ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Formação para construir guitarras eléctricas!

+10
ggx2
Waltheer
bytewax
egiptogrunge
Thomasyoung
rui_alberto
Aqualtis
AndréRibasRNE
kouros
fratermagno
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por fratermagno Dom Jan 31 2016, 09:25

Quase todos os guitarristas tem como sonho construir o seu próprio instrumento musical. Eu próprio imaginei-me muitas vezes a dar forma a um pedaço de madeira.
Contudo, seja pela falta de oportunidade ou de instrução, muitos deixamos esse sonho para trás. E o nosso país, embora maravilhoso, não dispõe de muitas ajudas para os luthiers e aficionados.
Dado que já me encontro no mercado da construção/reparação há muitos ano, tenho constatado que as formações nesta área são pequenas e esporádicas. Não entanto, vejo que existe muito interesse.
Digam-me vocês. Não seria interessante que houvessem alguns cursos de construção/setup em Portugal? Não seria um projeto interessante?
Eu, pessoalmente, já pensei nisto muitas vezes. Já estudei algumas parcerias e até recebi convites para tal. Mas acha que a palavras mais importante é do próprio músico.
Quero a tua ajuda! Diz-me que projetos seriam interessantes. Que desejavam aprender numa formação? Quanto desejavam gastar? Quantas horas necessitariam para aprender o que desejam? Quais são os vossos receios?
Acredito que se me ajudarem posso criar uma formação à vossa medida!
Um abraço da minha parte e da equipa da Fratermusic!
Escrevam as vossas ideias e deixem o vosso contacto.
Obrigado!
Clica aqui para mais informações!
fratermagno
fratermagno
Aprendiz de guitarra

Post Count : 70
Idade : 48
Localização : Porto-Aveiro
Guitarra : Washburn EC 29/Washburs Steve Salas/ Fender Telecaster Special Edition Ash/ Taylor 214ce/ Superstrat Custom Made / Archtop Aria Pro II / Baixo Curbow 5 / Guitarra Clássica Yamaha
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/08/2009

http://www.fratermusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por kouros Dom Jan 31 2016, 10:54

Em espanha há muito disso mas é para a construção de guitarras clássicas/flamencas. Habitualmente forma-se uma turma e o custo das madeiras já está incluído. No final fazem uma "festa" e as guitarras construídas são todas tocadas perante um público.

Com as devidas adaptações este formato poderia resultar para eléctricas até porque o tempo necessário seria muito menor.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por fratermagno Seg Fev 01 2016, 04:30

Obrigado Kouros Wink
Vamos aguardar por mais opiniões
fratermagno
fratermagno
Aprendiz de guitarra

Post Count : 70
Idade : 48
Localização : Porto-Aveiro
Guitarra : Washburn EC 29/Washburs Steve Salas/ Fender Telecaster Special Edition Ash/ Taylor 214ce/ Superstrat Custom Made / Archtop Aria Pro II / Baixo Curbow 5 / Guitarra Clássica Yamaha
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/08/2009

http://www.fratermusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por AndréRibasRNE Seg Fev 01 2016, 05:02

Acho uma excelente ideia ,o meu caso adorava ter uma telecaster feita por mim e saber fazer setups pois o dinheiro custa a ganhar e se poder poupar nessa parte já era muito bom o meu unico senão é que sou de odemira(sul) e é raro poder ir a lisboa para ter formação :/
AndréRibasRNE
AndréRibasRNE
Guitarrista de garagem

Post Count : 404
Idade : 28
Localização : Odemira
Guitarra : Schecter/gibson
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 09/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Aqualtis Seg Fev 01 2016, 05:24

Seria interessante montar um kit por exemplo, com a explicação pratica de se fazer um bom setup, e fundamentos de manutenção de guitarras eléctricas, acústicas e clássicas.

O preço, horários e localização são pontos importantes para a adesão a um curso desse género.
Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por rui_alberto Seg Fev 01 2016, 07:57

Nao estou em portugal, por isso nao seria facil participar, mas penso que, para alem da construcao (que seria interessante), um workshop de como fazer correctamente um setup seria sempre melhor que assistir a milhentos videos no youtube Smile
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 08:05

um workshop de como fazer correctamente um setup seria sempre melhor que assistir a milhentos videos no youtube

Isso soa mais a preguiça do que propriamente a algum problema com o material didáctico. Laughing


Um autêntico noob até poderá não ter grande noção do que fazer ou de que textos/videos deve ver... mas convenhamos, com tanto video quase idêntico sobre setups acho que até donas de casa que não tocam guitarra já sabem como o fazer. lol!
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Thomasyoung Seg Fev 01 2016, 08:10

@fratermagno adoro a ideia, caso seja em lisboa, inscrevo-me....

Que desejavam aprender numa formação?
Aprender a construir guitarras eletricas, solidbody e hollow body Smile

Quanto desejavam gastar?
Dependendo do material que a escolar disponibilizar entre os 500€ - 1000€

Quantas horas necessitariam para aprender o que desejam?
8 horas 3x por semana durante 1 mes

Quais são os vossos receios?
Chegar ao final do curso e não ter aprendido nada de especial.

Quanto tempo seria o curso ?
1 mes


Obrigado


Última edição por Thomasyoung em Seg Fev 01 2016, 08:14, editado 2 vez(es)
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por rui_alberto Seg Fev 01 2016, 08:12

nao necessariamente Smile ja vi bastantes videos e ja ajustei o que achei que podia ajustar na minha "guitarreca". Se esta bem ou nao? nao sei, acho que sim. Se o gosatria de ter feito com alguem que soubesse do assunto ao lado? certamente Smile

Alem disso por temperamento pessoal e razoes profissionais estou perfeitamente a vontade em afinar e ajustar coisas, sem medo de estragar. Se feito com cuidado e registado o estado inicial, pode sempre voltar-se ao que estava Very Happy

Mas muitas pessoas nem para mudar uma lampada tem jeito. Se a isso juntarmos uma guitarra que custou mais que meia duzia de tostoes, a inibicao de ajustar o que quer que seja sem supervisao pode ser esmagadora, lol

just my 2 cents Wink
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 08:15

Mas muitas pessoas nem para mudar uma lampada tem jeito.

É por essas e outras razões que uns fazem e outros pagam para que alguém faça.

Dúvido é que exista um mercado para pessoas que queiram pagar para que lhes incutam a vontade de fazer. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por rui_alberto Seg Fev 01 2016, 08:18

hehe, estou a acompanhar... Wink

mesmo assim ha algumas (muitas?) que nao fazem nao por falta de vontade mas por ter medo de estragar ou ficar pior e depois nao conseguem sequer voltar ao que estava.
been there, done that, got the scars Very Happy
rui_alberto
rui_alberto
Aprendiz de guitarra

Post Count : 59
Idade : 42
Localização : Alemanha
Guitarra : Epiphone LP Special II
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 03/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por kouros Seg Fev 01 2016, 08:25

mesmo assim ha algumas (muitas?) que nao fazem nao por falta de vontade mas por ter medo de estragar ou ficar pior e depois nao conseguem sequer voltar ao que estava.
been there, done that, got the scars Very Happy

Falta de estudo/conhecimento leva ao medo de estragar.

De forma geral, só nunca estragou nada quem nunca mexeu nas coisas mas é como tudo, um risco calculado. Se vais fazer coisas que se podem tornar dispendiosas, treina em guitarras baratas primeiro.. de resto, faz o que tens a fazer.

Mesmo assim ainda deve haver quem ache que existe um curso superior para luthiers e que todos por lá passam antes de mexerem numa guitarra... como se fosse uma matéria quase secreta que só alguns afortunados entendem.


edit: Apesar de tudo, nos anos 90 era MUUUITO pior. Um guitarrista não fazia mais do que tocar, todo e qualquer ajuste era voodoo que obrigatóriamente teria de ser feito por outra pessoa... e quase sempre essa pessoa era apenas um gajo qualquer cuja competência era validada apenas pelo facto de ele cobrar. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por egiptogrunge Seg Fev 01 2016, 10:39

Ao aprender a construir já se estaria a aprender a fazer setups, tem é o inconveniente de aumentar a complexidade da formação e como tal o seu custo.
As dicas aqui dadas foram boas, umas turmas de cinco a dez alunos e no final a demonstração das guitarras construidas.
Talvez o maior problema será a proveniencia das madeiras ou corpos das guitarras, pois têm talvez o maior impacto no custo da formação.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por bytewax Seg Fev 01 2016, 11:07

Curso para construir um instrumento e fazer disso algo com pernas envolve também que depois se tenha em casa material para praticar e até para ir andando com outros projectos. Era bom para quem quer ser luthier.

Fazer setup à guitarra: penso que o guitarrista atual faz o básico e dada a quantidade de recursos a que tem acesso pode ainda ir mais além. É um processo até conseguirmos que a guitarra esteja mais do nosso agrado. Mas confirmo que não há muitas formações para isto pois eu próprio já procurei dado que na zona onde estou setups só em lojas. É uma optima iniciativa!
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Waltheer Seg Fev 01 2016, 13:52

para quem de lisboa e arredores, a Guitar Rehab faz habitualmente workshops de setup de guitarra/ baixo
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Waltheer Seg Fev 01 2016, 14:11

Em relação ao Post em si:

-Considero que seria extremamente interessante a existência de um curso desses, no entanto vejo a coisa mais como um curso média/ longa duração do que propriamente uns workshops (que pela sua natureza estarão mais vocacionados para mini-temas, como a escolha de componentes, escala, etc). Porque ou é tudo feito numa CNC e basicamente o pessoal lixa, faz o acabamento e monta (o que não é um curso de luthieria) ou para aprender a escolher madeiras, trabalhar com ferramentas (eléctricas e manuais) e chegar a um produto final tocável e não apenas enfeite de parede... Obviamente que uns aprendem mais rápido que outros mas não se aprende a aplainar num dia...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por ggx2 Ter Fev 02 2016, 05:55

Vi uma reportagem em tempos relativamente a uma escola de formação que me ficou na retina. Possivelmente mais vocacionada para instrumentos mais "clássicos"
Apanhei agora a informação infra numa pesquisa rápida. Não sei se avançou.
"
A Associação Ofício das Artes é uma associação sem fins lucrativos, criada em 2013, em Montemor-o-Novo, destinada ao “ensino, formação e desenvolvimento de atividades artísticas” que tem vindo a desenvolver parcerias “com o município de Montemor e com outras entidades, como o Agrupamento de Escolas, Cercimor, Espaço do Tempo, Oficinas do Convento, Alma D’Arame”, entre outras, como explica Daniel Garfo, da associação.

Vão ser três os cursos ligados à área da música a ser leccionados na Escola Profissional de Montemor-o-Novo – Ofício das Artes, nomeadamente um Curso Técnico de Instrumentista de Sopro/ Percussão, um Curso Técnico de Instrumentista de Jazz e, a grande novidade ao nível da Península Ibérica, um Curso Técnico de Construtor de Instrumentos Musicais nas vertentes de “construtor de pianos, construtor de instrumentos de corda beliscada ( guitarra, baixo, guitarra eléctrica, guitarra clássica, guitarra portuguesa, viola portuguesa, etc) e a construção dos instrumentos de corda friccionada” (violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo).

em:

http://radionovaantena.com/index.php?option=com_content&view=article&id=19179:montemor-o-novo-escola-profissional-de-artes-apresentada-hoje&catid=1:regional&Itemid=25
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Slider56 Ter Fev 02 2016, 08:47

Waltheer escreveu:Obviamente que uns aprendem mais rápido que outros mas não se aprende a aplainar num dia...

Isto é um dos aspectos mais importantes:saber trabalhar com ferramentas de mão,conhecê-las e saber onde,como e quando devem ser usadas.Não se aprende de um dia para o outro,e não é só aplainar...! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Velut Umbra Ter Fev 02 2016, 15:24

Sim. Lixar sem "lixar"...
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por ggx2 Qua Fev 03 2016, 09:14

Depois há aquele " je ne sais quoi" de inexplicável.

Há muita ciência, competência técnica e arte manual, mas também intuição. Com alguém referia a razão que o faz escolher e juntar duas peças de madeira distintas para o corpo e para o braço é confiar em razões subjetivas e emotivas apuradas ao longo de muitos anos a escutar e a tocar nos materias.
É sem duvida um projeto de uma vida para quem quiser levar isto a sério, ou então para quem nasceu com o "dom" como o Messi :-o .
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por kouros Qua Fev 03 2016, 10:25

Vocês quando vão a um workshop de um guitarrista famoso também é com a expectativa de ficarem a tocar como ele?

Acho que estão a desvirtuar com conversa de chacha um tópico que até é bom.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por bytewax Qua Fev 03 2016, 10:43

eichhh. A espectativa sim, quando ele está prestes a começar o workshop. No fim fica só a pica de aplicar umas ideias daquilo que o tal guitarrista famoso demonstrou Smile
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por fratermagno Sex Fev 05 2016, 10:11

Ora bem.
Desculpem nunca mais ter dito nada...mas o trabalho assim me obriga.

De facto estou agradecido pela imensa informação que tendes colocado aqui.
Isso ajuda-me a estipular "prioridades" para poder avançar .

Dada a divulgação desta ideia recebi uma proposta interessante. Vou acertar pontos este fim de semana e já vos darei notícias!!!
Mais informações porAQUI!!!
fratermagno
fratermagno
Aprendiz de guitarra

Post Count : 70
Idade : 48
Localização : Porto-Aveiro
Guitarra : Washburn EC 29/Washburs Steve Salas/ Fender Telecaster Special Edition Ash/ Taylor 214ce/ Superstrat Custom Made / Archtop Aria Pro II / Baixo Curbow 5 / Guitarra Clássica Yamaha
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/08/2009

http://www.fratermusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por fratermagno Qua Fev 10 2016, 04:14

E bem, já recebium convite para um workshop.
Será no dia 12 de Março.
Mais informações na nossa página:
https://www.facebook.com/fratermusic/?ref=hl
fratermagno
fratermagno
Aprendiz de guitarra

Post Count : 70
Idade : 48
Localização : Porto-Aveiro
Guitarra : Washburn EC 29/Washburs Steve Salas/ Fender Telecaster Special Edition Ash/ Taylor 214ce/ Superstrat Custom Made / Archtop Aria Pro II / Baixo Curbow 5 / Guitarra Clássica Yamaha
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/08/2009

http://www.fratermusic.com

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por mpexus Qua Fev 10 2016, 08:50

Infelizmente não poderei assistir por muito interesse que tenha. Não só me fica bastante longe como vou estar fora nessa altura. Desejo a maior das sortes para que se continue a repetir.
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Formação para construir guitarras eléctricas! Empty Re: Formação para construir guitarras eléctricas!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos