ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como gravar guitarradas no PC?

+9
Scorp
RafaelPires
Carecaz
nanjos
Ricardo Matias
jota jota
boavida
Naré Cardoso
joanapardal
13 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por joanapardal Qui Dez 10 2009, 12:12

Bem a pergunta que quero fazer com este post é tão simples como o título: como é que gravo as minhas guitarradas no PC?

Sei que existe um cabo que liga directamente a guitarra eléctrica ao computador. Mas presumo que seja necessario termos algum programa instalado. Mas sinceramente, sou completamente ignorante neste assunto... Nao sei se preciso de algum adaptador ou duma placa de som. Não sei nada. Por isso, gostava que me dissessem, se souberem, os passinhos todos.

Obrigada e desculpem a minha ignorancia Como gravar guitarradas no PC? 373466
joanapardal
joanapardal

Post Count : 23
Idade : 30
Localização : Vila Nova Sto André
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/12/2009

http://www.myspace.com/joanapardal

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qui Dez 10 2009, 12:27

http://www.guitarradas.com/recursos-f24/software-multitrack-recorder-t211.htm?highlight=software
Os programas
Agora, podes ligar o amp ao pc, a pedaleira ao pc, podes fazer muitas coisas xD

EDIT: O CarlosC falou-me deste pod, diz que é jeitoso, tem entrada USB e dá para ligar da guitarra ao pc, se quiseres podes meter amp e pedaleira lá no meio:

http://www.thomann.de/pt/line6_pod_studio_gx.htm
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por joanapardal Qui Dez 10 2009, 12:50

Eishh espera... Eu para tar a ligar o amp ao computador, sem ser com esse pod, a maneira mais fácil é comprar um cabo dum lado jack e do outro mini-jack? E depois instalar um software para gravar?
joanapardal
joanapardal

Post Count : 23
Idade : 30
Localização : Vila Nova Sto André
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/12/2009

http://www.myspace.com/joanapardal

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Naré Cardoso Qui Dez 10 2009, 13:13

Correcto e afirmativo... Mas nunca te esquecas de MANTER O SOM (INPUT) O MAIS BAIXO POSSIVEL!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Naré Cardoso Qui Dez 10 2009, 13:14

e tem que ser na saida de linha (line out) ou de phones... Nunca no "External Speaker"
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qui Dez 10 2009, 13:21

Mas se ligares a guitarra ao pc, directamente, é capaz de soar mal, o melhor é mesmo sistema guitarra-pedaleira-pc ou guitarra-amp-pc não é? caso n queiras o pod Como gravar guitarradas no PC? Icon_wink
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Naré Cardoso Qui Dez 10 2009, 13:35

Se ligas a guitarra directa no pc queimas a placa de som em menos tempo do que te apercebes... A placa nem sabe do que morreu!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qui Dez 10 2009, 13:47

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL Okay, noobice minha Como gravar guitarradas no PC? Lol
Obrigado pela correcção Como gravar guitarradas no PC? Icon_biggrin
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por boavida Qui Dez 10 2009, 14:29

Uma das primeiras coisas a saber é, que tipo de placa de som tens no teu pc?
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por joanapardal Sex Dez 11 2009, 11:01

Ok entao, guitarra-amp-pc... tambem pode ser guitarra, pedal, amp, pc?!

boavida nao faço a minima do tipo de placa que som que tenho, nao percebo nada das entranhas dos computadores, sorry Como gravar guitarradas no PC? Icon_silent

O cabo compra-se numa loja de musica? Ou ha por ai noutras lojas mais comuns?
joanapardal
joanapardal

Post Count : 23
Idade : 30
Localização : Vila Nova Sto André
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/12/2009

http://www.myspace.com/joanapardal

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por jota jota Sex Dez 11 2009, 11:05

Também pode ser um adaptador de jack-nimijack. Comprei o meu na worten!
jota jota
jota jota
Moderador

Post Count : 2192
Idade : 35
Localização : Beja
Guitarra : Yamaha Pacifica | Jackson DK2 Dinky | Admira Rosario
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 19/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por boavida Sex Dez 11 2009, 12:12

O mais certo é teres uma placa on-board. Foi como eu re-comecei a gravar há um ano... Não te quero desanimar, mas o resultado não é grande coisa, mas é possível gravar. Se arranjasses um cabo Jack-minijack era o ideal, porque os adaptadores jack-minijack normamente são uma porcaria
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Sex Dez 11 2009, 15:42

Man ao ligares directamente ao PC vais ter sempre latencia associada. o PC não 'nasce' preparado para gravar música. é fazivel mas se tiveres pedaleiras e isso não podes abusar do volume senão queimas a entrada do PC. e prepara-te para qualidades pouco satisfatórias.

ligar directamente de 1pedaleira ou 1amp ao PC, não tens emulação de amp/colunas, ou seja o som real que procuras. convem que uses algum VST tipo Amplitube ou GuitarRig para melhorares o som de guitarra depois de gravado.

já agora deixo uma cena que postei noutro lado:
Vou aqui deixar um pequeno post que fiz noutro lado com info básica para quem se quer iniciar nas gravações. Assim evito que as mesmas perguntas sejam repetidas várias vezes sempre que alguém se quiser iniciar no homerecording.

ora, alguns de nós usamos placas de som externas, placas audio-USB. outros microfone + placa de áudio externa. usar apenas micro ligado directamente ao PC deixa geralmente algo a desejar...

com microfone o que podes fazer é arranjar um suporte, provavelmente o som fica abafado devido à acústica. o microfone afastado do cone do amp soa mais grave, mais perto do centro do cone da(s) coluna(s) do amp fica mais agudo. ou então tens mesmo um microfone que só capta frequências graves. a qualidade do microfone e acustica do espaço vão interferir bastante no teu som para melhor ou para pior de qualquer forma gravando pela placa de som do PC prepara-te para enfrentar sempre alguma latência e claro limitações em termos de qualidade.

usas pedaleira -> placa de som do PC? aqui há um cuidado especial a ter, o volume de saída da pedaleira não pode ser demasiado elevado caso contrário pode queimar a entrada da placa do PC. este método pode não proporcionar um som tão bom quanto ter uma placa de audio externa e dispositivos com emulações(ou softwares em realtime), porque a pedaleira não vai deixar soar naturalmente as emulações de outros dispositivos, vai-se ter latência, e as pedaleiras em geral não emulam a captação do som de uma coluna (o som real, aquele que se pretendia)

uma placa de áudio externa - dispositivo de gravação - interface audio-USB, super barata e eficaz para o seu custo visto que já trás emulações de amps/colunas e efeitos, é o PODstudio GX. não gosto de fazer publicidade à toa: não sou pago para isso LOL, mas já 'aconselhei' esse dispositivo a 3 pessoas, e neste momento ambas as 3 o usam e estão-me gratas e satisfeitas com o interface que adquiriram por uma ninharia (em 2a mão fica quase ao preço da chuva) http://line6.com/podstudiogx/

(podes procurar outras mais caras, as M-audio não trazem efeitos, mas têm uma qualidade de gravação obviamente superior, mais ligações entradas/saídas, melhor desempenho, etc)

quando comecei a gravar das primeiras vezes usei o audacity (depois procuras o lame.dll que o programa te irá pedir quando quiseres exportar para mp3)

nas "lojas" da internet que vendem "torrents" podes encontrar inúmeros outros, como o que eu uso nomeadamente o Cubase SX3. este já não tem nada a ver com o audacity -> dá um pouco mais de trabalho a configurar, mas tem metronomo embutido, contagens de compassos, tempo, efeitos(rev delay drive), também funciona com midis, etc muito completo mesmo, mas se o quiseres usar para coisas simples também dá e funciona bem muito prático para gravar vários instrumentos assim de rajada.

Depois para o próprio Cubase podes arranjar VSTs que emulem instrumentos com sons reais (programáveis por midi) e também podes arranjar mais efeitos, programas para processares o teu som de guitarra, como o Amplitube podes sacar o drive através desse VST.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por joanapardal Dom Dez 13 2009, 06:17

Muito obrigada CarlosC!
joanapardal
joanapardal

Post Count : 23
Idade : 30
Localização : Vila Nova Sto André
Guitarra : Epiphone Les Paul Custom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 08/12/2009

http://www.myspace.com/joanapardal

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qua Dez 30 2009, 07:02

CarlosC escreveu:Man ao ligares directamente ao PC vais ter sempre latencia associada. o PC não 'nasce' preparado para gravar música. é fazivel mas se tiveres pedaleiras e isso não podes abusar do volume senão queimas a entrada do PC. e prepara-te para qualidades pouco satisfatórias.

ligar directamente de 1pedaleira ou 1amp ao PC, não tens emulação de amp/colunas, ou seja o som real que procuras. convem que uses algum VST tipo Amplitube ou GuitarRig para melhorares o som de guitarra depois de gravado.

já agora deixo uma cena que postei noutro lado:
Vou aqui deixar um pequeno post que fiz noutro lado com info básica para quem se quer iniciar nas gravações. Assim evito que as mesmas perguntas sejam repetidas várias vezes sempre que alguém se quiser iniciar no homerecording.

ora, alguns de nós usamos placas de som externas, placas audio-USB. outros microfone + placa de áudio externa. usar apenas micro ligado directamente ao PC deixa geralmente algo a desejar...

com microfone o que podes fazer é arranjar um suporte, provavelmente o som fica abafado devido à acústica. o microfone afastado do cone do amp soa mais grave, mais perto do centro do cone da(s) coluna(s) do amp fica mais agudo. ou então tens mesmo um microfone que só capta frequências graves. a qualidade do microfone e acustica do espaço vão interferir bastante no teu som para melhor ou para pior de qualquer forma gravando pela placa de som do PC prepara-te para enfrentar sempre alguma latência e claro limitações em termos de qualidade.

usas pedaleira -> placa de som do PC? aqui há um cuidado especial a ter, o volume de saída da pedaleira não pode ser demasiado elevado caso contrário pode queimar a entrada da placa do PC. este método pode não proporcionar um som tão bom quanto ter uma placa de audio externa e dispositivos com emulações(ou softwares em realtime), porque a pedaleira não vai deixar soar naturalmente as emulações de outros dispositivos, vai-se ter latência, e as pedaleiras em geral não emulam a captação do som de uma coluna (o som real, aquele que se pretendia)

uma placa de áudio externa - dispositivo de gravação - interface audio-USB, super barata e eficaz para o seu custo visto que já trás emulações de amps/colunas e efeitos, é o PODstudio GX. não gosto de fazer publicidade à toa: não sou pago para isso LOL, mas já 'aconselhei' esse dispositivo a 3 pessoas, e neste momento ambas as 3 o usam e estão-me gratas e satisfeitas com o interface que adquiriram por uma ninharia (em 2a mão fica quase ao preço da chuva) http://line6.com/podstudiogx/

(podes procurar outras mais caras, as M-audio não trazem efeitos, mas têm uma qualidade de gravação obviamente superior, mais ligações entradas/saídas, melhor desempenho, etc)

quando comecei a gravar das primeiras vezes usei o audacity (depois procuras o lame.dll que o programa te irá pedir quando quiseres exportar para mp3)

nas "lojas" da internet que vendem "torrents" podes encontrar inúmeros outros, como o que eu uso nomeadamente o Cubase SX3. este já não tem nada a ver com o audacity -> dá um pouco mais de trabalho a configurar, mas tem metronomo embutido, contagens de compassos, tempo, efeitos(rev delay drive), também funciona com midis, etc muito completo mesmo, mas se o quiseres usar para coisas simples também dá e funciona bem muito prático para gravar vários instrumentos assim de rajada.

Depois para o próprio Cubase podes arranjar VSTs que emulem instrumentos com sons reais (programáveis por midi) e também podes arranjar mais efeitos, programas para processares o teu som de guitarra, como o Amplitube podes sacar o drive através desse VST.


Então com esse POD Studio GX , não há problema com excessos de som para o pc, ou seja não há risco de queimar a placa de som certo?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qua Dez 30 2009, 07:18

Não, primeiro porque o próprio POD é uma placa de som. Segundo porque ele mesmo tem os efeitos que irias usar na pedaleira.

A única coisa que podia acontecer, era se metesses o som que sai da pedaleira(caso uses) com o volume no máximo distorceres o som que entra no POD. Mas também o mesmo iria acontecer com o canal limpo de um amp por exemplo.
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qua Dez 30 2009, 07:27

Depois preciso é de um software tipo amplitube e isso certo?
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qua Dez 30 2009, 07:33

Podes usar, mas o POD GX studio já tras software de emulação audio.
podes usa-la como emulação de amps e pedaleira, caso ainda não tenhas pedaleira. está aí muita informação sobre o tal POD.
http://line6.com/podstudiogx/
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por boavida Qua Dez 30 2009, 07:33

Podes usar esse tipo de software ou não, depende do que queres fazer e do material que tens... Se tens uma pedaleira e queres usar o som da pedaleira, não precisas disso.
boavida
boavida
Moderador

Post Count : 3392
Idade : 47
Localização : Cantanhede
Guitarra : Gibson SG-3, Fender Stratocaster MIM, Yamaha Pacifica 311H YNS, Vintage VRS100, Tokai FV40; Epiphone Dot; APC5S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Convidad Qua Dez 30 2009, 07:48

CarlosC escreveu:Podes usar, mas o POD GX studio já tras software de emulação audio.
podes usa-la como emulação de amps e pedaleira, caso ainda não tenhas pedaleira. está aí muita informação sobre o tal POD.
http://line6.com/podstudiogx/

Obrigado pela informação Como gravar guitarradas no PC? Icon_smile
Anonymous
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Ricardo Matias Sáb Set 24 2011, 19:51

Pessoal o meu portatil não tem Line-in (digo eu que nao percebo nada de informatica), pois so tem 2 entradas para mini-jack, uma para headphones outra para outra para microfones, a minha questão é se à entrada para o microfone dá para ligar um cabo que ligue à minha zoom e da minha zoom à guitarra?

Tipo Guitarra - Zoom - PC

Sendo assim já poderia usar o amplitube com uma qualidade razoavel?
Ricardo Matias
Ricardo Matias
Guitar Hero

Post Count : 1520
Idade : 30
Localização : Alenquer
Guitarra : Fender Squier Telecaster & SX Standard Series (Tipo ST)
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 29/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Naré Cardoso Dom Set 25 2011, 03:44

Não conheço muitos laptops (se é que existe algum! deve existir) com Line-In... O Line-In é mesmo a entrada de Mic Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por nanjos Dom Set 25 2011, 04:20

Claro que existe Naré Laughing Normalmente os de entrada de gama é que só têm uma entrada, que regra geral é mic.

Essa entrada única pode é estar preparada ou não para receber os dois tipos de sinal.

nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Naré Cardoso Dom Set 25 2011, 04:24

É que eu andei na duvida... Como tenho o Toshiba, antes de comprar o PB, andava a ver desktops para meter no estudio mesmo por causa disso... Mas entretanto na me lembro de nenhum com Line-In, mas ya, claro que deve haver, mas sao de uma gama mais elevada claro... Daaahhh pra mim... Laughing
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Carecaz Dom Set 25 2011, 04:31

O meu portátil tem a entrada mic/line in, que se pode configurar para mic ou line in, mas alem de ter má qualidade, uma latencia enorme!
O melhor é comprar uma placa de som com uma entrada de alta impedancia (para instrumento) que se compra na thomann ou musicstore barato.
Tenho uma Lexicon e é muito boa para gravações no Cubase ou Ableton Rock
Carecaz
Carecaz
Guitar Hero

Post Count : 1001
Idade : 50
Localização : Algures pelo Algarve
Guitarra : Candy Orange Strat e Les Paul personalizada :)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 26/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Como gravar guitarradas no PC? Empty Re: Como gravar guitarradas no PC?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos