me por aí. E voçês? o que pensam/acham deste senhor...
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Mensagem por Rod Qua Fev 17 2010, 07:55

rock?

o rock ja tinha começado antes com um senhor chamado chuck berry Rolling Eyes...quanto ao que penso do hendrix,epá nao sou nenhum entendido em musica nem conheço toda a discografia dele nem nada assim mas desempenhou um grande papel na musica sem sombra de duvida,precursor do psicadelismo,introduziu algumas tecnicas que sao hoje utilizadas (foi dos primeiros utilizadores do wah se nao me engano) e depois passando por algumas das suas musicas que nao deixam ninguem indiferente...quem nao gosta da vodoo child Razz ?
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Mensagem por jota jota Qua Fev 17 2010, 08:06

Hendrix fez surgir o Metal?! Hum... tenho a certeza que não... os pais do metal foram os Black Sabbath.

E o rock surgiu na década de 50 e toda gente sabe que o rock surgiu da evolução do blues e da musica country.
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Mensagem por jota jota Qua Fev 17 2010, 08:08

Ah, e foi o hendrix que chegou a uma fabrica de Marshal's e pediu para lhe fazerem um amp com distorção incorporada. Os da fabrica chamaram-lhe de maluco. Hoje em dia todos os amps têm distorção incorporada! Razz
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Mensagem por Riddl3 Qua Fev 17 2010, 08:14

@jota

sei bem q foram os Sabbath quem inventaram o metal... mas o metal surgiu de uma evolução iniciada pelo Hendrix... q na altura era o maluquinho la da terra Razz
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Mensagem por Convidad Qua Fev 17 2010, 08:19

O mesmo acontece com o Slash, pessoalmente também não aprecio, aprecio mais o Handrix.
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Mensagem por jota jota Qua Fev 17 2010, 08:22

É claro que as bandas de metal, que nessa altura eram os Black Sabbath e companhia, foram buscar referencias ao Hendrix, até que foi ele juntamente com Cream e The Kinks por exemplo, popularizaram a distorção pesada e o wah-wah.
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Mensagem por Schmeichel Qua Fev 17 2010, 08:52

Eu acho que o texto que incluo abaixo do Pete Townshed para a Rolling Stone (<a href="http://www.rollingstone.com/news/story/5937559/the_100_greatest_guitarists_of_all_time/print">http://www.rollingstone.com/news/story/5937559/the_100_greatest_guitarists_of_all_time/print</a>), define bem o Hendrix.

Notas (citadas de memória, de um artigo que foi publicado na Blitz):
- quando o Hendrix foi para Londres, o manager dele convenceu o Eric Clapton a deixá-lo tocar com ele; consta-se que o Eric Clapton ficou "amuado" com o facto de o bom do Jimi o ter ofuscado em palco
- o Hendrix tocou uma semana inteira num clube e o Townshend ia com o Clapton todos os dias ver o gajo - e eles nem eram grandes amigos, tinham até uma grande rivalidade, mas a admiração pelo Hendrix juntou-os nessa altura - e ficavam pasmados com as coisas que o Hendrix fazia com a guitarra e com a facilidade com que o gajo fazia cenas que para eles seriam tecnicamente bastante difíceis de executar

<font color=blue>

1 Jimi Hendrix
by Pete Townshend
I feel sad for people who have to judge Jimi Hendrix on the basis of recordings and film alone; because in the flesh he was so extraordinary. He had a kind of alchemist's ability; when he was on the stage, he changed. He physically changed. He became incredibly graceful and beautiful. It wasn't just people taking LSD, though that was going on, there's no question. But he had a power that almost sobered you up if you were on an acid trip. He was bigger than LSD.

What he played was fucking loud but also incredibly lyrical and expert. He managed to build this bridge between true blues guitar — the kind that Eric Clapton had been battling with for years and years — and modern sounds, the kind of Syd Barrett-meets-Townshend sound, the wall of screaming guitar sound that U2 popularized. He brought the two together brilliantly. And it was supported by a visual magic that obviously you won't get if you just listen to the music. He did this thing where he would play a chord, and then he would sweep his left hand through the air in a curve, and it would almost take you away from the idea that there was a guitar player here and that the music was actually coming out of the end of his fingers. And then people say, "Well, you were obviously on drugs." But I wasn't, and I wasn't drunk, either. I can just remember being taken over by this, and the images he was producing or evoking were naturally psychedelic in tone because we were surrounded by psychedelic graphics. All of the images that were around us at the time had this kind of echoey, acidy quality to them. The lighting in all the clubs was psychedelic and drippy.

He was dusty — he had cobwebs and dust all over him. He was a very unremarkable-looking guy with an old military jacket on that was pretty dirty. It looked like he'd maybe slept in it a few nights running. When he would walk toward the stage, nobody would really take much notice of him. But when he walked off, I saw him walk up to some of the most covetable women in the world. Hendrix would snap his fingers, and they followed him. Onstage, he was very erotic as well. To a man watching, he was erotic like Mick Jagger is erotic. It wasn't "You know, I'd like to take that guy in the bathroom and fuck him." It was a high form of eroticism, almost spiritual in quality. There was a sense of wanting to possess him and wanting to be a part of him, to know how he did what he did because he was so powerfully affecting. Johnny Rotten did it, Kurt Cobain did it. As a man, you wanted to be a part of Johnny Rotten's gang, you wanted to be a part of Kurt Cobain's gang.

He was shy and kind and sweet, and he was fucked up and insecure. If you were as lucky as I was, you'd spend a few hours with him after a gig and watch him descend out of this incredibly colorful, energized face. There was also something quite sad about watching him. There was a hedonism about him. Toward the end of his life, he seemed to be having fun, but maybe a little bit too much. It was happening to a lot of people, but it was sad to see it happen to him.

With Jimi, I didn't have any envy. I never had any sense that I could ever come close. I remember feeling quite sorry for Eric, who thought that he might actually be able to emulate Jimi. I also felt sorry that he should think that he needed to. Because I thought Eric was wonderful anyway. Perhaps I make assumptions here that I shouldn't, but it's true. Once — I think it was at a gig Jimi played at the Scotch of St. James [in London] — Eric and I found ourselves holding each other's hands. You know, what we were watching was so profoundly powerful.

The third or fourth time that I saw him, he was supporting the Who at the Saville Theatre. That was the first time I saw him set his guitar on fire. It didn't do very much. He poured lighter fluid over the guitar and set fire to it, and then the next day he would be playing with a guitar that was a little bit charred. In fact, I remember teasing him, saying, "That's not good enough — you need a proper flamethrower, it needs to be completely destroyed." We started getting into an argument about destroying your guitar — if you're going to do it, you have to do it properly. You have to break every little piece of the guitar, and then you have to give it away so it can't be rebuilt. Only that is proper breaking your guitar. He was looking at me like I was fucking mad.

Trying to work out how he affected me at my ground zero, the fact is that I felt like I was robbed. I felt the Who were in some ways quite a silly little group, that they were indeed my art-school installation. They were constructed ideas and images and some cool little pop songs. Some of the music was good, but a lot of what the Who did was very tongue-in-cheek, or we reserved the right to pretend it was tongue-in-cheek if the audience laughed at it. The Who would always look like we didn't really mean it, like it didn't really matter. You know, you smash a guitar, you walk off and go, "Fuck it all. It's all a load of tripe anyway." That really was the beginning of that punk consciousness. And Jimi arrived with proper music.

He made the electric guitar beautiful. It had always been dangerous, it had always been able to evoke anger. If you go right back to the beginning of it, John Lee Hooker shoving a microphone into his guitar back in the 1940s, it made his guitar sound angry, impetuous, and dangerous. The guitar players who worked through the Fifties and with the early rock artists — James Burton, who worked with Ricky Nelson and the Everly Brothers, Steve Cropper with Booker T. — these Nashville-influenced players had a steely, flick-knife sound, really kind of spiky compared to the beautiful sound of the six-string acoustic being played in the background. In those great early Elvis songs, you hear Elvis himself playing guitar on songs like "Hound Dog," and then you hear an electric guitar come in, and it's not a pleasant sound. Early blues players, too — Muddy Waters, Buddy Guy, Albert King — they did it to hurt your ears. Jimi made it beautiful and made it OK to make it beautiful.
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Mensagem por Fype_7 Qua Fev 17 2010, 14:42

Eu acho nao um deus, mas um revolucionário da guitarra electrica, pois ele mudou o modo como a guitarra electrica era utilizada no tempo dele...

Temos que lhe atribuir o devido mérito.

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Mensagem por Convidad Qua Fev 17 2010, 15:04

Eu diria Deus, o homem começou com um ukelele, e começou a tocar com a guitarra ao contrario, o que tem bastante estilo.

Se calhar nao haveria o Dark Side of The Moon sem ele, visto que ele foi pioneiro no rock psicadelico.

Tens a invençao do wah, a excelente utilizaçao dos Vox's ... LOL, o homem tocava com os dentes, e tocava Blues mesmo bem ... e se dizem que nao é um Deus, entao é mesmo porque ainda nao o viram em acid trip
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Mensagem por Rod Qua Fev 17 2010, 15:17

o paul gilbert faz sweep picking com os dentes e tambem toca blues brutalmente e nao é por ai que ele e um deus xD...até porque tecnicamente o hendrix nao era nem nunca foi o melhor...
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Mensagem por jota jota Qua Fev 17 2010, 15:18

Mas o paul gilbert nunca queimou nenhuma guitarra em palco... :Razz
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Mensagem por kicos Qua Fev 17 2010, 15:21

jota jota escreveu:Mas o paul gilbert nunca queimou nenhuma guitarra em palco... :Razz

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Mensagem por Kaz Qua Fev 17 2010, 16:03

mas o paul gilbert toca com os dentes depois de toda a gente tocar com os dentes e se for preciso até há tutoriais na net.

hoje em dia qualquer gajo faz tapping, e arpegios.

mas no tempo do eddie van halen nao se fazia. foi ele que os tornou famosos.

o hendrix tornou a guitarra electria distorcida no que é privavelmente o instrumento mais popular da historia da humanidade. eu acho que ninguem sabia propriamente tocar uma guitarra electrica até o gajo aparecer.

o meu irmão tem a discografia toda do caetano veloso. uns quase 40 cds. e num deles é o primeiro em que o caetano veloso usa uma guitarra electrica numa gravaçao. e o guitarrista que ele contratou simplesmente nao sabe tocar guitarra electrica. nota-se. ve-se que ainda ninguem tinha quebrado o feitico da guitarra.

tal como o eddie quebrou o feitiço do tapping, o gilmour quebrou o feitico dos solos melodicos e o slash mostrou ao mundo o que é ser um guitar hero, o jimi hendrix ensinou o pessoal a tocar guitarra electrica.

nao conheço 5% daquilo que há para se ouvir de jimi hendrix, mas so de pensar que há mais 95% para ouvir nao sei como o comparar com os outros.

lembre-se que einstein sabia muito mais de fisica do que newton. mas se nao fosse o newton nao havia einstein para ninguem.

e ja o proprio newton dizia "se eu vi um bocado mais longe que os outros, é porque estava sentado no ombro de gigantes".

basicamente, ninguem pode reclamar levianamente ser melhor que os antepassados, se parte do seu conhecimento foi descuberto pelos outros.

hoje em dia é facil ser bom guitarrista, basta aprender o que os outros descubriram da forma dificil.
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Mensagem por Convidad Qua Fev 17 2010, 16:08

Ora o Kaz nao podia ter dito melhor.

Os guitarristas sao influenciados uns pelos outros e acho que podiamos fazer uma "arvore genealogica" dos guitarristas com as suas influencias, se é que me percebem.

Enquanto guitarristas dos anos 70 para a frente têm muitas influencias, imaginem o Hendrix, que influencias teve? nao tantas, e acho que isso ja lhe da uns pontos.
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Mensagem por Rod Qua Fev 17 2010, 16:23

@kaz

o tapping nao foi descoberto pelo van halen,segundo li algures ja nao me recordo bem ele ja existia o van halen apenas o levou ao extremo da popularidade...

mas lá está curiosamente o hendrix é uma das grandes influencias do gilbert se nao me engano,assim como do slash,do wylde,do morello e por ai fora por isso concordo contigo na parte em que dizes que ele foi o primeiro gajo a tocar guitarra a sério...
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Mensagem por Kaz Qua Fev 17 2010, 16:35

entendo perfeitamente que ele nao diga nada para ninguem, especialmente para pessoal mais novo, mas que o homem é um icone, la isso é. mas ya, há novos guitarristas por aí!
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Mensagem por boavida Qua Fev 17 2010, 17:58

O hendrix é transcendente... Tem alma para dar e vender, tem alma que mais ninguém tem. Tudo o que toca, toca naturalmente e com simplicidade, até parece fácil. Não é o melhor técnicamente? De certeza que não é, mas todos os que vieram depois de alguma forma foram influênciados por ele, que tocava coisas numa época que à luz do tempo seriam inimagináveis. Ah e cantava no meio dos solos e dos ritmos esquisitos.


Última edição por boavida em Qui Fev 18 2010, 11:42, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Convidad Qui Fev 18 2010, 11:39

boavida escreveu:O hendrix é transcendente... Tem alma para dar e vender, tem alma que mais ninguém tem. Tudo o que toca, toca naturalmente e com simplicidade, até parece fácil. Não é o melhor técnicamente? De certeza que não é, mas todos os que vieram depois de alguma forma foram influênciados por ele, que tocava coisas numa época que à luz do tempo seriam inimagináveis. Ah e cantava no meio dos solos e dos ritmos esquisitos.

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Mensagem por TiagoSerrano Qui Fev 18 2010, 11:51

Rod escreveu:rock?

o rock ja tinha começado antes com um senhor chamado chuck berry Rolling Eyes...quanto ao que penso do hendrix,epá nao sou nenhum entendido em musica nem conheço toda a discografia dele nem nada assim mas desempenhou um grande papel na musica sem sombra de duvida,precursor do psicadelismo,introduziu algumas tecnicas que sao hoje utilizadas (foi dos primeiros utilizadores do wah se nao me engano) e depois passando por algumas das suas musicas que nao deixam ninguem indiferente...quem nao gosta da vodoo child Razz ?

o chuck berry nao começou o rock and roll.. antes dele tinhas o Little Richard..
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Mensagem por TiagoSerrano Qui Fev 18 2010, 11:55

desculpem postar 2 vezes seguidas mas sendo o hendrix o meu idolo, nao posso deixar de o idolatrar (desculpem a redundancia xD)... A verdade é que goste-se ou nao nenhum guitarrista pode passar indiferente a jimi hendrix. É como no mundo do futebol nao gostarmos do Beckenbauer ou do Klinnsmann. A meu ver, gostar de guitarra e nao gostar de jimi hendrix é um paradoxo.. Jimi Hendrix = Guitarra = Jimi Hendrix.. É poesia em forma de 6 cordas esticadas num pedaço de madeira a que eu gosto de chamar "vida". Não digo que era o melhor (apesar de, a meu ver, ter sido) mas era um grande guitarrista que imortalizou a sua imagem.. Tenho Dito..

Cumprimentos..
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Mensagem por Rod Qui Fev 18 2010, 11:56

sempre ouvi chamar ao chuck berry o pai do rock n roll
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Mensagem por TiagoSerrano Qui Fev 18 2010, 11:57

uma coisa e dizeres que é o pai do rock and roll, outra é dizeres que o rock and roll começou com ele! Calma la...
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Mensagem por Rod Qui Fev 18 2010, 12:04

nao é o mesmo scratch ?
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Mensagem por TiagoSerrano Qui Fev 18 2010, 12:07

pá... whatever.. antes do chuck berry havia o little richard e ponto.. se o chuck para ti e o pai do rock and roll, que seja..
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