ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Laney Cub 8

+2
Z3D
Slider56
6 participantes

Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Qui Set 12 2013, 17:11

Foi uma questão de tempo até me decidir com o maior bom senso e lógica qual seria o meu derradeiro combo a válvulas...Smile 

É sabido que já tive carradas de amps,guitarras,efeitos,teclados e sei lá que mais,mas nos últimos anos decidi desfazer-me do que já não usava e reduzir tudo ao mínimo indispensável (afinal digamos que já entrei na "pré-reforma"das cenas da estrada e afins!).
Inicialmente considerei várias hipóteses,tais como o Kustom Defender V15,o Bugera V5,o Fender Blues Junior III e a série Cub da Laney.Após muita reflexão,decidi-me pelo que considero o mais honesto em termos de tone/timbre : Laney Cub 8

Tudo bem,já sabemos que a Laney deslocalizou as séries mais económicas para a China por razões de custos de produção,que os materiais poderiam eventualmente ser melhores ainda que à custa de um preço final mais elevado,etc,etc,mas para as minhas necessidades específicas impunha-se que as características sonoras fossem o mais aproximadamente possível a isto,e assim foi.

As fotos:

O gajo já em casa,
Laney Cub 8 C8_face

Os controles "extremamente complexos"...pale 
Laney Cub 8 C8_top

O interior do bicho,com a grelha traseira removida,
Laney Cub 8 Interior

O altifalante original,
Laney Cub 8 Celestion8

A válvula de amplificação,uma 6V6GT da Ruby,
Laney Cub 8 6V6GT_Ruby

...e a válvula de préamplificação,uma 12AX7 também da Ruby...
Laney Cub 8 12AX7_Ruby


No dia que o trouxe para casa,experimentei-o com a minha Telecaster,e de seguida liguei-lhe a Walden,isto com e sem efeitos extra.Fiquei surpreendido com o resultado,atendendo que a potência não ultrapassa os 5 watts,mas nota-se uma diferença de som entre as entradas de LO e HI,sendo esta última mais virada para "rasgar" (depende também dos pickups que se use...!)

Consegui sem esforço um som muito anos 70 entre os Creedence e os Status Quo,e se não foi melhor,a culpa é do altifalante que apesar de fazer o trabalho como lhe compete,não está à altura deste amplificador;tinha inicialmente a ideia de substituir o penico por um Celestion GreenBack de 10",mas hoje ao tirar as medidas internas,constactei que tinha largura suficiente,mas em altura faltava-lhe cerca de um centímetro e meio...Crying or Very sad 

Se eu tivesse um espaço físico adequado,e tempo disponível,por certo que seria bem capaz de me atrever a modificar o gajo,porque a placa onde o altifalante está aparafusado desmonta-se da caixa sem problemas,mas...a altura está curta Fogo! 


Que se lixe;nunca foi a minha intenção comprar um piriquito e transformá-lo num falcão peregrino,mas como já tinha dito antes,tem o som que eu gosto,e por certo que não está posta de parte a hipótese de o ligar a uma coluna externa que algum amigo tenha lá na sala de ensaios...Twisted Evil 

Não vou estabelecer nem Pros nem Contras num amplificador deste tipo,porque as vantagens e desvantagens (poucas) não constituem nenhum problema que não se resolva na boa.Para quem pensar usar este gajo ao vivo,aconselho o uso de uma coluna externa entre 8 e 16 Ohms,e de preferência com altifalantes melhores que este original.Mesmo assim,se tiverem um microfone a mais no P.A. não é demais aconselhar a micar o gajo,já que ele aceita bem efeitos,é muito leve e prático de transportar,e talvez o único melhoramento que eventualmente se possa fazer seria a troca das válvulas por umas J.J./Tesla a condizer,mas aqui já depende do gosto de cada um (sim,porque as válvulas têm modelos diversos para todos os gostos e sonoridades...!)

...e para terminar,devo dizer que o gajo foi comprado mais a pensar nas lapsteel's e afins que em guitarras convencionais,mas que ele e a Telecaster já se tornaram amigos inseparáveis,disso não hajam dúvidas!!!Very Happy
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Z3D Qui Set 12 2013, 17:36

Slider, há uns tempos comprei uma cabinet da vox com 10", trazia uns celestion vx10 (daueles que a celestion fabrica para as marcas e tal).
Tirei esse e meti um eminence legend igual a este: http://www.thomann.de/pt/eminence_legend_10516.htm

Ficou impecável!

Compara as specs:
http://www.eminence.com/speakers/speaker-detail/?model=Legend_10516

http://celestion.com/product/31/g10_greenback/
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Sex Set 13 2013, 06:45

Bem os conheço,ma está totalmente fora de questão adicionar uma coluna extra (falta de espaço...).Tenho um amigo para os lados do Vitor Paulo que tem uma coluna 2X10" armada com Eminence (não sei as referências),e aquilo dá cartas em tone e personalidade.Daqui a alguns dias vou até lá experimentar o gajo...


Paea já fica como está e vou "gastando" as válvulas de origem,que diga-se de passagem são perfeitamente banais,apesar de os gajos na fábrica terem metido uma 12AX7 HG (High Gain).O que quero é um tone muito Old School e de bolso à la J.J. Cale...Twisted Evil
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 01 2015, 08:43

Boas pessoal, já há muito tempo não venho aqui ao fórum chatear-vos, mas ultimamente ando em pensar em vender o meu fender frontman 25r e por acaso também estava em pensar comprar esse laney cub8.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por guitargold Sáb Ago 01 2015, 09:17

Por acaso a versão head e cab sempre me deu GAS, acho esses amps lindos, mas não passa mesmo de GAS pois já me decidi e não irei comprar.

Apesar de já me ter decidido que não o vou comprar " a não ser que me saia o euromilhoes e ai compro esse e mais uma serie de amps de outras marcas Rock "  cada vez que vejo este filme o GAS sobe a níveis perigosos.

guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 01 2015, 09:28

Se um dia eu for comprar esse amp, será o meu primeiro a vávulas.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Sáb Ago 01 2015, 16:01

Há outra série da Laney que custa um bocado de guito,mas aquilo despeja tone e mojo até dizer chega : Lionheart

São considerávelmente mais caros,muito especialmente os combos de 20 watts,mas aquilo soa nas horas e deixa marcas...(nos ouvidos,na cartiera e muito especialmente no conta do G.A.S. !) Twisted Evil

----------------------------------------------------------------------------------------------------

Alguns amigos meus têm o Cub 10 e outros o Cub 12R;até à data ninguém se queixou.Pelo menos um deles toca ao vivo como dele;papa bem efeitos,não chateia e basta micar o gajo! Wink


Última edição por Slider56 em Dom Ago 02 2015, 07:48, editado 1 vez(es)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Sáb Ago 01 2015, 17:21

No meu caso, esse amp seria mais para tocar em casa.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Scorp Dom Ago 02 2015, 05:54

A série Cub é bastante boa e tem um som bem porreiro sem danificar muito o orçamento.

Agora a série Lionheart já é outro campeonato, experimentei ambos e sem dúvida alguma que os Lionheart valem bem aquilo que custam!!!!

Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Dom Ago 02 2015, 07:51

Joe,atira-te a qualquer um deles que não irás dar o guito por mal empregue,mas lembra-te sempre que são combos "de trazer por casa";embora funcionem bem nestes termos,e por vezes micados em ambientes mais avantajados (P.A.´s),não deixam de ser brinquedos muito bem conseguidos!
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Dom Ago 02 2015, 08:20

Joe,atira-te a qualquer um deles que não irás dar o guito por mal empregue,mas lembra-te sempre que são combos "de trazer por casa";embora funcionem bem nestes termos,e por vezes micados em ambientes mais avantajados (P.A.´s),não deixam de ser brinquedos muito bem conseguidos!


Sim se for para usar seria mais para usar em casa, é claro que se um dia for para usar em concertos, por exemplo em bares, até poderia levar, mas como tu disseste, tinha de ser micado. Mas tenho duvida se irei para o Cub 8 ou o Cub 10, mas pronto mas não é uma coisa que seja de urgência, eu tenho imenso tempo para ver, experimentar e decidir.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Dom Ago 02 2015, 10:06

A saber:

se pretendes um som mais clássico/Old School,o ideal é o Cub 8 por ser um genuíno Class A. Se no entanto procuras algo mais contemporâneo,e de certo modo ligeiramente mais potente,então tanto o Cub 10 como o Cub 12 ou Cub12R,serão mais adequados.No entanto não perdias nada em dar um salto a uma ou mais lojas de música e experimentar,nem que tenhas de levar a tua guitarra,para teres a certeza de que é aquilo que procuras e te soa melhor!

Sem stress... Smile
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Dom Ago 02 2015, 10:43

Sim, primeiro tenho de vender o meu fender frontman 25r, depois logo se vê.


Só uma dúvida (peço desculpa pela minha ignorância), nos amps valvulados as classes A, B e isso tem haver mais ou menos com o quê?
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Dom Ago 02 2015, 16:20

Nesta escala nem é importante ou demasiado relevante,mas em amplificadores com outras características mais avançadas,a diferença está no tone ou "personalidade sonora" se quiseres.

Por exemplo os famosos Vox AC30 TB dos anos '60 não eram 100% Class A,mas tinham características únicas que os fizeram sobressair no meio da concorrência.Já os Marshall,Orange entre outros são Class A/B,mas isso não lhe tira personalidade,muito pelo contrário.

A saber,os verdadeiros amplificadors de Class A,normalmente nunca têm muita potência,mas têm qualidade muito acima da média.Experimenta colocares a par dois combos diferentes,como por exemplo o Marshall Bluesbreaker e o Vox AC30 Tb,de preferência o mais vintage possível.Agora dá-lhes com alma,tanto em clean como em overdrive (saturação de canais,não efeitos!!!),e ficas com uma ideia do que estou a dizer.

Lê o seguinte com atenção que ficas a perceber melhor:

https://en.wikipedia.org/wiki/Valve_audio_amplifier_technical_specification
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Seg Ago 03 2015, 08:17

Ah já entendi isso das classes de amplificadores, é que às vezes vejo nas especificações nos amps a válvulas, por exemplo "Classe A", ou "Classe A/B" e nunca sabia do que se tratava e agora sei.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Seg Ago 03 2015, 16:05

Já deves ter precebido que os amps Class A têm um desempenho muito acima da média,mas sofrem um desgaste mais rápido e é um (quase) constante pinga-pinga em guito,reparações e por aí fora,mas sinceramente acho que vale a pena.(Também depende du muito ou pouco uso que lhes deres,claro...)


Tive um Vox AC30 TB do ano de '70.Já o comprei usado há muitos anos,nunca me deixou agarrado,mas de vez em quando lá tinha de "ir ao médico" mudar alguns condensadores,válvulas e pouco mais.Os modelos actuais não são maus de todo,mas são bem mais simplificados e também vão tendo alguns problemas de desgaste,mas quando os ouvimos a trabalhar...que se lixe o resto!!! Twisted Evil

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Seg Ago 03 2015, 16:35

Há uns tempos era para ter comprado um a válvulas, mas nem tive coragem para comprar um, por na altura tinha dúvidas se o meu quarto tinha "terra" e depois o factor principal de ter desistido era, não facto de ter aqueles cuidados todos com já chegaram a referir em vários tópicos aqui no fórum, mas sim o preço que tinha de pagar depois para as válvulas, caso elas se estraguem ou se desgastem, e depois comprei um fender champion 100, não é um mau amp, comparado com o fender frontman 25r era bem melhor, mas tb não é um amp do caraças, enfim, mas agora o meu interesse nos valvulados voltou.

Agora um Off Topic! : Também ando a ver uns Bugera também, principalmente o V22.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Ter Ago 04 2015, 06:06

Muito honestamente,em relação aos Bugera's o único que experimentei e gostei foi o BC-30!É uma besta de amp com som para dar e vender,e quem o comprar é bom que tenha onde lhe abrir as goelas,que o gajo é bruto até dizer chega...!

É uma réplica ligeiramente diferente do Matchless Chieftain,bem mais caro!!!

O V22 e semelhantes nunca experimentei... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por joe_strummer Ter Ago 04 2015, 13:50

Sim irei de ver os amps com calma.
joe_strummer
joe_strummer
Guitarrista de garagem

Post Count : 486
Idade : 29
Localização : Odivelas
Guitarra : Gibson SG Standard, Melody M-5300 (cópia de uma Stratocaster), Walden G570ce
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 30/06/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Thomasyoung Qua Ago 05 2015, 02:18

Bom post sim senhor.

Para mim o Laney 8 só tem um problema, é que não tem FX loop e eu gosto sempre de ter os Delays e reverbs e chorus ligados lá. De resto parece-me ser um bom Amp em termos de tone.

Mesmo o Laney Cub 10 não o tem FX loop só mesmo o Cub 12 é que tem.

Qualquer dia meto umas fotos do meu Amp, ENGL Scremmer 50 Combo, que para mim são 3 Amp em 1 Smile (canal limpo som tipico Fender, canal overdrive som Marshall, canal 3 e 4 Hi Gain)

Falando em Amp pequenos o unico que gostava de ter era o Fender Super Champ X2 pela versatilidade e o som que deita cá pra fora.



Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Slider56 Qua Ago 05 2015, 07:52

Thomas, quando escolhi o Cub8 foi precisamente por ser o mais simples possível e desprovido de extras/mariquices inúteis. Se eu quisesse um combo mais completo,teria tido outra opção...! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Thomasyoung Qua Ago 05 2015, 08:24

Ok, entendido, sendo assim, se tem tudo o que precisas e faz gosto ao tone que procuras a tua opção não poderia ser a mais certa.

Boas Guitarradas
Abraço
Thomasyoung
Thomasyoung
Guitarrista viciado

Post Count : 993
Idade : 45
Localização : Oeiras
Guitarra : Fender Stratocaster Standard AM - Schecter Banshee 6 FR Passiva - Ibanez EX170 LBK - Fender Telecaster MIM - Fender Sonoran SCE - Hagstorm Super Swede - Fender Squier Classic Vibe 50s - Walden G3030CE - Ortega RCE159MN-L
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 04/01/2013

https://www.youtube.com/user/thomasyoung1978

Ir para o topo Ir para baixo

Laney Cub 8 Empty Re: Laney Cub 8

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos