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Uma importante aula de harmonia.

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Uma importante aula de harmonia. Empty Uma importante aula de harmonia.

Mensagem por dcampus Qui Fev 12 2015, 10:40

Sou novo aqui e vi que o fórum é português que afinal, sou brasileiro e somos irmãos hehehe.

Por isso vim aqui trazer uma importante lição que tenho visto há algum tempo atrás. A harmonia é o de mais importante que existe na música, afinal, sem ela não sairia praticamente nada ou ficaria um som sem nexo. Agora eu pergunto pra vocês, se eu tocar uma nota C (dó) e dizer que é A (lá), o que vocês achariam? Ou melhor, se eu tocar a sequência B A G F E D C e dizer que toquei uma sequência de C D E F G A B? Quem garante que o B é ele mesmo e não pode ser o G?

Bem, a questão é que esses nomes não existem, são apenas teorias (teoria é algo que não existe) para podermos ter localizações de notas e harmonias que encaixam umas nas outras. Ficou claro? Portanto, sem a teoria musical você não vai conseguir tocar nada Very Happy.

Até mais!
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Mensagem por PedroGRock Seg Fev 16 2015, 13:05

que andaste a fumar rapaz?? xD

não percebi patavina deste post

B A G F E D C é o oposto de C D E F G A B. a primeira descendente e a segunda ascendente, portanto só alguém que nao perceba um pato de musica e tenha um ouvido extremamente "surdo" é que acredita nisso. só pelo facto de uma ser ascendente e outra descendente.

alguém um dia decidiu que o C tinha aquele som e iria ser a primeira nota musical, e todas as restantes iriam partir dele com uma certa relação. teorias?? nao sei, mas desde esse dia nunca mais ninguém decidiu alterar isso, ou pelo menos não teve sucesso se foi tentado.

e sem teoria musical não vamos conseguir tocar nada? huuuum. nao acredito. podia citar já aqui alguns nomes grandes da musica que não percebiam um boi de teoria e no entanto foram imortalizados, pois deixaram uma marca no mundo da musica, (não sendo exemplos para ninguém, muito menos querendo dizer que a teoria musical não é importante).
eu sei teoria musical, mas digo te uma coisa, nas composições da minha banda nunca a utilizei (directamente), vou pelo que soa bem, toco de ouvido, como se costuma dizer. nao vou atraz de "nao podemos utilizar acorde Y aqui porque antes temos acorde Z e depois com acorde Y somos obrigados a ir para acorde X, mas queremos ficar no acorde H".

a teoria é boa em certas situações, mas um grande entrave noutras.

Este teu post não tem muito sentido rapaz (pelo menos nao vi qual o sentido, alias vi, só queres mostrar que teoria musical é importante)

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Mensagem por dcampus Ter Fev 17 2015, 07:27

Amigo, você não entendeu meu post. Para exemplificar melhor, o que eu quis dizer é que a teoria na prática não existe!

Depois vou colocar aqui um vídeo sobre isso.
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Mensagem por PedroGRock Qua Fev 18 2015, 14:30

É que nao percebi mesmo. Mas para mim, a teoria existe. E so atravez dela chego a pratica. Pontos de vista. Fico a espera do video
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Mensagem por kouros Qua Fev 18 2015, 14:48

Teoria que não existe, bends de meio tom que são proibidos... X|


Força rapaz, diverte-nos com a tua sabedoria Olé
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Mensagem por PedroGRock Qui Fev 19 2015, 06:17

vamos esperar pelo video kouros.

o mais engraçado é que ele no fim do post diz

Bem, a questão é que esses nomes não existem, são apenas teorias (teoria é algo que não existe) para podermos ter localizações de notas e harmonias que encaixam umas nas outras. Ficou claro? Portanto, sem a teoria musical você não vai conseguir tocar nada (...) escreveu:

no final ele dá a entender que a teoria existe.
ou será confusão minha??

fiquei confuso agora  confused
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Mensagem por Schmeichel Qui Fev 19 2015, 08:05

Pronto, não batam mais no rapaz. Eu também não percebi, mas esperemos pelo vídeo para ver se entendemos.
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Mensagem por Thomasyoung Qui Fev 19 2015, 08:07

Isto aqui está bonito sim senhor.

Big bang da teoria musical... Deixem lá o rapaz se explicar com o video que vem aí.

E nos dê a todos uma importante aula de harmonia, sem teoria nenhuma.
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Mensagem por kouros Qui Fev 19 2015, 08:10

Está tudo bem claro...


Coisas lidas à pressa + sensação de ter descoberto a roda = "vou ensinar para dar mais validação a tudo isto"


Típico... nothing to see here, move along Laughing




Para que conste, eu percebi o que ele quer dizer mas a intenção do conteúdo resume-se ao que acabei de escrever.
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Mensagem por daniel97 Qui Fev 19 2015, 11:43

I'm smoking a joint and listening to music...
someone wants to follow me ?
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Mensagem por jorge miguel o henriques Qui Fev 19 2015, 13:39

puts.......... grande confusao
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Mensagem por tadeusam Qua Jul 13 2016, 12:11

Atraiu-me este post, mas digo q ninguém está a entender meu conterrâneo. Trata-se de uma abordagem filosófica, nominalista levada ao campo da música. Se a lua se chamasse sol e o sol fosse chamado lua, o sol surgiria no firmamento de noite e a lua de dia e de noite, agora se a noite se chamasse dia...
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Mensagem por Thomasyoung Qui Jul 14 2016, 02:21

Se o Lula se chamase Dilma o Lula era um travesty, mas se a dilma se chamase Lula a dilma seria um transsexual, para acabar se os dois se juntassem e tivessem um filho provavelmente o filho entenderia este post Smile AHAHAHAHAHA
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Mensagem por Slider56 Qui Jul 14 2016, 05:13

Thomas...agora estiveste bem! Razz

Tenho de ligar aos Monty Python a ver se te contractam a termo definitivo!


..."and look at the bright side of life..!" Very Happy
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Mensagem por tadeusam Qui Jul 14 2016, 12:33

O nominalismo e a semiótica andam sempre a devanear, a propósito do molusco acima mencionado, conta-se q no baile da posse da Dilmanta estavam a bailar juntos e agarradinhos Lula e Dilma, quando o inefável molusco diz a incomPTenta ex-presidenta: Querida estou de pau duro!
Dilma responde: Lula, eu também...
ps
Espero não ter ferido nenhuma regra deste fórum e muito menos o decoro pessoal de alguém, mas não resisti ao ver mencionado o nome de gente tão detestável.
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Mensagem por Slider56 Qui Jul 14 2016, 16:27

Riso Riso Riso

Também estiveste,bem Tadeu!
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Mensagem por acknowledgement Sex Jul 15 2016, 20:37

está errado.

a parte mais importante da musica é o ritmo: a harmonia vem depois.

outra coisa,
quem toca instrumentos transpositores (saxofone tenor, saxofone alto) dá nomes diferentes às mesmas notas.

quando um tenor toca o dó da sua partitura, o som de "concert key" é da nota si bemol do piano.

quando um alto toca o dó da sua partitura, o som de "concert key" é da nota mi bemol do piano.

outra coisa errada: "sem teoria vc não toca nada"
é que sem a teoria musical é possível ser um dos maiores músicos do mundo sem fazer mínima ideia do que se está a fazer. há muitos exemplos disso.
tal como é possível ser surdo e ser um dos maiores compositores da historia e é possível ter ouvido absoluto e ser péssimo músico. (ou não lol)
a malta toca demasiado preocupada com a validação técnica e teórica e é só tecnicismos de quarto que não conseguem qualquer tipo de expressão artística. não soa genuíno.

rótulos/regras parecem ajudar pela organização intelectual mas fazem podem muito bem fazer precisamente o oposto, criar caixas e barreiras.

discordo cada vez mais de muitos dos métodos livros dvds videoaulas cursos de escolas que se vêem por aí. mais vale ouvir o que se gosta (com um gosto variado) e ir atrás do som e da descoberta.

espero que isto não seja demasiado interventivo, e sim estudar dá sempre jeito.
enfim todo o meu post se resume a senso comum não devia ser necessário escreve-lo, parece que andamos a ser des-educados ao longo de alguma parte do percurso.
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Mensagem por BemQ Sáb Dez 31 2016, 00:16

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O baile dos moluscos ao som da:
"Sapiência da transparência."

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