ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Que cordas usar em Drop D?

4 participantes

Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por Topper Ter Abr 28 2015, 03:47

Bom dia pessoal,

Atualmente toco com a guitarra com afinação standard, mas sempre gostei do som um pouco mais pesado, afinada em D e até em C. Mas para fazer este tipo de afinação requer-se umas cordas mais grossas para evitar que fiquem muito soltas e não haja aquele som que parece que está meio tom desafinado.
As cordas que estou a usar são as Elixir 0.10-0.13-0.17-0.32-0.42-0.52. Para mim a tensão deste setup está perfeita.
A guitarra é uma Schecter com Floyd Rose special com braço de 24 trastes.
Agora a questão é a seguinte, tendo em conta que quero baixar a afinação da guitarra para RE, gostava de ter a tensão das cordas o mais próximo possível do que está agora. Sendo um floyd, já sei que vou ter que perder algum tempo a fazer nova configuração completa na guitarra, mas se houver pessoal que toque ou já tocou com a guitarra afinada assim que me possa dar umas dicas que espessura de cordas devo usar, dava jeito! Já tive a ver os conjuntos das 0.11 e das 0.12. Mas ainda tenho dúvidas... scratch O ideal seria comprar vários sets de cordas e ir experimentando até achar as ideais! Laughing Mas não vai dar para fazer isso!
Se puderem ajudar agradeço!

Cumprimentos






Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por mpexus Ter Abr 28 2015, 06:54

Tenho estas numa Schecter Omen 6 há já bastante tempo e estão como novas, acho que até são similares às Elixir e já andei a mudar de D para C  (ficam um pouco mais soltas) e até já as meti em E (ficam bastante apertadas para fazer bends) nunca se partiram e não há vestígios de ferrugem, embora seja guitarra que raramente lhe pego. estas cordas estão lá desde 2013.


Que cordas usar em Drop D? EXL117
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por Topper Ter Abr 28 2015, 08:24

Ok, obrigado pela dica mpexus.
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por PedroGRock Ter Abr 28 2015, 11:43

Cordas com 2 anos??? Mas isso ainda afina e tem timbre de cordas?? Eu mesmo na minha ibanez, que é guitarra para usar 1 ou 2 vezes por mês, ao fim de 3/4 meses aquilo ja soa a lata.
Mas isto sou eu.

Indo a questão do tópico, essas cordas não teem nada a ver com as elixir. São cordas perfeitamente normais, apenas é um set 11-56, ou seja, híbrido. Para drop D, um ser normal 11 52 é suficiente. Se sentires mais dificuldade em solar, tens duas opções: ou habituas te ou trocasvpara um set híbrido 10-52. Se quiseres afinações mais graves, tipo drop C, entao vira te para um set 11-56 (híbrido) ou então um ser normal 12-56.
Em último caso, e se nadares em guito, compra uma guitarra de 7 cordas, tocas em standart e das sempre os acordes com a 5a mais grave. Podes testar isto na tua guitarra. Faz o acorde de C por exemplo (power chord) com tônica na corda A. Depois juntas a nota G mais grave. Ou seja, vais buscá-la a corda E. Testa isso Wink
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por mpexus Ter Abr 28 2015, 12:05

Ainda a semana passada troquei as cordas da minha Ibanez por umas Elixir 0.10 e quase não noto diferenças de timbre(nem de brilho nas mesmas)... claro que não estão acabadas de sair da embalagem, mas nenhuma está ferrugenta e não não desafinam, tirando uns valentes bends à bruta, mas isso será mais da guitarra que das cordas.

Tenho usado agora mais pq tou a ponderar despachar a mesma, e estou só a possivelmente dar uns últimos toques nela, mas de resto tem esta practicamente parada... teve mais de uma ano que nem viu a luz do dia, eu inicialmente pensava que eram Elixir que lá tinha metido, visto que as Elixir duram eternidades, mas depois descobri no saco dela a embalagem das mesmas e são as D'Addario.

Outra coisa, eu toco sem Amp (uso software) e em volumes baixos, talvez tu notes mais a diferença de cordas acabadas de estrear para cordas com 2-3 semanas, lembro-me nos meus tempos de teen que as cordas ao fim de 15 dias já estavam a enferrujar e tinha de as trocar rapidamente. Ou a qualidade das cordas mudou ou o meu "acido" das mãos modificou-se e não as afecta tanto, na maioria das vezes até me esqueço de as limpar depois de tocar. Também não toco 12 horas por dia ou sequer todos os dias Wink
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por PedroGRock Ter Abr 28 2015, 12:25

Elixir trazem uma cobertura de linha ou que raio é aquilo. Para mim não serve, pois aquilo começa a largar pêlo e não curto. É dar 15 por umas cordas, quando chega ao verão não há carteira que aguente. No verão passado, no pico do calor, foram 10 concertos, 10 jogos de cordas. Ok, eu sou um gajo que mija pelas mãos. Chego a estar a tocar e ver gotas a escorrer pelo braço xD arranjei uma solução que até agora não me deixou mal. Lavar as mãos e secar bem antes de tocar, passar um pano ultra escopetas cordas, pó de talco nas mãos, entre os dedos principalmente. 4 a 5 horas a tocar, volta a passar o pano e limpar bem as cordas por baixo, aquela parte que esta virada para a escala. Todas as semanas, agarro num bocado de lixa de água 800 ou 100 e passo a volta das cordas, em toda a sua extençao. Passei a gastar um jogo de cordas por 3/4 semanas. Da trabalho, mas um gajo poupa uma trocos valentes.

Quanto ao tocares com softaware, e pa, isso a mim nao influência pois eu faço o mesmo em casa. O toque de umas cordas novas é completamente diferente de umas cordas com 1 semana. Eu infelizmente, também não toco 12 hora por dia nem consigo fazê-lo todos os dias também.
Mas cada 1 com as suas mariquices xD
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por mpexus Ter Abr 28 2015, 14:05

Olha que há 2 versões da Elixir, as Nanoweb (que eu uso) e as Polyweb...nunca notei larganços de pelo nenhum...  15 euros???? Dassseee andas a comprar cordas onde?

11.5€ na lismúsica e por certo ainda encontras mais barato por essa net fora:

http://www.lismusica.pt/?product=5938

Existem por ai agora umas coisas novas (acho eu) para limpar cordas, mas aquilo não é nada mais nada menos que um pano microfibras numa embalagem. Chama-se String Cleaner:

Que cordas usar em Drop D? 8210409


Eu quando limpo uso o FastFret:

Que cordas usar em Drop D? GHS_Fast_Fret



Custa +/- 5 euros em qq lado, dura bastante até e protege as cordas, mas com as Elixir não sinto necessidade, aliás como te disse nem me preocupo com limpezas Very Happy


mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por PedroGRock Ter Abr 28 2015, 15:03

Eu tenho essa cena para limpar as cordas. Isso limpa as cordas, mas não mantêm o brilho delas. Com a lixa consigo manter o brilho por mais tempo.
Pa, mesmo q seja 11.5€. Eu por 50€ compro 10 jogos de cordas. Mas cada 1 usa o que mais lhe agrada, se gostas das Elixir, quem sou eu para dizer seja o que for Wink
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por Topper Qua Abr 29 2015, 03:19

Bom dia pessoal,
Obrigado pelas dicas. Ja tenho uma ideia pa onde me hei-de orientar!
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por alexcoupe Qua Abr 29 2015, 05:20

E para onde te vais orientar?
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 45
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por Topper Qui Abr 30 2015, 02:33

Vou experimentar um conjunto de 0.11. Gosto da tensão das 0.10 que tenho atualmente, mas tendo em conta que vou baixar de standard para D, faz sentido por um cordas um pouco mais grossas. Mais que 0.11 acho que não vale apena e se mantiver o que tenho ou meter um conjunto mais leve, as cordas ficam muito soltas! Isto na maior parte das vezes deve ir por tentativa e erro ate chegarmos ao que pretendemos! Vou experimentar, se gostar muito bem, se nao gostar logo se vê! Smile
Topper
Topper
Aprendiz de guitarra

Post Count : 28
Idade : 43
Localização : Barreiro
Guitarra : Schecter Damien Elite Avenger FR / Epiphone SG400 / Epiphone FT-165 / Ibanez LP Series
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por PedroGRock Dom maio 03 2015, 15:12

Se gostas da tensão das 0.010,na minha opinião o ideal será um set híbrido 0.010-0.052. Para drop D é maivque suficiente. Continuas com o conforto que tas habituado nas cordas agudas e com tensão suficiente no bordão. Acho que não precisas de mais nada
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Que cordas usar em Drop D? Empty Re: Que cordas usar em Drop D?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos