ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida Empty Dúvida

Mensagem por mordekhai Qua Ago 28 2013, 03:27

Bom dia a todos,

Não sei se me podem ajudar com isto, ou melhor, se me vou conseguir fazer entender, por isso peço desde já alguma paciência.

Estou a montar um homestudio (ou qq coisa parecida com isso) para gravar umas guitarradas no pc. Tenho um interface de audio usb audiagram 6 e uma pedaleira de efeitos boss me-25.

Vejam agora se me entendem:

Ligo a guitarra à boss-me 25, para ficar com os efeitos na guitarra, ligo a boss me 25 ao audiagram 6 e, por usb, ligo ao pc.

Como quero gravar com phones, para não incomodar os vizinhos, ligo os phones à saida de aux do audiogram certo? e fico a ouvir a guitarra com efeito nos phones.

Mas se eu tiver uma backing track a tocar no PC, como é que consigo ouvir isto nos phones também?
Para gravar os efeitos da guitarra e backing track ao mesmo tempo, enquanto oiço os dois no phones?

Percebem a minha pergunta?

Espero ter-me feito explicar da melhor maneira, agradeço a vossa ajuda.

Cheers Rock 





mordekhai
mordekhai

Post Count : 5
Idade : 39
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Empty Re: Dúvida

Mensagem por Skaven Qua Ago 28 2013, 04:39

Não conheço esse interface mas penso que seja semelhante aos mais usuais logo:

1 - A primeira coisa é instalares as drivers do AudioGram para o computador reconhecer o hardware, se não tiveres um CD de instalação vais ter que procurar na internet.

2 - Ligas os phones na saída que diz phones (sempre!).

3 - Precisas de um software para o computador "reproduzir" o som da guitarra (não confundir com drivers) tens vários:

3a - Se apenas pretendes ligar o som que tens sem fazer emulação de amplificadores ou de cabinets, "arranja" o Reaper onde será possivel também ouvires as backing tracks, tocar sobre elas e gravar, uma pista para a guitarra outra pista para as BTs, aconselho o Reaper porque é simples de usar e é leve no sistema mas há vários outros como o Cubase que deve ser o melhor atualmente mas altamente desaconselhável para quem não percebe muito da coisa.

3b - Se precisares de emulação de amplificador e/ou cabinet a maneira mais simples é arranjares o Amplitube ou o Guitar Rig onde também é possivel ouvires/tocar e gravar sobre a backing tracks porque são softwares que estão preparados para as lerem (têm internamente um leitor de formato audio). O Reaper e o Cubase também fazem emulação de amps/cabinets através de VSTs mas não te metas nisso por enquanto porque pode tornar-se complexo para quem não percebe muito da coisa.

Opinião pessoal:
O melhor é "sacares" o Guitar Rig apenas, é mais fácil para quem ainda não está bem dentro de como "montar" um Home Studio, mais tarde se sentires falta de alguma coisa... mudas para algo mais complexo como o tal Reaper ou o Cubase, mesmo que não queiras usar a simulação de amp ou cabinet fazes bypass e está feito e se tudo correr bem a instalação será fácil.

Caso haja azar porque cada computador é um caso diferente, vai escrevendo aqui as tuas dificuldades e eu dentro das minhas possibilidadres ajudo-te.

PS: Bem vindo ao fórum.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Empty Re: Dúvida

Mensagem por Schmeichel Qua Ago 28 2013, 05:36

A ligação de que falas também será possível. É a situação típica de teres uma placa de som externa ligada ao PC por USB.

Como quero gravar com phones, para não incomodar os vizinhos, ligo os phones à saida de aux do audiogram certo? e fico a ouvir a guitarra com efeito nos phones.
Certo.

Mas se eu tiver uma backing track a tocar no PC, como é que consigo ouvir isto nos phones também?
Primeiro que tudo, deves ter os drivers instalados. Depois deves ir ao Control Panel, mais especificamente às opções de som, e selecionar a placa externa (neste caso a Audiogram 6) como o input e output do som do PC. Aí os sons do PC passam a ser direccionados para a placa de som externa, o que significa que para além do som que tocares num Media Player (provavelmente as tuas BTs), os sons do Windows, de eventuais páginas que tenhas abertas no teu browser, etc.) serão direccionados para a placa externa e audíveis nos phones.

Para gravar os efeitos da guitarra e backing track ao mesmo tempo, enquanto oiço os dois no phones?
O mais simples é carregares a BT numa das pistas do software de gravação e quando estás a gravar já estás a ter sincronismo entre essas duas pistas (a da BT e a da tua guitarra) ao mesmo tempo que ouves a BT e gravas a tua guitarra. Pelo menos é assim que eu faço para gravar da minha pedaleira (Zoom, que tem interface USB) para o Samplitude (faz o mesmo que o Repaer, que eu não conheço mas que acredito que seja mais simples para utilizares) com BTs.

Estou a explicar desta forma porque assumo que as emulações que queres usar são as já dadas pela placa, pelo que as respostas estão algo simplificadas. A explicação do Skaven é mais detalhada e cobre mais possibilidades (como por exemplo a utilização do Guitar Rig).
Schmeichel
Schmeichel
ADMINISTRADOR

Post Count : 3529
Idade : 52
Localização : Portugal
Guitarra : G&L; Vintage; Epiphone
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 13/07/2009

http://schmeichel72.hi5.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Empty Re: Dúvida

Mensagem por mordekhai Qua Ago 28 2013, 06:55

Schmeichel escreveu:deves ir ao Control Panel, mais especificamente às opções de som, e selecionar a placa externa (neste caso a Audiogram 6) como o input e output do som do PC. Aí os sons do PC passam a ser direccionados para a placa de som externa, o que significa que para além do som que tocares num Media Player (provavelmente as tuas BTs), os sons do Windows, de eventuais páginas que tenhas abertas no teu browser, etc.) serão direccionados para a placa externa e audíveis nos phones.
ENTENDIDO!! Very Happy Era isto mesmo!

Obrigado aos dois pela paciência!
Boa ajuda.

Cheers Rock 
mordekhai
mordekhai

Post Count : 5
Idade : 39
Localização : Lisboa
Guitarra : Ibanez
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 28/08/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Empty Re: Dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos