ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cursos de Música

5 participantes

Ir para baixo

Cursos de Música Empty Cursos de Música

Mensagem por GilmourFan Dom Mar 15 2015, 14:06

Boas pessoal. Daqui a 1 ano e tal devo de estar a preencher a minha candidatura ao ensino superior e ainda não decidi bem o que irei tirar. Tive na Futurália e vi lá alguns papeis para o curso de música nalgumas universidades.
Recomendam-me a seguir esse curso? Não, sim, porquê?
Acredito que aqui é o melhor sítio para perguntar isto, visto que é aqui onde há gente entendida no assunto, julgo eu.
GilmourFan
GilmourFan
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 129
Idade : 26
Localização : Cabeção
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's Strat
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 31/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por Slider56 Dom Mar 15 2015, 16:01

Não é fácil dar-te uma resposta definitiva e objectiva,por muitas e variadas razões.

A saber,das diversas ofertas dos tais cursos de música que consultaste,quais os conteúdos,a evolução e a finalidade objectiva,etc...

Infelizmente no país em que vivemos,ser músico ou artista é um risco que muito poucos assumem,porque os sucessivos (des)governos que temos aturado nem sequer se dignam a ter um Ministério da Cultura sério,honesto,imparcial e que acima de tudo incentive a cultura em todas as vertentes.(Presentemente existe uma Secretaria de Estado da Cultura,que eu e muito boa gente ainda não conseguimos perceber ao certo para que serve....)
Noutro qualquer país da Europa,a cultura é vista com outros olhos e é apoiada,o que infelizmente em Portugal não acontece... Evil or Very Mad

Se queres mesmo seguir uma vida ligada à música,capacita-te que não é pêra-doce;dá muito trabalho,exige muita dedicação e espírito de sacrifício,e provávelmente acabarás por optar em sair do país para fazeres alguma coisa que realmente valha a pena.Não estou a desencorajar-te ou a criar um estigma negativo,mas sim a prevenir-te da infeliz realidade do nosso país.

Informa-te com toda a objectividade e rigor,e colhe todos os elementos dessas tais universidades,e depois logo se vê.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por GilmourFan Dom Mar 15 2015, 16:13

Sim, tenho a perfeita noção de como está o estado das coisas. A cultura não é apoiada, infelizmente. Uma sociedade sem cultura é uma sociedade conformista, cega e sem capacidade de se expressar, a meu ver.

Os cursos rondam sempre o mesmo. Há a área relacionada com a Composição, Interpretação, Jazz. Alguns até vão à Musicologia.
As saídas que apresentam com mais frequência é a de tocador de orquestra, produtor de eventos relacionados com música, etc.
O que noto é que pedem sempre uma prova de aptidão musical.
GilmourFan
GilmourFan
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 129
Idade : 26
Localização : Cabeção
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's Strat
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 31/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por kouros Dom Mar 15 2015, 17:19

Se fosse a ti não misturava o querer aprender musica com o querer ter emprego/trabalhar.


Música podes aprender sozinho e não é a enviar CV's para anúncios de música que vais arranjar emprego. Se enviares currículos para postos de trabalho que pedem formação superior, aí já não podes dizer que és autodidacta por muito que saibas do assunto em causa.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por GilmourFan Seg Mar 16 2015, 07:56

Nunca tinha pensado nessa comparação.
De facto, são coisas distintas, tirar um curso superior não significa ter mais sabedoria musical do que alguém que aprende sozinho.
GilmourFan
GilmourFan
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 129
Idade : 26
Localização : Cabeção
Guitarra : Squier Classic Vibe 50's Strat
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 31/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por acknowledgement Seg Mar 16 2015, 17:49

1o tens que decidir se queres ser profissional ou não

2o se queres entrar no superior, se for público preparate para provas. se for privado prepara-te para pagar. ainda tens os cursos de nível secundario que para quem nada sabe servem perfeitamente. 

é tipo fazer o conservatorio antes de te licenciares como instrumentista, tipo senso comum.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por PedroGRock Seg Mar 16 2015, 18:12

sinceramente, acho que um curso superior de musica nao vale assim tao a pena,se o objectivo for ser instrumentista. para isso mais vale um hot club ou entao entrares numa escola de musica com protocolo com a RockSchool. neste caso ao fazeres o 8º grau do curso, da te equivalencia ao nivel 4 do quadro europeu de qualificações. o mesmo que dá um curso profissional do secundario, neste caso apenas direccionada para um instrumento. este sempre te dá mais algumas possibilidades fora de portugal. mas nao ha milagres

mas pronto, tudo depende dos teus objectivos
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por kouros Seg Mar 16 2015, 18:23

Como funciona a contratação de guitarristas graduados?

Espera-se que o Kirk saia dos Metallica e envia-se o currículo para o manager deles? Será que metem o anúncio no net-empregos?


Laughing
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por acknowledgement Seg Mar 16 2015, 18:28

acho que estas enganado pedro. o hot pode já ter sido muito bom mas actualmente o hot é uma boa preparação para garantir que entres no superior. e mesmo assim podes não entrar. creio eu. mas é o que a malta do meio me transmite. 

não sei de que superior vocês falam mas muitos dos meus músicos favoritos a nivel nacional passaram por lá e claro nem todos mas sao raras excepçoes. a malta sai de la a gravar discos vanguardistas. claro que não é qualquer um que entra.

agora se fores para o privado, basta teres pastel. mas eu ate discordo. acho que so devia haver publico. com prova inferior a 14 nem ligam a candidatura. nao é elitismo por excelência mas só quem merece é que deve ter direito. se é para ir po superior passear e beber podem escolher outro curso.

tanto curso tipo o profissional, como hot como rockshcool sao todos nivel abaixo da licenciatura. mas quem achar o hot melhor ou pior opá estude nos sitios antes de formar opiniões desinformadas ou defender bandeiras.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Cursos de Música Empty Re: Cursos de Música

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos