ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ReStyle de uma Jackson DXMG

+7
JHV
Waltheer
alexcoupe
rubenalegredias
Thomasyoung
barollo
mpexus
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Sáb Abr 18 2015, 14:29

Ando há anos com vontade de me meter num DIY e tentar personalizar uma guitarra.

Em 2011 até comprei uma Schecter Omen 6 para esse efeito mas depois  como ela estava mais que nova (e ainda está) e como o tampo não era plano, tornava-se complicado para mim tentar fazer o que que tinha em mente, deixar ficar a guitarra em Natural Finish mas sendo o corpo em Basswood e sem ter certezas do que iria encontrar por baixo, acabei por ter pena de ir "estragar" uma guitarra nova e acabei por meter o projecto de lado e a Schecter ficou guardada sendo a única coisa que fiz foi com ajuda de um amigo foi trocar os pickups originais por uns Dimarzios Tone Zone e Paf Pro que arranjei baratos. Acabei também por motivos profissionais por me desligar de tocar e de ligar a guitarras.


Passados 3 anos eis que um dia nas minhas andanças nas lojas de Guitarras por Lisboa resolvo entrar numa Cash Converters para dar uma espreita e reparo nesta Jackson lá metida ao molho com varias outras guitarras (XPs, Zippys, etc). Peguei nela porque o  Reverse head Stock chamou-me a atenção e quando a viro o Made in Japan despertou-me automaticamente o interesse.

Ela estava com só 2 cordas bastante ferrugentas, faltava-lhe o botão do Volume e um dos esmagadores de corda na Nut (que ainda hoje não consegui encontrar um que lá sirva ), tinha umas falhas de tinta aqui e ali e umas quincas, mas nada grave. Os pickups eram os EMG HZ que eu na altura não sabia que eram passivos pensando até que fossem activos.

Tinha outro problema que demonstro nas fotos e me deixou de pé atrás. Estava à venda por 79€ e um cliente que me viu com ela na mão chamou-me à atenção para o problema antes que não tivesse reparado, agradeci e disse-lhe que já tinha visto e me deixou de pé atrás e ele disse-me que podia dar azar mas podia até nunca acontecer nada de grave, era um risco, de qualquer dos modos ele disse-me para eu regatear o preço e só pelo corpo e hardware que valia o preço que eles pediam.

Falei com uma empregada disse que estava interessado mas não por aquele preço e apontei os defeitos todos e os meus receios, perguntaram-me quanto oferecia e eu disse não mais que 50€ devido ao estado em que ela se apresentava, foram falar com a gerência para analisar a minha proposta e a contra proposta deles era de 65€, disse que não que não oferecia os 65 e mantinha os 50, entretanto telefonei a um amigo e dei-lhe a info da guitarra para ele online tentar saber que modelo era ao certo coisa que ele não conseguiu saber, pois o serial dela não lhe dizia nada pelo Google. Voltei a frisar a minha proposta e resolvi arriscar comprar a guitarra, pensei, isto deve ser uma daquelas merdas super low cost, já que está assim também ficar pior é capaz de não ficar e faço experiências numa Jackson em vez de ser numa XP ou Zippy.

Acabaram por aceitar a minha proposta e guitarra ainda trazia um GigBag com correia e a Alavanca do Floyd. Passei pela Lismusica e comprei um jogo de cordas para testar a guitarra em casa. Depois deste testamento ficam aqui então já umas fotos do dia de compra.

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Before01_zpsbxqzfj0j

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Before03_zpsmu4gwboc


Tenho uma expert de Setups em casa e quis verificar o estado do Floyd Very Happy

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Before02_zpsaen9innw


o PROBLEMA (pode ser que sim pode ser que não, mas apontemos sempre que sim):

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Before04_zps2aof0r89

Devo dizer que desde que a tenho há coisa de quase 2 meses não notei diferença alguma no crescimento disto e nem sequer se sente quando se toca, já me foi aconselhado pelo MrJack a cuidar disto com um pouco de serradura e cola e depois lixar levemente para alisar tudo, farei isso no final.


Depois de uma limpeza e de cordas novas e da dor de cabeça que foi meter o Floyd como deveria ser... pois aquilo caiu-me tudo e quando o montei não reparei que não tinha ficado completamente encaixado, logo estava sempre muito alto e eu já desesperava... até que... fez-se luz e vi que tinha de entrar mais para dentro do corpo Embarassed  Embarassed  Embarassed Um gajo quando não sabe até os ditos cujos atrapalham como se costuma dizer  Rolling Eyes  


ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_After_01_zpssksoafkx

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_After_02_zpsbxtygi56

Depois de montar tudo e afinar e travar logo o Floyd com uma rolha de cortiça para não andar a perder tempo a afinar aquilo tudo direitinho, liguei e experimentei e as primeiras palavras que me vieram à cabeça foram: F**** mas o que é isto? O braço é Brutal!!!!

Foi paixão ao primeiro Riff, a sério... assentava-me bem na mão e adorei a escala, comparado com o braço da Schecter isto parece manteiga... tive que saber que guitarra era e depois de ter pedido ajuda a um amigo inglês guitarrista que meteu a foto no FB a pedir info a outros amigos de lojas, em questão de 1 hora fiquei a saber que se trata de uma Jackson Dinky DXMG:

http://www.edroman.com/detail_sheets/jackson_dxmg_dinky_d504.html

http://www.sweetwater.com/store/detail/DXMGGMG


Como fiquei tão impressionado com ela, tive estes 2 meses +/- a aprecia-la antes de a ir estragar, mas ela foi comprada para um propósito e tinha de o cumprir Smile

Vi forums, YT videos e posso dizer que já "perdi" dezenas de horas a procurar info e tenho uma ideia do que pretendo, vai demorar tempo até estar concluída, mas hoje já foi ao desbaste, meto essas fotos noutro Post pq este já vai longo.

Espero que não tenham adormecido a ler isto tudo LOL
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Sáb Abr 18 2015, 15:03

Depois de ganhar coragem resolvi ontem que hoje seria finalmente o dia de meter mãos à obra e começar a tratar da "menina".

Comprei já as coisas habituais, Decapantes Pinceis, Espatulas, Lixas, Luvas etc e tal. Decapante foi pensado para fazer isto aqui na Varanda de casa mas resolvi perguntar a um familiar que tem uma oficina se hoje o poderia visitar para não estar aqui em casa a fazer alto cagaçal. A esposa ficou feliz com a minha ideia Smile

Guardei as peças em saquinhos separados e tirei só umas fotos para mais tarde saber como voltar a ligar tudo, embora vá ter ajuda na soldagem não custa ter uma cabula de como tudo estava:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Electrs01_zpsh1vufjen

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Electrs02_zpsgrwthk19

Assim que lá cheguei fui avisado.. Decapante??? AHAHAHAHA boa sorte...


ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove02_zpswb5m5qkv


Pois... não tenho foto do Decapante porque tinha as luvas sujas e não queria correr o risco de estragar a maquina... mas posso dizer que ao fim de 20-30 min. estava tudo exactamente na mesma... ter Um banho de "gelatina" em cima do Corpo e tinta a borbulhar nem vê-la... Lavamos o corpo do decapante com mangueira de pressão e ele foi buscar uma Lixadora (Lixadeira???) e lixa de 250 e mostrou-me como deveria fazer, atenção que nunca fiz isto, foi a primeira vez que pego numa máquina destas e a primeira vez que tiro tinta do que quer que seja seja de que método for, logo o receio de ir f**** tudo era mais que muito, mas mão à obra Smile


- "Vês é assim que se faz:"

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove03_zpsi73qb0m6


Ok lets try...

Ao fim de 5-10 min com lixa 250 (lixas de automóveis) começa eu a ficar contente... hummm não é assim tão difícil até já se vem bem a madeirinha... não.. vês a madeira sim mas com o Primário em cima Smile

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove04_zps5vzlgtvy

Mais uns minutos:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove05_zpsrzwuibxc

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove06_zps7vn2dpr7

Nota-se bem a diferença do Primário para a Madeira mesmo, a Madeira é mais esbranquiçada.


Depois mudamos a Lixa para 120 (acho) para ser mais rápido e ao fim de 1 - 2 horitas:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove07_zps6nxcew7t

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove08_zpsufmei19c

Os lados começaram  a ser mais complicados e claro que fiz asneiras... acabei por retirar a tinta das bordas com à mão sem máquina senão estava a deixar as coisas facetadas e mesmo assim ainda fiz merdunga nalguns lados que depois tentei minimizar.

Aqui a máquina não dava e teve de ser tudo à mão e foi onde perdi mais tempo... aliás acho que perdi mais tempos a retirar aquelas laterais ao braço do que no resto do corpo todo, cheguei mesmo a usar lixa 80 porque senão nunca mais saia dali, enrolei a lixa numa chave de fendas e usei como se fosse um rolo:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove09_zpsc9tz7uyl


Ao fim de já me doer os braços e da pausa para almoço, voltar a olhar para isto com outros olhos. suavizar aqui e ali e tentar rectificar asneiradas lá consegui ficar com isto:


ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove11_zpswbrqr8uz

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove12_zpsu4qqmsh5

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove13_zpsaiad2212




Este rebordo  atrás junto do Braço custou bastante e não está bem, mas como não se vê Smile
Foi bem difícil retirar duas pequenas manchas de Primário que teimavam em não sair, neste momento ficaram com menos de metade do tamanho que ai mostra :

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove14_zpsffiyecvl

Nos rebordos junto ao Braço o mesmo, foi bastante moroso conseguir minimizar as manchas do Primário, notam-se bem os riscos de usar lixa de 80, mas já não está assim e ficou tudo lisinho:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove17_zpsx6vjp97k

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove16_zpshhdvrhc9


Meti o braço só para ver o tudo mais completo:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_PaintRemove15_zpscnw8pyu1


Eu era para retirar também a tinta do braço, ainda não o fiz porque repensei, mas 99% de certeza que vai à vida, até porque a minha ideia é meter uma Venner no tampo, encontrei numa estância perdida no tempo Veneers a preço muito baixos e comprei de cerejeira e castanheiro(dei 10€ por algo com 3-4 metros de comprimento), mas a de cerejeira é muito estreita e teria de andar a fazer muito corte e costura, a de castanheiro é quase da largura do corpo da guitarra, ainda haverá corte e costura mas muito menos, vai ser impossível fazer Bookmatch por isso tenho de depois ver como vou conjugar as diferenças.


Assim que voltar a pegar nisto volto a meter mais fotos e tento o melhor possível mostrar o que faço, caso alguém tenha alguma duvida ou dar-me conselhos, por favor estejam à vontade, até porque eu mesmo vou ser bastante melga para vocês Rock
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por barollo Dom Abr 26 2015, 17:00

Nice! Boa sorte! Wink
barollo
barollo
Guitar Hero

Post Count : 1673
Idade : 45
Localização : Porto
Guitarra : Gibson Les Paul Standard '04; Gibson Les Paul Standard '95; Gibson Les Paul Classic 1960 '92; Gibson Les Paul Junior '15; Gibson SG Standard '95; Gibson ES335 '13; Gibson J-45 '15; Martin D1-12 '96.
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 05/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Dom Abr 26 2015, 17:08

Eu amanha ver se meto umas fotos da Veneer já aplicada... mas saiu borrada... a Veneer partiu quando estava a colar um das metades... e nas arestas mesmo com o máximo dos cuidados ela estalou bastante nalguns sitios... para ajudar ainda mais à festa... practicamente forniquei o que tinha restado pq aquilo parte-se muito facilmente.... :S

Tou a ponderar se continuo com o que já está ou se volta tudo outra vez para a Lixa Very Happy

Fotos e opiniões( se possivel) amanhã Very Happy

mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Qua Abr 29 2015, 06:19

Aqui segue então como ela está com a Veneer de Carvalho aplicada e a "borrada" que está neste  momento.



A Veneer:
ReStyle de uma Jackson DXMG <a href=ReStyle de uma Jackson DXMG Veneers_zpstse0hdh8



Colagem da Primeira folha, note-se logo bocados de cola em cima dela..ai ai... mas saíram bem com uma raspagenzita com o X-Acto:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_01_zpsxf0trrno


Depois de bastante trabalho pq a Veneer com a cola fica bastante rija e acabei até por cortar um pouco os dedos com o X-Acto, tirando um ou outro percalço até estava a correr +/-bem:

ReStyle de uma Jackson DXMG <a href=ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_02_zpsmwcpcqxm


Colagem da segunda Veneer e o real inicio da borrada... :

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_04_zps4vhdkupn

Ela partiu ali na Zona onde se apoia o braço, partiu lá em cima na zona do "corno" que tentei retificar com cola dai a mancha que se vê e começou a estalar na parte de baixo junto ao sitio do pino para meter a correia...


ReStyle de uma Jackson DXMG <a href=ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_06_zpswljda4tm



ReStyle de uma Jackson DXMG <a href=ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_05_zpscxnqlvr7



Depois de tudo colado e cortado, nota-se pedaços que foram "saltando" com o uso do X-Acto para os recortes, mas até aqui não me preocupava... agora o resto...  Neutral


ReStyle de uma Jackson DXMG <a href=ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_07_zpsy1pihszi


ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_08_zps2t2l1uxz




Arghhh.... Crying or Very sad

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_13_zps7feuv0kj


ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_11_zps2ho1w8pc



Tentado lixar com lixa de 320 para suavizar a transição acabou por "levantar" pedaços da Veneer:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_09_zpsve6gpkxr

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_10_zpsnuc93cxe

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_14_zpsffxlnq7l




Com o braço só para ter noção de como está:

ReStyle de uma Jackson DXMG Jackson_Veneer_15_zpss7avpgvq


Agora estou na dúvida se lixo tudo e volta à estaca zero... ou se continuo e com as tintas não se note tanto... mas continuando tá metida de parte o Tru Oil devido ás arestas não lisas, teria de ir para Verniz.

A minha ideia seria pintar com Anilinas (Preto) a parte de trás e as laterais, e na frente fazer uma espécie de sunburst para tom natural, sim eu sei que tenho primeiro de pintar a parte da frente de preto e depois lixar cuidadosamente (à mão) para deixar só ficar a tinta nos veios.

Continuo e arrisco? Ou do it again? Opiniões se faz favor, obrigado Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Thomasyoung Qua Abr 29 2015, 06:49

Apesar desses promenores terem ficado com algumas limalhas de fora, acho que o que conta é mesmo o teu trabalho que não é qualquer um que se pôe a fazer isso, de resto acho que ficou bem bonita.

Bom trabalho!!!
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Qua Abr 29 2015, 07:49

Obrigado Thomas.

Eu sabia de inicio que isto nunca iria ficar como de fabrica ou com um Luthier a sério... falta de experiência (primeira vez) falta de tools a sério e a Veneer que comprei possivelmente está seca demais.. isto eram peças perdidas há anos numa serração, dai ter sido barato. Agora não sei se as Veneers que se compram para este propósito se são mais maleaveis, não tenho comparação pq nunca vi nenhuma.

Eu vou tentar minimizar os rebordos com lixa e ver como aquilo se porta... se aguentar sigo em frente, se começar tudo a descascar acho que retiro tudo... ou então fica mesmo assim com aspecto Tosco que até lhe pode dar uma da sua graça Very Happy

O Engraçado é que no sitio dos pickups não estalou tanto.. e é logo um sitio que nem se vai ver pois as Covers dos pickups tapam aquilo...
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por rubenalegredias Qua Abr 29 2015, 08:07

Bom trabalho! Acho que está a ficar bem porreira, isso talvez com a lixa e verniz por cima dê não?
rubenalegredias
rubenalegredias

Post Count : 18
Idade : 32
Localização : Mafra
Guitarra : Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por alexcoupe Qua Abr 29 2015, 11:00

Queres um conselho? não precisas de retirar tudo, cortas uns bocadinhos á medida e com paciência colas no que falta, vais à serração onde trouxeste o veneer e pedes serradura o mais fino que tem de Carvalho, misturas com um bocado de cola de madeira e fazes uma pasta que vai servir para preencher os espaços, no fim antes de dares os vernizes ou tru-oil vais ter de passar um grain filler que também vai ajudar a preencher os espaços em falta. vê o que fiz nesta Telecaster.

https://guitarradas.forumeiros.com/t16154p20-a-oficina-do-alex-restauro-fender-telecaster-mim
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 44
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Qua Abr 29 2015, 12:16

Obrigado pela dica alexcoupe,

Eu duvido que eles tenham serradura de Carvalho, eles tinham estas veneers lá escondidas e na altura trouxe duas, uma de carvalho e outra de nogueira e a de Nogueira notava-se bem que era bastante antiga, mas não perco nada em voltar lá a passar Smile

Em relação aos bocados que faltam sim essa era a minha ideia, até pq ainda tenho resto de Veneer que servem para o Headstcok e sobram depois para arranjos. Ainda não sei se irei fazer o Headstock, por uma lado quero, pois acho que tudo deve combinar, mas por outro hehehe tou com preguiça Very Happy


A minha referência primária é este video:




Acho o resultado que ele obteve muito giro e falei com ele a pedir conselhos, foi extremamente prestável e em menos de 8 horas tinha-me respondido, aliás foi ele que me indicou o  Sanding Sealer que eu não sabia o que era e aqui no fórum informaram-me que era Tapa Poros, que já comprei no AKI (uma marca qq portuguesa... espero que não seja uma bosta). Disse-me também para não usar a máquina quando retirasse preto da Veneer e no  fim disse para lhe mandar fotos do que fiz Very Happy

Eu assim que fizer os remendos meto mais fotos para mostrar em como ela vai Smile

Obrigado mais uma vez
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por alexcoupe Qui Abr 30 2015, 01:53

Se essa serração não tiver, passa noutra, o Carvalho é usado em montes de coisas. continua e não desesperes que vais no bom caminho.
alexcoupe
alexcoupe
Guitar Hero

Post Count : 1353
Idade : 44
Localização : Setubal
Guitarra : Epiphone Wildcat, Fender Telecaster, squier Stratocaster Maison
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 16/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Waltheer Dom maio 03 2015, 14:14

Já agora: o veneer estalou por duas razões:

X-acto pouco afiado e o veneer n estava colado uniforme. recomendo que usem a técnica do "iron on", conseguem melhores resultados. para os contornos, humedecer o veneer (ou aplicar o iron on com um ferro a vapor)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por JHV Seg maio 04 2015, 16:22

Usaste que cola para colar o veneer, pelas imagens parece que usaste cola de contacto...
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Ter maio 05 2015, 02:46

Waltheer:

Obrigado pelas dicas, eu no fim usei um ferro (com saco de papel em cima da Veneer) para ajudar a colar partes que não tinham ficado bem coladas. O X-Acto era novo, aliás foi comprado para o efeito, talvez a lamina não fosse a melhor tenho passar na casa Ferreira e ver o que eles lá tem, este tinha-o comprado no AKI.

A Veneer que mais estalou, começou logo a partir no meio assim que a comecei a colar, eu sei que aquilo é muito frágil, mas também pode ter sido pq são Veneers muito antigas.

Eu ainda não tive tempo de voltar a pegar nisto, assim que desenvolver mais posto aqui Smile


JHV:

Claro que não usei cola de contacto Wink

Comprei a cola indicada e que vejo ser usado em todos os vídeos de guitarras:

ReStyle de uma Jackson DXMG 204
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Waltheer Ter maio 05 2015, 03:46

o ferro n faz lá grande coisa se não tiveres cola por baixo... e o método do iron on tem 5tb a vantagem de n teres que andar a inventar pesos para por em cima da guitarra, lol
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Ter maio 05 2015, 04:43

Mas já tinha cola Wink

Vi num vídeo um gajo que até metia a cola em ambas as partes, deixava secar 30-45 min e depois usava o Ferro quando  realmente ia colar as coisas, não fiz isso inicialmente mas se calhar até devia ter feito:



Como pesos usei sacos de Areia dos gatos que tinha aqui em casa ahahaa e até fui comprar + 2 para o efeito Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Waltheer Ter maio 05 2015, 05:29

esse é o processo "iron on". Nas fotos que colocaste, vê-se que houve zonas em que a cola foi insuficiente. A titebond cria uma união mais forte que a madeira, basicamente depois de colado, muito dificilmente o veneer salta Wink
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por JHV Ter maio 05 2015, 11:32

Realmente desconhecia essa técnica para aplicação do veneer...
De qualquer forma a questão do veneer ter estalado ao corte, tem muito a ver com pontos fracos na colagem, (provavelmente n espalhaste a cola uniformemente) e quase de certeza, tambem com a desidratação da folha, o venner, por ser uma folha de madeira muito fina seca e humedece muito rapidamente, quando seca demasiado fica tipo palha e parte com a maior das facilidades.


JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Qua maio 06 2015, 03:05

Eu meti cola em ambas as partes (Corpo e Veneer) e espalhei o melhor que consegui com um pincel e até acho que meti cola a mais... mas lá está.. primeira vez dá sempre barraca ahahaha.

Sim aquilo tá tipo palha, mesmo antes de aplicar para a cortar em pedaços mais pequenos teve de ser com muito mas mesmo muito cuidado pq começava logo a partir em todo o lado, possivelmente poderia ter humedecido um pouco com um pincel a zona onde ia cortar.. .mas claro.. só me lembrei disso depois Very Happy

mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Slider56 Qua maio 06 2015, 05:12

A cola não se aplica a pincel,mas sim com uma espátula;não só se torna mais fácil de limpar,como também ajuda a distribuir a cola de maneira uniforme por todas as superfícies a colar.

Pinceis só mesmo para colas muito líquidas,e mais para espalhar,claro.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por JHV Qua maio 06 2015, 10:19

Sabes como se costuma dizer na minha terra?
" Baralha e dá de novo" heheheh

O que tu queres é uma guitarra bonita e sem remendos, e nada que faças ali neste momento vai conseguir fazer desaparecer as falhas de madeira, quanto muito consegues fazer uns remendos que vão ficar horríveis e vais estar sempre a dar-lhe com os olhos....

Usa a tua mais rebuscada paciência, agarra-te a uma lixadora  com uma boa lixa e siga....
Aproveitas e guardas a serradura do carvalho, para depois cobrir algumas imperfeições ligeiras que possa haver e desta vez vais ver que vai correr melhor...

Humedece o veneer no dia anterior, para ficar hidratado (podes molha-lo mesmo) e adquirir alguma elasticidade  que vai evitar que parta, afia bem o teu material de corte, deixando apenas uma margem de meio centímetro para a parte que fica fora da colagem não pressionar muito o ponto de inicio do contacto com o corpo da guitarra, faz uma colagem perfeita, segue as instruções que  estão no verso da embalagem da Tite Bond, prensa a colagem a sério, usa dois pedaços de madeira ou contraplacado à frente e atrás do corpo da guitarra e aperta-o com grampos,  se n tiveres grampos compra varão roscado de 10 mm e corta-o em 8 pedaços , porcas de orelhas e anilhas de aba larga e faz uma prensa artesanal  tipo esta
ReStyle de uma Jackson DXMG Prensa-de-madeira-para-encadernaco-artesanal-187001-MLB20259123851_032015-F

com mais dois pontos de ajuste divididos igualmente pela madeira, para apertar mais uniformemente, 24 horas depois a tens a colagem curada estará super resistente e perfeita, verificas novamente se o veneer n está tipo palha, se estiver humedece-o novamente com um pano húmido, usa um formão bem afiado para cortar o Veneer excedente, usa o corpo da guitarra como guia e sem fazer deslizar o formão pressionas contra uma superfície sólida e direita, não cortes o Veneer sem estar bem apoiado, depois de cortado acabas com uma boa lixa sem fazer demasiada pressão no veneer.
Provavelmente serão cuidados a mais, não seriam necessários tantos rócócós mas é preferível teres esses cuidados todos e ficares com um trabalho bem feito.

Trabalho dá com fartura, é mais que certo, mas o resultado final vai ser bom de certeza....
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Slider56 Qua maio 06 2015, 16:03

Já agora aproveito para esclarecer um ponto importante:

a prensa apresentada pelo JHV também serve para colar as diversas lamelas de folheado/veneer para quem quiser fazer pickguards desta maneira.Para a espessura standard,cinco camadas chegam mas não se esqueçam de cruzar os veios da madeira alternadamente... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por mpexus Ter maio 12 2015, 06:04

JHV e Slider obrigadão pelas dicas.

Ainda não voltei a pegar nela por falta de tempo e um major Hard Drive crash do sistema operativo não veio ajudar... embora tenha sempre os meus files noutros discos... mas re-instalar tudo é secante...

Eu por mim era "do it all again", mas neste momento estou com as "mãos presas", falta de tempo e o sitio de que dispunha para ir voltar a lixar tudo vai mudar... logo não posso ir para lá tão cedo. Isto nunca vai sair perfeito pq a minha experiência é ZERO, mas se nunca fizer nunca aprendo Smile
mpexus
mpexus
Guitar Hero

Post Count : 1007
Idade : 97
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Slider56 Ter maio 12 2015, 15:03

Uiiii...cena muito chata,sem dúvida! Mad

Vai com calma que não tens nenhum prazo de entrega,nem obrigação de apresentares as coisas;um dia de cada vez,ok? A malta aguarda... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Velut Umbra Ter maio 12 2015, 15:11

Mesmo. Mais vale uma pérola que um monte de pedras.
Leva o teu tempo e continua o bom trabalho. A curiosidade matou o gato
mas acho que o pessoal do fórum sobrevive à espera.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ReStyle de uma Jackson DXMG Empty Re: ReStyle de uma Jackson DXMG

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos