ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

5 participantes

Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Slider56 Seg Jul 10 2017, 05:08

Tinha de desabafar em algum lado.... foi aqui!

Não há mês que não me apareça alguém com cabos de guitarra e de micro para reparar.Nada do outro mundo,nem nada que eu não faça desde há muitos anos.O que me irrita solenemente é a falta de cuidado que alguma malta costuma ter;não estimam nada,enrolam os cabos como se fosse corda da quinta,puxam pelos cabos em vez de pegarem nas fichas,etc.etc...
Existem alguns tipos de cabos sem solda,nomeadamente para guitarra/instrumentos/backline.Os bons custam a nota preta enquanto que os baratos são o que são.Há quem jure pela alma daquilo,mas por muito cuidado que se tenha,basta um ligeiro acidente ou esticão,e está a noite estragada.

Hoje de manhã apareceu-me um gajo a quem já reparei carradas de cabos.É um tipo porreiro,mas não costuma ter cuidado com os cabos.Já consegui que ele os enrole como deve ser,e use trava-cabos de velcro ou elástico,mas de volta e meia lá vem ele com o proverbial saco de plástico carregado com cabos para arranjar... Rolling Eyes
Hoje foi uma dessas manhãs em que tive de substituir 4 fichas solderless da Planet Waves por jacks da Neutrik como deve ser.Desculpem-me lá os fanboys da Planet Waves,mas nunca gostei dos cabos deles e muito menos das tais fichas que muito sinceramente não valem a ponta de um corno!!!Também rectifiquei dois cabos de micro (estes sim com fichas XLR da Neutrik,mas interrompidos aqui e ali...),e para ser sincero já nem me espanta a falta de cuidado de alguns...!

Eu tenho carradas de cabos para os mais diversos usos.Qualquer um deles tem mais de 20 anos e nunca tiveram os tais problemas que apanho pela frente quando estes gajos me aparecem aflitos com os cabos deles arrasados.Custa assim tanto ter cuidado com os cabos de que dependem,ou andam nisto só para o gozo...?!

OK...tudo bem,cá vou soldando/rectificando cabos atrás de cabos,mas as "tarifas" subiram a ver se não me chateiam tanto e ganham juízo.Cabos do chinês,fichas do chinês...WTF!?!?!? Mad


Não há cu que aguente... Razz

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Velut Umbra Seg Jul 10 2017, 09:46

Há uns anos atrás, a minha banda e a de uns amigos tinhamos o sistema de multas.
Pisar cabos, próprios ou alheios 1 euro
Puxar cabos à carroceiro 1 euro
Enrolar cabos como corda de escalada 1 euro e uns calduços.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Slider56 Seg Jul 10 2017, 14:41

Essas multas estão a preços de saldo,Velut! Se fosse comigo até fazia faísca... Twisted Evil

Nos meus anos de trabalho em equipas de audiovisual,cheguei a dar formação em diversas áreas a malta acabada de chegar ao meio.A formação técnica era exaustiva e ao fim de uma semana,ai do desgraçado ou desgraçada que enrolasse algum cabo à parva...ouviam das boas...!

On the raod isso nunca acontecia com as equipas pro,e muito raramente algum cabo se avariava.Uma das coisas que me faz muita espécie é a malta cruzar cabos na área onde só devem andar os pés.

Há alguns anos fui ajudar uns amigos e quando cheguei ao palco aquilo era uma teia de aranha com cabos de micro e de linha cruzados e à balda...! Shocked Chamei todos lá acima e toca de desligar tudo e passar as coisas como deve ser pela periferia e laterais,com os devidos passa-cabos nas entradas laterais.A zona onde os músicos/artistas andam deve estar sempre limpa e sem obstáculos.A boa da fita gaffer nunca fez mal a ninguém... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Velut Umbra Seg Jul 10 2017, 18:50

Na altura a malta não trabalhava, e a guita saía do subsídio para cevada...
Mas também me incomoda pessoal que até põe os pedais ou pedaleiras em cima dos cabos.
Esses deviam era ficar uns mesitos a tocar unplugged para dar valor a cada cabo.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Slider56 Ter Jul 11 2017, 05:40

Já nem perco o sono por causa desses...! Se falhar e começar a meter ruídos,simplesmente corto-lhes o sinal e eles que resolvam...!


É certo que também apanhei alguma malta que surpreendiam pela positiva,desde a terem os cabos devidamente instalados até mesmo alguns que usavam multipares de 6 a 8 linhas para terem tudo ligado (micros/linha) e sempre a passar ao largo;eram raros mas preocupavam-se com os equipamentos e a qualidade do trabalho.Haja alguém...! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por pmf.c Ter Jul 11 2017, 09:22

Ó pá, isto é bom para o mercado de cabos e fichas e para o pessoal que os repara...
Os energúmenos dos cabos fazem falta... Very Happy
pmf.c
pmf.c
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Idade : 55
Localização : Lisboa, Alcochete
Guitarra : LP, SG, Strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por pmf.c Ter Jul 11 2017, 09:26

Mais a sério, também tenho cabos bem velhinhos, e com algum cuidado ao ligar/instalar ganha-se tempo ao desligar/desinstalar e arrumar para a próxima. E sai mais barato...
pmf.c
pmf.c
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 111
Idade : 55
Localização : Lisboa, Alcochete
Guitarra : LP, SG, Strat
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/09/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Velut Umbra Sáb Jul 15 2017, 14:01

Uma boa táctica é usarmos sempre o mesmo cabo para o mesmo efeito. Aí não há hipotese de não saber o que vai para onde, e é só arrumar na ordem inversa.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por guitargold Dom Jul 16 2017, 05:25

Eu quando começei a tocar e eram os meus pais que pagavam os cabos " na altura aqui na zona só conseguia comprar cabos da LEEM em beja " cheguei a lixar 3 cabos num mes ...

Comecei a pagar eu e vi que aquela porcaria ficava cara e tentei perceber o que estava errado " não tinha ninguém que me ensinasse e estamos a falar em 2003 a informação não era tanta como hoje na net " comecei a ter mais cuidado e bem, olhem tenho cabos com 8 anos dezenas de horas de uso em palco e ensaio, posso garantir que estão novos.

Off:

curiosamente aparece-me muita malta aqui na loja com cabos para reparar, especialmente pessoal de etnia cigana muitos deles com cabos completamente secos e já a ver-se tudo o que anda lá por dentro ou seja já sem isolamento, esses nem perco tempo a reparar pois aquilo não vale nem a conversa muito menos o esforço.

um dia apareceu-me aqui um sujeito e queria uns cabos para guitarra , recomendei os fender aqueles com pontas brancas, vendo aqui na loja a 17 € o gajo não os levou que eram baratos de mais e que não tinham qualidade lol esses tais cabos com 8 anos que uso são desses fenders lol
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Slider56 Dom Jul 16 2017, 16:23

Não são própriamente baratos,mas ao fim destes anos todos,cheguei à conclusão de que só vale a pena usar dois tipos de cabos; Percom para patches de efeitos e Mogami para guitarras e afins;os de microfone continuam a ser os velhos Gotham e Whirlwind com mais de 20 anos de estrada...!

Fichas,sejam de jack ou XLR,não se metam em nada abaixo das Neutrik ou Whirlwind (se ainda encontrarem dos velhos Switchcraft,também servem!).O barato sai SEMPRE caro,mais tarde ou mais cedo! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por PedroGRock Sex Jul 21 2017, 12:49

Por acaso uso um desses cabos sem solda e nao me tem dado problemas. Comprei porque precisava de um cabo com ficha daquelas on/off e os únicos que tinham era da Planet waves.

Os restantes cabos é tudo normal. Tenho 4 jack-Jack da BCT e não tenho razões de queixa. Um deles tenho desde q comecei a tocar, já lá vão 10 anos. Impecável. Sempre fui um gajo q teve cuidado com os cabos, no palco passo sempre de forma a não serem pisados e sempre fixos ao chão, com a milagrosa fita gafe. claro, o material para música sempre saiu do meu bolso. Conheco pessoal que tem alguns milhares de euros em material (pago pelos pais) e nao ha uma coisa que nao tenha problemas.
Cabos com fichas vulcanizada, nunca mais. Tive e durou 1 mês. Isto sem falar nos ruídos que aquilo tinha. Ouvia se no amp o cabo a tocar no chão


Com o mínimo cuidado, mesmo um cabo fraco, dura anos.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Slider56 Sex Jul 21 2017, 14:47

Nem mais!!!! Fixe

Em tempos cheguei a usar uns cabos de origem belga (Belden);eram rijos que nem cornos mas dava para desenrascar!Usava-os para ligar pedaleiras aos amps;estendia-os nos percursos certos,gaffer tape para cima e nunca tive problemas.Há alguns anos em casa de um amigo de longa data para os lados de Leiria,ele mostrou-me um caixote cheio de cabos da Belden,interrompidos,sem fichas,etc...

Meti mãos à obra,acertei pontas,testei tudo com um multímetro e acabei por recuperar pelo menos 5 deles.Segundo esse amigo,era material de uma banda onde ele era baixista,e quando um cabo dava raia,simplesmente ia para o caixote e por vezes ficava esquecido.Os maus tratos nunca resolveram nada,e o material,que eu saiba tem sempre razão...! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!  Empty Re: Cabos solderless (sem solda)...YUCK!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos