ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Review: Yamaha AES620.

+4
davidlopes78
Slider56
egiptogrunge
barollo
8 participantes

Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sex Out 23 2015, 04:03

Bom dia, minha gente!

Há guitarras que, como se costuma dizer, "caem no goto". Há outras que nem por isso.
Há guitarras que temos durante algum tempo e depois vendemos ou trocamos. Há outras das quais não nos conseguimos separar.
Há guitarras sobre as quais depositamos grandes expectativas; outras que apesar das expectativas, ainda nos conseguem surpreender pela positiva. Wink

Hoje fiz este post para falar de uma guitarra que corresponde às expectativas, mas que as suplanta, mesmo assim: a Yamaha AES620.

Review: Yamaha AES620. 2ewfgap

Andava com um GAS imenso pelas Yamaha desde há meses. Primeiro foi a SA-15 (que infelizmente terei de vender num futuro próximo), depois os modelos SG - com os quais ainda me "babo" e muito... então a SG 2000 é qualquer coisa de extraordinário... - e finalmente este modelo AES 620, que foi muito badalado há uns anos por causa dos prémios atribuídos - Editors' Pick Award da revistas Guitar Player e Guitar ONE em 2003.
Li muito acerca deste modelo e, apesar de não abundarem as "reviews" deste modelo no YouTube, o facto de ser mencionado em muitos fóruns como uma guitarra consensualmente muito bem conseguida ajudou ainda mais a aumentar este GAS... Razz Felizmente o "cenário" conjugou-se há umas semanas e então fui buscá-la a Aveiro numa 2ªfeira de manhãzinha, o que ainda deu para tomar um café no Fórum e respirar os ares da Ria! Wink o vendedor foi de uma simplicidade, hospitalidade e simpatia extremas - coisa rara hoje em dia! -, ainda pude experimentar em casa dele a guitarra, um pouco empoeirada mas com tudo a 100%. Ainda trouxe uma softcase da TKL e uma strap da Dunlop incluídos no negócio, que bem jeito dão. Wink

Após a limpeza do corpo e escala e a necessária troca de cordas (não trocava de cordas há cerca de 2 anos!), fiz-lhe um setup à minha medida e toca a começar a tocar. Espectacular!

Review: Yamaha AES620. 2jb4k5w

Para quem não conhece este modelo, trata-se de uma solid body, "single cut", produzida pela Yamaha na Coreia / Taiwan sensivelmente durante a primeira década de 2000 (foi descontinuada em 2011?). Corpo e braço em mogno (nato?), flamed maple top, escala em rosewood, 22 frets, 2 humbuckers - Yamaha AlNiCo V? no neck e SD JB na bridge -, carrilhões Grover, 2 controlos de volume para cada um dos pickups e um controlo de tone, inlays em abalone, 3 strap pins (2 colocados em alturas diferentes na base da guitarra, muito prático!) e ponte TOM da Yamaha (que falaremos mais à frente).
Há quem apelide o seu aspecto como "Les Paul like" - não pelo formato single cut, mas pela ponte TOM -, mas, quanto a mim, tem características facilmente identificáveis não só da LP, mas também da Gibson SG - corpo fino, "contornado", leve e muito confortável - e até inclusivamente, por exemplo, das Telecaster - é um modelo "string through".

Review: Yamaha AES620. 25ahmb4

A nível de acabamentos, esta guitarra é simplesmente divinal; nada foi deixado ao acaso. O flamed maple top tem um aspecto fantástico - a minha é a Flamed Burst - com o "binding" com a madeira exposta a revelar um extremo bom gosto. O hardware é sólido, com os Grover a desempenharem muito bem a sua função, sólidos e fiáveis. Os botões cromados a condizer, muito simples de manobrar. Os ferrules imaculadamente colocados. E, quanto a mim, para fechar em "chave de ouro", a ponte TOM da Yamaha, muito sólida e com uma ligeira curvatura, a fazer lembrar as pontes das "archtop", de muito fácil manuseio e afinação. Estes pormenores fazem toda a diferença e fazem acreditar que quem projectou este instrumento sabia muito bem o que estava a fazer.
Pena é a nut em plástico, mas também não se pode pedir tudo! Wink Algo a trocar no futuro...

Review: Yamaha AES620. 2cmkwg1

A nível de som, só posso dizer coisas boas. Esta guitarra tem tudo, de tudo e dá para tudo! Sem excepções! Razz Vejamos: o pickup do neck, da própria marca, é bastante grave, cheio e cheio de mids. Consoante o gain usado, pode ir facilmente do jazz (com um som denso, quente, saturado de graves) até ao heavy metal - muito "fuzzy" e "dark"! O JB... bem, palavras para quê?! Este pickup é praticamente mais conhecido "que o tremoço", como se costuma dizer. Apresenta-se como um belo complemento, para leads intermináveis e sons mais pujantes e cortantes, óptimo para tudo e mais alguma coisa, especialmente dentro da vertente rock!
Enganem-se os mais cépticos: apesar do seu corpo mais fino, esta guitarra apresenta um sustain bastante considerável, o suficiente para envergonhar muitas LPs! O facto de ser string through também pode ajudar, mas mesmo assim não explica tudo; a construção sólida, com acabamentos irrepreensíveis, ajuda e muito!
Único ponto negativo: os potenciómetros são um pouco fracos, embora façam o seu papel de forma razoável, sem nunca deslumbrar. Assim como a nut, também algo a trocar. Wink

Review: Yamaha AES620. 2rca32g

Em suma, uma guitarra que definitivamente para manter; moderna, sólida, irrepreensível e feita para tocar e durar, esta guitarra é simplesmente um instrumento muito bem conseguido. Não admira os prémios ganhos, não admira as críticas favoráveis, esta não engana ninguém: é grande MÁQUINA e convido toda a gente a experimentar uma, se puderem! FABULOSA!
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por egiptogrunge Sex Out 23 2015, 04:39

Parabéns, bela maquina que aí tens.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por Slider56 Sex Out 23 2015, 04:42

Sempre tive boa impressão das Yamaha's e conheço muito bem as SG 700,45 e a famosa 2000.Tive uma SG45L há muitos anos e deixou muito boa impressão.São guitarras muito bem construídas (inclusivamente as Pacifica's),porque a marca, independentemente onde as constrói tem specs mandatórios muito rigorosos,que sem encarecerem demasiado o produtos final,confere-lhes uma qualidade de construção acima do normal.

Não sei se voltaria a comprar outra Yamaha nos tempos que correm,mas se fosse uma SG2000 seria um caso muito sério a ter em conta,mesmo não sendo um adepto natural de humbuckers,salvo muito raras e honrosas excepções... Twisted Evil


Excelente review,btw... Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sex Out 23 2015, 05:06

Obrigado egiptogrunge e Slider! Very Happy

As SG2000 estão a dar comigo em louco. São inacreditáveis a todos os níveis! Além de terem sido desenvolvidas a partir das SG175 com o contributo do Santana (adoro o som deste homem! Very Happy), ficaram conhecidas por "Les Paul killers", pois competiam directamente com as LP da Gibson quando sairam - finais de 70s - e para muita gente eram muito melhores (vitória por KO!) que as Gibson da altura!

Deixaram de se produzir, para muita pena minha; foi como as AES620, também acabaram a produção há alguns anos. Algo que me intriga, não só a mim, como a muita gente: porquê? Mesmo com galardões ganhos, este modelo não singrou? Não vendeu o suficiente? Estranho...


PS: está uma SG300 no Olx à venda, mas... não é aquela coisa! Razz
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por davidlopes78 Sex Out 23 2015, 05:42

Espectacular. Parabéns pela aquisição.
davidlopes78
davidlopes78
Guitarrista de garagem

Post Count : 469
Idade : 46
Localização : Vila Verde de Ficalho
Guitarra : Tokai Love Rock, Sterling by Music Man SUB Silo 3
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por Ser Bob Sex Out 23 2015, 06:17

Que grande guitarra. Também tenho GAS pelas AES620 mas no formato semi-hollow (AES620HB)com acabamento natural. Twisted Evil Twisted Evil

Além de ser grande guitarra é absolutamente linda.
Ser Bob
Ser Bob
Guitarrista dedicado

Post Count : 552
Idade : 31
Localização : Porto
Guitarra : Mais de 100
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 21/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sex Out 23 2015, 06:28

Obrigado! Very Happy
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por Slider56 Sex Out 23 2015, 07:37

Dantes produziam-se guitarras com specs de arrasar a relativamente baixos preços.Não eram própriamente dadas,mas qualquer um com mais ou menos esforço financeiro conseguia comprar uma guitarra decente sem ir à falência.

Nos tempos que correm,as coisas já não são o que eram nem voltarão a ser,e se alguma coisa aprendemos é que,o que interessa é VENDER...VENDER...VENDER...! Evil or Very Mad

Se não atingem os objectivos pré-determinados,cancelam logo a produção e partem para outra,e nem sempre acertam,como bem sabemos.A Yamaha também não escapa à crise global e a tudo o que isso implica,daí terem deslocalizado a produção do Japão para a Coreia e outros países onde os custos de produção são muito menos onerosos.


O Carlos Santana tocou durante muitos anos com Yamaha's SG700,e invarialvelmente ou usava DiMarzio's Super Distortion ou Gibson P.A.F. '57.Os primeiros 15 albuns dele são a prova do que costumo dizer relativamente às guitarras que se produziam naqueles anos e o gear absolutamente neutro,cru e eficaz,sem mariquices nem emulações nem artifícios extras.Era guitarras,pedais cabos e amplificação a doer!!!


Bons tempos... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sex Out 23 2015, 08:06

Acredita! Adoro o som do Santana dos inícios; começou por usar Gibson SG e LP, e depois avançou para as Yamaha's... no início dos anos 80 foi a bandeira da PRS, até hoje. Os Mesa Boogie também ajudaram, grandes amps! Very Happy

E é o som dele: guitarrão + amplificadão = SONZAÇO! Eheheheh Very Happy (e muitas unhas, resmas de kits de unhas... Razz)
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por Slider56 Sex Out 23 2015, 12:15

Nem mais!!!!

Se eu tivesse espaço para ter gear a doer,já tinha armado um half-stack à base de Sovtek's MIG 100 ou 50 com a 4X12" da ordem,ou então os célebres Kustom Tuck'N'Roll que o bom do John Fogerty usava... Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por guitargold Sex Out 23 2015, 15:24

parabens pelo brinquedo , tem um aspeto magnifico ,á uns messes toquei numa penso que sg 2000, que guitarrão de respeito
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sex Out 23 2015, 16:19

ui, eu nem toquei em nenhuma e aquilo já me tira do sério! Razz
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por guitargold Sex Out 23 2015, 17:45

Pois é o problema delas, depois de lhe pegares não a queres largar ...

Mas acho que essa tua também deve ser assim Twisted Evil
guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por kouros Sáb Out 24 2015, 11:57

Algo que me intriga, não só a mim, como a muita gente: porquê? Mesmo com galardões ganhos, este modelo não singrou? Não vendeu o suficiente? Estranho...

É simples..

Podes ter a melhor guitarra do mundo ao preço da uva mijona mas se ela não estiver inserida na marca certa para a sua gama, vai dar prejuízo.

Tivessem essas Yamaha escrito "Gibson" no headstock e concerteza a história seria outra.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sáb Out 24 2015, 14:34

Exacto, kouros! Não duvido nada! Very Happy
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por kouros Sáb Out 24 2015, 15:11

Exacto, kouros! Não duvido nada!

...da mesma forma que não ficaria espantado se a marca fosse Fender e também cancelassem a produção. Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sáb Out 24 2015, 15:45

Essa escapou-me...
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por kouros Sáb Out 24 2015, 15:46

Essa escapou-me...

Em vez de Yamaha, Fender = mesma situação.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sáb Out 24 2015, 15:54

Sim, isso eu percebi... mas referes que se fosse Gibson, a história seria outra. Porque é que com a Fender seria como a Yamaha? Houve situações destas no passado?
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por kouros Sáb Out 24 2015, 16:08

Quando pensas em Fender vem-te automaticamente à cabeça alguma guitarra minimamente parecida com a Yamaha AES?

Nem que tivesses uma única companhia dona de todas as marcas do mundo, se não colocasses as guitarras certas debaixo da marca certa, vendias na mesma mas se estivessem na marca certa concerteza o lucro (vendas) seria MUITO superior.


A Kramer é actualmente da Gibson mas se no headstock estivesse escrito Epiphone, o público alvo (que curtem Kramer) passaria ao lado e o público que acompanha a Epiphone também.

Se não me engano, Jackson, Charvel e EVH é tudo Fender... mas certamente ninguém quer comprar nenhuma dessas 3 marcas com o logotipo da Fender nem vice versa.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Sáb Out 24 2015, 16:52

Sim, por esse ponto de vista tens razão. Mas acabar a produção de alguns instrumentos não acho que esteja somente ligado a isso.

Por exemplo, a Yamaha produziu as SGs, que tiveram sucesso e uma catrefada de modelos, e de repente acabaram. Sempre foram vistas como boas guitarras... será que o mercado estagnou e não havia interesse? Ou o lucro não justificava o investimento?

No fim de contas, o pilim é que conta... se as contas não são atractivas, fecha tudo. E se calhar foi o que aconteceu com este e muitos outros modelos.
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por kouros Sáb Out 24 2015, 18:14

Marcas que têm modelos de todos os tipos são normalmente vistas com que olhos?

Acabam por nem ser carne nem peixe e é claro que o público não aprecia muito isso.

Venderes coisas para todos os gostos debaixo de uma só marca é na verdade um tiro no pé, por isso é que eles tem de ter cuidado com essas coisas e tomar esse tipo de decisões.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por ElBarulhento Seg Out 26 2015, 17:19

Na minha experiência, já toquei em algumas Yamaha e sou dono de uma, a Yamaha é uma marca que nunca experimentei uma má guitarra, são guitarras confortáveis, bem construídas, com um bom som e os braços são excelentes, na minha opnião! Parabéns Barollo pela bela guitarra que aí tens!
ElBarulhento
ElBarulhento
Aprendiz de guitarra

Post Count : 58
Idade : 38
Localização : Planeta Terra e Arredores
Guitarra : HB LP 450 Plus, HB TE-52, HB TE-30; Yamaha RGX 220; Vintage Zip
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 23/09/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por barollo Seg Out 26 2015, 17:56

Obrigado! Very Happy É realmente FANTÁSTICA!
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Review: Yamaha AES620. Empty Re: Review: Yamaha AES620.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos