ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tonewood: mito ou realidade?

+25
batfrog
kanubas
Zito
Lu7s
GuitarSyndle
ibanezgioz99
bates
egiptogrunge
LGZT
kouros
Velut Umbra
sergiofasilva
skryptus
bmror
Slider56
boavida
John B
bytewax
Luis77
Z3D
ObiQueloKenobi
jonypaul
lore
Skaven
Waltheer
29 participantes

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Z3D Ter Jan 28 2014, 17:57

omg....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por LGZT Ter Jan 28 2014, 19:22

Meter as cordas ao contrário, mais uma variável Very Happy
LGZT
LGZT
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 37
Localização : Touring UK
Guitarra : Custom J&D ST-1: Kurt Cobain "Vandalism Strat" RH Replica + Melody M5100 "Stang" (work in progress) + Boston BC200 + Encore Vintage Standart Strat (MII)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 17/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 02:26

eu meto as cordas ao contrário há anos (em pontes tipo floyd). não dou é tantas voltas...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 02:33

Quando tinha a minha Jackson também colocava as cordas ao contrário mas obviamente não enrolava essa quantidade de corda, especialmente tendo uma pestana "fechada".
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por ObiQueloKenobi Qua Jan 29 2014, 04:14

1. Porque é que o Crimson está a enfiar uma régua na guitarra daquela maneira?

2. Como é que será que as cordas contribuem para o sustain daquela forma? A linha guitarra é sting-through, portanto n posso experimentar.

3. No sábado enfiei um corda .58 e Lá mas distrai-me e não deixei folga suficiente ao enrolar. Resultado: tem apenas uma volta no tuner. A afinação aguenta-se mas tb n tenho feito muitos bends.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Slider56 Qua Jan 29 2014, 04:40

Este tópico faz-me lembrar uma "aventura" em que me meti por causa de um amigo de longa data,corria o ano de 1987 se não me falha a memória:

O amigo em questão,já tinha corrido algumas bandas locais na base do hard-rock/heavy metal e um certo dia pediu-me se eu lhe construía uma guitarra numa madeira muito densa em prol do sustain,dureza,etc,etc.Tudo bem,mas iria ter custos.Fomos à caça de madeiras,começámos pelo mogno e ele teve a "brilhante" ideia de sugerir uma madeira extremamente rija e muito pouco vista em guitarras :mutene que é uma variedade de pau-ferro,pesada até dizer chega,densa e nada fácil de trabalhar.Lá fomos descobrir uma sobra numa serração que existia perto do Seixal ( os Silvas),e toca andar para casa a ver como iríamos começar o projecto.Ele tinha um braço de uma réplica SG,por sinal em muito bom estado,e decidimos seguir o layout deste mesmo modelo da Gibson.O hardware do costume foi na quase totalidade proveniente da Schaller e DiMarzio.

Realmente cortar aquela placa foi obra que nunca mais me esqueci:eu apenas dispunha de ferramentas ditas convencionais (berbequim,tico-tico da Black & Decker,tupia da Elu e garlopa da Bosch,isto tudo ferramentas que se compravam fácilmente em qualquer loja de ferragens).Apesar de todo o cuidado que tivemos na serração ao pedir a laminação e aparar à esquadria,a placa tinha uns pujantes 4,6 centímetros de altura,e devorou com muita facilidade pelo menos 3 serras do tico-tico ( serra de recortes eléctrica),já para não falar de pelo menos um par de fresas no neck-pocket e nas cavidades,mais o trabalho de grosa,e porsteriormente de lixadeira vibratória que tive de pedir emprestada a um amigo.

Ao fim de duas semanas de "trabalhos forçados",lá montámos a besta sem acabamentos para ver se estava tudo nos trincos.Usei uma velha balança de casa de banho e a guitarra pesava uns robustos 7,300 e tal gramas  Shocked ...

Carrilhões e Tune-O-Matic da Schaller,pots,jack,switch,pestana em bronze e pickups da DiMarzio,encordoamento .010 da Dean Markley,e vai de ligar a besta a um amplificador que o gajo trouxe com ele,um combo de 150 vigorosos watts que ele usava.
Os pickups eram dois DiMarzio Super Distortion comprados na Custódio Cardoso Pereira à Rua do Carmo (bons tempos...),e o crash-test foi mesmo isso,devastador,intenso e as características da besta vieram ao de cima sem dó nem piedade.

O som da gaja era do mais bruto,que já ouvi em tantos anos,mas como o gajo gostou e pagou,siga!!!!Que eu saiba essa guitarra ainda existe e continua a devastar as orelhas a quem apertar com ela,mas pôrrrrra....pesa p'ra cacete,tem um som de uma dureza que eu duvido que algém consiga gostar daquilo,sustain quanto baste mas sinceramente eu nunca quereria uma guitarra assim para mim;até pode haver quem goste e procure isto,mas deve ter sido a guitarra que me deu mais trabalho e menos gozo a construir.O dono mais tarde batizou-a com um nome muito sugestivo : Toecutter (lembram-se do chefe do gang no filme Mad Max I...? Pois,esse mesmo!)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Presentemente isto seria uma aventura inglória (ou talvez não....),mas fica aqui mais uma prova de que a madeira teve uma influência grande no som final da gaja.Tocada a seco,não ressoava com as vulgares SG's,isto devido à densidade da madeira,mas antes de instalarmos os Super Distortion's,experimentámos com dois humbuckers do tipo P.A.F. de marca branca,e revelou-se dura e com um voicing algo estranho e agressivo,isto ainda mais se evidenciou com os DiMarzio's....


É isso,uma questão de gosto e sensibilidades pessoais determinam o que gostamos e procuramos,independentemente de tudo o que se tem debatido aqui neste tópico.Uns gostam "azul",outros "verde",outros ainda "encarnado",etc,etc....e eu gosto de "preto" (...mas que seja Guiness ou Beamish...) Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 04:47

@Obi:
1. o gajo está a mostrar a folga que existe no setneck
2. a foto é completamente no gozo. não dá mais sustain, não garante (muito pelo contrário) afinação constante. e o mais próvável é dir a partir o tuner.
3. entre uma volta e 2 e meia. depende das cordas e da guitarra (afinadores, principalmente)
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por egiptogrunge Qua Jan 29 2014, 05:55

Bem, quanto à questão concreta penso que a importância da madeira no tone será pequena. Isto apenas pelo que tenho lido e ouvido, pois não tenho grande experiencia com guitarras de preços elevados.
No entanto, há algumas coisas que gostava de salientar:

1-A força do aspecto psicológico é enorme, e as pessoas tendem a desvalorizar-la, ainda no domingo de tarde estava a ser transmitido no canal História um programa sobre estes aspectos o "O Teu Cérebro É Um Prodigío" onde mostraram várias ilusões de óptica e explicaram um pouco como construímos as superstições/crenças. Enquanto o via lembrei-me logo deste tópico e de como a fé/crença está sempre intrínseca a nós, e é algo que devemos ter sempre em conta.

2-Há muita gente que argumenta algo como "ha e tal se pegarem numa squier das mais fracas e puserem os melhores picks nunca soaria a uma fender ou gibson de topo"... Ok, mas alguém já fez isto? É que eu duvido que alguém tenha comprado uma squier e modificado a electrónica, ponte e nut e pickups para modelos iguais aos das fenders e gibson de topos. Sei que o pessoal vai me cair todo em cima por isto, eu não tou a dizer que é verdade ou mentira que a squier nunca soará como as outras, só me pergunto se alguém já o fez, é que a mim me parece que esta afirmação é daquelas coisas que se diz tanta vez que toda a gente a toma como verdade...

3-Outra coisa que me lembro são as bases de comparações. Em termos percentuais pouca gente tem hipótese de testar as guitarras mais caras. Então o pessoal vê reviews na net, e o que acontece é que o gajo que tá no review toca milhentas de vezes melhor que nós, e os amplificadores usados tb são de topo, e as guitarras irão soar super mega bem. Qt as guitarras baratas, tipo squier, epiphones o pessoal já testou ao vivo, ou tem amigos que têm uma e têm mt mais facilmente um contacto directo. Ora qd vamos tocar o pouco que sabemos nessas bichas vamos pensar "ah e tal a Gibson que vi no review é que soava bem, isto à beira dela é lenha....". Ou seja talvez 80% do pessoal tenha uma base de comparação já de si enviesada.

4-Acho que ninguém duvida a importância do marketing. Hoje em dia o importante é "parecer", os profissionais do marketing usam estratégias super agressivas e quase nos fazem sentir culpados se não tivermos os produtos considerados de topo pela sociedade. Ora bem se isto se passa em todas as áreas, tb se passará na música. O Z3D já deu exemplos de pedais com umas mods simples de 5€, que custam mais 100€ que o pedal em que foram baseados, ou então toda a gente conhece casos de fábricas de roupa cá em Portugal que fabricam a mesma peça de roupa para marcas diferentes, e a tal peça será vendida pela marca branca por 10€ e pela marca conceituada por 70€. Para mim é uma certeza que a especulação dos preços tb acontece com as guitarras, só não sei é a que proporção.

5-Com isto tudo cria-se um ciclo vicioso, em que quem saí beneficiado são as grandes marcas, se é por uma questão de mérito ou de todos os fatores já discutidos é o que todos gostávamos de saber. O importante é desfrutar, mesmo que não toquemos um chavo, desde que nos faça feliz bora pra frente  Rock 



Ps: desculpem pelo testamento.
egiptogrunge
egiptogrunge
Guitarrista dedicado

Post Count : 594
Idade : 36
Localização : Braga
Guitarra : Vintage V100; Epiphone Dot Studio; Fender Squier Standard Tele RW
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 23/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 06:11

Há muita gente que argumenta algo como "ha e tal se pegarem numa squier das mais fracas e puserem os melhores picks nunca soaria a uma fender ou gibson de topo"... Ok, mas alguém já fez isto? É que eu duvido que alguém tenha comprado uma squier e modificado a electrónica, ponte e nut e pickups para modelos iguais aos das fenders e gibson de topos. Sei que o pessoal vai me cair todo em cima por isto, eu não tou a dizer que é verdade ou mentira que a squier nunca soará como as outras, só me pergunto se alguém já o fez, é que a mim me parece que esta afirmação é daquelas coisas que se diz tanta vez que toda a gente a toma como verdade...
Eu já fiz, aliás coloquei material superior ao das Fender e para mim das largas dezenas Strats que toquei a minha CV está certamente no leque das que soavam melhor.

Outra coisa que me lembro são as bases de comparações. Em termos percentuais pouca gente tem hipótese de testar as guitarras mais caras. Então o pessoal vê reviews na net, e o que acontece é que o gajo que tá no review toca milhentas de vezes melhor que nós, e os amplificadores usados tb são de topo, e as guitarras irão soar super mega bem. Qt as guitarras baratas, tipo squier, epiphones o pessoal já testou ao vivo
Tenho um amigo que há aqui no forum quem saiba quem é que têm cerca de 400.000€ de material "guitarrístco" em casa, têm um Gibson com mais de 30 anos, Suhr, PRS, Tylers etc... todas sem excepção Custom Shop.

Ele vai de popósito a outros Países comprá-las... . (Quem pode pode...).

Ligadas aos amps que ele têm, Suhr Badger, Custom Audio, AXE FX2, Two-Rock, Dr.Z etc... a diferença para o som das minhas é mínima se é que há alguma... .

O "feel" e o toque do instrumento e a beleza não é óbviamente comparável, as dele são arte e vão morrer depois dele as minhas já não sei se será bem assim.

Agora... o som dos amps dele comparado com os amps a que eu estou acostumado ui... aí sim há imensa diferença!
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 06:32

2-Há muita gente que argumenta algo como "ha e tal se pegarem numa squier das mais fracas e puserem os melhores picks nunca soaria a uma fender ou gibson de topo"... Ok, mas alguém já fez isto? É que eu duvido que alguém tenha comprado uma squier e modificado a electrónica, ponte e nut e pickups para modelos iguais aos das fenders e gibson de topos. Sei que o pessoal vai me cair todo em cima por isto, eu não tou a dizer que é verdade ou mentira que a squier nunca soará como as outras, só me pergunto se alguém já o fez, é que a mim me parece que esta afirmação é daquelas coisas que se diz tanta vez que toda a gente a toma como verdade...

Já. Squier's, Maison's, Vester's, Aria's, Vintage's, Epiphone's, Schecter's, Ibanez'es, Ltd's,...
De guitarras de 50 €, a guitarras de 1000€, já alterei hardware e electrónica ( de Wilkinson's a Bare Knuckles,). Se nalgumas as alterações prenderam-se mais por questões de gosto/ manutenção, noutras o objectivo foi mesmo o upgrade.
Se as mais baratas melhoraram com os upgrades? sim. algumas para o dobro. Algumas eram paus com cordas e agora são guitarras decentes. O quão decentes? O suficiente para uns, o insuficiente para outros...

Também já disse aqui que tenho a plena consciência que a cabecinha vai "ouvir" o que pensou e não o que lá está. E sem desmérito para ninguém, provavelmente 80% de nós não consigamos distinguir uma squier (sem mods) de uma Fender, pura e simplesmente porque não temos os ouvidos treinados...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 06:46

Também já disse aqui que tenho a plena consciência que a cabecinha vai "ouvir" o que pensou e não o que lá está. E sem desmérito para ninguém, provavelmente 80% de nós não consigamos distinguir uma squier (sem mods) de uma Fender, pura e simplesmente porque não temos os ouvidos treinados...
Yep, fazendo um blind test dúvido muito que alguêm note diferenças grandes.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 06:53

Basicamente porque temos uma péssima educação enquanto ouvintes:

-Sem contar como todo o processamento:
-Ouves musica num mp3 ou no youtube
-Vais a um concerto, o som é uma merda
-O que ouves mais são guitarras de merda
- e por aí fora
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por bates Qua Jan 29 2014, 07:26

Eu, relativamente aquilo que tenho lido aqui e noutros sitios sobre este assunto, posiciono-me mais para o lado da madeira nao influenciar o tone. Ou pelo menos nao influenciar mais do que qualquer outra caracteristica mais random (dois pickups iguais mas com uma ligeira diferença na bobinagem, no wax pot, etc; duas pontes iguais mas que uma tem uma ligeira folga nas saddles, etc etc)

Mas a questão do ouvido treinado também pode ser fulcral e talvez haja pessoas que conseguem perceber com facilidade essas nuances e outras não. Por outro lado, alguem com tão bom ouvido e munido de bom gear, conseguirá obter o som que quer com equalizaçao (ou estou enganado e nao pesco mesmo nada disto)

Já a influencia da qualidade da madeira, relativamente à estabilidade dos instrumentos, é inegavel. Isso ja tive oportunidade de comprovar com guitarras que vou encontrando aqui e ali, desde guitarras paradas ha 50 anos em caves de cogumelos e sem truss rod que têm o braço imaculado, a guitarras com menos de um ano com braços tao dobrados que parecem pinças xD. Mas pronto, não é isto que está em discussao, obviamente.
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 07:29

Só um aparte relativo à equalização:
-a equalização é subtractiva e não aditiva. Ou seja, podes tirar o que lá está, não podes meter o que não está...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por bates Qua Jan 29 2014, 07:44

Tinha pensado nisso, até porque trabalho com ediçao de imagem/ video e acaba por acontecer o mesmo. Claro que exagerei na forma como escrevi, não é como se transformasse um voicing por completo, adicionando frequencias que nem foram captadas.

Mas partindo do principio que a madeira opera diferenças discretas no tone, seria algo que se poderia equalizar sem perder grande coisa não? (Isto imaginando que se esta a usar pickups mt fieis e bom gear)
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 07:47

o que é que é um pickup muito fiel? nem vamos por aí, senão nunca mais daqui saímos...
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por skryptus Qua Jan 29 2014, 08:18

Waltheer escreveu:Só um aparte relativo à equalização:
-a equalização é subtractiva e não aditiva. Ou seja, podes tirar o que lá está, não podes meter o que não está...
Não sei se vou dizer uma grande asneira, por isso vou colocá-la em forma de pergunta: isso não é verdade só para equalização passiva? Tinha a ideia que, em equalização activa, ao poderes dar boost a um conjunto de frequências, podias efectivamente ter um som com mais baixo/médios/agudos que o original...
skryptus
skryptus
Aprendiz de guitarra

Post Count : 88
Idade : 40
Localização : Gondomar
Guitarra : Squier Classic Vibe 60's Stratocaster
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 27/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 08:26

- Um equalizador não é (ou não se quer que seja) um gerador de frequências.

Se ligares a tua guitarra a um eq. de P.A. de 31 bandas (que é um eq activo), podes andar a mexer no 20hz à vontade que não vais ouvir diferença nenhuma. E aqui não é um problema de ouvidos, é mesmo porque os 20hz não estão no sinal original, nem são gerados pelo equalizador.

Num eq. pasivo só podes atenuar frequencias, não as podes "realçar".

sobre eq:

http://www.soundonsound.com/sos/jul07/articles/qa0707_4.htm
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por bates Qua Jan 29 2014, 08:31

o que é que é um pickup muito fiel?

Queria dizer um pickup que capta com muita fidelidade aquilo que o guitarrista esta a fazer, a dinamica da palhetada, etc. Independentemente do seu voicing caracteristico. Estou a dizer asneira? Pensei que fosse uma das razoes que distinguiam um pickup de qualidade :/

Sorry pelo  Off Topic!  isto ja se afastou um bocado das madeiras :/
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 08:35

Queria dizer um pickup que capta com muita fidelidade aquilo que o guitarrista esta a fazer, a dinamica da palhetada, etc. Independentemente do seu voicing caracteristico. Estou a dizer asneira? Pensei que fosse uma das razoes que distinguiam um pickup de qualidade :/
Não é que os pickups não ajudem um pouco mas isso é mais uma das características de um bom amp não de um bom pickup.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 08:36

um pickup que capta com muita fidelidade aquilo que o guitarrista esta a fazer, a dinamica da palhetada, etc

esse é exactamente o grande problema dos pickups de má qualidade: captam demais o que se passa. Têm é um voicing de meter nojo por cima.
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por bates Qua Jan 29 2014, 08:43

Okapa. Tb nao me referia a um pu microfónico, mas ja entendi. Gracias.
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 08:43

O pickup têm mais a ver com o Sustain, com o ruído com a forma como permite destrinçar todas as notas num acorde, a forma como "casa" com diferentes pedais de ganho, as suas frequências ou seja como trabalha os midds, bass, treble e obviamente o seu som característico.

Os pickups de má qualidade ou mal enrolados tornam-se microfónicos (como explica o Gualter) e esses sim captam o que não devem como por exemplo a tua voz se falares perto deles e têm tendência para fazer imenso feedback e ruído.


Última edição por Skaven em Qua Jan 29 2014, 08:48, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Waltheer Qua Jan 29 2014, 08:44

olhem que não são só os pickups de má qualidade que são microfónicos!
Waltheer
Waltheer
Moderador

Post Count : 2480
Idade : 46
Localização : Hell-Ville
Guitarra : Demasiadas, segundo a Maria...
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 18/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Skaven Qua Jan 29 2014, 08:47

A tendência dos pickups com a idade é de ficarem microfónicos portanto em teoria são todos... ou estamos a falar de um pickup de uma guitarra semi-hollow aí é normal e bom que assim seja.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Tonewood: mito ou realidade? - Página 7 Empty Re: Tonewood: mito ou realidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 7 de 10 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos