ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bias e troca de valvulas

+2
Slider56
guitargold
6 participantes

Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Bias e troca de valvulas

Mensagem por guitargold Dom Mar 26 2017, 05:28

Boas pessoal, estou a iniciar este tópico devido a uma duvida que me apareceu ontem numa conversa entre mim e um amigo meu.

Então é o seguinte, toda a gente sabe ou já ouviu falar na Bias do amp, que quando se troca as válvulas de power devem ser ajustas e por ai fora, a questão que se fez surgir foi a seguinte. " uma bias desajustada pode danificar o amp? ou apenas ira ter um som mau?" após mais de uma hora de conversa chegamos á conclusão que nem eu nem ele sabíamos a resposta.

Outra duvida foi as válvulas emparelhadas, a ideia geral é que se as válvulas estão emparelhadas não se precisa de mexer na bias certo? então e se a bias tiver ajustada para trabalhar com correntes diferentes? mesmo elas em par não fará mal?

Peço desculpa se tiver a dizer aqui algum disparate mas não tenho grandes conhecimentos disto, procurei no forum por BIAS e apenas me apareceu aquela emulação de amps .
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Slider56 Dom Mar 26 2017, 10:54

Há amplificadores que não necessitam de ajuste do B.I.A.S. após troca de válvulas,mas outros há que é de toda a conveniência fazer o ajuste.A saber que,quando se mudam as válvulas de potência,convém serem emparelhadas se forem 2,4 ou mais de maneira a terem o mesmo desempenho entre todas já que jogam para o mesmo fim.

Alguma malta com mais prática e conhecimentos ajustam o B.I.A.S. com auxílio de um multímetro,embora existam equipamentos para esse fim.Não é fácil nem é pera doce fazer-se esses ajustamentos sem os conhecimentos,uma vez que pelo menos um dos pinos das válvulas de amplificação carregam voltagens altas que podem ser altamente prejudiciais.

 Luís Tiago (Mr. Jack) tem à venda um aparelho destinado a ajuste e de momento como o site dele entá em remodelação,não te sei dizer o preço.Tenta saber mais detalhes através do FB.

Abraço e cuidado onde metes os dedos...! Neutral


Última edição por Slider56 em Seg Mar 27 2017, 11:29, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por guitargold Dom Mar 26 2017, 12:07

Sim slider, mas e a pergunta, uma BIAS desajustada danifica o amp? ou as válvulas?

Eu não vou meter os dedos em lugar nenhum, mas isto veio á baila por causa da troca de válvulas do meu marshall, segundo o que eu sei " diga-se de passagem muito pouco" se as válvulas forem emparelhadas não há necessidade de se fazer ajuste certo? e se não forem? podem danificar as válvulas? os transformadores? alguns outros componentes internos? degradam apenas o som e não se tira o máximo de partido do amp?

a conversa chegou a este ponto e sou sincero não sei responder a isto, a minha duvida era mesmo isto...
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Slider56 Seg Mar 27 2017, 11:32

Nos amplificadores que requeiram reajuste do B.I.A.S. mesmo com válvulas emparelhadas,aplica-se tudo o que já disse atrás (equipamentos e experiência requerida!).

O que se passa é que,nos amps onde não se faça essa correcção/acerto,algumas válvulas terão um maior desgaste e menor desempenho.Até pode ser que o amp se aguente sem problemas,mas mais tarde ou mais cedo algum componente irá durar menos...!


Última edição por Slider56 em Seg Mar 27 2017, 14:21, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por fortes Seg Mar 27 2017, 12:17

Bias demasiado alto vai dar cabo das valvulas de power e criar "distorção" no sinal, de resto que eu saiba não tem qualquer problema para outros componentes. para quem não está 100% à vontade com electrónica é melhor estar quieto Wink
fortes
fortes
Guitarrista de garagem

Post Count : 481
Localização : Barcelos
Guitarra : De bom tom
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Slider56 Seg Mar 27 2017, 14:27

É correcto;há quem puxe demasiado no sentido de produzir uma maior saturação do sinal,mas tal como o Fortes disse,só vai encurtar a vida útil das válvulas...! Neutral

Lembra-me este tópico de ter lido algures,que os técnicos de backline do Eddy VanHalen costumavam modificar as cabeças Marshall de modo a que em vez dos tradicionais 110v no sector primário dos transformadores de alimentação,na realidade chegavam lá perto de 130v o que ajudava a produzir o que então chamavam "brown sound" mas não sei quanto tempo duravam as Marshall modificadas desta maneira... pale

Todas as válvulas de potência têm tensões definidas para um bom desempenho;alguns amps requerem ajuste ao passo que outros não necessitam.É uma área onde não meto os dedos (literalmente!!!) Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Waltheer Ter Abr 04 2017, 10:03

sobre as válvulas emparelhadas: há quem defenda que estás a tirar conteúdo harmónico ao amp.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Squinta Sáb Abr 07 2018, 17:34

Um BIAS puxadito vai "derreter" mais depressa as válvulas. Se for para o lado do fraquito, aquilo não vai soar muito bem.
É claro que convém ter válvulas com uma dissipação mais ou menos idêntica, sobretudo num sistema push-pull. Mas também ninguém morre se não for assim.
Treinem os dedinhos das mãos, deixem-se de esoterismos da treta, e vão ver que o som vai melhorar imenso...!
Squinta
Squinta
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 62
Localização : Guarda
Guitarra : Fender American Deluxe Stratocaster HSS;Gibson Les Paul Traditional 2013; Ibañez JEM70V SFG; Ibañez AS 50.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Sobreira Qua Out 17 2018, 03:30

O que faço no meu JVM410 100W é, as valvulas de power veem emparelhadas para 40mah, entao afino com multimetro por volta dos 36 ou 37mah, tens de dar sempre uma % sobre a voltagem do amp, mas eu faço a "olho".
Como sao 100w, as valvulas sao distribuidas por 2 emparelhamentos, 50w + 50w, afinar os dois a 37mah e siga.
De fabrica vieram com 30mah, ou seja, valvulas ficavam "frias" com 36/37mah é o ponto que mais gosto, troco de valvulas de 4 em 4 anos nao por comecarem a falhar.
Sobreira
Sobreira
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 142
Idade : 33
Localização : Amadora
Guitarra : Algumas
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bias e  troca de valvulas Empty Re: Bias e troca de valvulas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos