ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Radius do braço

4 participantes

Ir para baixo

Radius do braço Empty Radius do braço

Mensagem por Alexroad Sáb Abr 26 2014, 01:24

Bom dia.
Para quem já está habituado a sentir a diferenças ao tocar, há uma diferença grande entre uma guitarra com um radius de 9. 1/2 e das 7.1/4 das fender vintage?

Pelo que perceço as de 7, 1/4 são mais confortaveis nos acordes mas mais limitadas nos solos nos trastes mais altos certo?
Alexroad
Alexroad

Post Count : 7
Idade : 50
Localização : Sintra
Guitarra : Fender Strat MIM
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 27/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Slider56 Sáb Abr 26 2014, 12:47

MAis outro pormenor que tem mais que ver com o gosto e sensibilidade de cada um.Há pessoas que se sentem melhor com uma medida,enquanto outras acham muito desconfortável.

Eu particularmente dou-me bem com radius de 9 1/2 até 12.Não estou a incluir aqui as guitarras de slide (lapsteels,dobro's e pedalsteel guitars) que gosto que sejam absolutamente flat por razões óbvias!

Para a vasta maioria o radius de 12" é o meio termo! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Alexroad Sáb Abr 26 2014, 13:02

Obrigado Slider.
E quanto as 7. 1/4? Tem um radius demasiado baixo, mais curvas e por isso ja não são tao utilizadas é isso?

Alexroad
Alexroad

Post Count : 7
Idade : 50
Localização : Sintra
Guitarra : Fender Strat MIM
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 27/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Omfigueiredo Dom Abr 27 2014, 02:55

Não sou expert como a malta que anda aqui, mas vou te dar uma opinião prática do que acontece comigo. 

Tenho uma Squier antiga com radius 9.5 e tive emprestada durante duas semanas uma Fender Classic 6o´s, com radius de 7.25.

Claro há mais coisas que importam quando para nos sentirmos bem com a guitarra, mas aquele braço da Fender Classic...lindo...mas nunca encaixou. E ao tocar a partir da 12ª casa a coisa tornava-se ainda mais difici e totalmente desconfortável para mim.

Não gostei, senti-a nada adaptada á minha mão.

Se apenas queres saber como informação dá uma olhada em http://www.ratcliffe.co.za/articles/radius.shtml

Se por acaso estás a pensar trocar de guitarra faz sempre o mais básico e importante: EXPERIMENTA antes! e sente se te adaptas a ela, como o slider disse. 

É uma questão de gosto e guitarras com specs aparentemente iguais podem ter um feeling muito diferente para ti de para mim. Há muitas variáveis envolvidas, desde o tamanho dos dedos, a anatomia da mão, a tua postura, o teu grip e forma como fazes a contração da mão e membro superior, etc. Falámos só do radius mas também importa a forma do braço ( em D, V, etc), se é em rosewood, maple, composto, etc.

Não só importa só a guitarra ou o radius neste caso, mas as a tua especificidade ao agarrar nela e claro, a experiencia que tens aliada as imensas variáveis espefíficas da guitarra.


Última edição por Omfigueiredo em Dom Abr 27 2014, 03:02, editado 1 vez(es)
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por lore Dom Abr 27 2014, 02:59

concordo em absoluto !
As guitarras nao se compram pela ficha de caracteristicas e pelo headstock , compram-se pelo feelling e pelo som ....
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Omfigueiredo Dom Abr 27 2014, 03:09

Ui Lore, tens toda a razão. E quantos não se engasgam com o orgulho por terem mandado vir "aquela" guitarra linda de 2000€ e com o Headstock pomposo, mas depois.......
...... a coisa nem encaixa bem e é a menina de serviço baratuxa que está sempre a tocar e nunca conseguimos nos livrar dela.... Wink 

Há aí muito guitarra comprada a crédito pelo Sr "Ego" a ganhar pó e a ser amortizada aos bochechos.
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por lore Dom Abr 27 2014, 03:15

Eu ate gostava de ver os sonhadores daquelas lp 59 solidas , a pesar uma tonelada. com braço parecido com taco de baseball com uma nas maos uma hora seguida ....
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Omfigueiredo Dom Abr 27 2014, 03:16

eu também  lol!
Omfigueiredo
Omfigueiredo
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 203
Idade : 50
Localização : Lisboa
Guitarra : Squier St Serie M 1989, Squier Tele, Aria Mosrite 1702T 1970, APC 3C
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 25/12/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Alexroad Dom Abr 27 2014, 03:42

Ja percebi.
Estava para trocar uma sim que apesar de fender (mim) não me sinto bem com ela. E não é só por eu não ser cromo da bola a tocar mas porque fui a lismusica experimentar outras bem mais baratas e que gostei muito mais.
Não estou há falar do som mas do conforto ao tocar.
Alexroad
Alexroad

Post Count : 7
Idade : 50
Localização : Sintra
Guitarra : Fender Strat MIM
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 27/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por lore Dom Abr 27 2014, 03:45

Honestamente , o som da guitarra podemos modificar ( mudar electronica , pick ups , e tal ...) agora o conforto ja é mais dificil ... nao é comum modificar a forma do braço e corpo ....
Agora a qualidade de construçao ja é outro assunto !
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Slider56 Dom Abr 27 2014, 04:32

Tirando algumas muito honrosas excepções,a maioria da malta com pouca experiência comete erros grosseiros ao comprar instrumentos.Muitos poucos pensam no conforto e outros detalhes importantes,mas nem sempre é assim...!

Se por exemplo se procura uma guitarra para flamenco,seja com cordas de nylon ou gut strings,o conforto é muito relativo,já que este tipo de guitarras requer uma aprendizagem e habituação diferentes,já para não falar numa "ginástica" extra para serem tocadas como deve ser (sim,são duras e as cordas não estão a 2 ou 3milímetros da escala!).

Numa guitarra eléctrica à semelhança das que a malta procura (strats,tele's,LP's e afins) também depende muito do que se quer tocar e como.Um guitarrista que esteja virado para shreading a 200 km/h vai procurar um radius 16" por ser mais confortável de uma ponta a outra.Já a malta mais virada para outros géneros de música e sonoridades diferentes iríam para radius mais baixos.

É tudo uma questão de gosto e feelings pessoais;não existe um padrão ,norma ou bitola pré-definidos.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Radius do braço Empty Re: Radius do braço

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos