ForumGuitarradas
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Single coils CAN'T do METAL!

+13
Luis Miguel
lourenco599
kicos
Rui Mateus
Naré Cardoso
Valveaddicted
guitargold
Scorp
JHV
Skaven
lore
ObiQueloKenobi
Z3D
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 12:01

[trollmode]
Vamos lá trollar um bocado....
Andava eu a navegar pelo youtube e vi uns gajos a sacar um som bestial. Vou a ver, qual o meu espanto, eram Teles, strats com single-coils.
"nahh... singles não fazem isto... tem de ser humbuckers." É consensual em todo lado, até aqui no forumguitarradas dizem: "filho, metal = humbuckers!", portanto singles-coils a tocar isto. Deve haver aqui algum engano.
Mas pronto aqui estão os videos...







Se querem ver a descrição do gear que cada usa, abram no youtube mesmo em vez de ver só o video.

E há muitos mais videos sobre isto pela net fora. É só procurar.
Eu por mim, é como digo, não acredito em nada disto. Metal= HB, foi o que me sugeriram quando comprei a minha guitarra, para uns tons mesmo METAL-FUCKING-HI-GAIN-SHIT.
Isto da internet, é só mentirosos....
[/trollmode]
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por ObiQueloKenobi Sáb maio 04 2013, 12:26

Nestes exemplos, o som parece estar mais processado que o caraças, quer seja pelo hardware quer por software (no caso do último exemplo) reduzindo os pickups ao que eles são na sua essência - captadores electromagnéticos - e neste sentido são todos iguais, mas não duvido que haja muito boa gente a tocar grandes metaladas com single coils ou seja lá o que fôr.
avatar
ObiQueloKenobi
Guitar Hero

Post Count : 1883
Localização : Lisboa
Guitarra : roland micro cube & esp ltd m-10
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 13/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 12:32

Bom... videos do tube seja singles ou HB são sempre processados. portanto goes both ways.
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 12:35

Nunca consegues ter uma noçao real devido ao fraco desempenho do computador ....
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 12:42

Yep o problema é que processados normalmente significa que a compressão é muito superior o que dispara obviamente a overdrive/distorção.

Seja como for nos vídeos em cima dá para ver bem a diferença de High-Shit-Gain de SC para HB's, até de olhos fechados apostava que eram SCs, repara bem neste vídeo:



Nota-se perfeitamente a diferença no som, têm muito menos treble a acentuação de Bass é muito supeior e têm maior definição com ganho elevado, além de que estás-te a esquecer do grande problema da grande maioria dos SCs em High-Shit-Gain... o ruído... . Very Happy

Moral da história, SC's dá perfeitamente para tocar tudo mas... não é a mesma coisa... . Em som limpo passa-se exactamente o contrário e.. atenção que os vídeos que colocaste especialmente os dois primeiros estão carregados de efeitos basta veres o som limpo no primeiro vídeo e também no primeiro são pu's Bare Knuckles que só custam 200€... os Deuses dos Pu's que fazem quase tudo (imo). Very Happy


Última edição por Skaven em Sáb maio 04 2013, 12:49, editado 1 vez(es)
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 12:47

Nunca consegues ter uma noçao real devido ao fraco desempenho do computador ....

Não sei... Não conheço os computadores onde foram gravados...
Mas garanto que computadores actuais chegam e sobram pra processar sinais áudio tendo uma boa placa de som. E mesmo assim depende da exigência de cada um nesse aspecto...


edit: estás a falar do PC que REPRODUZ? Bom... não sei.... sei como reproduz o meu que tem uma placa Xonar D2/PM e sai o som sobre uns Rockat Kave 5.1 (canais separados, não é processado virtualmente) que até ouço um pintelho a cair no chão tal a definição destes animais. mas nem toda a gente deve ter isto no PC, concordo.


Última edição por Z3D em Sáb maio 04 2013, 13:44, editado 1 vez(es)
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por JHV Sáb maio 04 2013, 12:49

Outro dia andava por ai um video de um artista a tocar com uma guitarra sem o Jack metido e digo-vos uma coisa .... alto som que o gajo sacava da guitarra hehhehe, imagino se tivesse ligada ao amplificador devia ser o bom e o bonito...
Riso
JHV
JHV
Guitar Hero

Post Count : 1695
Idade : 58
Localização : Alentejo
Guitarra : YAMAHA RGZ 211M; VINTAGE SG
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 20/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 12:53

Outro dia andava por ai um video de um artista a tocar com uma guitarra sem o Jack metido e digo-vos uma coisa .... alto som que o gajo sacava da guitarra hehhehe, imagino se tivesse ligada ao amplificador devia ser o bom e o bonito...
O membro do nosso fórum que por acaso têm essa guitarra à venda na secção Vendas Wink ... até tocava High-Shit-Gain sem pu's... há gajos bons pronto... . Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Scorp Sáb maio 04 2013, 13:11

lol!
Scorp
Scorp
Moderador

Post Count : 3607
Idade : 40
Localização : Albufeira
Guitarra : Stratocaster, Les Paul, ES-339, Eko 100, CGB, Precision Bass, Jazz Bass
Guitarrista : Lead
Data de inscrição : 20/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 13:14

@ Zed bastam as limitaçoes dos que reproduzem ...as colunas normais de pc nao conseguem , nem de perto nem de longe, simular o som real .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por guitargold Sáb maio 04 2013, 13:23

mais um pouco de lenha para a fogueira com uma pequena explicação Twisted Evil
mais uma vez o o video do rich menga lol!




guitargold
guitargold
Guitar GOD

Post Count : 5343
Idade : 33
Localização : Baixo Alentejo
Guitarra : Epiphones, Squiers, Corts, Teisco, Vintage e mais algumas coisas...
Guitarrista : Vocal/Lead
Data de inscrição : 17/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 13:23

Seja como Ritchie "Z3D" Sambora porque eu gosto de meter-me contigo... na minha opinião este tópico deveria chamar-se:

HB's CAN'T do CLEAN SOUND

Repara bem no vídeo em baixo tocado com light overderive, é o mesmo a gajo a tocar provávelmente será o mesmo amp e só um doido diria que os HB's soam melhor do que SC's.



No Prymaxe vintage todos os vídeos têm uma Telecaster uma Strat e uma Les Paul portanto (SC+SC+HB) exceptuando os vídeos de pedais com mais Gain tudo o que são efeitos com som limpo e light overdrives a diferença para melhor nos SC's é absolutamente ridícula.


Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 13:33

Mas ali nesses videos não estava nada a sair de colunas de PC....

Mas se vamos pelo processamento, o som do pickups, seja ele qual for, a partir do momento que encontra o primeiro pot de tom/volume já está a ser processado...
Aliás, qualquer sinal que encontre um amp já sai processado. NADA deixa de ser processado. nem o som ao vivo, nem o som dum cd, nada! E como são todas estas referencias que temos de "bom tom", facilmente se conclui que todo o "bom tom" é processado.

Portanto, acho que é fácil concluir. Tudo depende do que metem à frente dos pickups. É por isso que existem EQs.

Moral da história, SC's dá perfeitamente para tocar tudo mas... não é a mesma coisa... . Em som limpo passa-se exactamente o contrário e.. atenção que os vídeos que colocaste especialmente os dois primeiros estão carregados de efeitos basta veres o som limpo no primeiro vídeo e também no primeiro são pu's Bare Knuckles que só custam 200€... os Deuses dos Pu's que fazem quase tudo (imo).

Consegues dizer que efeitos são? Com HBs não era necessário nenhum "efeito"?
HBs não é a mesma coisa que Singles. Concordo. Mas isso vai ao gosto de cada um. Não é o mesmo que dizer "para metal, HBs all the way!". Isso é tão restritivo que mete dó. E tens a prova vivida disso porque já ouviste os single-coils da minha G&L no amp do Pedro em modo "drive" e acho que te lembras da reacção que tiveste...
Sim são MFDs, e o primeiro video (e só esse) são BKs - excepto o ultimo video que são vintage julgo eu - mas são SINGLES. É disto que trata o tópico.


Mas o que estou para aqui a dizer...? HB for metal for fuck sake!!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 13:38

No Prymaxe vintage todos os vídeos têm uma Telecaster uma Strat e uma Les Paul portanto (SC+SC+HB) exceptuando os vídeos de pedais com mais Gain tudo o que são efeitos com som limpo e light overdrives a diferença para melhor nos SC's é absolutamente ridícula.

Bem verdade.
Mas vou-te confessar, isto é o meu gosto, quando tive os HBs Rails na G&L conseguia sempre um tom melhor com as bobines em paralelo para tocar riffalhadas de metal. É mais definido, dá-lhe um high-end mais presente. o tal high-end que falta aos HBs em série... quero dizer, à maioria. Há HBs muito bons que retêm esse high-end, esse "sparkle" como lhe queiram chamar.
Mas esta é a minha preferência pessoal. Lá está, vem tudo do gosto de cada um. Não se pode categorizar como se vê por aí...




Epa, lá estou eu outra vez a dizer coisas sem sentido....
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 13:45

O primeiro pelo menos Chorus, Compressor e Flanger têm mas cheira-me que deve ter um Mobius ou um Strymon a processar o sinal, está demasiadamente clean e modulado e isso muda muito o som de qualquer instrumento, para melhor claro.

Experimenta tocar um patch high-gain no guitar rig de "Metal for bad boys", aí sim quase não se notam os pu's o processamento de sinal é tal que a guitarra quase deixa de ter importância.

O segundo têm pelo menos um envelop-filter mais qualquer coisa que não consigo distinguir mas apostava de novo em modulação high-quality.

Consegues dizer que efeitos são? Com HBs não era necessário nenhum "efeito"?
Ambos sem efeitos são muito diferentes, com efeitos é possível aproximar o som.

Não é o mesmo que dizer "para metal, HBs all the way!".
Claro que não, até porque há HBs e Hb's, preferia ter os BKs do primeiro vídeo a provávelemte 75% dos HB's que existem no mercado para metal.

E tens a prova vivida disso porque já ouviste os single-coils da minha G&L no amp do Pedro em modo "drive" e acho que te lembras da reacção que tiveste...
Os teus são um dos exemplos de bons SCs para high-gain mas... também viste a diferença que havia do teu clean sound para o meu clean sound... . Wink
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Z3D Sáb maio 04 2013, 14:02

O primeiro pelo menos Chorus, Compressor e Flanger têm mas cheira-me que deve ter um Mobius ou um Strymon a processar o sinal, está demasiadamente clean e modulado e isso muda muito o som de qualquer instrumento, para melhor claro.
A não ser que o gajo esteja a mentir (é possivel) vai ver a descrição.

Os teus são um dos exemplos de bons SCs para high-gain mas... também viste a diferença que havia do teu clean sound para o meu clean sound...

Sim os teus são tipicamente fender-clean. Não quer dizer que sejam mais "clean". Mas, soam muito bem!
Z3D
Z3D
Guitar GOD

Post Count : 3975
Idade : 51
Localização : Figueira da Foz
Guitarra : G&L S-500 Tribute, G&L ASAT Special Tribute, G&L pre-'97 Legacy USA, Dean Zelinsky Zennyatta
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 14/04/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 14:21

Aquilo não é som limpo garantidamente Ricardo, até delay poderá ter, aliás ele usa o Pro Tools 9 (vê os plugins que existem) portanto... admito que ele toque com o que diz mas o que mete depois de tocar é que eu gostava de saber até porque soa demasiadamente bem... . Very Happy

O Gustavo Guerra por exemplo quando grava os vídeos normalmente toca apenas com som limpo, só depois é que mete os efeitos... .

Sim os teus são tipicamente fender-clean. Não quer dizer que sejam mais "clean". Mas, soam muito bem!
Nem imaginas as vezes que eu digo a mim próprio... não metas Bare Knuckles na Ascari!!!!! Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 14:31

Eu diria o contrario :

se puderes bota um set deles nessa guitarra !
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 14:38

É o memo que o Gualter me disse... . Very Happy

A grande questão é, vai custar-me no mínimo 200€ e o som dos pu's da Ascari não é mesmo nada mau, não seria mais inteligente apostar por exemplo em gastar esse dinheiro noutra coisa onde a diferença fosse mais notória? Very Happy

Este têm sido o meu dilema... claro que conhecendo-me como eu conheço e adorando os meus BK da Strat como adoro... vamos ver... . Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 14:49

Se nao tencionares vender a guitarra podes vender os pus originais para abater no investimento .
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 14:57

Sim e posso sempre caso não goste dos BK vendê-los... .

Eu sei que vou comprá-los mais tarde ou mais cedo, as guitarras que eu toquei com BKs (incluindo a minha Strat) têm de facto um som especial... Very Happy

Este mês estive perto mas pronto já gastei uma fortuna num AMT SS-11 e num Green Mile portanto... estou a conter-me, vamos ver por quanto tempo.
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 15:38

Aquele encontro em Hell ville nao esta esquecido , sempre ficas com a ideia de como transformaram a Gibson
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 15:43

Ok, consta por Hell Ville que a tua Gibson está um guitarrão que assusta, vamos ver isso mais tarde. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por lore Sáb maio 04 2013, 15:54

Nah ,é uma Studio nao pode ser boa ...

Aqui neste topico estamos a ser um pouco injustos ao dividir todos os pick ups so em sc / hum . Havera sc , que por construçao estaram mais ha vontade no genero musical em causa e outros onde por muito que trabalhes o sinal fica sempre a faltar algo .
Nao se pode meter no mesmo saco uns pus de orientaçao mais retro ,vintage a la 50"Fender e uns ultra modernos , que sao construidos de raiz a pensar nestas sonoridades como os bK do video , apesar de serem ambos sc .


( ha uns anos largos o limite de potencia para um carro de tracçao dianteira eram os 160 cv do civic Vti , hoje ha que consiga transmitir 300cv com fiabilidade ... quando o mercado assim o ditar aparece um modelo revolucionario de sc que ate abafa os activos de agora !)
lore
lore
Guitar Hero

Post Count : 1123
Guitarra : afinadas
Data de inscrição : 12/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Skaven Sáb maio 04 2013, 16:07

Nah ,é uma Studio nao pode ser boa ...
As Studio são guitarras extremamente bem vistas, dizem os sortudos que têm várias Gibsons que a única diferença esta nos acabamentos de resto é práticamente o mesmo que uma Standard.

Pessoalmente, despachei a minha apenas porque fartei-me da falta de vida do instrumento, muito sem sal e morto (para o meu gosto há quem adore e eu respeito) e porque o som limpo era péssimo.

Obviamente a tua também de Studio já pouco têm Lore, está totalmente modificada para muito melhor. Very Happy Provávelmente se fizeres as contas do que já gastaste tinhas ido comprar uma Standard. Very Happy
Skaven
Skaven
Guitar Hero

Post Count : 1419
Idade : 49
Localização : Lisboa
Guitarrista : Indefinido
Data de inscrição : 18/06/2012

https://www.youtube.com/channel/UCjlRi4OVc9n_Py5ufXhAUGw

Ir para o topo Ir para baixo

Single coils CAN'T do METAL! Empty Re: Single coils CAN'T do METAL!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos