ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Des)afinado

+4
Z3D
monhept
Thomasyoung
kouros
8 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

(Des)afinado Empty (Des)afinado

Mensagem por kouros Sex Abr 17 2015, 13:26

Já que devo ser daqueles que criam uma thread por ano (ou nem isso), cá vai uma para conhecermos melhor os hábitos da malta.



Algum de vós afina a guitarra com o tuner a ficar no centro (zero) para cada corda solta?




Sim, não, "o que é afinar?" ... exponham os vossos métodos e costumes Very Happy
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Thomasyoung Sex Abr 17 2015, 13:56

No meu caso não só a afinação fica no Zero como a Entonação tento que fique no zero também.

E para afinar a guitarra tanto afinação como entonação a guitarra sempre ao colo, já que se a guitarra tiver de cordas para cima numa bancada a afinação fica mal feita.

Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sex Abr 17 2015, 14:00

No meu caso não só a afinação fica no Zero como a Entonação tento que fique no zero também.

Se nunca tocas acordes é natural que não cause problemas de maior.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Thomasyoung Sex Abr 17 2015, 14:08

Costumo tocar bastantes acordes, misturados com solo tipo chord melody ou chord progression, quando estou em casa a tentar aprender alguma coisa.
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sex Abr 17 2015, 14:14

Se esse método funciona para ti e para o que tocas, é o que importa.

Vamos ver o que diz o resto do pessoal.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por monhept Sex Abr 17 2015, 15:41

Sim, depende da pressa, mas tento ir ao 0 pra todas as cordas soltas e afino com a guitarra ao colo tb.
Não suporto guitarras desafinadas mas sou um labrego em mante-las no ponto.
monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Idade : 43
Localização : UK
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sex Abr 17 2015, 15:49

Os "zeros" já ganham 2 - 1 tongue
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Z3D Sex Abr 17 2015, 20:32

"Tenho tudo no 0, cordas soltas e intonação.
Vou a tocar e os acordes soam-me tudo a m3rda.
God why? WHY?!?!"
(Des)afinado Kill_me_now_mem_by_shatrdexistnc-d5b6jql
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sex Abr 17 2015, 21:43

Isso é que é uma participaçao com estilo!

Das a resposta, fazes a pergunta e ainda colocas uma foto do momento em que te tornaste baixista cheers
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Z3D Sex Abr 17 2015, 21:50

E este é só o primeiro episódio!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por BemQ Sex Abr 17 2015, 22:42

Sempre ao colo...com o Tuner digital.
Engraçado notar que corpo e ouvido aprendem a vibração e parece reconhecerem quando as cordas se encontram fora do seu tom!!
Ao afinar primeiro tento sentir a nota solta, a vibração, e quando a sinto no ponto olho para o Tuner. São métodos que me saem por auto-criação. Já nas aulas o teacher afina com o telemóvel mas não me fio nesse gadget. Ela vai sempre afinadinha de casa.
Já me aconteceu afinar, tocar, parar e quando regressei apos o almoço o som estava diferente...voltei a afinar. Até que mudei as cordas e está nova sunny
O que significa estar no "zero"?
BemQ
BemQ
Aprendiz de guitarra

Post Count : 84
Idade : 47
Localização : Braga
Guitarra : Acustica
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 25/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por monhept Sáb Abr 18 2015, 01:54

BemQ, o zero significa estar no zero do afinador. O teu se é digital pode só mostrar umas barras, mas é quando ao tocar a nota solta, o ponteiro/barra/indicador fica ao centro e não desviado ligeiramente para o # ou bemol. Se estiver ao lado tb está na nota pois há uma diferença de uns 20 Hz entre o comprimento de onda da nota e do seu bemol e sustenido (o meio tom abaixo ou acima). O que o Kouros quer dizer é se o pessoal afina com precisão ou só põe cada corda na nota respectiva (está afinado à mesma).

Olha que há apps de afinação muito boas mesmo, e grátis. O que oferece a app da Gibson é super sensível. Desenrascou-me mta vez. Eu uso um cromático da Korg,barato já à uns 7 ou 8 anos e como estou satisfeito ainda não estourei dinheiro num que seja em pedal.
monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Idade : 43
Localização : UK
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Skaven Sáb Abr 18 2015, 02:53

Normalmente, afino todas o mais ao centro possível excetuando a SI que aperto muito ligeiramente mais porque soa-me melhor não perguntem porquê... .
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Scorp Sáb Abr 18 2015, 05:54

Já eu afino tudo no "0" excepto a de SOL que deixo sempre um pouco abaixo do "0", apenas porque me soa melhor e nada mais que isso.




Explica aí a teoria Kouros Razz
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sáb Abr 18 2015, 06:40

Bem.. Alguns de vós tem mesmo de deixar de fumar esses charros de placebo Laughing


Experimentem entao fazer acordes de barra por exemplo ao longo do braço. Variem os voicings (shape de Emaj, shape de Amaj..ou seja, 6 e 5 cordas respectivamente). Peguem no vosso afinador do costume e postem aqui se as notas dos acordes tambem batem no zero como as soltas.

Atencao: os "cents" nao sao para ignorar nem que seja só um para a esquerda numa corda e um para a direita noutra, lembrem-se que o efeito acumula (ou seja, neste exemplo o "erro" entre essas duas ja seria 2cents).


edit:

O que o Kouros quer dizer é se o pessoal afina com precisão ou só põe cada corda na nota respectiva (está afinado à mesma).

Não é bem isso... seria mais algo do género:

"O que o Kouros quer dizer é se o pessoal afina cada corda "no zero (centro)" ou com uns cents de desvio  (está desafinado à mesma mas isso é outra história)."
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Z3D Sáb Abr 18 2015, 10:05

Entãovisso quer dizer.... Jesus... Never thought of this before!
😤
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sáb Abr 18 2015, 10:15

Entãovisso quer dizer.... Jesus... Never thought of this before!

Uau, isto inédito aqui no forum...

Confesso que, apesar da minha curiosidade em conhecer os hábitos do pessoal, ainda pensei umas 2 ou 30 vezes antes de criar o tópico porque já esperava que se fosse tornar num daqueles debates tipo "Shitstorm: Todos vs Kouros e as suas teorias da conspiração" em que só após 5 páginas é que há um gajo que começa a pensar... e o resto da malta continua a seguir cegamente as ideias préconcebidas que sempre tiveram como se fosse religião.. Neutral


Por esta altura já me podiam dar um pouco mais de crédito penso eu, até porque com tanta teoria engraçada que eu sei, qualquer dia até começo a tocar qualquer coisa. Yes!


Z3D, é esse o espírito. Mereces um baixo de 5 cordas!


lol!
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Skaven Sáb Abr 18 2015, 10:20

"O que o Kouros quer dizer é se o pessoal afina cada corda "no zero (centro)" ou com uns cents de desvio (está desafinado à mesma mas isso é outra história)."
É sabido (de uma forma geral) que a guitarra é um instrumento imperfeito no sentido em quê não é possível uma afinação 100% correta mas... como é que tu afinas a tua guitarra? Explica lá a tua teoria à malta?
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Z3D Sáb Abr 18 2015, 10:25

Quando chegar a casa eu posto algo de util, fica prometido.
Entretanto divirtam-se com os zeros! 😁
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sáb Abr 18 2015, 10:41

O que eu faço sempre considerei prática comum e mesmo quando andava nas Tunas, guitarristas era coisa que não faltava e o método era maioritáriamente o mesmo.

Simples, rápido, adaptável a qualquer guitarra, diferentes cordas, diferentes dedos, noites loucas com guitarras a passar de mão em mão, etc:

- Afinas tudo com o tuner para o zero como ponto de partida.

- Tocas e ajustas o resto (sem tuner, óbviamente)


Só assim poderás encontrar o compromisso necessário para o teu estilo de tocar, harmonias/voicings que mais tocas, tonalidades em que tocas.. eu chamo a esta técnica "espalhar o erro", no fundo é o que ela é. Em vez de ficares com algumas cordas estupidamente agudas ao longo da escala e teres por exemplo os intervalos de 3ª maior a soar a sirenes, repartes o erro ao longo da escala de forma a que o erro não se concentre em locais específicos que, se calhar, até vão ser as zonas de maior actividade.

Se num acorde tens uma nota que está ligeiramente flat, fazes um bendzinho só nessa e o acorde já soa bonito.. se pelo contrário já tens é uma nota a "sharpar"...

...a guitarra diz-te "Olha, agora fod€-t£. Ninguém te manda ser nabo, depois ainda te queixas que andas aí a ouvir guitarras baratuchas a soar melhor que eu".


lol!


(eu sou muito gráfico, gosto sempre de acompanhar a teoria com um pouco de telenovela ou culinária Laughing)
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Skaven Sáb Abr 18 2015, 10:51

Foi exatamente porque penso da mesma que tu que descobri que afinando a "Si" 2 cents para a direita a guitarra soa-me melhor mas temo que não será fácil encontrar um bom compromisso entre ter a guitarra afinada para acordes e ter a guitarra afinada para Lead (sem acordes) mas... .

(eu sou muito gráfico, gosto sempre de acompanhar a teoria com um pouco de telenovela ou culinária Laughing)
Não te preocupes, a malta está a tornar-se Vegan, podes cozinhar á tua vontade! Very Happy


Última edição por Skaven em Sáb Abr 18 2015, 11:05, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por monhept Sáb Abr 18 2015, 10:59

Ilustraste muito bem a tua teoria com palavras, parecias Cesário Verde.
Claro que tudo no zero é o ideal, mas dentro daquele intervalo, a nota há de soar razoavelmente (pelo menos a ela mesma). Acho de louvar que fizessem isso na tuna, onde normalmente as guitarras clássicas não são topos de gama e o pessoal normalmente afina de ouvido (falo pela minha). Bem também deve ser por isso que há tunas que música não é o que lhes assiste. Mad
monhept
monhept
Guitarrista viciado

Post Count : 789
Idade : 43
Localização : UK
Guitarra : Washburn hb 35, Squier Strat SQ series MIJ 1984, Yamaha Pacifica W812, Squier Se moddedEpiphone Les Paul, Ibanez Cmm1, Ibanez SA, Peavey Falcon II, Sorrento H10 1960´s, Squier Strat MIK 89, APC AC
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sáb Abr 18 2015, 11:00

Para tocares afinado tinhas que mudar de fretboard sempre que mudasses de tonalidade. Felizmente (por ser mais prático), hoje em dia os instrumentos que usamos estão ajustados para as 12 notas iguais que conhecemos, assim dá muito menos trabalho.

Para tocares realmente com 12 notas iguais terias de ter os frets todos tortos como seria de esperar.


Portanto a guitarra é um bom instrumento para logo à partida tocares ainda mais desafinado do que a desafinação instituida. lol!
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por kouros Sáb Abr 18 2015, 11:07

Claro que tudo no zero é o ideal, mas dentro daquele intervalo,

Olhe que não sr. dr... olhe que não...

Pelos motivos supra citados, tudo no zero não é o ideal em situação alguma, excepto talvez se cagarem nos frets e tocarem slide.


a nota há de soar razoavelmente (pelo menos a ela mesma).

Olhe que não mesmo sr. dr.. olhe que não mesmo...

A afinação de uma nota consigo mesma não existe. É o mesmo que te perguntarem "és mais alto?"... mais alto do que o quê/quem? Got it?

Os CDEFGABH que tão bem conhecemos são absolutamente relativos e abstractos mas de qualquer forma muito mais jeitosos do que dizermos "Toca aí um 1283,27Hz".
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Skaven Sáb Abr 18 2015, 11:08

Eis o porquê de por vezes eu tocar uma nota que não me soa bem... a guitarra é um instrumento imperfeito! Very Happy

Enganei-me em cima, eu queria dizer isto:

...temo que não será fácil encontrar um bom compromisso entre ter a guitarra afinada para acordes e ter a guitarra afinada para Lead (sem acordes) mas... .
Porque... se tocar apenas acordes então já não aperto o Si um pouco mais... "go wonder". Embarassed
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

(Des)afinado Empty Re: (Des)afinado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos