ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Push/pull 250/500k?

3 participantes

Ir para baixo

Push/pull 250/500k? Empty Push/pull 250/500k?

Mensagem por Jusas Seg Abr 02 2018, 05:04

Boas,

Venho solicitar o vosso conhecimento/sabedoria.

Vou inserir um humbucker na ponte da minha squier affinity strat e estou a pensar em colocar um push/pull para dar mais versatilidade à guitarra, alternar entre single coil e humbucker.

O que ainda não percebi foi a diferença entre os poticiometros de 250k e 500k, a minha ideia era colocar o push/pull no pot do tone do pickup do meio, mas tenho lido em alguns sitios que para humbucker o mais indicado são pots de 500k.
Na verdade como vou ter a configuração SSH, qual será a melhor opção para o pot? ou devo alterar todos?
Jusas
Jusas

Post Count : 4
Idade : 34
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier Affinity
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/07/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Push/pull 250/500k? Empty Re: Push/pull 250/500k?

Mensagem por Slider56 Seg Abr 02 2018, 05:52

Por norma usam-se pots de 250K para singlecoils e de 500k para humbuckers;houve algumas excepções como no caso da Gibson que numa determinada altura usaram pots de 300k,mas tudo isto tem que ver com as características dos pickups usados,e não são todos iguais.

Se usarmos pots de 500k em singlecoils,o som torna-se mais estridente;do mesmo modo se usarmos pots de 250k nos humbuckers,o som resulta abafado sem definição.
No teu caso de usares os dois tipos de pickups ,a escolha depende de muitos factores,desde as características dos pickups até à qualidade/proveniência dos pots.De um modo geral,os pots até nem são demasiado caros,pelo que aconselho a experimentar dos dois valores (250 e 500),e assim decides qual o set que mais te agrada.De um modo geral as configurações HSS vêm na maioria dos casos com pots de 500k;conferem uma maior nitidez aos singlecoils e de certo modo ajuda a "furar" no meio da confusão em banda!

Sempre podes dar um salto ao MrJack Guitars na Av. Conde de Almoster,e pôes a questão ao próprio! Wink

Depois conta como foi!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Push/pull 250/500k? Empty Re: Push/pull 250/500k?

Mensagem por Aqualtis Seg Abr 29 2019, 07:34

Substitui recentemente os pickup's da minha squier affyniti telecaster, e os pot's originais eram de 500Kohm. Por outro lado a dimarzio para os pickups escolhidos aconselhava pots de 250k para volume e tone scratch , que acabei por adquirir. Quando me apetecer vou experimentar os de 500k pois acho que no meu caso pode "alargar o espectrum de timbre" da guitarra.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Push/pull 250/500k? Empty Re: Push/pull 250/500k?

Mensagem por Slider56 Qui Abr 16 2020, 11:16

Boa!!! Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Push/pull 250/500k? Empty Re: Push/pull 250/500k?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos