ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

4 participantes

Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Codeman Seg maio 20 2013, 03:36

Pessoal, alguem daqui usa para guitarra um setup de pre-amp/pedaleira/etc + um amplificador PA em vez de andar com a tradicional cabeça de guitarra atrás?

Para os que usam falem-me do vosso setup, specs e opinião etc.

Como costumo saltitar muito entre estudios não costumo depender dos amps de guitarra senão em cada ensaio tenho que perder imenso tempo a rodar botões até encontrar um som que goste.
Portanto acabo por trazer o meu som já mais ou menos feito na pedaleira e depois uso apenas os returns dos amps, normalmente é so dar um jeitinho na EQ da pedaleira e já está, acabo por não usasr qualquer funcionalidade do amp a não ser a parte de PA e gosto do resultado.

E como espero em breve dar uns concertos estava a ponderar arranjar um amp PA class-D que pesa menos de 5kg e ocupa 1U e, vez de andar com uma cabeça (trambolho) de 20 kg atrás.
Já uso um sistema assim para guitarra baixo que funciona lindamente.

Codeman
Codeman
Guitarrista de fim-de-semana

Post Count : 146
Idade : 39
Localização : Margem Sul
Guitarra : ESP Grassroots Forest-GT STW / ESP Grassroots Artist Series Sho-Ryu-Ken / ESP LTD F10 / Reindeer (replica) / Bass ESP LTD F105OW / Bass Yamaha RBX 375
Guitarrista : Ritmo
Data de inscrição : 22/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Slider56 Seg maio 20 2013, 08:58

Já usei há muitos anos uma miscelânea que até dava resultado.Um amigo emprestou-me um préamplificador (ADA MP-1 que acabei por comprar mais tarde)com capacidade para gravar presets (tinha uns 4 ou 5 programados e chegava),aproveitei um slave da Crest FA1201 (2X300 watts/8 ohms),e tudo isto em cima de duas colunas 2X12" construídas por mim, e carregadas com Celestion's G12-150CE Sidewinders.Tinha alguns pedais,mas nunca organizados em pedalboard como tenho agora,e para o trabalho que fazia na época,já era um set de respeito.

Era um projecto de pub-rock/blues-rock que ainda durou uns bons 3 anitos.O P.A. era nosso mas muito básico e portanto tínhamos de puxar pelo backline para sair alguma coisa de jeito.

Uma das coisas que mais me agradou no ADA era o facto de incluir um bus de insert de efeitos,o que deu jeito para juntar uma ou duas unidades de rack,mas vendo isto tudo à distância dos anos,havia ali muito por onde me entreter e possivelmente muita coisa a rectificar.

Com o passar dos anos e a evolução natural das coisas,comecei a apostar mais nos combos (ocasionalmente um ou dois half-satcks de head+2X12" pelo meio),já que os sistemas de som de palco e F.O.H. (Front Of House) nos davam mais possibilidades e versatilidade.Não é pera doce nenhuma alancar com carradas de gear,mesmo com carrinhas e/ou stations...


Se tivesse de voltar aos sistemas modulares,por certo que iria escolher outros equipamentos,não necessáriamente mais ou menos actuais... Smile

Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por John B Seg maio 20 2013, 09:42

Agora a maioria das marcas já se preocupa em fazer heads com tamanhos bem reduzidos (as chamadas lancheiras), mas sem descurar na potência, o que facilita muito a vida de um musico..

25W ou 30W já servem para dar concertos com algumas centenas de pessoas sem problemas, já que um concerto desta dimensão á partida terá PAs para micar os amps..

juntando isto a uma cabine 112 ou 212, já não é assim tanta tralha para transportar e j´ºa não causa tanta moça no corpo.. Smile
John B
John B
Guitarrista viciado

Post Count : 930
Idade : 37
Localização : Coimbra
Guitarra : Yamaha AES 620HB
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 29/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Slider56 Seg maio 20 2013, 11:21

Sem dúvida,mas em algumas circunstâncias ainda se justificam a sound walls,normalmente constituídas por 4 a 8 full stacks (head+ duas cabs 4X12" ou semelhante),isto já para não falar nos "primos" das 4,5 e 6 cordas (bass people).

Nos dias de hoje alguns amplificadores evoluiram ao ponto de reduzirem as dimensões sem comprometer o desempenho,e o mesmo se passa com os sistemas modulares (o amigo David Gilmour e alguns outros são as inevitáveis e saudáveis excepções que confirmam a regra... Twisted Evil )


Primeiro,sempre a qualidade;o resto vem depois e à medida das necessidades locais! Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Z3D Ter maio 21 2013, 05:34

Eu para tocar em casa e fazer umas jams com amigos uso essa solução: pre-amp + poweramp. Até há pouco tempo tinha o SS-11 (pre) + TC-3 (power) - entretanto vendi o o SS-11 e fui buscar um V1.
Ligo o poweramp a uma cab qualquer.

Claro que se for para concertos, bom... um poweramp mais potente com cabinets a condizer sugere-se. Existem os EHX Magnun (o Rodrigo tem um) que saõ de 22W ou 44W se nao me engano.

A vantagem que eu vejo nesta solução é que são pequenos (tamanho de pedal), têm uma qualidade de som bastante boa e só preciso de ter uma cabinet no sítio onde se vai tocar.

agora sobre PA's nao te sei ajudar muito...
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Slider56 Ter maio 21 2013, 10:16

Nos dias de hoje uma banda ser dona do próprio P.A. é realmente o ideal,mas isso acarreta outras questões (ter técnicos competentes que saibam tirar partido das diversas situações,qualidade geral e desempenho do sistema,logística,etc....)

A maioria das bandas que conheço em vários estilos,têm o backline e já não é mau.Sou da opinião que se deve deixar os P.A.'s para as equipas competentes;cabe aos músicos "construir" o seu som individual o que já não é mau de todo.... Wink
Slider56
Slider56
ADMINISTRADOR

Post Count : 11293
Idade : 68
Localização : Almada City and suburbs...
Guitarra : Quite a lot!!!
Guitarrista : Vocal/Ritmo
Data de inscrição : 29/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Pre+PowerAmplifier, alguem usa? Empty Re: Pre+PowerAmplifier, alguem usa?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos