ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tetracordes

5 participantes

Ir para baixo

Tetracordes  Empty Tetracordes

Mensagem por bytewax Qui Jan 09 2014, 03:19

TETRACORDES

Eu já ouvi isto em algum lado mas… bem este artigo é mais para os guitarristas intermédios que procuram esclarecimentos e também para os paperucos da teoria. Aqui o importante é pegar na guitarra e ouvir a que soa o conceito.

O que são tetracordes? Tetra e acordes – 4 notas que não são acordes. Então são o quê?
Para começar, foram parte de uma das primeiras aulas de guitarra que tive, e é um método antigo de utilizar escalas de forma musical. O que me parece é que é uma maneira de anteceder os acordes e a sua utilização. Para resumir, são escalas partidas em grupos de 4 notas, daí – tetra.

Lá vou eu para Dó maior (é preguiça), o primeiro grupo do tetra: Dó Ré Mi Fá.
O segundo grupo Sol La Si Dó.
Já repararam que o segundo grupo de tetras de Dó maior é Sol maior? (circulo de 5ªs a funcionar).
Até aqui tudo muito bem mas como é que se toca isto? Peguem na guitarra e toquem Dó no 3º traste, corda Lá. Depois toquem a escala até Fá.

Dó – Ré – Mi – Fá

E agora ao contrário

Fá – Mi – Ré – Dó

A seguir continuamos a descer até Sol (agudo) na corda Mi 3ª frete e depois subimos para a tónica novamente.
Reparem como Dó irá soar quando é a tónica no tetracorde (agudo).

Isto é o coração de um conceito chamado ‘voice leading’, ou seja e numa definição minha, forma de chegar a outros acordes de maneira suave ou até transitória usando uma nota comum, por exemplo ou de fazer o ouvido prever que daqui temos de chegar acolá.. mais ou menos isto.

Exemplo do conceito:
|------------------------------------
|------------------------------------
|---5-4-----5-4---------------------
|-------7--------5---------3--------
|-3-------3----------3-5-7---7-5-3-
|------------------1-----------------
O Tab não corresponde ao acima descrito mas o acima descrito é o ‘Sal’ para soar de forma musical…

Àparte aos tetracordes
Este tópico pode ser desafiante se formos para a escala menor. A escala menor é diferente da modal menor (aeólia). Quando tocamos a escala menor, subimos pelo tetracorde grave (1,2,b3,4) e de volta à Tónica. Depois descemos pelo tetracorde agudo (1, b7,b6,5). A parte interessante é quando subimos pelo tetracorde agudo até à tónica e aumentamos a b6 e a b7 para maior 6ª e 7ª maior. Isto vai aproximar a tónica de uma forma mais musical do que a b6 e a b7 pois o meio-tom entre a tónica e a 7ª maior é um tri-tom que produz tensão.

E é aqui que aparece a Harmónica Menor. Ainda tem a b3 e a b6 mas tem também a 7ª maior, que é o tal meio-tom antes da tónica e que soa tão bem quando resolve ascendendo até à tónica.

Exemplo 2
1, 2, b3, 4 (Dó, Ré, Mib, Fá) ascender e voltar à tónica
1, 7, b6, 5 (Dó, Si, Láb, Sol) descer e voltar à tónica

O tetracorde agudo soa bastante sinistro mas o grave mantém o som usual da escala menor a que estamos habituados. A Harmónica menor tem o seu lugar na musica mas não vamos entrar por aí neste post pois é um outro planeta a ser explorado…

Daqui podemos ir para onde? Modos! Já ouvi aí gritos de aflição…
É bater sempre no mesmo ceguinho. Por fenómenos não clarificados podemos ligar os modos a cada nota da escala maior mas não é lá grande espingarda para os entender. Todos têm o seu sabor distinto. Aqui vão as notas nos intervalos relativos à escala maior, agrupadas por tonalidade:

Exemplo. 3

Maior
Lídio: 1, 2, 3, #4, 5, 6, 7
Jónio: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7
Mixolídio: 1, 2, 3, 4, 5, 6, b7

Menor
Dórico: 1, 2, b3, 4, 5, 6, b7
Aeolio: 1, 2, b3, 4, 5, b6, b7
Frígio: 1, b2, b3, 4, 5, b6, b7
Lócrio: paz dos anjos

A melhor forma de os ‘comer’ é pensar que são independentes. São a sua própria escala para explorarmos os seus tetracordes. Sem modificações de notas para maior interesse harmónico ou exploração tonal. Toquem apenas o tetracorde grave para cima e para baixo e o mesmo com o tetracorde agudo até à tónica. Notem a que soa em cada sítio onde voltam para trás.

Espero que tenham gostado, já podem ir beber a v/ coca-cola. Sai um pouco dos tetracordes mas o ‘voice leading’ da escala menor é importante para perceber melhor os tetras.

Aceitam-se sugestões e críticas (desde que não seja para me fazer sentir mal Smile -> baseado na persongem Brian do Family Guy )
Até à próxima

Fontes: Frank Gambale Tec. Book I e II / tola / Brian (Family Guy)
bytewax
bytewax
Guitarrista dedicado

Post Count : 702
Idade : 46
Localização : Barra - Aveiro
Guitarra : Tele AS | Classic Vibe 60 | Yamaha FG730S
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 15/11/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por acknowledgement Sáb Jan 24 2015, 18:41

pois o meio-tom entre a tónica e a 7ª maior é um tri-tom que produz tensão

meio tom é meio tom, e um tritono é um tritono. são coisas distintas. e uma sétima maior é uma sétima maior porque está 5tons e meio acima da fundamental. 
(presumo que chamas tri-tom ao tritono, 3tons) 

sei o que são tétrades 1357, voice leading, mas não percebo sobre o que é que o tópico fala.
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por ggx2 Qua Fev 11 2015, 08:47

Despertou-me a curiosidade.
Tetracordes no fundo são as escalas que conhecemos (de 8 notas) dividas em 2 conjuntos de 4 notas/sons separados por um tom . Pelo menos na escala maior.
Não percebi muito bem o conceito a aplicabilidade prática.
ggx2
ggx2
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 184
Idade : 59
Localização : lisboa
Guitarra : várias
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por Aqualtis Qua Fev 11 2015, 10:27

Não quero ir contra o que foi escrito no post inicial mas para todos os efeitos um tetra acorde (conjunto de três ou mais notas tocadas em simultâneo) é um acorde constituído por quatro notas musicais, tal como as tríades são acordes constituídos por três notas.


Aqualtis
Aqualtis
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 193
Idade : 41
Localização : Porto
Guitarra : Várias, mas nunca demais
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/04/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por kouros Qua Fev 11 2015, 11:19

Não quero ir contra o que foi escrito no post inicial mas para todos os efeitos um tetra acorde (conjunto de três ou mais notas tocadas em simultâneo) é um acorde constituído por quatro notas musicais, tal como as tríades são acordes constituídos por três notas.

Isso são tetrades (1 3 5 7). Tetracordes é 1 2 3 4 e 5 6 7 8 e se as notas forem tocadas ao mesmo tempo o que resulta não é um acorde mas sim um cluster.

Tal como toda a teoria, serve para o que tu quiseres fazer. São apenas pontos de vista.
kouros
kouros
Guitar GOD

Post Count : 3056
Idade : 40
Localização : Alverca
Guitarra : Sim
Data de inscrição : 13/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por acknowledgement Dom Mar 08 2015, 07:24

ah ok tetrades =/= tetracorders. 
clusters com 4 notas e cada escala forma 2. no I e no V. dito dessa forma é mais perceptível. tks
acknowledgement
acknowledgement
Guitarrista de garagem

Post Count : 279
Idade : 37
Localização : Porto - Centro
Guitarra : Ibanez GB200 / Peerless Imperial
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 24/10/2014

https://linktr.ee/carloscepinha

Ir para o topo Ir para baixo

Tetracordes  Empty Re: Tetracordes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos