ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Amps em Standby

3 participantes

Ir para baixo

Amps em Standby Empty Amps em Standby

Mensagem por MaDj Qua Mar 09 2016, 04:31

Um user do fórum partilhou isto no face, e achei por bem partilhar aqui. Normalmente fazemos as coisas porque sim, sem saber muito bem porque as fazemos, correndo o risco de estar errados..

http://wamplerpedals.com/should-i-put-my-amp-on-standby/

Muito interessante. E vocês o que acham?
MaDj
MaDj
Guitarrista dedicado

Post Count : 667
Idade : 36
Localização : Cidadão do Mundo
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amps em Standby Empty Re: Amps em Standby

Mensagem por PedroGRock Qua Mar 09 2016, 05:25

Já estive a ler isso. Eu sempre tive a ideia de que se deve deixar o ano em standby quando, por exemplo, se está a tocar ao vivo. Faz se o som, e deixa se o ano em standby se for preciso umas 3h. Já no artigo fala que se não o formos usar nos próximos 10min o devemos desligar mesmo. De certa forma faz sentido. Porque a corrente vai estar sempre a bater nas válvulas e vais estar a desgasta las. Eu no meu não tenho standby, por isso o que faço é baixar o volume pó mínimo, ligar e esperar 1 ou 2 minutos. E depois é fazer barulho.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Amps em Standby Empty Re: Amps em Standby

Mensagem por Slider56 Qua Mar 09 2016, 05:28

Por regra,quando tinha amps a válvulas,tentava sempre ligá-los o mais cedo possível e deixá-los em stand-by.Não só mantinha tudo à temperatura de trabalho,como também mantinha a voltagem certa,condensadores carregados,etc,etc...!Quando começava a tocar era só libertar o stand-by e lá vai alho!
Nos intervalos mais prolongados,ou numa muda de guitarra voltava ao stand-by sem problemas;não demorava nada a voltar a ter som.


Uma regra de ouro aplica-se desde sempre: quanto mais cedo ligarem os amps tanto melhor,e só os desligam quando acabarem de vez.Esperem um bom bocado enquanto arrumam atralha e só depois desliguem tudo (dêem tempo para os condensadores electrolíticos descarregarem!!!)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amps em Standby Empty Re: Amps em Standby

Mensagem por MaDj Qua Mar 09 2016, 05:42

Slider, essa sempre foi a ideia geral acerca do assunto, digo eu, mas depois de ligar o amp, porque não deixá-lo on sempre, desde que seja no canal limpo, normalmente não irá meter muito ruído de fundo (dependendo do amp). No meu caso, por exemplo, o peavey que uso não faz ruído praticamente nenhum no canal limpo. Uso um boss tu-2. Posso simplesmente ligar o afinador para cortar o som e poder trocar de guitarras sem ruído (é o que costumo fazer), e posso ligá-lo também quando faço pausas, só para garantir que não irá passar sinal da guitarra para o amp, e mudo para o canal clean, para evitar o hum do 2º canal. Basicamente só necessito de ligar o standby antes e depois de tocar.
Será essa a melhor opção? Se calhar vão haver sempre opiniões diferentes, e se calhar todas estarão certas Wink
MaDj
MaDj
Guitarrista dedicado

Post Count : 667
Idade : 36
Localização : Cidadão do Mundo
Guitarra : Yamaha/Ibanez/Vintage
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Amps em Standby Empty Re: Amps em Standby

Mensagem por Slider56 Qua Mar 09 2016, 07:43

Vamos lá por partes...


a nível profissional,os amps estão sempre prontos a tocar,ninguém pensa sequer no stand-by (só quando se liga da primeira vez e até ao momento de tocar!).O que normalmente se usa são pedais de bypass,semelhantes ao circuito que tens no TU;aquilo interrompe o sinal e direcciona-o para um afinador externo,ou no caso dos TU's para o afinador onboard.Outros têm o seu próprio kill-switch nas pedalboard,racks,e tanto são accionados pelos músicos como pelos técnicos dos mesmos.

Numa escala mais discreta onde nos mexemos,passa-se quase a mesma coisa;quando ligamos os amps e os deixamos a aquecer em stand-by,vamos ligando a tralha toda,afinando as guitarras,passando os cabos diversos,e quando chega a altura,tira-se tudo do stand-by e desede o pot de volume (do amp ou da guitarra) até ao tal bypass dos TU's e outros afinadores semlhantes,tudo serve.

A questão dos ruídos já é outra conversa e já deu,dá e dará sempre panos para mangas (pontos de corrente filtrada,ligações à terra como deve ser,cabos de boa qualidade,e todo o gear desde a palheta até aos cones dos altifalantes).
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Amps em Standby Empty Re: Amps em Standby

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos