ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Custom shop ?!

+4
TiagoRibeiro
jonypaul
JoãoReis
Luis77
8 participantes

Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Custom shop ?!

Mensagem por Luis77 Seg Dez 16 2013, 03:42

Fica aqui uma pergunta que achei curiosa para debater:

Vejo muita publicidade de guitarras feitas à medida, custom shop, e como estas são todas xpto. Claro que com isso tudo os preços são a condizir. O que eu pergunto é se essa treta toda vale a pena em relação às produzidas em série.

Por exemplo, vi este anúncio no olx:

http://lisboacity.olx.pt/fender-telecaster-custom-shop-trocas-iid-445467679

Não sei se o preço é justo ou não. Indepentemente disso, há que reconhecer que é bastante avultado (para não usar outras palavras). É o dobre ou mesmo o triplo que uma Fender MIA. Mas será que vale a grande diferença de preço? Nesta gama de preços não seria mais importante o amp do que a guitarra?

Qual é a vossa opinião?
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por JoãoReis Seg Dez 16 2013, 04:12

estas custom shop também devem ficar assim bem mais caras até mais pelos acabamentos feitos por encomenda do que pelas características da guitarra em si tipo PU's madeira etc etc

se ganhasse o euromilhões não gastava dinheiro nisto loool preferia comprar uma feita em série ou uma antiga e batia a nota forte pro amp
JoãoReis
JoãoReis
Guitarrista de garagem

Post Count : 317
Idade : 31
Localização : Maia
Guitarra : Quando comprar uma decente digo qual é
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por jonypaul Seg Dez 16 2013, 07:01

O dinheiro para uma custom shop não é apenas investido em qualidade, para mim é muito mais o facto de teres um instrumento exclusivo.

Se o som vale o triplo de uma Am. Standard? Pouco provável. Mas se tivesse guito não me importava de largar 2 ou 3x mais para ter uma coisa só minha, feita à minha medida.
jonypaul
jonypaul
Guitarrista de garagem

Post Count : 290
Idade : 32
Localização : Oeiras
Guitarra : Telecaster, Walden
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 24/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Luis77 Seg Dez 16 2013, 07:15

Acho que concordamos em que não adiciona nada. Aliás a partir de uma certa gama as diferenças vem do amp (se comparar guitarras do mesmo estilo).

Quanto à exclusividade concordo se for um desenho exclusivo ou ter detalhes únicos. Agora, já vi muitas em que não passam de modelos strat e tele sem nenhuma adição que dê nas vistas.

Além de que acho que para ser única esta deve ser tocada durante bastante tempo, acabando por ficar com mossas, etc.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por TiagoRibeiro Seg Dez 16 2013, 07:53

Atenção que as custom shop da Gibson e da Fender por exemplo, fazem 3 tipos de guitarras. Falando da Fender que é a que tenho mais conhecimento, aqui vai:

A primeira são guitarras que se baseiam nas séries tipo Am. Standard mas que são feitas à patinha pelos luthiers de topo de ambas as marcas. Por exemplo podem comprar a Strat de assinatura do Eric Clapton em versão Fender ou Fender Custom Shop. Obviamente que o Eric Clapton em si usa as Custom Shop. Por curiosidade as Custom Shop do EC são sempre feitas pelo mesmo luthier, ou seja podem ter uma lista de espera considerável.

O outro tipo de guitarras são as que nós mandámos fazer às nossas especificações e podemos, novamente no caso da Fender, escolher qual o luthier que queremos que a construa e entramos em contacto com ele a partir do início do processo de construção. E toca a preparar para furar as carteiras.

O 3º tipo são as próprias criações que os luthiers têm autorização para fazer e inventar, e que normalmente são alvo de leilões de colecionadores. Há uns tempos foi feita uma telecaster toda revestida a diamantes, por exemplo.


Para mais esclarecimentos vasculhem aqui este menino http://www.fender.com/custom-shop/
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Slider56 Seg Dez 16 2013, 12:09

O Tiago já disse práticamente tudo... Fixe 


Para além da exclusividade evidente que passa além das standards que compramos em qualquer loja,há por detrás disto tudo uma tremenda campanha de marketing que convém que tenhamos muita atenção.

Lembro-me sempre da famosa black Strato do Gilmour;tudo bem,é um guitarrão de respeito,com todos os specs e mais algums e carregada de uma aura que já sabemos,mas pôrrrrrra...quase 4000€...?!Honestamente e apesar de eu ser um fan incondicional do "David and mates",há outras guitarras menos conhecidas que valem muitíssimo mais e fazem toda a diferença....!


É uma questão de gosto e de certo modo algum protagonismo aceitável! Neutral
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Luis77 Seg Dez 16 2013, 12:22

Esse é o ponto chave: marketing. É uma bela forma de vender guitarras por preços altíssimos.

Até porque se pensarmos, maior parte do guitarristas com modelos signature quando criaram as suas obras mais famosas usavam modelos de série.
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Slider56 Seg Dez 16 2013, 15:34

EXactamente!!!!!


A célebre black strat do Gilmour é um puzzle que ele amanhou ao longo dos anos até acertar com os sets adequados,a tal busca "daquele som" que estou farto de falar aqui no fórum.Muitas vezes são as próprias marcas a terem a ideia de homenagear um artista,mas é sempre um processo longo e demorado;nem sempre avançam com um eventual projecto se o artista não estiver de acordo,mas hás-de notar que nos últimos tempos para cá já se está a vulgarizar o leque de ofertas de Signature guitars.Já não são aqueles maquinões fenomenais em que os materiais e hardware eram de primeiríssima escolha.Por vezes apanha-se alguma gato por lebre como já foi referenciado antes...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Luis77 Seg Dez 16 2013, 16:16

É um bom exemplo a do Guilmour. Agora de repente lembro-me de mais 3:
- A Blackie do Clapton foi feita com as melheres peças provenientes de 3 Standards que ele comprou.
- Uma das vermelhas do Knofler foi comprada em segunda mão, quando ainda tinha um acabamento natural. Levou de imediato uma pintura candy red.
- O Jimi Hendrix ouvi dizer que ia à sorte a uma loja e comprava o que gostava.

Mas o que torna estas guitarras únicas  é que apesar de série levaram depois bastantes altereações e trabalho ao gosto do artista. E por isso mesmo são únicas. Agora comprar uma já com especificações todas xpto perde toda a graça. Mas esta é a minha opinião...

E ando com uma vontade doida de comprar uma Strat Standard mexicana branca e deixa-la assim:
https://2img.net/h/i42.photobucket.com/albums/e308/djflyy/IMG_0811.jpg
(e o amp também pode vir  Twisted Evil )

PS: Se alguém tiver uma Squier ou assim, branca, que se acuse Rolling Eyes
Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Schmeichel Ter Dez 17 2013, 04:10

Há tempos li uma entrevista ao Johnny Marr em que ele falava da Fender Jaguar signature dele e explicava as alterações que tinha feito ao modelo de série e porque as fez. Fiquei a pensar: é bem mais barato comprar o modelo de série e introduzir as mesmas alterações (o switch de tele por exemplo) do que pagar o dobro do preço pela guitarra só por ter a assinatura do artista.
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por TiagoRibeiro Ter Dez 17 2013, 04:46

Atencao que as custom shop sao inteiramente feitas a mao.
Eu ao comprar uma custom shop n ia ser o modelo de nenhum artista mas sim uma feita especificamente para mim. Por agora ja me contento cm a standard e ai como akilo soa. Hihi
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Slider56 Ter Dez 17 2013, 15:45

Também é verdade,que as Custom Shop têm a vantagem de terem uma construção mais cuidada e se for o caso,terão os specs do cliente,mesmo à custa de muito guito,mas acho-as demasiado inflaccionadas em relação a muitas standard's substancialmente mais em conta...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por ellminster Qui Dez 19 2013, 14:19

tenho idea que nas custom shop é utilizada madeira de melhor qualidade, AAA e acima, especialmente envelhecida, ou então é apenas mais uma manobra de marketing
ellminster
ellminster
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 52
Localização : Parede
Guitarra : Fender strat Jimmie Vaughn | Yamaha pacifica 212vqm | Epiphone LP Tribute Plus
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Luis77 Qui Dez 19 2013, 15:42

ellminster escreveu:por ellminster Hoje à(s) 21:19
tenho idea que nas custom shop é utilizada madeira de melhor qualidade, AAA e acima, especialmente envelhecida, ou então é apenas mais uma manobra de marketing
Isso leva a outra questão: Se de facto a madeira têm alguma influência no tom de uma solid body ou não. Por exemplo quem tiver paciência dê uma olhada aqui:

Luis77
Luis77
Guitar Hero

Post Count : 1067
Idade : 31
Localização : Porto / Póvoa de Varzim
Guitarra : APC GC-10 (Clássica)
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 10/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por TiagoRibeiro Qui Dez 19 2013, 17:37

As madeiras não interessa serem boas e bem tratadas e blablabla só para o som. Interessa em muito também e aqui vem o maior interesse para mim na estabilidade do braço. Porque uma madeira de boa qualidade e bem aconchegada é muito mais resistente a mudanças de temperatura e etc.
TiagoRibeiro
TiagoRibeiro
Guitarrista dedicado

Post Count : 503
Idade : 33
Localização : Vila Nova de Famalicão
Guitarra : Yamaha CPX900/Epiphone Les Paul Custom Pro Ebony/Fender American Standard Stratocaster
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 15/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Tifon Qui Dez 19 2013, 18:46

A propósito deste assunto...
Tifon
Tifon
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 166
Idade : 29
Localização : Leiria
Guitarra : Esp Ltd EC-1000Fm; Stratocaster
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Slider56 Sex Dez 20 2013, 15:25

Atenção a um pequeno detalhe e que faz uma diferença monstra nos resultados finais: a cura adequada das madeiras tem um ponto certo e não há muito espaço de manobra.Basta um pouco a menos ou a mais e lá vai tudo por água abaixo...!

A construção e hardware é importante,como já sabemos ,mas se as diversas matérias primas e procesadas não estiverem no ponto certo...pois é!!Como já foi dito,as chamadas Custom Shops dedicam-se a construir instrumentos de elevada qualidade e acima de tudo originais que não entramem produção em série,mas mesmo assim por vezes encontram-se cenas de gosto e preços algo duvidosas.Fica ao critério de cada um...!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Custom shop ?! Empty Re: Custom shop ?!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos