ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Análise) Mayones Queilux

Ir para baixo

(Análise) Mayones Queilux Empty (Análise) Mayones Queilux

Mensagem por kouros Qui Out 09 2014, 18:03

Como prometido, segue então o processo de composição desta música.

Ideias e processo criativo

Quando criamos algo, não interessa apenas decidirmos o que vamos fazer. Neste caso, comecei precisamente por fixar uma ideia base do que eu NÃO queria fazer: tocar acordes emcima da 2ª metade. Porquê? Porque eles já lá estão e isso iria engrossar demasiado o som e criar confusão sonora a nível da mistura.

Em seguida pensei, "quero ter algo na 1ª parte que vá ligar a esta segunda parte". Solução: Criar uma melodia/riff com base nos acordes da segunda parte mas SEM que esses acordes estejam claramente presentes. Resultado: O riff de baixo saltitão cheio de síncope que surge logo após a intro.

A fase seguinte foi criar a intro. Apenas pensei "algo que tenha como fundamento as duas últimas notas do riff de baixo (D e Eb) mas que tenha outra tónica de base". Solução: A tónica da intro é D, o que torna essas duas últimas notas numa tónica (4ª do riff seguinte) e numa 2b (5ª diminuta do riff seguinte), o que proporciona aquele clima meio misterioso do início.


Com estas duas primeiras partes tão contrastantes (intro arrastada - riff de baixo saltitão), decidi então criar mais uma parte diferente para proporcionar ao ouvinte a sensação de "se a música até agora já mudou 3 vezes, deve continuar a mudar daqui para a frente". Após o estabelecimento desta expectativa para o ouvinte, quebrei-a através de uma segunda parte bastante uniforme em que só no final temos o tal riff de baixo saltitão para nos relembrar que ainda estamos na mesma música e para dar uma sensação de "voltar a casa".

Na 2ª parte, como os acordes já lá estavam e eu achei que seria entediante estar 2 minutos a tocar sobre os mesmos dois acordes, utilizei o baixo para definir novos acordes aproveitando as notas que já la estavam. Temos por isso o Cmaj e o Ebmaj mas temos também o Amin7 e o Cmin7 para apimentar a coisa até à tensão final que criei através do baixo em E e em Eb até explodir no tal riff saltitão de baixo que já conhecíamos.


Como eu não podia alterar a bateria da base, acrescentei sons com transiente bem definido e editei-os de forma a que o exacto momento do impacto fica-se alinhado com as partes que eu iria acentuar na bateria caso a pudesse alterar, dando então um enfâse e uma potência sonora a certas transições.


E é isto. Espero que não tenha sido muito maçudo com teorias e pensamentos.

Estejam à vontade para colocar questões.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos