ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inverter fase?

2 participantes

Ir para baixo

Inverter fase? Empty Inverter fase?

Mensagem por RabeloBlack Qui Jan 14 2016, 13:43

Recentemente instalei um single coil bridge numa Tele e ficou ok mas noto que, quando estão activos os dois pickups, o som parece mais agudo do que antes. Isso pode significar, pelas informações que colhi, que os pickups estão desfasados (out of phase). Quais são os problemas que esta situação causa na guitarra além de diferença no som? Compensa abrir tudo outra vez e rectificar? Basta anular o jumper no pickup novo e soldar um condutor de um potenciómetro à ponte para não ter problemas de ruído? Desculpem estas perguntas de iniciante mas tenho de me desenrascar e não tenho dinheiro para gastar em luthiers Sad
RabeloBlack
RabeloBlack
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 108
Idade : 54
Localização : Porto
Guitarra : Fender Telecaster MIJ; Ibanez LP 2351; Ibanez Blazer BL300; Aria Pro II FA-70; Yamaha SG-2A; APC 1S; Hondo H-160A (12 string)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por kouros Qui Jan 14 2016, 14:14

É uma questão de gosto, não estás a estragar coisa nenhuma.

Dependendo do que queiras alterar basta trocares as ligações do single coil e/ou virares o íman ao contrário. Além de fase e polaridade não tens mais nada a alterar (anular o jumper?scratch).
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por RabeloBlack Qui Jan 14 2016, 14:47

Obrigado pela resposta Kouros Very Happy
O que eu chamo "jumper" é um contacto entre o "ground" do pickup e a placa de cobre na parte de trás do mesmo (que fica em contacto com a ponte através dos parafusos, ajudando a anular o ruído)...se eu inverter a fase do pickup esse contacto tem de ser anulado porque o "ground" do pickup passa a ser "live".
Como já deves ter percebido a esta altura eu não pesco patavina de electrónica...se calhar não estou a explicar bem.
A única coisa que me chateia mais nem é tanto o timbre com que a guitarra fica com os dois pickups ligados mas sentir menos corpo e volume de som do que com um pickup apenas.
RabeloBlack
RabeloBlack
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 108
Idade : 54
Localização : Porto
Guitarra : Fender Telecaster MIJ; Ibanez LP 2351; Ibanez Blazer BL300; Aria Pro II FA-70; Yamaha SG-2A; APC 1S; Hondo H-160A (12 string)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por kouros Qui Jan 14 2016, 14:52

Experimenta ligar primeiro o outro pickup ao contrário juntamente com esse. Se o ruído continuar, vira o íman a um deles e deixa os fios como estavam.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por RabeloBlack Qui Jan 14 2016, 15:11

É uma boa hipótese essa de ligar o pickup do neck ao contrário...vou aguentar mais uns dias a tocar com ela antes de tentar isso. Entretanto pode ser que surjam outras dicas ou conselhos de alguém que tenha passado pelo mesmo...Obrigado pela ajuda!
RabeloBlack
RabeloBlack
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 108
Idade : 54
Localização : Porto
Guitarra : Fender Telecaster MIJ; Ibanez LP 2351; Ibanez Blazer BL300; Aria Pro II FA-70; Yamaha SG-2A; APC 1S; Hondo H-160A (12 string)
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por kouros Qui Jan 14 2016, 15:15

Não há outras dicas ou conselhos lol

Isso é 1+1=2. Não tens de tirar soldas nem nada.. Arranja uns fios e faz ligação directa dos pickups para testares.

Ou é fase ou polaridade, nada mais.

A outra hipótese seria pickup avariado ou mal soldado mas também não é a lêr que vais descobrir isso.

Experimenta e ficas a saber.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inverter fase? Empty Re: Inverter fase?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos