ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bypass - activo ou passivo

+5
Skaven
Slider56
nanjos
Velut Umbra
PedroGRock
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Bypass - activo ou passivo

Mensagem por PedroGRock Qui Jan 30 2014, 04:32

Pois é pessoal, depois de uma serie de testes com a minha pedal board, cheguei a conclusao que o bypass passivo (true bypass) é uma valente cagada. Tendo em conta q no meio de toda a minha pedalada apenas tenho um pedal com bypass activo, efectuei varios testes. Pedal no inicio, pedal no fim, pedal no meio e guitarra directa no amp. Tirando a guitarra directa no amp, obtive os melhores com o pedal no fim da cadeia. Notando ainda assim um perca de sinal. Levando me a conclusao que o true bypass (na minha opiniao) é a pior coisa do mundo. Posto isto, qual é a vossa opiniao sobre este tema?
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Velut Umbra Qui Jan 30 2014, 11:07

O true bypass só faz diferença se todos os pedais o tiverem, caso contrário, há
sempre buffers pelo meio.
Se todos tiverem TB, é o mesmo que teres um A-B Switch.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por nanjos Qui Jan 30 2014, 12:24

Se tens muitos pedais true bypass ligados é inevitável que vás perdendo sinal de pedal para pedal, principalmente se usas um cabo comprido dos pedais para o amp.

Uma solução para isso poderá ser um pedal com buffer no início da cadeia e outro no fim antes do amp.

Este vídeo explica bem o problema dos pedais true bypass, principalmente com cabos compridos:
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Velut Umbra Qui Jan 30 2014, 12:56

E depois vem a história de que os buffers não são transparentes, etc...
Isto daria uma discussão como a sobre tonewoods
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 47
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por PedroGRock Qui Jan 30 2014, 15:00

por acaso o pedal que nao tem true bypass é o segundo pedal, logo depois depois do GCB95 (que muitos afirmam ter bypass activo e o meu tem bypass passivo, sem qualquer tipo de alteração,veio assim de fabrica.). por acaso estou a ponderar fazer eu um buffer activo para colocar no fim.

nao acho que ter todos os pedais com true bypass seja vantajoso. a nao ser que se use um looper e que os pedais só entrei na cadeia de sinal quando queremos. de outra forma acho que só traz desvantagens. do outro lado temos quem afirme que o buffers, alterem o som. já vi vários videos e nao acho que isso aconteça.mas isto sou eu.

agora eu, com 13 metros de cabo (mais coisa menos coisa) entre mim e o amp, ou então tira lhe uma cabo de 6 metros e mete lhe um wireless (nao sou pessoa de ficar no mesmo metro quadrado muito tempo) e metade da força do sinal, ou mais, vai as couves. caso se use um wireless, acho que o receptor acaba por funcionar como um buffer no inicio da cadeia, porque aquilo é tudo circuitos activos e omeu até tem output level regulável.
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Slider56 Qui Jan 30 2014, 15:08

Normalmente em situações que envolvam muitos efeitos e cabos relativamente compridos,para além de buffers à medida também se usam Line Drivers de maneira a manter a integridade do sinal que vai aos amps.A maioria da malta não os usa por questões financeiras (um bom line driver pode custar bastante e não se justificar perante uma situação de cariz amador ou caseira....)

Nas preparações de efeitos a nível profissional,é muito vulgar que os diversos pedais e unidades de rack sejam modificados de modo a que tanto à entrada como à saída exista uma coerência de ganhos de maneira a equilibrar as coisas,coisa que não fazemos a nível mais caseiro...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por PedroGRock Sex Jan 31 2014, 06:34

Slider, explica la isso dos Line Drivers. O que é e o q faz exactamente sff
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por nanjos Sex Jan 31 2014, 07:00

Este não é nada caro!

http://www.ebay.co.uk/itm/MarkOne-Audio-BufferDriver-Signal-buffer-and-line-driver-pedal-/151213177847?pt=UK_Guitar_Accessories&hash=item233501fbf7

O Slider há-de explicar isto melhor que eu, mas em termos leigos, um line driver amplifica ou dá um "boost" no sinal, para compensar a perda de sinal no final de um cabo comprido.
nanjos
nanjos
ADMINISTRADOR

Post Count : 4323
Idade : 50
Localização : Lx/Caparica
Guitarra : Clássica / Vintage V100CS
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Skaven Sex Jan 31 2014, 08:26

A vantagem dos pedais true-bypass é que não "coloram" o teu som, ou seja desligados não têm nenhum tipo de influência no teu sinal... .

Claro há buffers e buffers... o facto de não ser true-bypass poderá até ser bom quando os buffers têm qualidade, os pedais Boss têm um bom buffer.

Obviamente que se tiveres muitos metros de cabo (como é o caso) vais precisar de um buffer ou perdes sinal de uma forma notória.

Pessoalmente uso um buffer feito pelo Z3D que é práticamente transparente e que me permite ter todos os pedais em true-bypass sem problemas ou... ligo um boost no início da cadeia de pedais e está feito.

Cuidado com os Fuzz Face que não gostam nada de ter buffers antes deles, se usares algum colocas o buffer depois do FF.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Slider56 Sex Jan 31 2014, 09:06

Muitas vezes esqueço-me de que estou a falar para malta que não tem nem os anos nem a experiência que eu tenho de "estrada" (leia-se backline,estúdios e trabalho de palco).Em produções a sério usam-se inúmeros equipamentos e acessórios que mantêm a integridade do sinal,tenham cabos de 2 ou 20 metros.Os line drivers são boosters ou amplificadores lineares usados para compensar as perdas induzidas pelos tais cabos extra-longos (que para todos os efeitos equivalem a meter resistências no caminho do sinal).

É um bocado complexo e extenso estar aqui a explicar detalhadamente todo um conjunto de equipamentos aplicados a circunstâncias das mais diversas,mas o princípio é básicamente o que eu e o Nanjos dissemos.A vasta maioria da malta usa os efeitos que tem e a gosto;uns perdem algum sinal,outros nem por isso.

Eu desde há muitos anos tenho o bom costume de equilibrar os diferentes efeitos entre si,sempre que possível e manter uma coerência de sinal que invariávelmente vai acabar num splitter activo.Aqui chega o sinal de linha e é compensado pelos tais line-drivers e buffers de modo a não haver desiquilíbrio entre a origem do som e o que irá chegar tanto ao backline (amplificação) como ao splitter que é o dispositivo que envia os sinais para as mesas de mistura F.O.H. (som de sala) e de monição.

Subscrevo o Skaven e aconselho que falem com o Z3D relativamente a este tipo de necessidades.


Outra coisa que vem a propósito deste tópico:  presentemente já estou afastado da vida de estrada e mantenho um mínimo de equipamento que vocês sabem: algumas guitarras,uma pedalboard,cabos quanto baste e acessórios diversos.Os cabos mais compridos que tenho mal chegam aos 10 metros,e normalmente uso cabos de 4 a 6 metros.Não tenho problemas de perdas de sinal,e diria que tenho a pedalada em termos de ganhos perto dos 70%;não preciso de mais nem tampouco quero deitar abaixo as paredes seja lá de onde fôr.Na maioria das vezes quando vou tocar com amigos de loga data,faço um split de sinal entre o meu backline e a mesa de som através de D.I.'s e até à data nunca tive problemas,quer em salas de tamanho médio ou mais avantajadas.


No caso mais económico/caseiro,se há perda de sinal,então um ou mais buffers decentes por certo que ajudarão imenso.Atenção que a qualidade dos cabos e jacks e soldaduras nos mesmos também tem muito que se lhe diga...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por bytewax Sex Jan 31 2014, 09:55

Posso meter o bedelho e dizer algo como isto:
- sempre usei cabitos de merda cujo preço rondáva os 15/20 euros, às vezes nem tanto pois era uso caseiro e banda de garagem onde o barulho era tanto que ninguém notava perdas...

Há meia dúzia de semanas comprei um planet waves com 4 metros que me custou umas 'lecas valentes', digamos, uns ~49 paus... pois tem um switch que liga e desliga o sinal, ao que digo ao gajo da loja que quero um cabo de qualidade mas sem switch - andei e andei e ele tirou-me 8€ ao preço, sim é verdade isto!

Comprei o cabo, cheguei a casa ligo a pedalada para testar e imediatamente penso: tenho um amp de 600 paus, uma guitarra de 1200 paus, uns pedais que já devem ir em 1000 paus, e tinha cabos de merda...

Zero ruídos, perda de sinal quase nenhuma (só quando ligo o ditto looper no final pois n tenho entrada fx) é que noto algo estranho - ele repete mas quando toco por cima cala-se em certas partes, não percebo isto...e também não tem a ver com o cabo da guitarra de certeza... deve ser o acrescento deste ultimo gajo à cadeia. Pois se uso só o ditto com overdrive+fuzz e wha já não acontece, agora se:

guitarra -> dyna comp -> wha -> fuzz -> overdrive -> ditto... fodeu...

Na banda uso 3/4 pedais e não há perdas de sinal visiveis.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por John B Dom Fev 02 2014, 15:21

O pessoal costuma negligenciar os cabos e as fontes de alimentação, mas são das coisas mais importantes num set, tanto quanto ter bons pedais.

Para quem tem muitos pedais vai sempre perder sinal se não tiver um buffer no final da cadeia e como tudo à maus, mas tabm há buffers muito bons que dão uma vida nova ao sinal.

Este senhor que fala em português do brasil tem um canal com muito bom conteúdo, para além de fazer inúmeros reviews de mateiral de forma imparcial de com qualidade. Aconselho a pesquisarem.



John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Slider56 Dom Fev 02 2014, 16:57

Pois faz muito sentido e é muito pertinente ter o máximo cuidado com todos os componentes da cadeia de sinal,desde a guitarra até ao altifalante.Basta um componente ligeiramente defeituoso para arruinar o processo ou para dar uma falsa imagem do sistema.Não desprezem nem um jack que seja...!

Um conhecido guitarrista da nossa praça debateu-se com uma porrada de problemas até se chegar à conclusão de um dos jacks usados no meio da pedalada toda tinha defeitos de isolamento e estava fazer um ligeiro crosstalk (interferência) o que prejudicava imenso o sinal em alguns pontos.Estou a falar do Luís Fernando,ex da Adelaide Ferreira e que ultimamente tem tocado com o Luís Represas...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por John B Dom Fev 02 2014, 17:14

Sim, porque não adianta nada ter pedais todos xpto da strymon, eventide, wampler etc.. e depois usar cabos de má qualidade ou de origem um pouco duvidosa. Como já disseram muitas vezes, o gear vai soar ao nível do pior elemento da cadeia e basta um simples cabo para baixar drasticamente a qualidade do som. E muitas vezes nem damos por isso.
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por bytewax Seg Fev 03 2014, 09:52

eu só queria saber porque é que no blues junior III o input para o jack é de plástico e depois o cabo dança...fdx que estupidez... lá está! às vezes uma merdinha condiciona tudo. Há gente que se queixa de ruídos nas fontes de alimentação e nos pedais, etc...

Esquecem-se do fio terra por exemplo... na garagem onde eu tocava o meu amp por vezes parecia uma mota em 3ª...
Ao pé do meu PC, o meu amp faz hum humm  humm, se o pc estiver a iniciar...

@John B o conteúdo desse bacano é muito bom. Ele tem um review muito bem feito do TC Flashback.
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por John B Seg Fev 03 2014, 11:27

Sim, todos os reviews de pedais que ele faz são muito bons, não só esse mas de centenas deles. Foi por causa dele que comprei o flashback e é exactamente o que eu esperava, assim como outros.
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Naré Cardoso Seg Fev 03 2014, 16:32

bytewax, quando fiz o meu primeiro pedal comecei a ouvir radio lol!
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Scorp Ter Fev 04 2014, 04:50

lolol bem me lembro desse episódio Razz

E continuas a usar o valvecaster? O meu está aqui para as curvas, é dos pedais que mais uso e dá-se MUITO bem com o novo membro barulhento cá de casa  Twisted Evil 
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Naré Cardoso Ter Fev 04 2014, 17:56

Nao o estou a usar porque como tem a valvula para cima, nao dá para fechar a pedalborad quando vou tocar ao vivo... Como tal está ali parado... Mas agora que falamos nisso, vou saca-lo e amanha já trato do gajo Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Scorp Qua Fev 05 2014, 11:46

Rock Twisted Evil 
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Naré Cardoso Qua Fev 05 2014, 11:51

acabei por nem mexer nele hoje Rolling Eyes
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Scorp Qua Fev 05 2014, 11:56

Olha que se obtiveres o mesmo resultado que eu já não o voltas a pôr de lado!!!  Twisted Evil 

O valvecaster, dá um boost muito porreiro ao ac!!!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Naré Cardoso Qua Fev 05 2014, 12:01

vou ja mete-lo ali para nao me esquecer amanhã Wink
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por PedroGRock Qui Fev 06 2014, 11:24

Delois de batalhar nisto, cheguei a conclusao que reciso mesmo de um buffer. Vi outra soluçao, um looper. Que me aconcelham de buffers e loopers de 8 pedais?
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Naré Cardoso Qui Fev 06 2014, 11:46

Todos os teus pedais sao true bypass?
Naré Cardoso
Naré Cardoso
ADMINISTRADOR

Post Count : 11136
Idade : 49
Localização : UK
Guitarra : (Epiphone Les Paul Plus Top Pro MII) + (Squier Strat) + (Rikter Strat Custom SSS) + (Encore Strat SSS) + (Classica Samick MIK)
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 10/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Bypass - activo ou passivo Empty Re: Bypass - activo ou passivo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos