ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Remover Ruido

+16
ze gibson's
Slider56
k7
lourenco
Duarteman
Z3D
REBL
Fype_7
SergioPt
Ze Manel
Naré Cardoso
boavida
kicos
JIPI
Joker
Sobreira
20 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qua Abr 28 2010, 02:12

Alguém sabe onde se vende a tinta para revestir a electrónica numa strat ou o nome de algum adesivo que isole para que a massa esteja bem ligada ?

eis um exemplo do que eu procuro


Remover Ruido - Página 3 Copper_guitar_stratocaster_shielding

Remover Ruido - Página 3 Copper_pickguard_stratocaster_shielding
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qua Abr 28 2010, 02:30

já encontrei Very Happy

Fita de Cobre

Deixo ficar a mensagem para se alguém tiver a mesma duvida

Remover Ruido - Página 3 Guitar_pickup_conductive_adhesive_copper_foil_tape_shield
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Duarteman Qua Abr 28 2010, 03:40

Z3D escreveu:É estranho pois quando toco nas cordas ou na bridge ou mesmo nos pots/switchs o ruido dos humbuckers reduz bastante (aliás, o ruido de todos os pickups reduz bastante).
Este fenómeno também acontece com a minha guitarra e, de facto, é mesmo irritante (se bem que não tenho Humbuckers mas sim Single coils). Como não tenho conhecimentos a nível de electrónica, a próxima vez que a levar a trocar cordas à loja vou-lhes falar do problema...
Duarteman
Duarteman
Guitarrista de garagem

Post Count : 353
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Century CG-530, Squier Affinity Telecaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 08/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qua Abr 28 2010, 04:02

la esta

não esta bem ligado a massa e o caso de tu tocares nos componentes deixar de dar ruído quer dizer que a guitarra esta a utilizar o teu corpo para "descarregar" claro voltagens muito pequenas que não nos afectam e usar te como a "massa" , aquela fita que tem em cima no meu post é para revestir e ligar o cabo da massa a ela depois de colada assim a descarga e feita nela e mesmo que não estejas a tocar nas cordas bridge etc já não faz o buzz
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qua Abr 28 2010, 12:46

Mleunam escreveu:la esta

não esta bem ligado a massa e o caso de tu tocares nos componentes deixar de dar ruído quer dizer que a guitarra esta a utilizar o teu corpo para "descarregar" claro voltagens muito pequenas que não nos afectam e usar te como a "massa" , aquela fita que tem em cima no meu post é para revestir e ligar o cabo da massa a ela depois de colada assim a descarga e feita nela e mesmo que não estejas a tocar nas cordas bridge etc já não faz o buzz

Vê isto... http://www.guitarnuts.com/technical/noisebucket.php

Parece-me é que neste caso as cordas é que te ligam à massa (terra) e não o contrário.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qua Abr 28 2010, 12:52

Mleunam escreveu:Alguém sabe onde se vende a tinta para revestir a electrónica numa strat ou o nome de algum adesivo que isole para que a massa esteja bem ligada ?

eis um exemplo do que eu procuro


Remover Ruido - Página 3 Copper_guitar_stratocaster_shielding

Remover Ruido - Página 3 Copper_pickguard_stratocaster_shielding

Podes tentar no Mr jack Guitars aqui.
Mas esta semana não tinham, estão à espera. No entanto pode fazer o mesmo com papel de alumínio (que se vende em qq supermercado). A unica diferença é que o alumínio não consegue ser soldado, mas também não precisas disso. Para shielding é tão bom como o cobre. E bem mais barato.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 29 2010, 00:53

Z3D escreveu:
Mleunam escreveu:la esta

não esta bem ligado a massa e o caso de tu tocares nos componentes deixar de dar ruído quer dizer que a guitarra esta a utilizar o teu corpo para "descarregar" claro voltagens muito pequenas que não nos afectam e usar te como a "massa" , aquela fita que tem em cima no meu post é para revestir e ligar o cabo da massa a ela depois de colada assim a descarga e feita nela e mesmo que não estejas a tocar nas cordas bridge etc já não faz o buzz

Vê isto... http://www.guitarnuts.com/technical/noisebucket.php

Parece-me é que neste caso as cordas é que te ligam à massa (terra) e não o contrário.


claro se a massa esta ligada ao tremolo no caso da strat e a bridge e de metal claro que ao tocares nas cordas também anule porque esta tudo em ligação, mas eu quero e anular isso
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qui Abr 29 2010, 04:11

Anular não, mas podes reduzir através de shielding.
Pelo que entendi, esse ruído é normal. O anormal seria o contrário, ou seja, quando tocasses nas cordas o ruído aumentar.
O teu corpo é uma fonte de ruído enorme que afecta os pickups, daí quando tocas nas cordas, se estas estão à massa (como devem estar) o ruído do teu corpo "flui" para a massa (e não para o sinal dos pickups).
Daí o ruído reduzir quando lhes tocas.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 29 2010, 05:44

leste isso no artigo do link mas eu penso que a uma abordagem um pouco errada no assunto em que nos somos uma fonte ruidosa e

"ruído do teu corpo "flui" para a massa (e não para o sinal dos pickups).
Daí
o ruído reduzir quando lhes tocas."

Isso esta errado

deixa de fazer ruído porque e descarregado em ti. o facto de nos fazer "ruído" depende de pessoa para pessoa mas isso não quer dizer que temos que andar ligados a massa, se a massa e descarregada em nos e para o ruído não podemos estar a descarregar em nos próprio não sei se me fiz entender
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qui Abr 29 2010, 06:02

Não sei como podes dizer que está errado quando no mesmo site está a prova que o corpo humano é fonte de ruído (eu já fiz o teste do jack ligado ao amp e tocar na extremidade - que é o que recebe o sinal). O teu corpo é que "induz" o ruído, e os pickups, sensíveis como são, absorvem esse ruído que posteriormente é amplificado.

Mas tens mais uma prova, já agora. Se puderes desliga/desolda o condutor que liga o tremolo/bridge à massa, e vê se o ruído desaparece quando tocas nas cordas...
Se desaparecer, é porque está a descarregar para o teu corpo, a tal "massa" corporal (segundo dizes "...deixa de fazer ruído porque e descarregado em ti").
Se nada acontecer, tens a prova que é fonte de ruído.

As simple as that.

Edit: encontrei isto na net, talvez te esclareça melhor o que pretendi dizer. Aqui vai uma citação:


When a grounded shield is inserted in-between the player
and the pickup then the noise on the player's body is no
longer coupled
into the pickup. The noise is now coupled to the shield.
A current related to the noise on the player
will now flow from the shield to the output jack then to the
power
amp and eventually back to the grounding rod driven
into the ground. The shield will stay at 0 volts.
The pickup is now capacitively coupled to the shield at a constant 0
volts so no noise is produced.

Estás convencido agora Wink
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 29 2010, 06:40

Oh meu deus Remover Ruido - Página 3 Icon_lol

se tirares o cabo que liga a bridge vai deixar de conduzir para as cordas isso quer dizer que a massa já não conduz para ti
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 29 2010, 06:50

não estamos aqui para discutir mas sim para arranjarmos uma soluçao para este problema para que os nosso colegas aqui do forum se tiver o mesmo ter este meio de apoio

Por isso a solução é fazer a "blindagem" papel de cobre ou alumínio em todos os componentes, ter a massa ligada a bridge ou tremulo e o amp ter ficha terra Remover Ruido - Página 3 334683

se continuar com o BUZZ sugiro a troca dos pick ups
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qui Abr 29 2010, 06:54

E tu a dar-lhe...
O ruido é INDUZIDO pelo teu corpo nos PUs. Vai pelo cabo de sinal (o "+") ou não o ouvias.
Quando tocas nas cordas, o ruido flui pelas cordas até à massa (e consequentemente os pickups captam menos esse ruído electroestático/electromagnético pois esse "sinal de ruido" do teu corpo é despejado para a massa)
Desde quando é que a massa conduz o sinal dos pickups?
Se o tremolo só está ligado à massa (e não ao sinal dos pickups), quando tocas nas cordas então estás ligado à massa tambem.

Estás a ver tudo ao contrário!
Tu leste os sites que te meti aí, só por acaso?
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qui Abr 29 2010, 06:57

Mleunam escreveu:não estamos aqui para discutir mas sim para arranjarmos uma soluçao para este problema para que os nosso colegas aqui do forum se tiver o mesmo ter este meio de apoio

Por isso a solução é fazer a "blindagem" papel de cobre ou alumínio em todos os componentes, ter a massa ligada a bridge ou tremulo e o amp ter ficha terra Remover Ruido - Página 3 334683

se continuar com o BUZZ sugiro a troca dos pick ups

Exacto, blindagem é a forma correcta.
Relativamente à discussão - eu considero mais um debate de ideias - acho necessária para que fique esclarecida a razão de certos ruidos. E foi também por este debate que deram oportunidade de colocar aqui alguns links explicativos do fenómeno e de soluções propostas.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Qui Abr 29 2010, 07:14

a mim cheira me que pensamos os 2 da mesma maneira mas não nos enredemos pela maneira de nos explicarmos , mas com todo respeito

Remover Ruido - Página 3 334683

ps: eu não falei do sinal dos pickups
ja acabou ja acabou Remover Ruido - Página 3 Icon_razz
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Qui Abr 29 2010, 07:29

Pois, não sei...talvez..

De qualquer forma, é assim:
o ruido dos pickups provem da interferencia externa - o nosso corpo e outros aparelhos (por exemplo uma TV/Monitor, lâmpadas fluorescentes, o nosso PC, etc). O nosso corpos tem a desvantagem de ser um foco de captação de todos os ruídos electroestáticos/electromagnéticos externos que são posteriormente transmitidos/induzidos nos pickups - atenção, este ruído não vai por nenhum cabo/condutor dar aos pickups, é mesmo como se o nosso corpo fosse uma antena emissora e os pickups uma antena receptora.

A solução está em ligar a fonte de ruído à massa (daí tocas nas cordas e o ruido reduz), e fazer shielding das cavidades internas da guitarra com aluminio/cobre (o shielding é para proteger desses ruidos induzidos nos pickups).
Outro aspecto importante é ligar esse shield à massa , ou seja, o tal aluminio/cobre dado que irá "absorver" alguma parte do ruido que iria para os pickups, deverá "despejar" esse ruído para a massa.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por REBL Qui Abr 29 2010, 17:11

Porque não experimentam ligar tudo, pousar a guitarra e afastarem-se, dos pickups, desligar as luzes, as televisões, etc ... se for interferência do nosso corpo o ruído deve desaparecer ou pelo menos alterar ....

Se for interferência electromagnética o shielding pode ajudar, se não, acho que o melhor é verificarem todas as ligações .... com um ferro e solda .... não com os olhos Remover Ruido - Página 3 Icon_biggrin

Se não for nada disto, têm um caso bicudo ....
REBL
REBL
Aprendiz de guitarra

Post Count : 86
Idade : 47
Localização : Barcelos
Guitarra : Epiphone Les Paul
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Ze Manel Sex Abr 30 2010, 00:50

Simples e eficaz Remover Ruido - Página 3 Icon_razz
Ze Manel
Ze Manel
Guitarrista dedicado

Post Count : 626
Idade : 31
Localização : Ribeirao, V.N.F - Braga
Guitarra : Squier affinity (in Modding) / Fender Sonoran California SCE / Classica Stagg
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Z3D Dom maio 02 2010, 19:22

Pessoal,

acabei de fazer o shielding à guitarra e só vos digo isto: está SUPER silenciosa!
Tipo, ter o humbucker da bridge ou os single-coils não se nota diferença praticamente nenhuma. O buzzzzz desapareceu completamente em qualquer pickup.

Na pratica, fiz o shield com aluminio e juntei todas as terras da parte electronica (pots, pickups, switchs).
A sério, se tiverem problemas com o buzz, façam o shielding.

Até posso dizer-vos que fiquei com um som mais "shuggy", mais límpido, com harmonicos espectaculares.

Super super super contente Remover Ruido - Página 3 373466
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Naré Cardoso Dom maio 02 2010, 19:25

Maravilha... Remover Ruido - Página 3 334683
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Convidad Sáb Out 09 2010, 17:57

Eu também tenho a mesma guitarra e dá o mesmo problema... : P
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por lourenco Sáb Out 09 2010, 20:09

é melhorar a gtr com blindagem, fio de qualidade tb blindado boas soldaduras e condensador
avatar
lourenco
Guitarrista dedicado

Post Count : 543
Localização : Odivelas
Guitarra : Epiphone AJ 200; Ibanez RG1570
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/07/2010

http://lorenzoguitartech.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por k7 Sáb Ago 20 2011, 14:34

Boas pessoal.

Sou novo aqui no forum e passo me a me apresentar. chamo me joao, a.k.a. k7, etc,etc, e gosto muito de guitarradas!

Vou vos expor aqui a minha situaçao, e gostava que me digam como eu procederia melhor.

Eu tenho uma gio ibanez, tremolo vintage, humbuckers.

o meu probelma é o que se tem vindo a discutir, faz ruído e quando lhe toco faz muito menos, já tem o shielding com a tal tinta e os fios estao todos bem ligados!

Como posso eliminar isso?

Fazer um shielding em aluminio? Como esse senhor fez!
Usar a tal fita de cobre?
Comprar uns pick ups melhores porque os meus sao standart. Um amigo meu tem uns single coil da fender e fazem mto menos que os meus.

Será que me podem ajudar?
Cumprimentos!
k7
k7

Post Count : 5
Idade : 35
Localização : Evora
Guitarra : ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Slider56 Dom Ago 21 2011, 16:02

Se a tua guitarra já vem blindada de fábrica,não faz ruído a não ser quando lhe mexes nas partes metálicas,isso só pode significar que tens uma ligação do amplificador sem terra ou com a polaridade invertida.Infelizmente a maioria das pessoas só tem ligações com terra nas tomadas onde normalmente se ligam frigoríficos,máquinas de lavar,arcas e outros electrodoméstico de consumo fora do normal.Normalmente deves ligar o amp no quarto e lá está...tomadas sem terra.

Se for assim,e se puderes faz a seguinte experiência:leva o amplificador até à cozinha e experimenta ligar onde ligas por exemplo a máquina de lavar roupa e vê se o ruído se vai embora.E já agora experimenta ligares a ficha das duas maneira,ou seja inverte a ordem dos pinos ao meteres a ficha na tomada;o que fizer menor ruído significa que está na polaridade correcta.

Depois conta como foi! Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por ze gibson's Dom Ago 21 2011, 16:31

vais a uma loja, levas a guitarra e a pedaleira, pedes para exprimentar um amp, eles deixam, ves logo se isso é mesmo da guitarra ou do cabo...
ze gibson's
ze gibson's
Guitarrista viciado

Post Count : 896
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Fender Stratocaster Custom Shop 62; Ibanez ART-120; Squier CV Tele
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 02/04/2010

https://www.facebook.com/thebookrock

Ir para o topo Ir para baixo

Remover Ruido - Página 3 Empty Re: Remover Ruido

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos