ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda - Manutenção de guitarra usada?

2 participantes

Ir para baixo

Ajuda - Manutenção de guitarra usada? Empty Ajuda - Manutenção de guitarra usada?

Mensagem por Neves Sex Jun 12 2015, 06:55

Boa tarde, adquiri recentemente uma guitarra Fender CD60 com 3-4 anos que está em condições muito boas porque foi muito pouco usada.
Posto isto, quero começar a aprender a tocá-la mas surgiram-me logo alguns problemas. O principal e que pretendo resolver rapidamente é a questão das cordas: a guitarra vem com um jogo de cordas muito duro e que me magoam os dedos assim que as pressiono e torna impossível tocar mais do que alguns segundos consecutivos. Assim, que tipo de cordas devo comprar para começar a praticar? E, já agora, quão fácil é trocar as cordas?
Como disse, a guitarra está em boas condições mas, ainda assim, pergunto que tipo de manutenção aconselham? Que tipo de material para limpar e como o fazer sem pôr em causa a integridade da guitarra?
Neves
Neves

Post Count : 1
Idade : 29
Localização : Coimbra
Guitarra : Fender CD60
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 12/06/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Manutenção de guitarra usada? Empty Re: Ajuda - Manutenção de guitarra usada?

Mensagem por Skaven Sex Jun 12 2015, 07:34

Bom... esta resposta é extensa mas vamos ver se consigo minimizar as palavras.

1º Problema: "As cordas"
- Não sei que cordas tens na guitarra, portanto, desconheço a espessura delas e o seu estado mas podes experimentar comprar um jogo 0.09 para acústica sendo que doerem-te os dedos é perfeitamente normal quando se começa a tocar, isso e criares bolhas até saltar a pele o que doi para cacete! Com o tempo vais calejando os dedos e essa dor passa, é preciso paciência e persistência mas mais uma vez repito que não sei como está a tua guitarra, doer é natural e até corta os dedos mas apenas em segundos não, em alguns minutos sim quando se começa a tocar e se têm as mão (ainda) sem calos.

2º Problema: "Trocar (e afinar) as cordas"
- É muito fácil trocar e afinar as cordas mas neste caso o melhor é pesquisares no you tube porque tens imensos vídeos que ajudam muito mais do que apenas palavras escritas;

3º Problema: "Manutenão do instrumento"
Aqui o problema é mínimo porque uma acústica estando em bom estado não precisa de muita manutenção exceptuando talvez limpares o braço onde colocas os dedos se estiver sujo e talvez trocar a pestana mas isto já é obra para levares a guitarra a um técnico ou luthier.

O que eu faria no teu caso era estudar uns vídeos no you tube para apender a trocar e afinar as cordas, não te preocupes muito porque é tarefa fácil o pior que pode acontecer é apertares demasiado as cordas e alguma partir.

Depois de teres isto consumado leva a guitarra a um bom técnico ou luthier e pede para ele dar uma vistoria geral à guitarra e ficas com as dúvidas dissipadas quanto à força que aplicas até porque não é possível ajudar-te sem ter a guitarra na mão.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Manutenção de guitarra usada? Empty Re: Ajuda - Manutenção de guitarra usada?

Mensagem por Skaven Sex Jun 12 2015, 07:58

Pensando bem... (estou a trabalhar em simultâneo tens que ter paciência comigo)... Embarassed

Inverte o que te disse no fim, leva já a guitarra a um técnico para ele ver o estado dela e opinar se precisa de uma pestana nova e também para opinar sobre as cordas e depois disto então estuda os vídeos no you tube que ensinam a trocar e afinar a guitarra "ao vivo a cores e com imagem".
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda - Manutenção de guitarra usada? Empty Re: Ajuda - Manutenção de guitarra usada?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos