ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stratocaster: a cobaia!

+2
SrCardozo
Maurício
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Jan 31 2015, 15:19

Já deve ter mais de um ano, comprei uma stratocaster para me iniciar nos DIY após ter ganho o bichinho por causa desta secção do fórum. Custou-me 20 euros nova, com saco e um cabo ainda, pelo que até achei barato, mesmo sabendo que é um pau com cordas.

Dito isto o que pretendo fazer com ela é, em primeiro lugar, tirar tudo cá para fora e depois voltar a meter e ver se continua a fazer barulho, porque o que pretendo mesmo é aprender. Aprender o máximo que conseguir sobre as diversas partes da guitarra e o funcionamento das mesmas, por isso é para ir mexendo e vendo o porquê de as coisas funcionarem como funcionam. Sendo verdade que não sou um 0 no que diz respeito a madeiras (mas não ando muito longe), no que já sou um completo 0 à esquerda é na parte da electrónica. Há uns anos atrás ainda tentei aprender a soldar, mas a coisa correu pior que mal. Por isso não sei se devo tirar os pickups e colocá-los de novo ou sei deixo como estão (sendo que no futuro vou pintar a guitarra e por isso vou ter que tirar os pickups de qualquer maneira). Esta é apenas a primeira fase, desmontar tudo e voltar a montar, dando uma limpeza pelo meio à guitarra e ver como fica.

Numa segunda fase, o objectivo será pintar a menina, com tudo o que isso envolve. Tenho lido imenso sobre os projectos DIY que envolvem pintura, principalmente aqui no fórum, mas na teoria é tudo muito bonito, só que quando chegamos à parte prática é que as coisas podem não funcionar como deviam.

Devo acrescentar que pretendo deixar a strato tal como está em termos de eletrónica, hardware e tudo mais, mesmo até depois de a pintar. Após isso, se valer a pena, fazer umas mods (Tuners, tremolo, pots, pickups, bridge, nut... you name it).

Só para finalizar, devo dizer que este é um projecto para ir se fazendo devagar, muito devagar até, pelo menos até ao Verão, quando entrarei de férias e aí sim poderei fazer as coisas a outro ritmo, uma vez que até Junho não vou ter tempo para nada a não ser acabar a licenciatura. A vantagem disto, é que posso ir comprando as coisas aos poucos, desde produtos de limpeza, tintas, sprays, algumas ferramentas que serão precisas, e afins...

Aceitarei humildemente (tendo a conta a minha inexperiência, de outra forma não poderia ser) qualquer ajuda da comunidade!

Seguem-se as fotos da guitarra e o pouco que sei é que foi comprada em terras de sua majestade, ou seja England, por 40 ou 50 libras. Tem uma pequena quinca no corpo, em baixo, que dá para ver numa das fotos.

[img]Stratocaster: a cobaia! 30uplcp[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 2zejj3r[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 168cs3l[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 2ui96c1[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! Rtht13[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! O6zm8h[/img]







Última edição por Maurício em Sáb Jan 31 2015, 15:29, editado 1 vez(es)
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 31 2015, 15:25

Acho que podes 'começar' como eu comecei a aprender...Limpeza geral!
Desmontas tudo, esfregas o que for necessário, etc.

As fotos não estão a aparecer, tenta retificar para o pessoal poder ver o seu estado e poder ajudar Fixe
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Jan 31 2015, 15:30

Já rectifiquei! Como disse em cima, será mesmo dessa forma que vou começar Smile
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 31 2015, 15:40

Se de momento só queres 'abrir e fechar' a guitarra, dando apenas uma limpeza geral, o que posso aconcelhar, dentro das minhas capacidades é:
Tudo o que for peças cromadas (não eletronicas), retiras e esfregas bem com algum produto de limpeza de guitarras ou simplesmente limpa vidros. Para devolver o brilho aos cromados, tenta Duralight, há em algodão e em liquido senão me engano. Sempre com cuidado e de preferência longe das madeiras da guitarra que esse produto é uma bomba!

Limpas bem o corpo e o braço com um pano limpo e limpa vidro, com muita calma.
Aproveitas que está tudo desmontado e podes polir o corpo, ou com polish ou com massa de polir de corte fino.
A escala, com uma escova de dentes velha e lemon oil, aplicas, esfregas bem, retiras o excesso com um pano limpo e ta como novo e bem hidratado.

Os trastes, para retirar porcarias e devolver brilho, nada como isolar bem a escala e aplicar o tal duralight (com muito cuidado!!)

A guitarra não parece ter peças oxidadas, pel que não compensa estares a colocar peças de molho numa banheira de WD-40 para retirar a oxidação. Mas, se tal existir, já sabes, 2 ou 3 dias de molho em WD-40 (excepto peças eletronicas) e após esses dias, retiras e esfregas bem com uma escova de dentes por exemplo e limpas.

Verifica os componentes eletronicos antes de desmontar, se funciona tudo em condiçoes, se não há maus contactos ou humidades. Se houver problemas, já sabes por onde começar o restore na parte eletronica, para limpeza de componentes eletronicos na minha 1º DIY eu usei TUNER 600.
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Jan 31 2015, 15:50

São algumas coisas para começar, mas vai ter que ser, para aprender! Vou seguir esses passos todos, que já vi em muitos tópicos, mas ainda não sei se vou polir o corpo visto que é para tirar a tinta até ficar só madeira à vista e pintar de novo... E também vai servir para aprender a fazer um setup completo e condições! Isto claro depois de tudo limpo!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 31 2015, 15:55

Eu acabei por polir o corpo de uma guitarra que mais tarde decidi restaurar as quincas e pintar
Serviu para aprender a polir, que é simples mas não tão linear quanto parece e só depois de pintar e que tratei de polir como deve ser, já com algum conhecimento
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Jan 31 2015, 16:33

Pois, também é uma hipótese! Polir pela primeira vez para aprender! Neste projecto é mesmo tudo para aprender, sem excepção!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por SrCardozo Sáb Jan 31 2015, 16:58

Fixe
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sex Fev 13 2015, 12:37

Já chegou o cube 30 e estive a tocar com esta menina a fazer o primeiro teste. A primeiro impressão é que vale mais do que os 20 euros que gastei, mas nada de especial. Penso que deve ser feita de contraplacado ou aquelas misturas manhosas de madeiras, mas amanhã vou ver isso. Faz algum ruído em algumas situações, nomeadamente quando meto o volume no máximo faz uns barulhos a medida que vou aumentado do 7 até ao 10, mas quando não mexo no knob não faz barulho. Tem um buzz irritante que penso que com shielding vão ao lugar, e também as vezes parece um avião a levantar voo.

O braço ate não é desconfortável, os tuners não são muito bons uma vez que ela tem muitas oscilações na afinação. Não experimentei em condições os pickups, vi só se todos davam e reagiam as mudanças dos knobs, o que se confirma (e ainda bem!). Também não ajudou o facto de as cordas terem uns 2 anos, ou perto disso...

Amanhã vou abrir a guitarra para ver como está o interior e fazer uma lista de coisas a comprar, que serão adquiridas no final deste mês ou início do próximo (os euros nunca são os suficientes).

Portanto queria perguntar a quê que eu devo prestar atenção no interior dela e os cuidados que devo ter ao abri-la. Amanhã colocarei fotos no fórum do processo efectuado...
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Lucas Valente Sex Fev 13 2015, 13:40

Vou acompanhar a tua aventura com atenção! Força nisso
Lucas Valente
Lucas Valente
Guitar Hero

Post Count : 1320
Idade : 28
Localização : Porto
Guitarra : Classic Vibe Telecaster Custom, Squier Telecaster Affinity with Bare Knucles and Seymour Duncan
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/02/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Slider56 Sex Fev 13 2015, 14:58

Cube 30...bom investimento! Fixe

Deve ser dos poucos solid state amps que ainda me agradam nos tempos que correm. Também vou acompanhar com interesse os trabalhos à volta dessa strat!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sex Fev 13 2015, 15:13

Obrigado pelas respostas.

@Slider56, ainda não o experimentei em condições porque não tive tempo e quero puxar por ele, mas pelo preço que comprei usado, acho que foi um bom investimento. Se não fossem os portes cá para ilha tinha-me ficado em 80 euros!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por SrCardozo Sex Fev 13 2015, 16:03

Tenho um 40XL e não estou nada arrependido.

Tem potência para um jams em grupo numa garagem ou algo maior. E serve perfeitamente para tocar em casa, em casos 'extremos' recorrendo ao Power Squeezer para poderes tocar com High Gain em volumes baixos, ou até mesmo para te esticares um pouco mais no volume, sem incomodar tanto a vizinhança.

Adoro, especialmente, o seu Clean.

A unica coisa que tenho a apontar é os efeitos, mas para praticar chega e sobra.
SrCardozo
SrCardozo
Guitarrista dedicado

Post Count : 696
Idade : 31
Localização : Póvoa Sta Iria
Guitarra : Schecter
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 02/04/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Slider56 Sex Fev 13 2015, 16:13

Roda o selector para "Brit Combo" especialmente n o clean e tens uma sonoridade do caraças;muito poucos amps solid state conseguem uma emulação tão simples e tão real (óbviamente que não é uma reprodução exacta a 100% dos velhos Vox ,Orange,Marshall ou Laney,mas sem grandes pretensões,até convence pela positiva)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sex Fev 13 2015, 16:28

Ainda não fiz grandes experiências com ele, só vi mesmo o clean um pouco para ver se de facto faz jus ao que dizem ser o clean dos roland... E realmente é muito bom! Vou ver amanhã o seting brit Combo.
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Fev 14 2015, 13:05

Hoje fiz o que tinha planeado fazer, ou seja, abri-la e ver as suas entranhas... Não me pareceu muito má, mas a minha experiência é pouca. Além da sujidade e vi que provavelmente estão ali camadas e mais camadas de verniz, nalgumas zonas mal aplicado.

Fico com pior impressão do que já tinha dos tuners, são muito maus mesmo, e um deles estava preso por um só parafuso, que o outro estava completamente desapertado. Descobri mais 1 ou 2 pequenas quincas no corpo, mas de especial... O braço está a precisar de uma limpeza, como é normal, mas nada de mais. Eu sou um 0 à esquerda em soldas, já tentei aprender num verão há uns anos, mas aquilo correu pior que mal, no entanto consigo ver que podiam estar melhor do que tão...

Uma coisa importante e que afecta, penso eu, a tocabilidade, é a altura da pestana, que tirei uma foto para vos mostrar, acho que está demasiado alta, sendo que posso aumentar os buracos da mesma, mas como, em princípio, vou mudar de pestana, não sei até que ponto o farei. Como prometido, seguem as fotos...

[img]Stratocaster: a cobaia! 10wjfo3[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 2uqfwhw[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 10dwpop[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 10whzwn[/img]

[img]Stratocaster: a cobaia! 2r5809y[/img]


Devo dizer que ao início estava um pouco receoso de me decidir por uma pintura e upgrade de componentes, porque não sabia se valia a pena. Mas cada dia que passa mais me convenço que vou pinta-la, vou meter-lhe novos tuners, bridge, pestana, pickups, siwtch e por aí adiante...

Para isso tudo, e para limpa-la também, tenho que fazer uma lista de coisas que vou precisar e, como para tudo o resto, agradeço a vossa ajuda nesse aspecto... Desde as coisas mais simples como o WD-40, o produto para limpar electrónica, e outros, até as coisas mais complexas, como as lixas necessárias, o tapa poros, o verniz e tintas. Isto tudo claro, na melhor relação preço/qualidade possível! Estou aberto a todo o tipo de sugestões da comunidade.

P.S.: Deixei-lhe com umas cordas velhas apenas para manter a tensão no braço.

Off-topic: @Slider56, Você tinha razão... Aquele modo "Brit Combo", uiii, Minha nossa... E ainda não consegui encontrar o setting adequado para a minha Fantasia, mas hei-de lá chegar! Acho que fiz uma grande compra, o amp atinge volumes altos também que chegam e sobram para incomodar o resto do prédio!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por kouros Sáb Fev 14 2015, 13:45

À excepção desse pente mal cortado não vejo nada de errado com a guitarra.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Slider56 Sáb Fev 14 2015, 15:05

Óbviamente que uma guitarra dessa gama tem as suas limitações;os diversos componentes são fraquitos mas não deixam de fazer o que devem.Pickups e electrónica melhores por certo que irão ajudar.Em termos de pickups sem entrar em grandes despesas,recomendo-te o seguinte:

http://www.mrjackguitars.com/giovanni.php

O Hot Vintage set é mais do que suficiente para melhorares consoiderávelmente o som da guitarra,e não custa nenhuma fortuna.Se vires que os potenciómetros estão mínimamente em condições,não vale a pena trocar por outros,mas aconselhava-te a trocar o switcher por isto:

http://www.mrjackguitars.com/jacks.php

Um Oak Grigsby de 5 posições (10€) sempre é melhor que o que essa guitarra traz de origem.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Fev 14 2015, 15:23

Ok Kouros... Realmente aquilo tá bastante mal feito, a altura das cordas é insuportável.

Sim, eu sei que não vai ser nenhum guitarrão do outro mundo, mas gostava que ficasse pelo menos com uma qualidade média Slider56... Quanto à questão do Oak Grigsby, de 5 posições, já tinha pensado nisso, e é algo que quero fazer para ter o som à la telecaster essencialmente, mas vai ser algo que me vai dar dores de cabeça, por causa de soldar, mas esse seria um problema que teria sempre que ter xD

Quanto aos pu's, ainda não tenho nada definido, mas fica a sua sugestão e a única ideia vaga que tinha, depois de pouca pesquisa, era de uns Entwistle AS57...

Se calhar devia dizer algo que ainda não disse no tópico, mas é que sou um apaixonado por blues, e é isso que toco na maioria das vezes, exceptuando uns vídeos que faço com a maria a cantar as músicas pop que ela gosta...
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Slider56 Sáb Fev 14 2015, 15:58

Maurício escreveu: fazer para ter o som à la telecaster

Será parecida,mas igaul é difícil;a Telecaster tem apenas dois pickups o que te dá apenas 3 posições de selecção de pickups em standard e 4 se usares um switch de 4 posições.Um truque que já tem barbas em guitarras com três pickups,é usar ou um switch extra para ligar um dos pickups das extremidades (neck ou bridge) em paralelo com o restante circuito.Outra alternativa para evitar mais um furo no pickguard é trocares um dos potenciómetros de tone por outro com push/pull switch agarrado.

Fiz este tipo de montagem num Telecaster recentemente,mas usei um mini-switch numa réplica de Strato que já não tenho.Depois explico-te como se faz. Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Fev 14 2015, 16:07

Sei que igual é difícil, mas é uma forma de torna-la mais versátil, com mais uma opção a nível sonoro... Mas depois lembrar-me-ei de lhe perguntar como fez essa montagem Smile
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Fev 14 2015, 16:18

Uma questão: Há alguma diferença prática entre roller string trees e string trees tipo bird? Esta menina leva os segundos, mas gostava de por dos primeiros!
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por kouros Sáb Fev 14 2015, 16:25

O melhor é não meteres nada. A diferença é menor atrito nos roller.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Maurício Sáb Fev 14 2015, 16:27

Achas que é melhor não pôr nenhuns? Porquê?
Maurício
Maurício
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 151
Idade : 32
Localização : Funchal-Madeira
Guitarra : Fantasia
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 29/04/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por kouros Sáb Fev 14 2015, 16:29

Nenhuns = nenhum atrito lol

Desde que as cordas não fiquem a pairar acima do pente, essas coisas não servem para nada, apenas para piorar a afinação já que além de causarem atrito na corda por si só, aumentam também o atrito no pente.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stratocaster: a cobaia! Empty Re: Stratocaster: a cobaia!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos