ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

gain mesa de mistura

+5
Slider56
Velut Umbra
Scorp
v-shadow
speicherspule
9 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty gain mesa de mistura

Mensagem por speicherspule Ter Jul 02 2013, 14:28

Boas pessoal, há um assunto que eu gostaria de vos perguntar..

Aquando num ensaio, como se deve regular a mesa de mistura, no canal do micro e no volume do geral, de forma a tirar o maximo volume da voz, e de forma a que nao faça feedback? e na equalizaçao? vozes masculinas e graves, devemos baixar um pouco os graves? etc etc!!

cumpz
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por v-shadow Ter Jul 02 2013, 14:58

isso depende de muitas coisas, depende do PA em questão, do micro usado...
eu usava sempre a equalização praticamente em flat, aumentava apenas ligeiramente um pouco os graves, em relação ao ganho, quanto mais ganho mais feedback faz julgo eu, pelo menos era o que me acontecia, no que diz respeito ao volume, nao deixes que as luzinhas vermelhas comecem a piscar, isso é sinal de perigo para o amplificador.

para evitar feedbacks, convem ter um micro minimamente bom e evitar apontá-lo para as colunas.

isto era o que eu fazia, nao sei se o fazia bem ou mal, mas sempre me desenrasquei assim
v-shadow
v-shadow
Guitar Hero

Post Count : 1299
Idade : 37
Localização : s. joao da madeira
Guitarra : razorback V "costumized", "prs"
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 04/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Scorp Ter Jul 02 2013, 15:00

^ Exacto!!!!

A minha experiência aponta precisamente no mesmo sentido.
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Velut Umbra Ter Jul 02 2013, 15:02

Se queres que a voz se destaque, dá-lhe um pouco de boost nos médios (que é o
que devemos fazer na guitarra para sermos ouvidos ao vivo).
Também depende de como tens isso montado: se só tens o micro ligado ao PA, se
vai tudo para a mesa ou não, etc.
Velut Umbra
Velut Umbra
Guitar Hero

Post Count : 1282
Idade : 46
Localização : Cascais
Guitarra : Maison Flying V FV500, Harley Benton DIY Flying V, Squier Hello Kitty Stratocaster, Ibanez RX170d
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 28/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Ter Jul 02 2013, 15:08

Antes de mais nada,convém "zerar" a mesa de mistura,ou seja,colocar todos os controles (pots e faders) a zero.Depois,no caso de um microfone,liga-se ao canal respectivo,liga-se a pré-escuta (PFL) e vai-se falando no micro e com o fader nos 0dB's,vai-se subindo o Gain até picar nos vermelhos (0dB),isto com o Master em "Mute"...

De seguida,baixam-se os faders,levam-se os Master aos 0dB's e começa-se a levantar o fader do canal do micro,com cuidado;de modo a ganhar mais dinâmica e headroom,pode-se baixar os Master aí uns bons -3dB's.O que interessa é que o volume obtido seja mais do que suficiente sem entrar nem em saturação (overdrive) nem em realimentação (feedback).Apesar dos fader's irem até lá acima,não quer dizer que tenham de ir;depende muito do ganho e intensidade do sinal de entrada,porque há mesas de mistura mais sensíveis que outras...


Outra coisa  a ter em conta é a equalização;convém conhecer as frequências do espectro e saber quais as que beneficia, certos aspectos na voz e quais as que prejudicam.Nunca cortar a torto e a direito na equalização sem saber o que se pretende.Parte-se sempre do flat!

É mais fácil demonstrar ao vivo do que escrever...No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por onthewheels Ter Jul 02 2013, 18:07

O slider sempre em altas.... Devias fazer um workshop Oi coisa parecida... Aposto que havia muita malta que quisesse ver...
onthewheels
onthewheels
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 138
Idade : 36
Localização : Lisboa
Guitarra : algumas...
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 06/11/2012

http://billylobster.weebly.com/

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Ter Jul 02 2013, 18:21

eu para anular feedback conheço uma tecnica usando a equalização. mas tem de ser daquelas unidades de rack, com umas 20 bandas, e stereo. consiste em ir aumentando o volume do canal em questao e ir cortando frequencias a medida que se vai ouvindo feedback. se for bem feito, chega se ao ponto de ter o volume no maximo, micro virado pa coluna e 0 de feedback. em interior resulta bem, no exterior nao sei. normalmente depois mal se toca na eq de cada canal, porque fica um som muito bom e limpo.

o gain, é ir levantando até bater no vermelho, depois é baixar até nao bater no vermelho. normalmente faço assim e resulta muito bem
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por speicherspule Ter Jul 02 2013, 18:44

obrigado pelas tecnicas pessoal.. realmente, slider, se fizesses um workshop, onde explicas coisas sobre guitarras, a tua vida de roadie, e essa sabedoria,e umas guiness a acompanhar, podes crer que tinhas o auditorio cheio e atento!
@PedroGRock, por acaso ja tinha visto essa tecnica no youtubi, mas fiquei com uma duvida. ao estar a cortar essas frequencias, nao vai alterar o som?
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Qua Jul 03 2013, 07:51

Quando se mexer num fader de ganho num equalizador gráfico,estamos a alterar não só a frequência correspondente,mas também algumas frequências colaterais.Um bom equalizador gráfico de 31 bandas  1/3 de oitava seria o ideal em todas as situações,mas infelizmente os bons custam uma nota muito preta!

Normalmente para se dar a volta ao feedback,começa-se sempre com os equalizadores gráficos em flat:mete-se o som no ar,vai-se dando ganho até começarem os primeiros ameaços de feedback.Quando isto suceder,correm-se os faders um a um do seguinte modo:

Levanta-se um bocado e se não houver reação,volta-se a deixar o fader no flat ( 0 Gain).Quando chegamos à frequência ou frequências problemáticas,assim que levantamos o fader,o feedback mia logo,e então reduz-se muito pouco abaixo do zero/flat mas só o suficiente para que o feedback não volte a subir.Se cortam demasiado ou sem saberem em que ponto do espectro devem fazer a ligeira correcção,correm o risco de despir o som de frequências que para todos os efeitos,fazem lá falta.Se não vemos...esta está a chatear...corta; aquela ali está lá perto,mas corta também...e ao fim de alguns cortes à parva para evitar feedbacks o som final fica considerávelmente despido e sem corpo...

É possível tocar ou usar micros de frente para uma coluna ou monitor,desde que o ganho (Gain) não seja excessivo e que provoque feedback,que não é mais do que uma realimentação em loop: a fonte sonora tem um ganho demasiado elevado,a coluna reproduz esse som e o microfone,ou o pickup volta a captar a origem do som mais o que apanha da coluna,e entra em loop cada vez pior...(também se chama efeito Larsen).

Eu cheguei a pôr oradores a usar microfones de lapela de boa qualidade (Shure,Sennheiser,DPA,Schoeps etc) a rodar em palco mesmo em frente de monitores de chão e sem feedback.É certo que tive de recortar ligeiramente algumas frequências que estavam mesmo a pedir confusão,mas no final e com o ganho certo nos monitores (que é um circuito totalmente independente e à parte do som de frente!),os gajos falavam e ouviam-se a eles próprios sem problemas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------

A questão de eventuais workshops a este nível seria uma óptima ideia,mas bastante inviável por não haver um local disponível que reunisse todas as condições a nível prático para de exemplificar situações reais,e isto sem falar em custos,claro...
É sabido que uma "aula" prática vale por 100 teóricas,mas por outro lado,e graças à internet,não faltam referências técnicas um pouco por toda aprte onde podem tirar dúvidas desde as mais simples até às mais complexas,porque isto do som ( e não só...!) tem muito que se lhe diga;não se aprende de um dia para o outro e há que ter uma certa sensibilidade que se desenvolve todos os dias.Ando nisto há mais de 30 anos e ainda estou a aprender...Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por ellminster Qua Jul 03 2013, 14:42

não esquecer o local, cada local tem uma acustica propria, e isso vai influenciar equalizações, volumes etc, aliás para se fazer um bom som em espaços fechados, o ideal é mesmo ter um equalizador so dedicado à acustica do local, com um analisador de espectro e com a reprodução de ruiso rosa, afinar o equalizador para se obter a melhor acustica possivel
ellminster
ellminster
Aprendiz de guitarra

Post Count : 49
Idade : 51
Localização : Parede
Guitarra : Fender strat Jimmie Vaughn | Yamaha pacifica 212vqm | Epiphone LP Tribute Plus
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por bates Qua Jul 03 2013, 15:11

Enfim, alem de gear bem caro é preciso um bom ouvido e saber o q se procura, e isso nao se compra :/
bates
bates
Guitar Hero

Post Count : 1399
Idade : 37
Localização : Loulé
Guitarra : Epi ES-339 / Epi LP Studio / LP Standard DiY / Veracruz Mod-755 / Valencia CG180
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 07/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Qua Jul 03 2013, 16:42

O ellminster tem uma certa razão;seria ideal ter um local com a acústica correcta,mas isso só mesmo num estúdio de gravação acusticamente construído e equilibrado.Por outro lado,instalar um sistema de som e usar um gerador de pink noise,com um microfone de medidas e ter um bom equalizador 2X31 bandas para acertar o som na sala seria bom para um concerto,mas não para um workshop.Antes de um qualquer profissional trabalhar num ambiente com acústica controlada,deve primeiro ser "largado às feras" e aprender a domá-las e domesticá-las a gosto...

É nos ambientes adversos que se ensaiam e aplicam as correcções necessárias... Wink

........................

Bates Fixe
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Qui Jul 04 2013, 16:04

o som vai sempre ser alterado quando mexes na EQ, mas se as coisas forem bem feitas e com bom material, o som fica muito bom e sao raros os casos em que precisas de ir a eq do canal para puxar alguma frequencia. já vi em primeira mao a fazerem isto e 0 som ficou um mimo. em espaçoes fechados é que feedback é mais problematico pois o som tem muito onde bater e acaba sempre por fazer o tal loop que fala o slider.
já tentei esta tecnica com a mesa da minha banda, mas era o EQ grafico da mesa, multi mono, com 10 bandas. nao havia feed back, mas também nao havia bom som. porque acabei por cortar muita coisa que nao queria e que fazia falta
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Qui Jul 04 2013, 16:44

Aproveito para salientar uma coisa muito especialmente para a malta que não tem experiência nestas coisas: a equalização dos canais das mesas de mistura serve para modelar o som que queremos no que estiver no canal,seja guitarra,teclas,voz ou outra fonte qualquer.OS equalizadores gráficos servem para modelar a acústica do sistema em função do ambiente acústico onde o P.A. estiver a ser usado.É certo que há músicos que usam equalizadores externos para ajudar a modelar o seu próprio som,mas como o Pedro disse e muito bem,por vezes os cortes ou incrementos acabam por estragar em vez de resolver...No 


Antes de meterem as mãos num qualquer equalizador,estudem a fundo as causas/efeitos dessa mesma utilização...Wink ,porque se souberem o que estão a fazer e disporem dos acessórios adequados num ambiente controlado,o dia está ganho.Agora se não souberem operar devidadmente,o mais certo é o som ir literalmente "pelo cano abaixo"...No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por speicherspule Qui Jul 04 2013, 17:05

Obrigado mesmo pessoal! Não é que seja nenhum tecnico de som, mas é sempre bom ter alguem que perceba um bocadito destas tecnicas dos ensaios das bandas, para obtermos um melhor rendimento do som e do material..

já agora, nas mesas de misturas, para que servem as entradas ou saidas auxiliares? e as control room? onde se ligam os monitores?
speicherspule
speicherspule
Guitarrista de garagem

Post Count : 330
Idade : 29
Localização : Aveiro
Guitarra : De momento nenhuma :|
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Qui Jul 04 2013, 17:13

foi como o outro, a fazer o som na minha sala de ensaio. aquilo naquele dia tava a fazer um feedback que nao era costume. como o meu poiso é sempre ao lado da mesa (tenho trabalho a dobrar na banda xD) calho a olhar pa mesa e ver o eq grafico, com os faders todos ai nos +3db. normalmente nos ensaios tá flat. e meti tudo a zero. e vem o baterista desalmado mandar me tar quieto que tinha estado a afinar o som xD

curiosamente ele fez isso com o pc ligado a na mesa a reproduzir uma musica.

normalmente a eq por canal ja esta normalmente predefenida para cada 1.que também é coisa pouca, voz, bombo e baixo. e é sempre coisa pouca para nao alterar o som original da fonte, que é o som que cada um gosta.só mesmo para dar aquela achega. normalmente o que faço é logo dar o low cut a 100hz no baixo e no bombo. nota se pouco no som, mas é suficiente para deixar de ter aquele grave inquietante que faz os pintelhos do cu enquerquelharem se todos xD

mexer num PA é uma cena um bocado agridoce. é tudo muito simples e muito complexo ao mesmo tempo. se metemos disto a mais e tiramos daquilo a menos, é como diz o slider, o som vai pelo cano abaixo e isso ninguem quer, nem musicos nem tecnicos.

entradas e saidas auxiliares. como o nome indica sao auxiliares e podem ter duas utilizaçoes. retorno de palco ou efeitos.

do inicio.
imagina que tens uma mesa com 4 canais auxiliares. e tens 4 musicos a tocar no palco. o que pode ser feito neste casos, é ligar 4 colunas (eu para este efeito uso activas) aos auxiliares. cada aux com uma coluna. depois nos canais principais tens os volumes de cada aux. e ai regulas cada instrumento, em cada coluna de acordo com as "exisgencias" do musico de modo a conseguir ouvir o seu instrumento e o resto da banda. acho que me fiz entender.

outra utilizaçao, é os efeitos. metes um efeito em cada auxiliar e metes o efeito no canal.
aqui os efeitos vai actuar em paralelo. ou seja, acabas quase por ter um cana stereo. pois, o som entra no canal e divide se em dois, um deles, sai para os mains out e outro segue para o efeito e volta a entrar no canal onde se funde com o som original e saiem os dois juntos. mas isto já uma cena muito marada, isto da utilizaçao de efeitos em paralelo e em serie.

espero que me tenhas entendido
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Sex Jul 05 2013, 10:13

Eu não chamaria "stereo" mas "dual"...para que se saiba,o efeito "stereo" só se verifica nas mesas de DJ,por razões muito óbvias.Num P.A. tudo o que vem parar cá fora é apenas uma ou mais misturas mono.Como existem vários barramentos no interior das mesas de mistura,a um atribui-se o lado direito,a outro o lado esquerdo,e por vezes a outro o canal central,isto já para não falar em fill-inns ou delay spots,mas todas as linhas que saiem,seja qual for a orientação ou posicionamento,têm de ter o processo de sinal adequado.

No caso dos Pink Floyd,por exemplo,aí sim não só se verifica o efeito stereo,ou quadriphonics mas também a matriciação multi-canal,o que provoca o efeito psico-acústico encontrado nos equipamentos 5.1 e semelhantes,onde certas fontes sonoras são p´révia,emte codificadas para sairem no canal X,ou Y,ou Z...
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Sex Jul 05 2013, 14:00

mas se formos falar em pink floyd a conversa já é diferente que esse gajos, my god. qual deles o mais alucinado. porcos? avioes? num concerto na decada de 80? é preciso mesmo ser alucinado para ter ideias assim.

mas ya, nao é um stereo, expliquei me mal. eu nao lhe chamo dual mas "multi mono" acaba por ir parar ao mesmo, acho eu.
exacto, mesas de DJ nem sequer teem a opçao de "pan"

isto do mundo dos PA's é algo que dá pano para mangas e tu deves saber isso melhor que eu slider. já deu para entender que tens largos anos de experiencia na estrada nesse campo. eu faço o som a minha banda e por vezes a banda de uns amigos. coisa pouca, mas já tenho noçao de alguns conceitos e promenores. até hoje o que me custou mais a entender foi mesmo a questao das moniçoes. e mesmo assim, ainda hoje ainda há uma coisa que nunca percebi (também nunca utilizei, pois nunca tive necessidade disso), sao as moniçoes com mesa de palco. aaquilo é muito mais pratico do que se estar a fazer sinal para o tecnico no fundo da sala para levantar instrumento X ou Y na nossa muniçao, só nunca percebi as ligaçoes daquilo Rolling Eyes 
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Sex Jul 05 2013, 14:50

Muito resumidamente,há dois tipos de setups: com e sem controle de monição de palco.

O mais económico passa por usar uma mesa de mistura com bastantes auxiliares por via ( cerca de 8 no mínimo!),e assim usas os primeiros 2 para efeitos e os restantes 6 para envios de monição.Claro que se a cada envio corresponder um equalizador gráfico ou paramétrico,tanto melhor para regular o som.De cada auxiliar sai o sinal para o monitor respectivo e assim regulas em cada canal o volume suficiente para que esse mesmo canal "apareça" no monitor A,B,ou C,etc... é tudo controlado pelo técnico de som da frente e na maioria das vezes algo limitado,mas económico.

A solução mais completa é ter uma mesa de monição num dos lados do palco e assim dividem-se os sinals;um splitter envia os sinais para a mesade som de frente,e outro sinal igual para a mea de monição.Cada área destas é totalmente independente da outra,e assim temos o som de frente regulado para o público e o som de palco regulado para os músicos.

Esta última solução é bem mais dispendiosa em recursos técnicos e humanos,mas de longe muito maois fiável e segura.


Outra coisa: as mesas de DJ's a sério têm PAN,para eles armarem as cenas a gosto (estamos a falar de Rodec,Formula Sound e outras bem caras....)
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Sex Jul 05 2013, 16:33

resumidamente, nao percebi nada xD
esquece lá isso, quando precisar logo vejo como funciona xD
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Sáb Jul 06 2013, 15:56

Não sabes a diferença entre um P.A. com e sem mesa de monição...?! sorry mate... No
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Seg Jul 08 2013, 13:52

a diferença sei, acho eu. a nao ser que haja mesas especificas para monição.
o que nao estou mesmo a perceber sao as ligaçoes
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Seg Jul 08 2013, 18:02

É simples:

vamos considerar um sinal de microfone a que chamaremos por exemplo "lead vocal" e atribuimos o número 1.Esse micro vai inicialmente a um splitter (distribuidor),e aí o sinal segue em duas direcções: a mesa de som da sala ou som de frente que controla tudo o que sai do P.A. para o público,e a mesa de monição de palco que controla os monitores de chão e sidefills.

No caso da mesa de som de frente,as saídas não são apenas o Left e Right;por vezes usam-se os subgrupos para direccionar o som ou parte dele para vários pontos do P.A.,e no caso dos line arrays as coisa são ligeiramente mais complexas.

No caso da mesa de monição,que não tem faders,o tal sinal de microfone é inserido num cana,que tem bastantes auxiliares,os quais se cruzam em matriz com um determinado número de saídas.A cada saída corresponde ou um monitor de chão ou um sidefill.Deste modo podemos com toda a facilidade enviar o sinal do micro para o monitor que quisermos,e quem diz o sinal do micro diz de outras fontes.

De notar que cada sinal,seja micro ou linha é devidamente tratado de modo individual no seu canal respectivo,e equilibrado de modo a constituir uma mistura adequada.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Nos P.A.'s mais simples que não tenham mesa de monição,usam-se os auxiliares de cada canal para envio de sinal,quer para efeitos,quer para sinal para monitores.Parece mais difícil de entender do que é na realidade.

Um destes dias mando-te alguns ficheiros .pdf para entenderes melhor os diversos conceitos de mistura.Wink 
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por PedroGRock Qua Jul 10 2013, 10:06


Acho que ja entendi as ligacoes. Basicamente o conceito é o mesmo que se usa numa mesa de frente, aux e tal, mas numa mesa de palco usada apenas para moniçao. Ou seja, usa se por exemplo uma mesa com 8 aux sends que correspondem a 8 monitores e injecta se cada fonte num canal e depois segue pelos aux sends para o respectivo monitor. É isso?

Olha, isso dos PDF's é que é de valor. Se puderes enviar isso era porreiro
PedroGRock
PedroGRock
Guitarrista viciado

Post Count : 902
Idade : 33
Localização : Por ai, ou por aqui
Guitarra : afinada
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 01/05/2013

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Slider56 Qua Jul 10 2013, 17:49

Vou ver se não me esqueço,mas aguenta aí um pouco que estou a atravessar uma fase extremamente difícil a nível familiar.Depois mando-te os pdf's para o mail.
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

gain mesa de mistura Empty Re: gain mesa de mistura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos