ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fret Leveling

2 participantes

Ir para baixo

Fret Leveling Empty Fret Leveling

Mensagem por mpexus Dom maio 29 2016, 08:16

Boas pessoal Smile


Tenho aqui uma guitarra que pelo preço nunca me compensaria mete-la nas mãos de quem realmente sabe e mesmo que o quisesse fazer aqui em França onde estou nao conhecço ninguém, por isso aqui vai.

Para fazer um simples nivelamento de Frets moda caseira preciso do que? Tenho 1 Fret mais levantado  no final da escala que me impede de baixar a acção para um nivel baixo que prefiro, ela não esta alta mas se pudesse baixar mais 1-2 mm ficava mais ao meu agrado.

Sei que tenho um Fret (pelo menos um) mais levantado pq andei com uma régua de metal a verificar alturas e acontece o tal "toc toc"quando se balança a regua  e de qq dos modo seria da maneira que começava a mexer em Frets e a aprender, ate pq tenho uma guitarra em PT à minha espera em que vou ser corajoso e refretar aquilo sozinho Smile Não se preocupem foi muito muito barata e comprada com o intuito de começar a fazer setups mais avançado.. temos de começar por algum lado mas depois nessa altura pergunto aqui mais concretamente do que vou necessitar embora ja tenha espreitado algumas coisas.

Ok, entao so para limar 1-2 Frets o que me aconselham? Se me pudessem dar links directos da Thomman ate agradecia, assim a  encomenda ainda seguia hoje visto que um colega meu de trabalho vai em principio mandar vir de la uma coisas ainda hoje.

Nao sei que lixas usar nem depois de estar lixado e nivelado que tenho de fazer, qq ajuda é bem vinda Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por Slider56 Dom maio 29 2016, 14:03

Bem...isso de nivelar trastes/frets não é trabalho para meninos nem para ser feito à pressa.Com algum cuidado e as ferramentas adequadas consegue-se fazer as coisas sem dar raia.

A saber,vais precisar disto :

http://www.thomann.de/pt/gewa_bundfeile_150mm_hieb_3.htm

e disto :

http://www.thomann.de/pt/goeldo_ws045_fretboard_guard.htm

Tens de ter o máximo cuidado em desbastar milimétricamente apenas o que tiver de ser.Antes de começares,nessa ou noutra qualquer guitarra,verifica se o traste que está levantado tem a coroa completamente assente na escala,ou seja,que o traste esteja devidamente cravado.Se for assim,então alguém não procedeu ao nivelamento como deve ser.
Na segunda foto tens uma lâmina em aço para protegeres a escala enquanto trabalhas com a lima;faz isso com toda a calma possível e vai medindo o progresso com a régua metálica que tens.
Para acabamento assim que chegares ao nível correcto,usas um bocado de lixa de ferro #600 ou #800,e usas a lima de trastes como suporte à lixa e alisas a coroa do traste no mesmo sentido em que desbastaste.

Qualquer dúvida,apita que a malta anda por aqui... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por mpexus Seg maio 30 2016, 03:03

Thank you Smile

Sim eu sei que nao eh para meninos mas todos temos de comecar por algum lado Very Happy



mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por mpexus Seg maio 30 2016, 03:17

Ja agora, nao era preferivel um coisa tipo sanding Block? Algo que seja quase do tamanho do Neck, vi na Guitar and Woods mas a Thomann parece nao ter.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por Slider56 Seg maio 30 2016, 11:47

Mas...para além desse traste que falaste lá atrás,os outros também precisam de nivelamento...?

Se for assim,verificas qual o radius dessa escala,e falas com o Heretic que ele arranja-te os sanding blocks que precisares.Vais ter trabalho acrescido... Rolling Eyes

A saber...

convinha teres uma régua de slots de acordo com a escala que estás a trabalhar.Estas réguas têm recortes / slots que deixam a régua assentar directamente na escala e assim alinhas o braço de modo a ficar o mais direito possível.Depois vem o trabalho de lixar com ajuda do sanding block,e vais verificando aos poucos para não desbastares demasiado.A melhor maneira de controlares o desbaste,passa por pintar os topos dos trastes com um marcador vermelho grosso.Assim controlas o que vais desbastando por igual.
Quando estiver tudo como deve ser,prepara-te para o chamado "trabalhinho-de-ourives",que passa por aplicares fita adesiva de pintor (a mais fina) na escala,mas deixas os trastes à vista.Depois é refazer as coroas com toda a calma e ir verificando se fica tudo limpo e com aspecto decente.
Os acabamentos já te disse lá atrás como se faz (lixa de ferro com a fret file).Se fizeres tudo com calma e muito bom senso,chegas lá sem stresses.Nada de pressas que estes trabalhos requerem muita paciência...!


Depois conta como foi... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por mpexus Seg maio 30 2016, 12:06

Eu só me pareceu ter "apanhado" 1, mas vi um vídeo (para não ir à maluca) e o gajo aconselhava fazer de modo a que se percorresse todo o braço, assim havia certezas que ficavam todos da mesma altura e não havia deslizes, ele marcava-os primeiro não só nos Frets como também indicava na fita já no Neck.

Sim isto é para fazer com calma senão estrago mais que arranjo Very Happy

Mais uma vez obrigado Smile


mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por mpexus Seg maio 30 2016, 12:19

Este até é "muita maluco" e faz tudo com Limas normais Smile



Claro que ele sabe o que esta a fazer Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por Slider56 Seg maio 30 2016, 13:58

Isso de fazer esse trabalho com limas comuns (planas) só resulta em quem tiver muita mão e precisão no que faz;um deslize e lá vai tudo por água abaixo.Faz todo o sentido usar as limas côncavas adequadas,porque já têm o perfil indicado para o trabalho em questão.O gajo no vídeo está a usar um limatão triangular,e se não tiver cuidado arrisca-se a atingir a madeira do braço e a fita protege relativamente....!

Se quiseres arriscar a usar limas convencionais,é contigo... Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por mpexus Seg maio 30 2016, 14:10

Não quero não, mostrei o video so para verem Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por Slider56 Seg maio 30 2016, 15:52

Há cerca de 30 e tal anos trabalhei como outsider num atelier de construção/reparação de guitarras;fui aprendiz do mestre/amigo Gil Oliveira,e quando não tínhamos as ferramentas adequadas,ou fazíamos nós mesmos essas ferramentas,ou aguentávamos e encomendávamos à Stewart MacDonald.
Por acaso lembro-me de improvisar uma fret file com um pedaço de mogno que sobrou de um corte qualquer.Cortei aquilo até ficar com cerca de 20 centímetros com uma secção quadrada de 1X1 e com um limatão redondo abri um sulco de ponta a ponta numa das faces.Tinha o suficiente para abraçar a coroa de um traste mid-jumbo,mas como não era lima,eu costumava pôr uma tira de lixa de ferro # 600 e lá ia desbastando milímetro a milímetro com todas as cautelas...!

É certo que não vais precisar de usar uma fretfile todos os dias,embora não custe nenhuma fortuna,mas também podes improvisar,como eu fiz,e sempre com muita calma... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Fret Leveling Empty Re: Fret Leveling

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos