ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Telecaster Koreana

4 participantes

Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Telecaster Koreana

Mensagem por Omfigueiredo Sex maio 09 2014, 02:43

Boas...que acham desta tele?

É do Algarve, vou lá estar hoje em trabalho, valerá a pena ir dar uma olhada e negociar o preço?
É de 1994, feita pela Cort-TeK (cort)

http://portimao.olx.pt/guitarra-telecaster-squire-iid-455068249

Telecaster Koreana M7qsxx
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Greenox Sex maio 09 2014, 03:43

Ao olhar para a 2ª foto, será de mim ou a ponte parece estar um bocado estranha?
Greenox
Greenox
Guitarrista viciado

Post Count : 803
Idade : 30
Localização : Caldas da Rainha
Guitarra : Spear RD 150 (alterada)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Omfigueiredo Sex maio 09 2014, 03:59

Greenox escreveu:....ponte parece estar um bocado estranha?

De facto Greenox... scratch ...
Há ali qq coisa que não está bem.
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Skaven Sex maio 09 2014, 07:18

Aparentemente é uma Telecaster com uma ponte que leva as cordas por cima (String Through Bridge) ou seja, as cordas não entram por baixo da guitarra como as Stratocasters e muitas Telacasters entram sim pela ponte (não há vantagens/desavantagens a assinalar neste tipo de encordamento).

Olhando para a fotografia e confirmando-se que a ponte é "String Through Bridge" dá-me a sensação que as saddles estão mal instaladas ou seja, estão todas para o mesmo lado quando (neste modelo) deveriam estar 3 para cada lado, pede mais fotografias da ponte para teres a certeza.

Estas guitarras não costumam ser nada más, diria mesmo que algumas são superiores aos modelos Classic Vibe sendo que é de todo aconselhável ver a guitarra pessoalmente antes de comprar e ter muita atenção á madeira da guitarra que pode ser contraplacado (há varias desta altura Squier que o são) caso seja contraplacado não é obrigatóriamente mau, depende muito do tipo de contraplacado e da forma como está feito sendo que se fosse Amieiro ou "whatever" é normalmente melhor (desde que não sejam 10 peças).

Obviamente já se sabe que uma guitarra destas (com 20 anos) poderá necessitar de algumas peças novas para ficar a funçionar na perfeição (Ponte? Saddles? Carrilhões? Pickups?).

Eu tentava negoçiar aí para os 120€ usando por exemplo o pretexto dos knobs não serem originais e guardava de antemão mais uns 150€ para possíveis upgrades. Se a guitarra ficar-te por uns 270€ (c/upgrades) é um bom negócio, sabendo sempre que a qualidade dos pickups vai ser talvez uns 75% da qualidade de som do teu instrumento e uns pu's bons custam 80€ (usados), uns muito bons custam 160€ (usados), este pickups que vêm com estas guitarras, fazem o serviço mas... .

Mais uma vez repito, muita atenção ao tipo de madeira da guitarra e obviamente ao estado dos trastes que custará muito caro substituir (se for o caso) e obviamente ao estado do braço, se estiver enpenado, lixo!

Depois é uma questão de veres se gostas do feeling da guitarra porque aí não há nada que se possa fazer, nomeadamente a grossura do braço o peso da guitarra etc... .

Comprar esta guitarra sem a ver pessoalmente e experimentar, nem pensar!
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Omfigueiredo Sex maio 09 2014, 07:39

Excelente ajuda skaven, obrigado
Vou ver pessoalmente hoje sim Smile
É que tenho um Strat de 89 fantástica e fiquei com essa noção que algumas estas koreanas antigas são muito boas mesmo, superiores as CV e algumas MIM's
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Skaven Sex maio 09 2014, 07:54

É que tenho um Strat de 89 fantástica e fiquei com essa noção que algumas estas koreanas antigas são muito boas mesmo, superiores as CV e algumas MIM's
Eu tenho uma Fender de 1985 MIJ e já toquei em duas Squiers Made in Korea mais ou menos com a mesma idade e confirmo o que dizes sendo que há modelos e modelos... .

Preocupa-te essecialmente com o tipo de madeira da guitarra, com o estado dos trastes e braço e com o feeling dela, tudo o resto resolves a um preço acessível, os pickups ficam consoante as tuas possibilidades, até podes gostar dos originais.

Se a guitarra for de contraplacado (apercebes-te disto fácilmente se desaparafusares a chapinha com os knobs (ensinou-me o Gualter) porque vês as tiras de contraplacado de lado) se for contraplacado talvez seja melhor comprares outra, não que o contraplacado seja muito mau mas... é preciso saber muito para entender se têm alguma qualidade ou não e se não tiver...é contraplacado... .

Já sabes que uma guitarra com 20 anos deverá ter algumas marcas mas como é uma guitarra vintage é normal que assim seja, até fica "bonito".
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Scorp Sex maio 09 2014, 14:51

Já foi!!! Ficaste com ela Omfigueiredo?

Por acaso estive para ir ver essa tele.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Omfigueiredo Sex maio 09 2014, 15:19

Yep... Cheguei á pouco.

Um desperdício de guitarra, pelo menos o braço era bom (em novo) apesar de empenado agora por desleixo
Sad

Ora bem.... Em primeiro lugar, contraplacado! Abri a plate dos Pots para confirmar e ver as ligações. Contraplacado para aí de 15 camadas e eletrónica chinesa (mas tudo bem, seria para trocar)

O braço empenado, com o arco no Mi grave bem maior ao ponto de num Mi a ação estar baixa e no outro altíssima.
Fui ver o truss rod e não acredito que aguentasse qualquer chave com tanta ferrugem.

Os tuners daqueles semi fechados, com ferrugens e mesmo esses não estavam de origem tendo em conta os furos.

Aquelas riscas a preto no corpo era fita para disfarçar os furos de uma tentativa frustrada de meter um bigsby.

Quanto á bridge nem sei que diga que obra foi aquela. As selas pareciam compensadas mas metidas ao contrário. A ponte era outra que substituiu a original Astray (antes tivesse ficado).
A ponte e selas estavam tão mal instaladas que o Mi agudo só passava por cima do braço a partir da para aí do 15 traste e tinha 0,5 cm de ação.

Faltavam dois frets, mas de resto a escala estava boa.

O Pickup do neck estava solto que não tinha os parafusos de regulação. A ponte nem abri.

O pickguard ja tinha sido pintado de preto e voltado a branco depois de lixado (com uma grosa provavelmente)

Ficou a simpatia e disponibilidade do rapaz.
Nem se passou por eu sacar da chave de parafusos e agradeceu o que lhe pude diZer sobre o estado dela.
Entretanto tirou o anúncio, mas eu nem por 40€ a queria.
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Scorp Sex maio 09 2014, 15:35

Ui, então ainda bem que não me deu na cabeça ir a ptm ver a guitarra!!!

Realmente que assassinato... enfim. Já me aconteceu uma cena idêntica com uma strat, aquilo estava tão mau que o rapaz cheio de vergonha ainda me disse que me vendia por 20 euros lol, nem dada a queria visto que não tenho lareira e para o barbecue não
servia Laughing
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Skaven Sex maio 09 2014, 15:36

O dinheiro que ias gastar na guitarra não compensava de facto, fizeste bem.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Omfigueiredo Sex maio 09 2014, 16:31

Obrigado pelas dicas pessoal.  Fixe 

Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Telecaster Koreana Empty Re: Telecaster Koreana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos